Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis : Locomotivas (1977)

Uma vedete entre as telenovelas de Cassiano Gabus Mendes




Com inspiração na vida de grandes vedetes brasileiras  como Virgínia Lane, Nelia de Paula e Maria Rúbia o autor criou a história de Kiki Blanche, sua família e seu instituto de beleza, eixo central de Locomotivas.
O Ano era 1977 e coincidiu exatamente com a aprovação da lei do divórcio no congresso nacional. O que de certo modo deu total liberdade às  mulheres que não precisavam viver em um casamento infeliz, e se  resolvessem viver a vida ao lado de outro homem  tinham todos os direitos preservados.

Foto : canalviva.globo.com

        Locomotivas tinha essa liberdade feminina como mote principal e trazia Eva Todor, Aracy Balabanian e Lucélia Santos no papel dessas mulheres, que vinha com tudo, vinham como uma Locomotiva derrubando tudo que pudesse impedi-las de crescer.   

Foto : teledossie.com.br
A ex-vedete Kiki Blanche, vivida magistralmente por Eva Todor  (nome artístico de Maria Josefina Cabral), seu salão de beleza, sua filha Milena ( Aracy Balabanian )  e os filhos adotivos – Paulo ( João Carlos Barraso ) , Renata ( Thais de Andrade ) , Fernanda  ( Lucélia Santos ) e a pequena Regina ( Gisele Rocha )  - conduzem a história de encontros, desencontros e namoricos.

A Novela começava a solidificar de vez o estilo de Cassiano Gabus Mendes, uma comédia romântica açucarada com dramas e romances surpreendentes. Locomotivas virou febre nacional, e foi campeã de audiência no horário das sete. A Rede Tupi que na época apresentava a trama de Éramos Seis (1977) chegou a mudar o horário de início da novela para que o  público não perdesse Locomotivas, detalhe essa notícia foi dada em rede nacional pela própria emissora.

Celeste e Netinho
Foto : teledramaturgia.com 
Vários foram os destaques da trama. Netinho vivido por Denis Carvalho, um rapaz tímido que não percebia o amor intruísta da vizinha Celeste ( Ilka Soares ) , e vivia sob forte pressão psicológica da mãe repressora , Margarida, em um dos grandes papéis da saudosa Míriam Pires na TV.

Fernanda e Machadinho
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br/
O Ator português Tony Corrêa , que viveu o Machadinho também caiu na graça do grande público. Na trama Machadinho tinha uma romance com Gracinha ( Maria Cristina Nunes ) que tinha como sua melhor amiga Lurdinha ( Terezinha Sodré ) que fazia de tudo para separar o casal.

Foto : mundonovelas.com.br
        Mas o grande chamariz da novela com certeza foi o o triangulo amoroso vivido por Walmor Chagas, Aracy Balabanian e Lucélia Santos. As personagens das atrizes, filhas da Kiki, Milena e Fernanda nunca se deram bem, foram criadas e cresceram sempre em pé de guerra. Quando Milena conhece e se apaixona por Fábio ( Walmor Chagas ) , Fernada também se envolve, e o jogo se complica ainda mais quando ela descobre que na verdade é filha legítima de Milena.  A Cena em que Fernanda procura Milena para contar que já sabe que é sua filha foi um das mais emocionantes da trama.

Foto : http://www.google.com.br
Lucélia Santos , que acabara de fazer a Escrava Isaura (1976)  da novela homônima, a pouco mais de um mês , brilhou no papel da temperamental e rebelde Fernanda , um oposto da submissa Escrava. A Atriz mais uma vez foi muito elogiada pela crítica, devido tamanha caracterização de criação da personagem, e o Brasil aplaudiu mais uma vez um grande papel de Lucélia.  A Mochila usada pela Fernanda na novela virou moda naquele ano, assim como as maquiagens e produtos que a Kiki apresentava em seu salão.



Locomotivas foi a primeira novela da sete totalmente gravada em cores, o que deu um charme a mais a produção.       A abertura  é uma das mais lembradas pelos saudosos.   A modelo Maria Mônica Saboya,  que era maquiada no vídeo, virou sucesso instantâneo na tv, ganhando até uma participação no capítulo final.

Uma locomotiva literalmente era a novela. Eu confesso que não assisti a primeira exibição, por motivos óbvios, ainda não tinha nascido, mas acompanhei quase que no total no repeteco de 1986 no horário das seis. Era impossível ficar imune aos acontecimentos da trama. Quem não se apaixonou pela Kiki Blanche ?         Quem nunca quiz dar um tapa de “acorda” na Milena, ou um  de ódio na Fernanda ? A novela era assim fascinante, com os outros trabalhos do autor que se seguiram, do sempre mestre Cassiano Gabus Mendes, que sabia como ninguém chegar aos limites do cômico e do dramático sem exageros, com a precisão de um cirurgião.

Foto : programaatualize.blogspot.com

Ficha Técnica :
Exibição : 01 de Março a 12 de Setembro de 1977
Novela de Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Régis Cardoso
Capitulos :  168


Foto : oglobo.globo.com


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Fotos : Google
Pesquisa : Teledramaturgia.com, wikipédia.com e memória.globo.com



Comentários

  1. Excelente novela!! Assisti duas vezes!!
    Boa parte dessas fotos tenho em meu acervo pessoal sobre a novela...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Setembro

“ Malhação Sonhos”, “As Três Marias”, “Mário Fofoca” e “Três  Irmãs”         Veja os títulos   que a Globoplay vai disponibilizar esse mês de setembro em sua plataforma – 01.09 – Malhação Sonhos (2014) – A Temporada da trama teen escrita por Rosane Svartmann , protagonizada por Rafael Vitti, Artur Aguiar, Bruna Hamu e   Isabela Santoni entra pelo Projeto Originalidade.     08.09 – As   Três Marias (1980 )   -    Novela do autor  Wilson Rocha , não chegou a ter  o brilho esperado, e logo no primeiro mês da novela  o autor foi substituído por  WaltherNegrão  que deu um ar de suspense policial à trama.   A história    entra pelo Projeto Fragmentos e traz   três musas da década de 80   que  começavam a assinar seu nome na história da teledramaturgia,  Glória Pires , Maitê Proença e Nadia Lippi ,   num   enredo   basead...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

No Tema e Na Trilha do Zezé di Camargo e Luciano

          Eles estão completando   30 anos de carreira e um turbilhão de canções que   encantaram e fizeram muita gente se apaixonar. Zezé di Camargo e Luciano são os astros do post de hoje relembrando seus clássicos que embalaram nossas novelas.         O Primeiro disco foi lançado em 1991, quando o hit “ É O Amor ” invadiu as rádios de todo o Brasil, graças ao Pai da dupla, como vimos no filme “ Dois Filhos de Francisco ”. Depois disso foi um disco por ano sempre aumentando as vendagens e transformando Zezé di Camargo e Luciano em uma das duplas sertanejas mais importantes da história da MPB.         O single “ É o Amor ” , composição do Zezé,   é considerada uma das melhores composições de sertanejo da história do gênero, e embora a dupla nunca tenha cantado essa música para uma novela, em 1999, ninguém menos que Maria Bethânia a regravou, e a gravação...