Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Deus nos Acuda Internacional (1992)



        Um céu estilizado tendo  como principal anjo a saudosa Dercy Gonçalves como Celestina,    que recebe a tarefa  para não ser rebaixada, ter que mudar os comportamentos de um ser humano, sem ter que  mexer com livre arbítrio, e ela escolhe exatamente a trambiqueira Maria Escandalosa, vivida pela exuberante Claudia Raia, protagonista de Deus nos Acuda.

        Maria Escandalosa (Cláudia Raia), Celestina  (Dercy Gonçalves)  e volta da Dona Armênia (Aracy Balabanian) , esses foram alguns dos destaques de Deus Nos Acuda, trama encomendada ao autor Silvio de Abreu para o horário das sete, logo após o sucesso de Rainha da Sucata (1990),  no horário das nove, para competir como os programas jornalísticos popularescos que começam a pipocar naquele ano  - O Aqui Agora do SBT, por exemplo.

         Além da Dercy Gonçalves e Cláudia Raia,  a trama tem como outros  protagonistas Edson CelulariFrancisco CuocoMarieta Severo (de vilã), Glória Menezes e um grande elenco.

        Pegando carona em Rainha da SucataSilvio de Abreu ainda trouxe  Dona Armênia  e suas três filhinhas de volta. A personagem  vivida por Aracy Balabanian  havia sido um dos destaques da trama das oito e novamente conquistou o público em Deus nos Acuda.



        Tudo isso foi embalado por uma trilha sonora nacional de peso, que    dissecamos  aqui  e,  agora é a vez da Internacional, tão boa quanto. A seleção musical refletia perfeitamente o clima da trama, com canções que iam do romântico a balada, passando por sucessos que marcaram aquela  década  e estão até hoje  em nossa memória.

        A  trilha  internacional ficou  marcada por uma seleção de músicas pop, românticas e dançantes que refletiam bem o clima irreverente, crítico e dramático da trama. A Seleção foi feita pelo mago  Nelson  Motta e   trouxe  Edson Celulari na  capa, com direito a  um poster dentro  como o protagonista Ricardo  e  trouxe nomes como Louis Armstrong, Information Society , Shabba Ranks , Déborah Blando entre  outros.

 

“Would I Lie To You”

Intérpretes:  Charles e Eddie

Compositores: Mike Leeson e Peter Vale



        A música "Would I Lie to You?", da dupla Charles & Eddie, é um clássico pop-soul lançado em 1992 como single de estreia dos artistas norte-americanos.  O single foi um grande sucesso internacional, alcançando o 1º lugar nas paradas de vários países, como Reino Unido, Alemanha e Nova Zelândia, além de ficar bem colocado na Billboard Hot 100 nos EUA. O clipe, com um clima leve e carismático, ajudou a consolidar a imagem da dupla, que ficou conhecida pela química musical e visual marcante.  Em Deus nos  Acuda a faixa embalou o casal  Danilo e Walquíria, os personagens vividos  pelo Diogo Vilella e a Marisa Orth.

 

“Mr. Loverman”

Intérpretes:  Shaba Ranks

Compositores: Hopeton Lindo,  Mikey Bennett e Rexton Gordon



        "Mr. Loverman" é uma das músicas mais icônicas do cantor jamaicano Shabba Ranks, lançada no início dos anos 90 e que ajudou a consolidar o dancehall no cenário musical internacional.  O single teve várias versões — incluindo uma em que a cantora Chevelle Franklyn participa nos vocais — e acabou se tornando um dos maiores sucessos da carreira de Shabba, alcançando altas posições nas paradas britânicas e fazendo parte de trilhas sonoras, especialmente nos anos 90. A faixa  embalou o personagem Gerson, vivido pelo Gerson Brenner, que  voltava a viver na trama de Deus nos Acuda  o mesmo personagem de Rainha da Sucata, uma das “filhinhas” da Dona Armênia (Aracy Balabanian). 

 

“Friday I´m In Love”

Intérpretes: The Cure

Compositores: Boris Williams,  Perry Bamonte, Porl Thompson, Robert Smith e Simon Gallup



        Geraldinho,  a outra “filhinha” da Dona Armênia,  vivido pelo Marcelo Novaes, teve suas aventuras em Deus nos  Acuda embaladas por essa faixa  do The Cure. 

        “Friday I’m in Love" é uma das músicas mais conhecidas da banda britânica, lançada em 1992 como parte do álbum “Wish”.

Apesar de o The Cure ser famoso por seu som melancólico e dark — com letras introspectivas e clima mais sombrio — essa faixa destoa por ser abertamente alegre e romântica. Robert Smith, vocalista e compositor, escreveu a canção como uma celebração do amor, especialmente da sensação mágica que a sexta-feira pode trazer quando se está apaixonado.

 

“Bang Bang”

Intérprete:  David Sanborn

Compositores:  Jaime Sabater e Joe Cuba



        A Maria Escandalosa, da Cláudia Raia, foi embalada  por esse tema,  interpretação instrumental do saxofonista David Sanborn presente no álbum “Upfront”, lançado em 1992.  Apesar de ser um tema de jazz, a faixa apresenta apelo pop, possuindo uma sonoridade bastante "grudenta" — ou seja, bastante cativante e acessível a públicos fora do círculo tradicional do ritmo.

 

“I Fall All Over Again”

Intérprete: Dan Hill

Compositores: Dan  Hill e Doug James



        "I Fall All Over Again" é uma das baladas românticas mais  do cantor e compositor canadense Dan Hill, lançada em 1991 no álbum “Dance of Love”.  A canção traz a assinatura melódica suave e emotiva de Hill, com um arranjo pop-adulto (adult contemporary) típico do início dos anos 90, marcado por piano, cordas e uma interpretação vocal carregada de sentimento.         Na trama a música  foi tema do casal  Paco e Clarisse, vividos pelo  Raul Gazolla e Regina Braga.

 

“I Get A  Kick Out Of You”

Intérpretes:  Louis Armstriong e Oscar  Peterson Trio

Compositores: Coler Porter



Baby, a personagem vivida  pela Glória Menezes, ganhou  essa faixa como tema - clássico da música americana, composto por Cole Porter em 1934 para o musical da Broadway Anything Goes. A canção se tornou um dos standards mais interpretados do cancioneiro jazzístico, recebendo versões de artistas como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Tony Bennett e muitos outros.

A gravação de Louis Armstrong com o Oscar Peterson Trio faz parte do álbum “Louis Armstrong Meets Oscar Peterson” (1957), um encontro especial entre a voz e o carisma inconfundíveis de Armstrong e o virtuosismo elegante do pianista Oscar Peterson, acompanhado por Ray Brown (baixo) e Herb Ellis (guitarra).


“Hard Fight”

Intérprete:  Lorrie Company



        O Lado A do disco da trilha fecha cm essa faixa da Lorrie Company.

 

“Cry Baby”

Intérpretes: Information Society

Compositores: Paul Robb



        Quem lembra da vibe contagiante de "Cry Baby", do Information Society?  Lançada em 1992 no álbum “Peace & Love, Inc.” , essa faixa virou febre no Brasil quando entrou para a trilha internacional de Deus nos Acuda, como tema dos protagonistas Maria e Ricardo, vividos  pela Cláudia Raia e o EdsonCelulari. 

Com uma batida marcante e um refrão impossível de esquecer, a música fala sobre o fim de um relacionamento e a decisão de seguir em frente — sem olhar pra trás.
Era impossível ouvir e não cantar junto: "Cry baby, cry..." .

 

“My  Lovin´ (You´re Never Gonna Get It)

Intérpretes: EnVogue

Compositores: Denzil Foster e Thomas McElroy



        My Lovin’ (You’re Never Gonna Get It)" é um dos grandes sucessos do grupo feminino de R&B En Vogue, lançado em 1992 como parte do álbum “Funky Divas. A canção mistura funk, soul e new jack swing, com batidas marcantes e vocais poderosos — característica que ajudou a consolidar o estilo inconfundível do quarteto. A letra é uma mensagem direta e confiante: a narradora avisa que o interesse romântico não vai “conseguir o que quer”, passando um recado de independência, autoestima e controle da própria vida amorosa.  O refrão, com o icônico “You’re never gonna get it”, se tornou marcante e ajudou a música a alcançar grande sucesso comercial. Na trilha da trama  embalou as a locações e  acontecimentos  da cidade de Santos, uma das cidades nas quais a novela se passava. 

 

“You Won´t See Me Crying”

Intérpretes: Wilson Philips

Compositores:  Carnie Wilson, Chynna Phillips, Glen Ballard e  Wendy Wilson



        Uli, a  personagem  da Mylla  Christie  viveu um romance  transcendental com Hugo (Flávio Silvino).  Em determinado ponto da história,  Hugo morre, mas isso não significou o fim do romance.  Depois da morte, o Hugo passa a aparecer para a Uli de forma espiritual, criando esse  romance transcendental que misturava comédia, fantasia e emoção.  O Casal foi acompanhado na trama  por  essa faixa lançada em 1992 como parte do álbum “Shadows and Light do trio pop norte-americano Wilson Phillips, formado por Carnie Wilson, Wendy Wilson e Chynna Phillips. A canção  mistura harmonias vocais impecáveis com uma melodia suave, é uma balada pop de tom melancólico, porém com mensagem de força e superação.

 

“Work  To Do”

Intérpretes:  Vanessa Williams

Compositores: O’Kelly Isley, Ronald Isley e Rudolph Isley



        Work to Do”, interpretada por Vanessa Williams, faz parte do álbum “The Comfort Zone” (1991), um dos maiores sucessos da carreira da cantora. Na verdade, a canção é um cover do grupo de funk/soul The Isley Brothers, lançado originalmente em 1972. Vanessa trouxe uma versão renovada, com produção sofisticada de estúdio, arranjos de R&B contemporâneo e sua voz marcante, que combina suavidade com potência. Na trilha foi utilizada como tema de locação de São  Paulo.

 

“Good  Enough”

Intérprete: Bobbt Brown

Compositores: Babyface, Daryl Simmons e L.A. Reid



        A música “Good Enough” – Bobby Brown  lançada em 1992 como parte do álbum “Bobby’, o segundo trabalho solo de estúdio do cantor. Escrita por L.A. Reid, Babyface e Daryl Simmons – grandes nomes do R&B e da produção musical dos anos 90 – a faixa traz toda a essência do New Jack Swing, gênero que mistura R&B, soul e batidas de hip hop, e que Bobby Brown ajudou a popularizar no final dos anos 80.  “Good Enough”, que  em Deus nos Acuda  foi tema do  personagem Gino, o vivido  pelo  Jandir Ferrari,  é lembrada até hoje como um retrato do auge do R&B dos anos 90 e da fase mais criativa da carreira de Bobby Brown.

 

“Decadence Avec Elengance”

Intérprete:  Déborah Blando

Compositores: Deborah Blando, Kit Haynes e Lobão



Decadence Avec Elegance” consolidou Deborah Blando como uma das vozes mais internacionais da música pop brasileira, misturando charme, energia e um ar sofisticado que marcou os anos 90.  Escrita em inglês e francês, a faixa traz uma mistura de pop sofisticado com toques de dance music e new wave, refletindo muito o espírito cosmopolita do pop dos anos 90. O título, que em português pode ser traduzido como Decadência com Elegância, transmite a ideia de viver intensamente, mesmo em meio aos excessos e contradições da vida moderna, mas sempre com estilo e atitude. Na  trama,  a faixa foi  tema da Sabrina, personagem  que marcou a estreia da   Paula Manga (depois Hunter) , filha do diretor Carlos  Manga.

 

“Frantic Temptation”

Intérprete: Peter Trad



        A trilha fecha com essa faixa instrumental do Peter Trad.

 

Veja Também:

Deus nos Acuda 


Labirinto



Além do Tempo 



Trilha  Sonora Eterna - O  QUinto dos Infernos 



Marron Glace Internacional



Mico Preto Internaciona



Anos Rebeldes



Mico Preto 



Perigosas  Peruas 
Terra Nostra 

Trilha Sonora Eterna - A Vida da Gente (2011) 



Quatro  por Quatro internacional 


Perigosas Peruas Nacional 

Novelas Inesquecíveis  - Deus  nos Acuda 

Rainha da Sucatya 



Rainha da Sucata 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talent...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...