Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Anos Rebeldes (1992)



        Os jovens com muita garra saem às ruas pedindo melhorias para o Brasil e até um novo presidente! Calma o post de  hoje não vai falar  sobre o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, ocorrido em 1992,  o post é   sobre Anos Rebeldes,  uma das minisséries mais marcantes da história da Globo e da obra do autor Gilberto Braga.

        Gilberto Braga  se inspirou nos livros 1968 – O Ano que não Terminou, da Zuenir Ventura e Os Carbonários do Alfredo Sirks  para contar a história de João Alfredo (Cássio Gabus Mendes) e Maria Lúcia (Malu Mader) e a trajetória de um grupo de colegas do tradicional Colégio Pedro II, desde 1964, quando se formam e se instala no Brasil o regime de ditadura, até 1985, altura em que a política governamental terá já influenciado definitivamente os seus destinos.

        A Minissérie acabou se tornando clássica,  não  só pela bela história criada por Gilberto Braga e os nebulosos anos de  chumbo, a impecável reconstituição de época e um elenco sintonizadíssimo, mas  também pela irônica coincidência da sua exibição. A trama entrou no ar exatamente quando o Brasil sofria com a grande decepção que havia virado o primeiro presidente eleito por voto direto, e os jovens foram às ruas pedir o impeachment do Presidente Collor, tal qual aconteceu na minissérie que pedia o fim da ditadura militar. Os protestos surtiram efeito  e o presidente foi deposto em 29 de setembro de 1992, um mês depois do término da minissérie.  

Mais curioso ainda é que na sua segunda reprise  no Canal Viva a exibição da minissérie coincidiu com os protestos estudantis pelo Brasil inteiro pedindo o fim da corrupção que ficou conhecida como a “Revolta do Vinagre”.

Alguns personagens da minissérie foram inspirados em personagens da vida real, como Tetê Medina  retratada no Avelar (Kadu Moliterno), apesar dela nunca ter dito que usou o telex e mala diplomática para denunciar para imprensa internacional o desmandos da ditadura. O Editor Queiroz, vivido pelo saudoso Carlos Zara foi inspirado em Ênio Silveira da Civilização Brasileira, e o protagonista João Alfredo, apesar do autor não confirmar, tem um livre inspiração no deputado Alfredo Sirkis.

 

No post  de hoje vamos dissecar a não  menos clássica Trilha Sonora da  minissérie, uma das melhores já produzidas, com  direção musical de Mariozinho Rocha, produção de Edom Oliveira e coordenação do próprio Gilberto Braga. Foram selecionadas músicas representativas do período retratado na trama (anos 60 e 70), nacionais e internacionais, misturando pop com bossa nova e tropicalismo.



É a terceira mais vendida entre as trilhas de séries e minisséries da Globo, 126.130 cópias, perdendo apenas para as trilhas de Malu Mulher (2º lugar) e Anos Dourados (1º lugar). 

 

“Baby”

Intérpretes: Gal Costa e Caetano Veloso

Compositores: Caetano Veloso



        A  protagonista Maria Lucia, vivida  magistralmente  pela Malu Mader, que  também vinha  na capa da trilha, ganhou com tema a clássica “Baby”, numa  interpretação  da Gal Costa  e Caetano Veloso.   A composição do Caetano Veloso, é um marco na música popular brasileira, especialmente por ter sido um dos primeiros exemplos de música que misturava elementos pop com uma crítica sutil à superficialidade. A canção foi interpretada por Gal Costa no álbum  Tropykália”. 

 

“Sapore Di Sale”

Intérprete e  Compositor: Gino Paoli



        Sapore Di Sale’, interpretada e escrita  por  Gino Paoli é uma declaração ao  mar, como o próprio autor declarou em entrevistas na  época. A inspiração foi uma das praias de Capo D’Orlando, província de Messina, na região da Sicilia, onde havia ficado hospedado para um show no verão do ano de  1963, quando a música havia sido lançada.

 

“Carta ao Tom”

Intérpretes: Toquinho e Vinícius

Compositores:  Toquinho e Vinícius de Moraes



        Outro clássico inserido na trilha é “Cartão ao Tom”, do Toquinho e Vinícius.  A canção é  uma saudosa lembrança de Ipanema, descrita como um lugar de pura felicidade. A frase 'era como se o amor doesse em paz' sugere uma época em que até as dores do amor eram mais suaves e suportáveis.

 

“Can´t Take My Eyes  Off You”

Intérpretes:  Frankie Valli & The Four Seasons

Compositores: Bob Crewe e Bob Cláudio



        O Casal de protagonistas -  Maria Lúcia e João Alfredo, vividos  pela Malu Mader e o Cássio Gabus  Mendes, foram embalados  por  essa  balada apaixonante dos anos 60.  O tema foi um dos maiores êxitos de Valli, alcançando o segundo lugar na Billboard Hot 100, arrecadando um disco de ouro. 

 

“Mascarada”

Intérprete: Emilio Santiago

Compositores:  Zé Keti e Elton Medeiros



        O  professor Avelar  e Natália,  os  personagens vividos  pelo Kadu Moliterno e saudosa Betty Lago, viviam um romance  clandestino, já que ela era  casada. Os dois foram acompanhados  por  essa  faixa  na voz do  saudoso Emilio Santiago. 

 

“Alegria, Alegria”

Intérprete e  Compositor: Caetano Veloso



        A Abertura de Anos Rebeldes também ficou imortalizada pela música “Alegria, Alegria” do Caetano Veloso como pelas gravuras multicoloridas, moda na época, que estampavam o vídeo.

 

“Going Out Ofg My Heart”

Intérprete: Sérgio Mendes

Compositores:  Teddy Randazzo e Bobby Westein



        Sérgio Mendes entrou na trilha com essa faixa que serviu de tema de locação da trama.

 

“Monday, Monday”

Intérpretes: The  Mamas e The Papas

Compositor: John Fellipe



        Outro clássico da década “Monday, Monday”, dos The Mamas e The Papas, enriqueceu ainda mais a trilha. 

 

“There´s a Kind Of Hush”

Intérprete: Herman´s Hermits

Compositores: Les Reed e Geoff Stephens



        "There's a Kind of Hush",  canção popular escrita por Les Reed e Geoff Stephens. Originalmente gravada pelo grupo de Stephens, a New Vaudeville Band, em 1967 como um número neobritânico de music hall, esta versão da faixa se tornou um sucesso na Austrália e na África do Sul. No entanto, no resto do mundo, um cover quase simultâneo foi um grande sucesso para os Herman's Hermits. 

 

“Soy Loco por TI América”

Intérprete: Caetano Veloso

Compositores: Gilberto Gil e Capinam



        Uma das músicas mais representativas  do Tropicalismo “Soy  Loco por Ti América”, do Gilberto Gil e  Capinam, gravada pelo Caetano Veloso  marcou a trilha.  A letra resulta de um pedido de Caetano aos companheiros Gil e Capinam para que realizassem a composição contendo uma homenagem a Che Guevara que, como o país ainda vivia sob a ditadura, teve o nome substituído também por sugestão de Caetano, pela frase "el nombre del hombre muerto .

 

“Discussão”

Intérprete:  Silvinha Telles

Compositores: Newton Mendonça e Tom Jobim



        Considerada uma das maiores intérpretes da bossa  nova e da MPB, Silvinha Telles  emplacou na trilha a faixa “Discussão”.

 

“Call Me”

Intérprete: Chris Montez

Compositor:  Tony  Hatch



        Esse  marcou a trilha  como nenhum. O tema  da  bela Heloísa, personagem da  Claudia Abreu, que começa  a minissérie totalmente  alienada e termina virando o grande  símbolo  protagonizando uma das mais famosas cenas  de Anos Rebeldes, seu assassinato ao  ser parada em um  blitz policial  dos  anos de chumbo.   A cena  é muito simbólica  e importantíssima  para  a história  da  teledramaturgia nacional.

 

“Senza Fine”

Intérprete: Ornela Vanolli

Compositores:  Gino Paoli



        Natália, a personagem da Betty Lago, ganhou ainda  um tema solo  - Essa faixa  da cantora italiana  Ornela Vanolli. 

 

Guantanamera”

Intérpretes: Edom e Felipe

Compositor: Joseito Fernandez

Adaptação : Héctor Ângulo, José Marti e Pete Seeger



        Na  penúltima faixa  vem a versão  instrumental de  Guantanamera”, da dupla Edom e Felipe,  uma das mais célebres canções  da música cubana,  uma adaptação de uma música  de  domínio  público  feito por Joseíto Fernandez.

 

“The House Of The Rising Sun”

Intérpretes: Edom e Felipe

Compositor: Alan Price



        A trilha fecha com a dupla Edom e Felipe em  outra versão instrumental -  “The House of the Rising Sun " canção folclórica tradicional, às vezes chamada de " Rising Sun Blues". Ela fala sobre a vida de uma pessoa que deu errado na cidade de Nova Orleans.

 

Veja Também:

Mico Preto 


Perigosas  Peruas 



Perigosas Peruas Nacional 



Segundo Sol



O Espigão 



O Espigão Nacional



Cara e Coroa Internacional

Meus Personagens Favoritos do José Wilker 


Mico Preto



Louise Cardoso

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br  www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...