Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Floribella (2005)

20 anos da  novela  musical  que  marcou mais um retorno da Band à teledramaturgia depois de um hiato de  6 anos



        O projeto Floribella, uma parceria com a produtora RGB, é  a novela-musical brasileira inspirada em Floricienta, produção argentina que virou febre neste país em 2004, conquistando milhares de fãs.  

        A Band de olho nesse  sucesso resolveu  investir  de  novo em  novelas  e  produziu  a trama  que foi apresentada em 2 temporadas.  A idéia original foi da argentina Cris Morena, responsável por sucessos como Chiquititas e Rebelde.  No Brasil, a novela foi adaptada por Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas.

        A trama completou 20 anos nesse mês  de abril  e foi marcada  pela volta  de Juliana Silveira  vivendo a protagonista Maria Flor   em uma peça  de  teatro em comemoração  - Juliana Silveira canta Floribella  - Especial 20 anos.



        A emissora lançou a trama como não sendo apenas uma novela, mas todo um projeto que incluia o CD com as canções de sua trilha e o espetáculo musical montado depois, além de produtos licenciados: tênis, boneca, álbum de figurinhas e o livro “Aventuras de Floribella”.

Essa foi a primeira produção da Band totalmente baseada no Rio de Janeiro – uma tentativa de desvencilhar a emissora da pecha de “paulista” que sempre carregou. A produtora alugou os estúdios da Tycoon, na Barra da Tijuca – onde a Globo gravava novelas no começo dos anos 1990, na era pré-Projac.



Protagonizada pela Juliana Silveira   e Roger Gobeth, contou  ainda com  nomes  de  peso como Suzy Rêgo, Zezé Motta, Norma Blum  e um grande elenco.

A novela é uma mistura de A Noviça Rebelde com Chiquititas, Menudos e MTV. Teve um visual popular bem moderno, graças a alguns efeitos especiais, e a uma edição ágil.



Apesar de ser vendida  com uma novela juvenil, Floribella tinha alguns traços de  novelas infantis   - Praticamente todos os personagens  eram órfãos, dando mais liberdade aos  mesmos para viver todos  os tipos de aventuras, além do mal, nas figuras da madrasta e meias-irmãs invejosas. Malva (Suzy Rêgo, com uma mecha branca no cabelo, à la Malvina Cruela) e Delfina, as opositoras de Flor no caminho em direção ao príncipe, até davam gargalhadas malignas. Por fim, fadas-madrinhas, como a personagem de Zezé Motta, apareciam nas horas de aperto.



SuzyRêgo pediu para fazer testes para  viver a Malva, a autora e produção  já deram  logo o papel a atriz, considerando a chamariz que seria ter  um nome de  peso na trama. A Atriz  marcada por  papéis mais dramáticas  entrou no tom da personagem e foi um dos destaques de Floribella fazendo uma vilã  cômica.



Floribella foi a primeira novela das atrizes Letícia Colin e Mariah Rocha (atuaram antes em Malhação). E dos atores Johnny Massaro, Pierre Baitelli e Gustavo Leão.



Juliana Silveira ganhou um novo status em sua carreira  depois de Floribella. A atriz  foi escolhida  em mais de 5 mil atrizes escritas e no final disputou o  papel  ainda  com Rafaela Mandelli, Natália Rodrigues, Fabiana Alvarez  e Renata Del Bianco.  Para viver a protagonista Flor, fez aulas de canto e dedicou-se ao trabalho em estúdio por quase dois meses.



A canção-título "Floribella" ficou entre os tons de chamada  mais baixados em celulares do mês de julho de 2005, com mais de 90 mil cópias vendidas, e após o término da primeira temporada, haviam sido comprados 320 mil toques. O primeiro DVD saiu ainda em 2005. Intitulado “Floribella: Ao Vivo”, nele Juliana Silveira interpreta cinco temas do primeiro disco. O espetáculo foi gravado no dia 18 de setembro de 2005 em São Paulo   e foi certificado ouro pela ABPD (Associação Brasileira  de  Psicologia  do Desenvolvimento.



A  Novela , apesar  de  apresentada em  um horário  equivocado, não era uma história  para  ser  vista depois do Jornal da emissora, brigando com tramas  mais complexas dos  outros  horários, teve uma audiência satisfatória que , convenceu a Band a investir em uma segunda  temporada em  2006 com mais 173 capítulos

Quinze anos após a exibição original, em 2020, durante a pandemia de Covid-19 – que obrigou as emissoras a interromper as gravações de seus programas -, a Band reprisou Floribella, pela segunda vez  (a novela já havia sido reprisada entre 2007 e 2008),  entre  15/09/2020 a 17/05/2021, em 175 capítulos.  A Volta  da trama  coincidiu com os 15 anos  de estreia da novela  e  trouxe aos expectadores  mais  nostálgicos a chance de reviver   as aventuras de Floribella e sua Banda, juntamente às crianças travessas e, óbvio, aos casais apaixonados.

Durante as reprises, especialmente em 2020, a novela enfrentou críticas dos fãs devido a cortes nos capítulos, que comprometiam a essência da trama.  

Análises contemporâneas ainda  com base  na reprise de 2020,  apontaram elementos polêmicos na adaptação brasileira. Por exemplo, o romance entre Bruna (Mariah Rocha) e Mateus (Igor Cotrin), que na versão original envolvia uma diferença de idade significativa, foi eliminado na versão brasileira. Outros aspectos, como referências à espiritualidade e à reencarnação, presentes na versão argentina, também foram suavizados ou modificados para se adequar ao público brasileiro.



Floribella é lembrada como um fenômeno juvenil que, apesar das críticas iniciais, conquistou uma base de fãs significativa e deixou um legado na memória afetiva de muitos telespectadores. As reprises e análises posteriores revelam uma produção que, embora tenha enfrentado desafios e controvérsias, permanece relevante no cenário da teledramaturgia brasileira.

Ficha Técnica



Criação de Cris Morena
Roteiro original de Solange Keoleyan e Gabriela Fiore

Adaptação de Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas
Roteiro final de Patrícia Moretzsohn

Direção Geral  : Elizabeta Zenatti

Elenco :

JULIANA SILVEIRA – Maria Flor
ROGER GOBETH – Frederico Fritzenwalden
SUZY RÊGO – Malva Torres Bettencourt
ZEZÉ MOTTA – Titina (Cristina Ramos)
ÍGOR COTRIN – Mateus Lopes
MARIA CAROLINA RIBEIRO – Delfina
DRICA RABELLO – Sofia
VICK AMOR MILITELLO – Helga Beethoven
GUSTAVO LEÃO – Guto (Augusto)
GABRIEL LASMAR – Betinho (Alberto)
ANDRÉ LUIZ MIRANDA – Batuca (Daniel)
BRUNO MIGUEL – Di Caprio (Leonardo)
ÚRSULA CORONA – Tati (Tatiana)
ELIENE PORTO – Juju (Júlia)
DANIEL ÁVILA – Adriano
GUSTAVO OTTONI – Gérard
SUZANA ABRANCHES – Amélia
MARIAH ROCHA – Bruna
JOHNNY MASSARO – JP (João Pedro)
JOÃO VÍTHOR – Joca (Joaquim)
ISABELLA CUNHA – Renatinha
ÉRICA OLIVIERO – Willy Jean
PAULO REIS – Raul
CLARA GARCIA – Marinez Torres
BRUNO PADILHA – Luciano
FELIPE MARTINS – Juarez
RODRIGO PRADO – Rodrigo
MATEUS ROCHA – Miguel
ELIANA FONSECA – Selma
CAMILO BEVILACQUA – Eduardo Miranda
TATIANA MUNIZ – Paloma
ANA FERRAZ – Rosa
PEDRO JONES – Vassili
LEONARDO BRANCHI – Ramiro
LETÍCIA COLIN – Marta
GILBERTO HERNANDEZ – Pacheco
ÉRICA OLIVEIRA – Willie Jean
JAQUELINE VARGAS – Marcela Ramos
MARINA AZZÉ – Jasmim
JOSÉ STEINBERG – Vladislau
PAULO GIARDINI
RÚBEM DE BEM
PABLO PADILLA – Fernando
MIGUEL NADER – Policial
CACO BARESI
FÁBIO KELDANI
PIÉRRE BAITELLE
MURILO ELBAS – comparsa de Delfina
JÚLIO BRAGA – advogado de Malva
ISAAC BERNART – Marc
ÁLVARO DINIZ
ADRIANO PETERMAN
BERNARDO MARINHO – Gui
CAROS SIMÕES
KÁTIA SAULES
MAGNO CAMPELA
CLÁUDIO AMADO
PEDRO NICOLL – Moranguito
e
NORMA BLUM – Corina

 

Exibição : 4 a 25 de Novembro de 2005

Capítulos : 169

 

Veja Também:

Jogo do Amor 


Meu RIco Portugues



Tempos Modernos



Amor sem Igual 




Dinheiro Vivo



A Dona do Pedaço

Meus  Filhos Minha vida 

Aberturas Inesquecíveis - Floribella (2005 E 2006 )
Meus Personagens Favoritos da Letícia Colin 

Meus Personagens Favoritos da Suzy Rêgo 

Chiquititas 


Rebelde  2011


Chay Suede 



Zeze Motta 

Norma Blum


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br  www.memoriaglobo.com.br 

Vídeos : You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...