Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Floribella (2005)

20 anos da  novela  musical  que  marcou mais um retorno da Band à teledramaturgia depois de um hiato de  6 anos



        O projeto Floribella, uma parceria com a produtora RGB, é  a novela-musical brasileira inspirada em Floricienta, produção argentina que virou febre neste país em 2004, conquistando milhares de fãs.  

        A Band de olho nesse  sucesso resolveu  investir  de  novo em  novelas  e  produziu  a trama  que foi apresentada em 2 temporadas.  A idéia original foi da argentina Cris Morena, responsável por sucessos como Chiquititas e Rebelde.  No Brasil, a novela foi adaptada por Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas.

        A trama completou 20 anos nesse mês  de abril  e foi marcada  pela volta  de Juliana Silveira  vivendo a protagonista Maria Flor   em uma peça  de  teatro em comemoração  - Juliana Silveira canta Floribella  - Especial 20 anos.



        A emissora lançou a trama como não sendo apenas uma novela, mas todo um projeto que incluia o CD com as canções de sua trilha e o espetáculo musical montado depois, além de produtos licenciados: tênis, boneca, álbum de figurinhas e o livro “Aventuras de Floribella”.

Essa foi a primeira produção da Band totalmente baseada no Rio de Janeiro – uma tentativa de desvencilhar a emissora da pecha de “paulista” que sempre carregou. A produtora alugou os estúdios da Tycoon, na Barra da Tijuca – onde a Globo gravava novelas no começo dos anos 1990, na era pré-Projac.



Protagonizada pela Juliana Silveira   e Roger Gobeth, contou  ainda com  nomes  de  peso como Suzy Rêgo, Zezé Motta, Norma Blum  e um grande elenco.

A novela é uma mistura de A Noviça Rebelde com Chiquititas, Menudos e MTV. Teve um visual popular bem moderno, graças a alguns efeitos especiais, e a uma edição ágil.



Apesar de ser vendida  com uma novela juvenil, Floribella tinha alguns traços de  novelas infantis   - Praticamente todos os personagens  eram órfãos, dando mais liberdade aos  mesmos para viver todos  os tipos de aventuras, além do mal, nas figuras da madrasta e meias-irmãs invejosas. Malva (Suzy Rêgo, com uma mecha branca no cabelo, à la Malvina Cruela) e Delfina, as opositoras de Flor no caminho em direção ao príncipe, até davam gargalhadas malignas. Por fim, fadas-madrinhas, como a personagem de Zezé Motta, apareciam nas horas de aperto.



SuzyRêgo pediu para fazer testes para  viver a Malva, a autora e produção  já deram  logo o papel a atriz, considerando a chamariz que seria ter  um nome de  peso na trama. A Atriz  marcada por  papéis mais dramáticas  entrou no tom da personagem e foi um dos destaques de Floribella fazendo uma vilã  cômica.



Floribella foi a primeira novela das atrizes Letícia Colin e Mariah Rocha (atuaram antes em Malhação). E dos atores Johnny Massaro, Pierre Baitelli e Gustavo Leão.



Juliana Silveira ganhou um novo status em sua carreira  depois de Floribella. A atriz  foi escolhida  em mais de 5 mil atrizes escritas e no final disputou o  papel  ainda  com Rafaela Mandelli, Natália Rodrigues, Fabiana Alvarez  e Renata Del Bianco.  Para viver a protagonista Flor, fez aulas de canto e dedicou-se ao trabalho em estúdio por quase dois meses.



A canção-título "Floribella" ficou entre os tons de chamada  mais baixados em celulares do mês de julho de 2005, com mais de 90 mil cópias vendidas, e após o término da primeira temporada, haviam sido comprados 320 mil toques. O primeiro DVD saiu ainda em 2005. Intitulado “Floribella: Ao Vivo”, nele Juliana Silveira interpreta cinco temas do primeiro disco. O espetáculo foi gravado no dia 18 de setembro de 2005 em São Paulo   e foi certificado ouro pela ABPD (Associação Brasileira  de  Psicologia  do Desenvolvimento.



A  Novela , apesar  de  apresentada em  um horário  equivocado, não era uma história  para  ser  vista depois do Jornal da emissora, brigando com tramas  mais complexas dos  outros  horários, teve uma audiência satisfatória que , convenceu a Band a investir em uma segunda  temporada em  2006 com mais 173 capítulos

Quinze anos após a exibição original, em 2020, durante a pandemia de Covid-19 – que obrigou as emissoras a interromper as gravações de seus programas -, a Band reprisou Floribella, pela segunda vez  (a novela já havia sido reprisada entre 2007 e 2008),  entre  15/09/2020 a 17/05/2021, em 175 capítulos.  A Volta  da trama  coincidiu com os 15 anos  de estreia da novela  e  trouxe aos expectadores  mais  nostálgicos a chance de reviver   as aventuras de Floribella e sua Banda, juntamente às crianças travessas e, óbvio, aos casais apaixonados.

Durante as reprises, especialmente em 2020, a novela enfrentou críticas dos fãs devido a cortes nos capítulos, que comprometiam a essência da trama.  

Análises contemporâneas ainda  com base  na reprise de 2020,  apontaram elementos polêmicos na adaptação brasileira. Por exemplo, o romance entre Bruna (Mariah Rocha) e Mateus (Igor Cotrin), que na versão original envolvia uma diferença de idade significativa, foi eliminado na versão brasileira. Outros aspectos, como referências à espiritualidade e à reencarnação, presentes na versão argentina, também foram suavizados ou modificados para se adequar ao público brasileiro.



Floribella é lembrada como um fenômeno juvenil que, apesar das críticas iniciais, conquistou uma base de fãs significativa e deixou um legado na memória afetiva de muitos telespectadores. As reprises e análises posteriores revelam uma produção que, embora tenha enfrentado desafios e controvérsias, permanece relevante no cenário da teledramaturgia brasileira.

Ficha Técnica



Criação de Cris Morena
Roteiro original de Solange Keoleyan e Gabriela Fiore

Adaptação de Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas
Roteiro final de Patrícia Moretzsohn

Direção Geral  : Elizabeta Zenatti

Elenco :

JULIANA SILVEIRA – Maria Flor
ROGER GOBETH – Frederico Fritzenwalden
SUZY RÊGO – Malva Torres Bettencourt
ZEZÉ MOTTA – Titina (Cristina Ramos)
ÍGOR COTRIN – Mateus Lopes
MARIA CAROLINA RIBEIRO – Delfina
DRICA RABELLO – Sofia
VICK AMOR MILITELLO – Helga Beethoven
GUSTAVO LEÃO – Guto (Augusto)
GABRIEL LASMAR – Betinho (Alberto)
ANDRÉ LUIZ MIRANDA – Batuca (Daniel)
BRUNO MIGUEL – Di Caprio (Leonardo)
ÚRSULA CORONA – Tati (Tatiana)
ELIENE PORTO – Juju (Júlia)
DANIEL ÁVILA – Adriano
GUSTAVO OTTONI – Gérard
SUZANA ABRANCHES – Amélia
MARIAH ROCHA – Bruna
JOHNNY MASSARO – JP (João Pedro)
JOÃO VÍTHOR – Joca (Joaquim)
ISABELLA CUNHA – Renatinha
ÉRICA OLIVIERO – Willy Jean
PAULO REIS – Raul
CLARA GARCIA – Marinez Torres
BRUNO PADILHA – Luciano
FELIPE MARTINS – Juarez
RODRIGO PRADO – Rodrigo
MATEUS ROCHA – Miguel
ELIANA FONSECA – Selma
CAMILO BEVILACQUA – Eduardo Miranda
TATIANA MUNIZ – Paloma
ANA FERRAZ – Rosa
PEDRO JONES – Vassili
LEONARDO BRANCHI – Ramiro
LETÍCIA COLIN – Marta
GILBERTO HERNANDEZ – Pacheco
ÉRICA OLIVEIRA – Willie Jean
JAQUELINE VARGAS – Marcela Ramos
MARINA AZZÉ – Jasmim
JOSÉ STEINBERG – Vladislau
PAULO GIARDINI
RÚBEM DE BEM
PABLO PADILLA – Fernando
MIGUEL NADER – Policial
CACO BARESI
FÁBIO KELDANI
PIÉRRE BAITELLE
MURILO ELBAS – comparsa de Delfina
JÚLIO BRAGA – advogado de Malva
ISAAC BERNART – Marc
ÁLVARO DINIZ
ADRIANO PETERMAN
BERNARDO MARINHO – Gui
CAROS SIMÕES
KÁTIA SAULES
MAGNO CAMPELA
CLÁUDIO AMADO
PEDRO NICOLL – Moranguito
e
NORMA BLUM – Corina

 

Exibição : 4 a 25 de Novembro de 2005

Capítulos : 169

 

Veja Também:

Jogo do Amor 


Meu RIco Portugues



Tempos Modernos



Amor sem Igual 




Dinheiro Vivo



A Dona do Pedaço

Meus  Filhos Minha vida 

Aberturas Inesquecíveis - Floribella (2005 E 2006 )
Meus Personagens Favoritos da Letícia Colin 

Meus Personagens Favoritos da Suzy Rêgo 

Chiquititas 


Rebelde  2011


Chay Suede 



Zeze Motta 

Norma Blum


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br  www.memoriaglobo.com.br 

Vídeos : You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...