Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Dinheiro Vivo (1979)

45 anos da primeira novela do Mário Prata fora da Globo



        Depois do grande sucesso de  Estúpido Cupido(1976) e do relevante  SemLenço, Sem Documento (1977), MárioPrata  apresentou   um laboratório de ideias e criação recusado pela Globo. Infelizmente, tais ideias não encontraram repercussão na TV Tupi, que já estava  em processo de falência, mas mesmo assim se arriscou e produziu Dinheiro Vivo, apresentada em agosto de 1979.

        O tema central da trama  é polêmico  -   A história de Zé Márcio (Ênio Gonçalves) expunha à sociedade os problemas nacionais dos anos de arbítrio com o país ainda em plena Ditadura Militar.



        Porém o que mais  chamou atenção em Dinheiro Vivo era o  fictício game show de televisão, o programa Três Milhões de Cruzeiros, apresentado por Douglas Fabiani, personagem de Luiz Armando Queiroz, exibido na trama pela Rede Tupi de Televisão. Neste entrecho, Dinheiro Vivo se assemelhava à novela Espelho Mágico (1977), da Globo, que apresentava em seu entrecho a produção e exibição de uma novela fictícia, Coquetel de Amor.



        Os concorrentes ao prêmio máximo do  game show eram Zé Márcio Garcia de Oliveira (Ênio Gonçalves), respondendo sobre o Papa João XXIII; Joaninha (MaitêProença), sobre o “Rei” Roberto Carlos; Dr. Leonardo Pacheco (SérgioMamberti), sobre Marilyn Monroe; Garapa (Cristina Pereira), sobre o Corinthians; Luiz Roberto Galvão (Henrique Lisboa), sobre o Conde Drácula; e Amanda Xavier (Annamaria Dias), sobre a Estação Primeira de Mangueira.  Justificando o título da novela, Douglas Fabiani anunciava: Três Milhões de Cruzeiros, um programa de dinheiro vivo!”



        Dinheiro Vivo protagonizada por  Ênio Gonçalves, Márcia Maria, Luiz Armando Queiroz , Flávio Galvão e MaitêProença conta a história de  Douglas Fabiani (Luiz Armando Queiroz) apresentador do programa de TV fictício ,  uma competição de perguntas e respostas. Para disputar o prêmio, surge Zé Márcio (Ênio Gonçalves), um ex-seminarista que responde sobre o Papa João XXIII. Ao vê-lo na TV, Flávia (Márcia Maria), dona de uma butique, reconhece no candidato seu ex-namorado Guto, que, no passado, participou de movimentos estudantis e foi dado como morto em 1969 quando fugia de uma caçada a estudantes na Via Dutra. Flávia, que está prestes a se casar com Eduardo (Flávio Galvão), fica atordoada. Seria Zé Márcio e Guto a mesma pessoa?

        A novela  marcou a estreia na tv das atrizes Maitê Proença, Cristina Pereira e Imara Reis.



        Curiosamente, dez anos depois de Dinheiro Vivo, o ator Luiz Armando Queiroz apresentou na TV Manchete um programa nos mesmos moldes do game show da novela da Tupi, pondo em prática na vida real a sua atuação na ficção. O Sem Limite era exibido semanalmente, nas noites de terça-feira, e lembrava o formato do consagrado O Céu é o Limite, programa de grande sucesso que estreou na década de 1950 na TV Tupi e ficou pelo menos trinta anos no ar, passando por várias emissoras.

        O saudoso Sérgio Mamberti interpretou um personagem  interessante e inusitado para a época: ele era o burocrata Dr. Leonardo Pacheco, cujo segredo – guardado a sete chaves – era um santuário em homenagem à estrela do cinema Marilyn Monroe.

Na trama, quando a esposa de Pacheco morre, ele não consegue se relacionar com outras mulheres, pois em todas via a figura de Marilyn Monroe. Até que um dia, o Dr. Pacheco traveste-se de Marilyn para cantar e dançar como se fosse a estrela norte-americana.

Assim, a “Freguesia do Ócio” – nome carinhoso de sua casa na novela – assistiu a um número musical tirado do filme O Rio das Almas Perdidas (1954), estrelado pela atriz. O ator Rodolfo Mayer, que interpretava seu pai na novela, dizia em cena que Pacheco era Marilyn Monroe em pessoa.

Dinheiro Vivo além de enfrentar os problemas financeiros da Tupi estreou no mesmo horário do  sucesso Marron-Glacê (1979) na Globo, ficou impossível concorrer de igual para igual.



Depois da trama Mário Prata voltou a  Globo em 1985 com o relevante sucesso na trama de Um Sonho a Mais, onde colaborou com o autor Daniel Más.   Em 1987,  dividiu com Dagomir Marquezi e Reynaldo Moraes  a adaptação de Helena, clássico do Machado de Assis, na Rede Manchete.   Depois de quase 10 anos sem emplacar uma trama dividiu com Ricardo Linhares a autoria de O Campeão (1996) apresentada pela Rede Bandeirantes; e em 2005 voltou a Globo com a trama de Bang Bang, que se passava num estilizado velho oeste,  até então  sua  última novela.

Com direção geral de Jose de Anchieta, Dinheiro Vivo é lembrada como uma novela que, embora tenha suas falhas, abordou temas relevantes e provocou reflexões sobre a sociedade brasileira da época.

 

Ficha Técnica:



Novela do Autor Mário Prata

Direção Geral José Anchieta

Elenco:

ÊNIO GONÇALVES – Zé Márcio (José Márcio Garcia de Oliveira) / Guto
MÁRCIA MARIA – Flávia
LUIZ ARMANDO QUEIRÓZ – Douglas Fabiani
FLÁVIO GALVÃO – Eduardo
MAITÊ PROENÇA – Joaninha (Joana Albuquerque)
SÉRGIO MAMBERTI – Dr. Leonardo Pacheco
LIA DE AGUIAR – Isildinha
RODOLFO MAYER – Nonô
IMARA REIS – Marilu
PEDRO PAULO RANGEL – Babito
LUIZ CARLOS LABORDA – Luiz Roberto Galvão
HENRIQUE LISBOA – Carlos Roberto
WÁLTER BREDA – Menezes
WÁLTER PRADO – Juca
DENIS DERKIAN – Carlinhos
WILMA DE AGUIAR – Ema
LUIZ SERRA – Gabriel
VERA PAXIE – Marlene
CRISTINA PEREIRA – Garapa
HERALDO CORRÊA – Tadeu
ANNAMARIA DIAS – Amanda Xavier
HELOÍSA ARRUDA – Dias
MARISA SANCHES – Gumercinda
OSCAR FELIPE – Malta
PAULO BETTI – Caco
SUZANA LAKATOS – Celinha
MARCOS ROSEMBAUM
FÁTIMA RIBEIRO
GENY PRADO
RENATO CONSORTE
EUNICE MENDES
ABRAHÃO FARC

Exibição: 6 de Agosto de 1979  à 21 de Janeiro de 1980

Capítulos: 149

Veja Também:

Eramos Seis(2019)


Boogie Oogie 


O Rebu (2014)



A Dona do Pedaço



Orfãos da Terranull



Alma Cigana



Memórias de Amor



Coraçoes Feridos 

Marron Glacê

Cristina Pereira 


Maite Proença 


Espelho Mágico


Nossos Autores - Mário Prata 

Aberturas das Novelas da Rede Manchete


Sem Lenço SemDocumento 


Estupido Cupido 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br

Comentários

  1. É uma pena que o Mario Prata não esteja presente em obras da teledramaturgia nos anos 2000. Com a exceção dos primeiros capítulos de Bang Bang, nunca mais tivemos a chance de acompanhar algo que se assemelhasse ao seu estilo narrativo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Projeto Fragmentos da Globoplay resgata nesta segunda a novela “Uma Rosa com Amor”

        Comédia romântica que marcou a TV no início dos anos 1970,   Uma Rosa com Amor   foi a última novela de Vicente Sesso na Globo . O autor vinha de dois êxitos às sete da noite:  Pigmalião 70   e  Minha DoceNamorada . A   trama está de volta   a partir desta segunda-feira   (28.10) pelo projeto Fragmentos da Globoplay .   O parzinho   romântico   jovem de então dava lugar a um tipo de amor mais maduro e cômico – Marília Pêra e Paulo Goulart -, afastando-se assim dos belos e jovens atores vivendo romances água-com-açúcar já conhecidos. Relembre a trama : Serafina Rosa Petrone é uma secretária pobre, solteirona, romântica e atrapalhada. Moradora de uma vila, dominada pelos pais italianos, Giovanni e Amália, seu maior sonho é se casar. Todos os dias, Serafina compra uma rosa para si mesma e pede à floricultura que a envie ao escritório onde trabalha com um cartão escrito “ Para Serafina, uma rosa com amor! ”. Ela é completamente apaixonada pelo patrão, o rico industrial

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas – 10.08.2024

Sem Juliana   Paes , Renascer fica com Lucy Alves na reta final         Sem um acordo com Juliana Paes , a novela Renascer perde o tão aguardado retorno da Jacutinga na reta final da novela do Bruno Luperi .         Sem Juliana,   a Globo então escalou Lucy Alves, que estrelou Travessia , para substituir   a personagem. Lucy vai dar vida a sanfoneira, assim com a atriz e cantora na vida real, que vai chegar   para dar    uma chacoalhada na história. Lilith, sua personagem,   além de engatar um romance com Zinha (Samantha Jones),   revelará que é filha de Jacutinga (Juliana Paes) e irmã de Morena ( Ana Cecília Costa ). "Nós somos irmãs, somos duas filhas de dona Jacutinga.   A diferença é que você conheceu minha mãe, e eu não" , disparará a sanfoneira, deixando a dona de casa perplexa. Ficará no ar que o parentesco pode não ser de sangue, pois Morena afirmará que Jacutinga foi mesmo uma mãe para ela e todas as meninas que passaram pela casa.   Milham Cortaz

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Êta Mundo Bom!” volta hoje no “Vale a Pena Ver de Novo”

        Êta Mundo Bom , trama do autor Walcyr Carrasc o , apresentada originalmente em 2016 está de volta a partir desta tarde no Vale a Pena Ver de Novo .         “Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra meiorá!”   Este é o lema de Candinho (Sérgio Guizé). Não tem tempo ruim para este matuto, que não abandona o otimismo mesmo com tantos percalços em seu caminho. Separado da mãe logo após seu nascimento, Candinho foi acolhido pelo casal Cunegundes ( Elizabeth Savala ) e Quinzinho ( Ary Fontoura) , donos de uma fazenda no interior de São Paulo. Porém, quando cresce, Candinho vira empregado na casa e acaba expulso por se apaixonar pela primogênita, Filomena (Débora Nascimento). Pancrácio ( Marco Nanini ), amigo da família que criou Candinho e seu grande mentor, o aconselha a seguir para a capital em busca da mãe biológica, Anastácia, que ele nunca conheceu. Assim, Candinho parte com seu inseparável burro, Policarpo. A mãe ( Eliane Giardini) , a esta altura, é uma v

Trilha Sonora Eterna – Viver a Vida Nacional 1 (2009)

        Viver a Vida    está de volta em reprise pelo Canal Viva   a  partir do próximo dia 22.07. A novela de autoria do Manoel Carlos , foi a primeira a  ter  uma Helena Negra do autor, assim com a  primeira protagonista  negra no horário nobre da emissora – vivida  pela TaisAraújo .         A novela teve em  seu total 5  trilhas – 2  nacionais , uma internacional , uma complementar e uma instrumental.          No post  de hoje vamos dissecar a trilha nacional que ficou marcada   por   2 faixas  -  “ Shimbalaiê ” que  deu  popularidade ao nome da cantora Maria Gadú e “ A  Mulher que eu Amo” ,  do Roberto Carlos , que  apesar de ser inédita, já estava gravada antes  da novela, mas casou com perfeição com o casal Marcos e Helena – José Mayer e Tais Araújo .         O CD com a Tais Araújo na capa tem ainda nomes como MariaBethânia, Gal Costa , Tom Jobim, Maria Gadú, Raul Seixas , Milton Nascimento , Cássia Eller , Lulu Santos, Dalto entre  outros.         Vamos  ao fa

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu Galli , mas a Globo entendeu que Debora Bloch seria a atriz indicada para fazer a vilã que marcou a carreira de Beatriz Segall . Atualmente, Debora