Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Dinheiro Vivo (1979)

45 anos da primeira novela do Mário Prata fora da Globo



        Depois do grande sucesso de  Estúpido Cupido(1976) e do relevante  SemLenço, Sem Documento (1977), MárioPrata  apresentou   um laboratório de ideias e criação recusado pela Globo. Infelizmente, tais ideias não encontraram repercussão na TV Tupi, que já estava  em processo de falência, mas mesmo assim se arriscou e produziu Dinheiro Vivo, apresentada em agosto de 1979.

        O tema central da trama  é polêmico  -   A história de Zé Márcio (Ênio Gonçalves) expunha à sociedade os problemas nacionais dos anos de arbítrio com o país ainda em plena Ditadura Militar.



        Porém o que mais  chamou atenção em Dinheiro Vivo era o  fictício game show de televisão, o programa Três Milhões de Cruzeiros, apresentado por Douglas Fabiani, personagem de Luiz Armando Queiroz, exibido na trama pela Rede Tupi de Televisão. Neste entrecho, Dinheiro Vivo se assemelhava à novela Espelho Mágico (1977), da Globo, que apresentava em seu entrecho a produção e exibição de uma novela fictícia, Coquetel de Amor.



        Os concorrentes ao prêmio máximo do  game show eram Zé Márcio Garcia de Oliveira (Ênio Gonçalves), respondendo sobre o Papa João XXIII; Joaninha (MaitêProença), sobre o “Rei” Roberto Carlos; Dr. Leonardo Pacheco (SérgioMamberti), sobre Marilyn Monroe; Garapa (Cristina Pereira), sobre o Corinthians; Luiz Roberto Galvão (Henrique Lisboa), sobre o Conde Drácula; e Amanda Xavier (Annamaria Dias), sobre a Estação Primeira de Mangueira.  Justificando o título da novela, Douglas Fabiani anunciava: Três Milhões de Cruzeiros, um programa de dinheiro vivo!”



        Dinheiro Vivo protagonizada por  Ênio Gonçalves, Márcia Maria, Luiz Armando Queiroz , Flávio Galvão e MaitêProença conta a história de  Douglas Fabiani (Luiz Armando Queiroz) apresentador do programa de TV fictício ,  uma competição de perguntas e respostas. Para disputar o prêmio, surge Zé Márcio (Ênio Gonçalves), um ex-seminarista que responde sobre o Papa João XXIII. Ao vê-lo na TV, Flávia (Márcia Maria), dona de uma butique, reconhece no candidato seu ex-namorado Guto, que, no passado, participou de movimentos estudantis e foi dado como morto em 1969 quando fugia de uma caçada a estudantes na Via Dutra. Flávia, que está prestes a se casar com Eduardo (Flávio Galvão), fica atordoada. Seria Zé Márcio e Guto a mesma pessoa?

        A novela  marcou a estreia na tv das atrizes Maitê Proença, Cristina Pereira e Imara Reis.



        Curiosamente, dez anos depois de Dinheiro Vivo, o ator Luiz Armando Queiroz apresentou na TV Manchete um programa nos mesmos moldes do game show da novela da Tupi, pondo em prática na vida real a sua atuação na ficção. O Sem Limite era exibido semanalmente, nas noites de terça-feira, e lembrava o formato do consagrado O Céu é o Limite, programa de grande sucesso que estreou na década de 1950 na TV Tupi e ficou pelo menos trinta anos no ar, passando por várias emissoras.

        O saudoso Sérgio Mamberti interpretou um personagem  interessante e inusitado para a época: ele era o burocrata Dr. Leonardo Pacheco, cujo segredo – guardado a sete chaves – era um santuário em homenagem à estrela do cinema Marilyn Monroe.

Na trama, quando a esposa de Pacheco morre, ele não consegue se relacionar com outras mulheres, pois em todas via a figura de Marilyn Monroe. Até que um dia, o Dr. Pacheco traveste-se de Marilyn para cantar e dançar como se fosse a estrela norte-americana.

Assim, a “Freguesia do Ócio” – nome carinhoso de sua casa na novela – assistiu a um número musical tirado do filme O Rio das Almas Perdidas (1954), estrelado pela atriz. O ator Rodolfo Mayer, que interpretava seu pai na novela, dizia em cena que Pacheco era Marilyn Monroe em pessoa.

Dinheiro Vivo além de enfrentar os problemas financeiros da Tupi estreou no mesmo horário do  sucesso Marron-Glacê (1979) na Globo, ficou impossível concorrer de igual para igual.



Depois da trama Mário Prata voltou a  Globo em 1985 com o relevante sucesso na trama de Um Sonho a Mais, onde colaborou com o autor Daniel Más.   Em 1987,  dividiu com Dagomir Marquezi e Reynaldo Moraes  a adaptação de Helena, clássico do Machado de Assis, na Rede Manchete.   Depois de quase 10 anos sem emplacar uma trama dividiu com Ricardo Linhares a autoria de O Campeão (1996) apresentada pela Rede Bandeirantes; e em 2005 voltou a Globo com a trama de Bang Bang, que se passava num estilizado velho oeste,  até então  sua  última novela.

Com direção geral de Jose de Anchieta, Dinheiro Vivo é lembrada como uma novela que, embora tenha suas falhas, abordou temas relevantes e provocou reflexões sobre a sociedade brasileira da época.

 

Ficha Técnica:



Novela do Autor Mário Prata

Direção Geral José Anchieta

Elenco:

ÊNIO GONÇALVES – Zé Márcio (José Márcio Garcia de Oliveira) / Guto
MÁRCIA MARIA – Flávia
LUIZ ARMANDO QUEIRÓZ – Douglas Fabiani
FLÁVIO GALVÃO – Eduardo
MAITÊ PROENÇA – Joaninha (Joana Albuquerque)
SÉRGIO MAMBERTI – Dr. Leonardo Pacheco
LIA DE AGUIAR – Isildinha
RODOLFO MAYER – Nonô
IMARA REIS – Marilu
PEDRO PAULO RANGEL – Babito
LUIZ CARLOS LABORDA – Luiz Roberto Galvão
HENRIQUE LISBOA – Carlos Roberto
WÁLTER BREDA – Menezes
WÁLTER PRADO – Juca
DENIS DERKIAN – Carlinhos
WILMA DE AGUIAR – Ema
LUIZ SERRA – Gabriel
VERA PAXIE – Marlene
CRISTINA PEREIRA – Garapa
HERALDO CORRÊA – Tadeu
ANNAMARIA DIAS – Amanda Xavier
HELOÍSA ARRUDA – Dias
MARISA SANCHES – Gumercinda
OSCAR FELIPE – Malta
PAULO BETTI – Caco
SUZANA LAKATOS – Celinha
MARCOS ROSEMBAUM
FÁTIMA RIBEIRO
GENY PRADO
RENATO CONSORTE
EUNICE MENDES
ABRAHÃO FARC

Exibição: 6 de Agosto de 1979  à 21 de Janeiro de 1980

Capítulos: 149

Veja Também:

Eramos Seis(2019)


Boogie Oogie 


O Rebu (2014)



A Dona do Pedaço



Orfãos da Terranull



Alma Cigana



Memórias de Amor



Coraçoes Feridos 

Marron Glacê

Cristina Pereira 


Maite Proença 


Espelho Mágico


Nossos Autores - Mário Prata 

Aberturas das Novelas da Rede Manchete


Sem Lenço SemDocumento 


Estupido Cupido 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br

Comentários

  1. É uma pena que o Mario Prata não esteja presente em obras da teledramaturgia nos anos 2000. Com a exceção dos primeiros capítulos de Bang Bang, nunca mais tivemos a chance de acompanhar algo que se assemelhasse ao seu estilo narrativo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Encontros Cênicos - Regina Duarte x Antônio Fagundes

        Dois grandes astros que   ajudaram com seu   trabalho e muito talento   escrever boa parte da história da teledramaturgia nacional.         Regina Duarte e Antônio Fagundes estão emocionando o público na reprise de Por Amor , trama do autor Manoel Carlos , atualmente   no Vale a Pena Ver de Novo , onde vivem Helena e Atílio, um casal veterano que se apaixonam entre as gondolas de Veneza,   e que veem esse amor ruir depois que Helena abre mão do filho do casal em nome da felicidade da outra filha Eduarda ( Gabriela Duarte ).         A Química dos atores em cena é um presente ao telespectador, que é diariamente brindado com ótimos diálogos   do texto do Maneco tão bem    interpretado   por profissionais ímpares.         Regina Duarte , a eterna namoradinha e grande estrela do Brasil, ...