Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Aberturas das Novelas da Rede Manchete



        Para os mais jovens que não lembram, a Rede Manchete foi a emissora de tv criada por Adolpho Bloch em junho de 1983 e ficou no ar até 10 de maio de 1999.

        Lembro-me que quando criança, na década de 80, a Manchete  era a emissora que eu mais gostava de ver. Apresentava  uma programação ótima para as crianças,  como o Clube da Criança , que era apresentado  inicialmente pela Xuxa. Isso sem falar no Lupi Liplim Clapa Topô, apresentada pela LucinhaLins e seu segundo marido Cláudio Tovar.

        Logo no segundo ano de vida a Manchete resolveu investir em novelas e apresentou o remake do grande sucesso apresentado na rede Tupi em 1968, Antônio Maria do Geraldo Vietri. Mas foi com Dona Beija (1986), trama do Wilson Aguiar Filho, protagonizada por Maitê Proença,  que a emissora entrou no páreo pelo segundo lugar  na audiência.

        No post de hoje  vou relembrar  a abertura de   10  das 19 novelas que a    emissora  apresentou nesses quase 20 anos de existência.

Dona Beija (1986)
Abertura: Tema de Dona Beija – Wagner Tiso e Viva Voz




        Dona Beija foi o primeiro grande sucesso na teledramaturgia da Rede Manchete. A Emissora investiu pesado na produção da novela,  começando pela contratação de Maitê Proença, na época grande estrela da Rede Globo. O Forte entrecho novelístico e a ousada direção de Herval Hossano focando no erotismo  com destaque para as inesquecíveis cenas de nudez da Maitê, foram os pilares de Dona Beija.  A cena em que  Beija cavalga completamente nua em cima de uma cavalo branco é uma das mais emblemáticas e marcantes da trama. Dona Beija foi baseada  nos romances Dona Beija, a Feiticeira do Araxá, de Thomas Leonardos e A Vida em Flor de Dona de Beija, da Agripa Vasconcellos.  A trama foi reprisada por três vezes, duas na própria Rede Manchete em 1988 e 1992 e depois pelo SBT, quando a emissora do Silvio Santos comprou os direitos da massa falida da Rede Manchete em 2009.


Corpo Santo (1987)
Tema de Abertura: Um Lugar no MundoRoupa Nova



        Querendo dar  continuidade ao sucesso de Dona Beija, a Manchete continuou investindo pesado e produziu Corpo Santo, novela do autor José Louzeiro e Cláudio Macdowell. A trama mostrava uma temática com um  estilo de novela mais reportagem,   enfocando o dia-a-dia dos personagens sem esquecer a mágica da ficção.  Corpo Santo também trouxe nomes fortes da teledramaturgia da Globo para  protagonistas: Reginaldo Faria e Christiane Torloni.  A novela foi criticada na época por apresentar uma trama muito “barra-pesada” que desagradava o público da emissora. No decorrer da trama os autores foram substituídos por  Wilson Aguiar Filho  e a colaboradora Leila Micollis. Com isso a Manchete contornou os problemas e a novela teve um relativo sucesso garantindo sempre o segundo lugar no IBOPE. Corpo Santo foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)  a melhor novela de 1987.


Carmem (1987)
Tema de Abertura:  Habanera (da Ópera “Carmem”) 



        A Manchete continuou apostando alto e contratou LucéliaSantos, estrela maior da Globo na época pelo sucesso na novela Escrava Isaura (1976), e recém saída de Sinhá Moça (1986), para imortalizar a emblemática  personagem de Merimée e Bizet, Carmem  pelas mãos da Glória Perez. Era estreia da autora com escritora solo oficialmente, antes  havia terminada de escrever Eu Prometo (1983) quando  JaneteClair morreu,  e dividido Partido Alto (1984) com o AguinaldoSilva.   A Autora  mostrou que tinha fôlego para segurar uma trama  e despertar o interesse do público. Em uma época em que a AIDS ainda era vista com muito preconceito,  tratou da doença através da personagem Rosimar (Theresa Amayo), infectada com o vírus de HIV quando fez uma transfusão.


Tema de Abertura – Minha –Misty



        Um painel carioca dos anos 30, num projeto ousado da emissora que chegou ao requinte de reconstruir uma réplica perfeita da Praça XI. A Novela misturava ficção com realidade tendo como pano de fundo  o movimento musical dos anos 30. Wilson Aguiar Filho soube costurar com maestria  o folhetim aos principais acontecimentos da história do país na década enfocada.
        Kananga do Japão é considerada a melhor novela em termos técnicos apresentadas pela Rede Manchete e que tinha a direção cirúrgica da Tizuka Yamazaki.
        No elenco ,   Christiane Torloni como protagonista  foi impecável na pele da bela Dora. A trama trazia ainda   Cassiano Ricardo e Bettina Vianny encarnando Carlos Prestes e Olga Benário.


Pantanal (1990)
Tema de Abertura: Pantanal - Sagrado Coração da Terra



        Pantanal, do BeneditoRuy Barbosa, foi o grande fenômeno da teledraturgia apresentado pela Rede Manchete. A novela foi a primeira a abalar os alicerces dos padrões globais. A emissora carioca era líder absoluta desde que se firmou na metade da década de 70, e imaginar que uma novela de uma emissora recente ultrapassasse seus índices era inaceitável. Na  época,  a Globo apresentava a trama de Rainha da Sucata , do autor Silvio de Abreu.
        Curiosamente,  Pantanal estava engavetada na Globo há anos, a emissora não viu viabilidade em uma trama gravada em pleno Pantanal. Jayme Monjardim , na época diretor de teledramaturgia da Manchete,  comprou a briga e produziu uma das melhores novelas da história da tv.

        A trama primou pelas belas paisagens pantaneiras, onças, pássaros, e claro a sensualidade através dos banhos inesquecíveis de Juma e Guta, as personagens da Cristiana Oliveira e Luciene Adami.
        Cristiana Oliveira se transformou em estrela de primeira grandeza depois de viver a protagonista Juma, que se transformava em onça a beira  do rio.
        Depois do sucesso de Pantanal , Benedito Ruy Barbosa foi elevado ao primeiro escalão de autores da Globo, pulando do horário das seis para o nobre com sucessos como Renascer(1993), O Rei doGado (1996) e Terra Nostra (1999).


Tema de Abertura: Raio e Trovão – Sagrado Coração da  Terra



        Um novelão levado  ao pé da letra. A História de Ana Raio e Zé Trovão, dos autores Marcos Caruso (O Pedrinho de Pega-Pega) e Rita Buzzar , trouxe a telinha o mundo dos rodeios, e isso imprimiu um ar diferente ao folhetim que tinha essa temática itinerante e um numeroso  elenco entre fixos e participações especiais de atores circenses, cantores e outros artistas.

        Depois do sucesso de Pantanal, saiam as paisagens pantaneiras  e a Manchete investia na ideia de mostrar o “Brasil que o Brasil não conhece”  com  rodeios e músicas sertanejas  como pano de fundo. As tramas iriam surgindo ao longo das estradas brasileiras, sem uma temática predeterminada ou uma história definida antecipadamente. 

        A Novela não tinha cenas de estúdios, tudo era gravado nas cidades por onde os rodeios e as caravanas passavam, além das feiras cenográficas criadas especialmente para a história.

        Acho que o único pecado de A História de Ana Raio e Zé Trovão foi o fraco apelo folhetinesco da trama que se arrastou   nos 251 capítulos da trama itinerante.


Amazônia (1991)
Tema de Abertura:
Primeira Parte: Eldorado  -Sagrado Coração da Terra e participação especial do Milton Nascimento
Segunda Parte: Casa das Andorinhas – Música instrumental de Egberto Gismonti



“Viver em dois tempos ao mesmo tempo. Romper 100 anos em 1 segundo” 

        Esse foi o slogan de divulgação de Amazônia, trama dos autores Jorge Duran, Denise Bandeira e Regina Braga.

        Amazônia seguia o mesmo estilo de Pantanal, tendo desta vez a floresta Amazônica como pano de fundo. Porém os esforços foram em vão e a trama acabou não sendo bem recebida pelo público. Com a tentativa de salvar Amazônia, foi lançada um segunda  parte da novela focando a história  apenas na trama do passado, visto que a história inicialmente era contada em dois tempos,  1899 e no futurista ano de 2010.

        Amazônia trazia em seu elenco nomes que brilhariam na Globo logo nos anos seguintes: Cristiana Oliveira, Marcos Palmeira, Helena Ranaldi  e Júlia Lemmertz.


Tocaia Grande (1995)
Tema de Abertura: O VentoOswaldo Montenegro


      
        Com uma produção de mais de 8 milhões , em 1995 a Manchete apresentou a trama de TocaiaGrande, dos autores Mário Teixeira, Duca Rachid e Marcos Lazarini, baseados no romance homônimo de Jorge Amado.

Tocaia Grande contava a  história da fundação de uma cidade no sul da Bahia numa época em que as plantações de cacau eram adubadas com sangue. A disputa pela terra e pelo domínio político entre os coronéis Boaventura Amaral (Carlos Alberto)  e Elias Daltro (Leonardo Villar).

 Com os resultados negativos da trama, Adolpho Bloch resolveu trocar a direção da novela e chamou Walter Avancini para “salvar” Tocaia Grande. Uma  das primeira providencias de Avancini foi chamar Walter George Durst para escrever a novela a partir de então,  criou novos personagens, enxugou o elenco, e claro inseriu bem mais sensualidade as sequencias da novela.

Mesmo sem chegar aos 22 pontos sonhados por Adolpho, Tocaia Grande se recuperou e terminou com uma audiência satisfatória, considerando o fato de estar sendo vinculada pela Rede Manchete. A trama deu uma injeção de patrocínio à emissora, que nos 11 meses de exibição da trama produziu vários outros programas dando uma boa revitalizada na grade de programação da trama.

Pela primeira vez na história da Justiça do Trabalho, uma novela foi dada como garantia para pagamento de dívidas. No processo movido, em 1998, por funcionários da  extinta Rede Manchete, Tocaia Grande avaliada em 5 milhões, foi oferecida como penhora  pela empresa Bloch Som e Imagem.


Xica da Silva (1996)
Tema de Abertura (Na exibição Original da Manchete): Xica RainhaPatrícia Amaral, Marcus Viana e Transfônica Orkestra
Tema de Abertura (Na reprise do SBT, em 2005): Xica da  SilvaJorge Benjor




        O prestígio e terceiro lugar isolado, a Rede Manchete só voltou a ter novamente em 1996, quando exibiu o fenômeno Xica da Silva, do autor Walcyr Carrrasco (sob o pseudônimo de Adamo Angel) baseado no romance Xica que Manda de Agripa Vasconcellos.

        Com forte apelo erótico, Xica da Silva é considerada um clássico dentro da emissora, consagrou  Walcyr Carrasco,  na época contratado pelo SBT, e por isso o pseudônimo para assinar a trama; e Tais Araújo que na  pele da escrava foi alçada ao posto de grande estrela, e logo que terminou a novela foi contratada pela Rede Globo.

        A Atriz ainda era menor quando começou gravar a trama e assim não poderia aparecer em cenas de nudez. Enquanto não podia despir Tais, a trama exibiu a nudez de várias outras atrizes em destaque  Adriana Galisteu, quem mais apareceu nessas condições na novela. Os dezoitos anos da  Tais Araújo foi comemorado em alto estilo. Depois de 50 capítulos,  finalmente a nudez completa de Xica da Silva em uma banho de cachoeira no capítulo de 02.12.1996.

        Com primorosa e caprichada direção de Avancini, Xica da Silva foi uma novela empolgante, forte, sensual, realista, e não poupou em cenas de violência explícita. São inúmeras as seqüências de assassinatos, execuções, e até torturas. Um dos fortes momentos da novela aparece quando Maria (Zezé Motta), mãe de Xica, é morta, tendo seus braços e pernas amarrados a quatro cavalos que, assustados por um tiro, correm em direções contrárias, esquartejando o corpo da negra em plena praça pública. Além dessa, as cenas que envolviam as bruxarias de Benvinda (Míriam Pires) e Violante (Drica Moraes) também não economizaram em tecnologia e realismo.

        Além de Taís Araújo, Giovanna Antonelli e Drica Moraes Drica Moraestiveram destaque na novela e logo em seguida   voltaram para a Globo com status de grande estrela.


Mandaracu (1997)



        Mandacaru, planta que nasce no sertão, batizou essa história que tinha o cangaço como tema, retratando os costumes e discutindo questões de terra e que completa 20 anos neste sábado (12.08). A Trama do autor Carlos Alberto Ratton foi a penúltima novela apresentada pela Rede Manchete, que já passava pela crise que a levaria à falência em 1999.  Depois de Mandacaru a emissora ainda produziu Brida, inspirada no livro de Paulo Coelho, mas que acabou não sendo finalizada.
        A novela teve pouca repercussão, porém mesmo assim  apresentou 259 capítulos e é uma das mais longas novelas da emissora. Devido à crise financeira que a Manchete enfrentava não  teve condições de produzir rapidamente uma substituta no horário e esticou Mandacaru até onde pode.
Para segurar esse “esticamento” a novela  cortou vários personagens e trouxe várias participações de luxo como Marília Pêra, Agildo Ribeiro, Elba Ramalho, Tânia Alves, Roberta Close e uma versão de Lampião e Maria Bonita vivida pelos cantoresAlceu Valença e Daniela Mercury.
Para justificar a duração, a trama central inicial deu lugar a uma nova história, onde o personagem Zebedeu do Benvindo Siqueira,  tornou-se o protagonista, dando mais ênfase ao humor na produção.
A novela tinha uma boa temática e com o cuidado certo talvez  tivesse repetido o sucesso de  Xica da Silva (1996), a trama anterior no horário. Isso ficou ainda mais claro quando a Rede Bandeirantes  comprou os direitos de exibição da trama da massa falida da Manchete e reapresentou em 217 capítulos , marcada por um audiência maior do que a da exibição original.

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu