Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Roque Santeiro volume 2 (1985)


        Hoje a estrela do post é uma pioneira. O Sucesso da  trama do Dias Gomes ( e do AguinaldoSilva) RoqueSanteiro em 1985, e consequentemente sua trilha nacional,   que em menos de três meses vendeu meio de milhão de cópias, fizeram com que a Globo pela primeira vez deixasse de produzir a trilha internacional de uma novela, substituindo por um  “volume 2” da trilha nacional.
        A trilha internacional de Roque Santeiro já estava totalmente pronta para ser veiculada na trama e lançada para o comércio, porém  Mariozinho Rocha, a época produtor musical da Globo, resolveu arriscar e engavetou a trilha internacional. Foi uma decisão arriscada, porém uma das mais acertadas. A partir de Roque Santeiro todas as tramas ditas “regionais” ao invés de uma trilha internacional ganharam volume 2 da trilha nacional. O que condizia muito mais com a temática do enredo da trama.
        Roque Santeiro Volume 2 não vendeu tanto quanto a primeira,  mas teve uma boa tiragem e é muito lembrada pelos saudosos que se apegaram  a várias faixas que marcaram as rádios . O LP trazia um dos trios românticos mais famosos da nossa teledramaturgia: Senhorzinho Malta (Lima Duarte), Viúva Porcina (Regina Duarte) e Roque  (José Wilker).

        A trilha abria com o samba “Malandro Sou Eu” na voz da Beth Carvalho que acompanhava o candidato a santo mais safado da tv, o protagonista  Roque, imortalizado por José Wilker.  Nada mais inspirador para dar o ponta pé inicial de uma disco com a responsabilidade de ser um pioneiro no gênero.

        LídiaBrondi, que faz muita falta às novelas, deu vida a cosmopolita Tânia, a filha do Senhorzinho Malta na trama de Roque Santeiro. Sempre batendo de frente com a Viúva Porcina (Regina Duarte), por nunca ter engolido seu caso com o pai, ganhou a música “Coisas do Coração” na voz do Ritchie.  No decorrer da novela Tânia se envolve amorosamente com o Padre Albano (Cláudio Cavalcanti) e esse empasse de viver ou não esse amor proibido foi embalado por “Entra e Sai de Amor” do cantor Altay Velloso.

        Um dos carros-chefes da trilha foi “Vitoriosa”, música  do IvanLins, marcou o início do ano de 1986, e dentro de Roque Santeiro marcava a transformação da Lulu, personagem da CássiaKiss, quando finalmente conseguia se livrar da repressão do marido Modesto Pires (Armando Bógus).

        “Verdades e Mentiras”, outra música que tocou muito na segunda parte da novela, assim como o “A B C do Santeiro” foi composta e gravada por Sá e Guarabyra  especialmente para trama. Impossível imaginar a praça de Asa Branca e os vários acontecimentos da cidade sem essas músicas de fundo.

        As cordas da guitarra de Pepeu Gomes entraram em Asa Branca através  de “Mil e uma Noites de Amor” que na trama foi tema da bela  Linda Bastos, a personagem vivida pela Patrícia Pillar, e seu marido Gerson, do saudoso Luiz Armando Queiroz.

        Três nomes fortes da MPB  enriqueceram o LP com suas participações: Cauby Peixoto integrou a trilha com “Amparito Amor”  tema da personagem Amparito Hernandez vivida pela atriz Nélia de Paula; Joanna embalou com “Mal Nenhum”  o romance de Ninon e Delegado Feijó, personagens da Cláudia Raia e Maurício do Valle, quando ela  ainda pensava ser ele o verdadeiro lobisomem de Asa Branca; e Nana Caymmi com “Fruta Mulher”  que embalou a esfuziante Matilde, da saudosa Yoná Magalhães.

        Lucinha Lins viveu em Roque Santeiro uma das personagens mais atingidas pelas mentiras de vida e morte do seu então noivo. No LP volume 2, a Mocinha ganhou do grupo MPB 4Mal de Raiz” para embalar seus traumas e decepções.

        Fechando o post sobre o volume 2 de Roque Santeiro algo que também poucas vezes se repete em trilhas de novelas. Uma dupla cantar dois temas em um mesmo disco. Foi o caso de Cláudio Nucci e Zé Renato, que não só cantaram como compuseram “Pelo Sim Pelo Não” e “A Hora e a Vez” tema  do Senhorzinho Malta e Porcina respectivamente.
               

        Vale a pena dar uma olhada (e ouvida) na trilha internacional de Roque Santeiro que nunca chegou a ser lançada. O Canal Viva  cerca de 5 anos,  quando reprisou Roque Santeiro (1985),  disponibilizou no site o compilado  com as músicas internacionais que iriam  embalar os moradores de Asa Branca.  Nomes como Tina Tuner , Madonna e Bryan Adams  compunham a trilha, além de um inédito dueto entre Diana Ross e Júlio Iglesias. O LP já tinha até  capa, Patrícia Pillar que se destacou na novela com a atriz Linda Bastos.
Vale muito a pena ouvir também essa trilha que seria sem nunca ter sido!


01. Shout - Tears For Fears
02. Do It For Love - Sheena Easton
03. Say You, Say Me - Lionel Richie
04. If I Was - Midge Ure
05. Like a Virgin – Madonna
06. Run To You - Bryan Adams
07. Forever - Kenny Loggins
08. We Don't Need Another Hero - Tina Turner
09. All Of You - Diana Ross and Julio Iglesias
10. Money For Nothing - Dire Straits
11. Amparito Amor - Cauby Peixoto
12. I'm Your Man - Wham!
13. Burning Heart – Survivor
14. Would I Lie To You – Eurythmics

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

No Tema e Na Trilha do Caetano Veloso

    Um dos mais respeitados e produtivos artista latino-americanos, Caetano Veloso é um ícone da música brasileira. O Cantor foi considerado pela revista Rolling Stones   o quarto maior artista  de todos os tempos pelo conjunto da obra.     Falar da obra do Caetano Veloso levaria uns 50 post´s , afinal o cantor é um marco para a nossa música.     Assim vou me ater apenas às clássicas músicas que o cantor emprestou para embalar a teledramaturgia brasileira.   10º.  O Leãozinho  -  ( Sem Lenço e Sem Documento   - 1977 )         Essa foi a primeira música   do Caetano a ser tema de novela. Em Sem Lenço e  Sem Documento do autor Mário Prata a música foi o tema de Rosário (Ana Maria Braga). 9º. Alegria , Alegria ( Sem Lenço  e Sem Documento /1979 e Anos Rebeldes /1992)         Na mesma novela ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...