Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Ângela Leal


        Ângela Leal está de volta à Globo na pele da vendedora de sanduíches Noêmia,  no seriado Sob Pressão, depois de 10 anos de serviços prestados a RecordTv.
        Uma das grandes atrizes brasileiras  com passagem em todas as emissoras  do país, sempre teve como principal característica do seu trabalho a simplicidade em dar vida a personagens que mais parecem pessoas da vida real.
        ÂngelaLeal se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e apesar de sempre ter gostado do teatro, não pensava em se profissionalizar. Mas tarde, insatisfeita com a profissão, decidiu fazer um curso de teatro com Sérgio Britto, e ao término do curso já era indicada a participar da primeira versão de Irmãos Coragem (1970), da Janete Clair na Globo.
        Apesar de nunca ter feito teatro, Ângela Leal é considerada uma mulher do teatro graças a sua luta pela manutenção do Teatro Rival – onde seu pai, Américo Leal, foi gerente e depois dono – e pela recuperação de todo o entorno da Cinelândia.
        No cinema estreou em 1975 em O Casal,  e participou de longas importantes como Zuzu Angel (2006), Bonitinha, mas Ordinária (2013) entre outros.
        O e10blog  já havia feito uma homenagem a Ângela Leal, quando a grande dama da tv estrelou o remake de Dona Xepa na RecordTv, mas estava lhe devendo essa homenagem mais detalhada e agora com gostinho de comemoração por seu retorno à tv.

Iolanda de Irmãos Coragem (1970)

        Ângela Leal estreou timidamente na trama da primeira versão de Irmãos Coragem, da autora Janete Clair. Na novela ela deu vida a Iolanda,  a enfermeira que atende Lourenço (Helmício Fróes) depois de uma acidente de carro. O tão perseguido diamante vai parar, temporariamente, nas mãos dela.

Olga de Gabriela (1975)

        Depois de alguns personagens de destaque, em 1975 a atriz ganhou um dos personagens de peso na trama de Gabriela, do autor Walter George Durst, baseado no romance Gabriela, Cravo e Canela do Jorge Amado. Na trama, Ângela deu vida a rica e mimada Olga Bastos, esposa do mulherengo Tonico Bastos, do Fúlvio Stefanini.  Por causa do temperamento do marido é extremamente ciumenta, mas nem isso apaga o fogo de Tonico pela cidade. É conhecida  por seus exageros no vestir e na defesa da honra e bons costumes.

Carmem de Escrava Isaura (1976)

        Na primeira versão de Escrava Isaura, do Gilberto Braga, baseada no romance de A Escrava Isaura, do Bernardo Guimarães, Ângela Leal deu vida a canastra cantora Lírica Carmem, que se sustentava na sociedade graças ao seu caso com o comendador Almeida (Gilberto Martinho). Após a morte da esposa Ester (Beatriz Lyra), Almeida decide casar-se com ela.

Laura de O Astro (1977)

        Na primeira versão de O Astro, da Janete Clair, Ângela Leal começava viver um perfil de personagem que sempre lhe cai muito bem,  as mulheres simplórias do povão. Laura, sua personagem, era a dona de casa assumidíssima, apaixonada pelo marido Neco (Flávio Migliaccio) e que só pensa em lhe dar filhos.
       
Regina Dona Xepa (1977)

        Em 1977, Ângela Leal viveu na primeira versão de Dona Xepa, escrita pelo Gilberto Braga na Globo,  Regina  a  balconista aspirante a atriz  e que tinha uma paixão platônica por Otávio (Cláudio Cavalcanti). Extrovertida e que fala o que pensa, adora Xepa (Yara Cortes), mas não mantem uma boa relação com Rosália (Nívea Maria), de quem não aprova as atitudes. Nesta época Ângela nem sonhava que 24 anos depois estrelaria  o remake de Dona Xepa como a protagonista, na produção da RecordTv em 2013.

Suely de Água Viva (1980)

        Em Água Viva, do Gilberto Braga, Ângela Leal viveu uma das personagens mais lembradas da ensolarada trama. Vizinha do orfanato que era uma das locações da trama, fez de tudo para descobrir o paradeiro dos pais  da pequena órfã Maria Helena (Isabela Garcia), a quem adorava  como uma filha.  No decorrer da trama ela acaba encontrando o pai da menina, Nelson (Reginaldo Faria),  apaixona-se perdidamente por ele  e sofre com sua rejeição. Incentivada por Stella (Tônia Carrero) , Sueli vai para Paris e volta totalmente repaginada. Em Água Viva, Ângela Leal nos proporcionou momento memoráveis em cenas de pura emoção na dobradinha com ainda criancinha Isabela Garcia.

Maria Bruaca de Pantanal (1990)

        Ângela Leal começa a década de 90 na Rede Manchete  vivendo mais uma mulher do povo e com a simplicidade como seu principal chamariz. Maria Bruaca, como era chamada pejorativamente pelo marido Tenório (Antônio Petrin), era totalmente dedicada ao lar embora sofresse com a rejeição do marido que não a via mais como mulher. A personagem sem dúvidas foi uma das responsáveis pelo sucesso da novela do Benedito Ruy Barbosa que marcou a emissora na década.


        Outra personagem inesquecível da  Ângela na Manchete foi a Velha Biga de A História de Ana Raio e Zé Trovâo, dos autores Marcos Caruso e Rita Buzzar. A personagem lhe rendeu  o prêmio de Melhor atriz coadjuvante do ano de 1991 da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). O Prêmio foi mais que merecido. Ângela se entregou de uma maneira plena a personagem, abrindo mão de vaidade e outros vícios   do glamour que rodeiam as grandes atrizes já consagradas. :

Olga de Bela,  a Feia (2009)

        Em 2009, Ângela Leal se muda para a RecordTv e estreia  na emissora como Olga na trama de Bela, A feia, da autora Gisele Joras, baseada no original Yo Soy Betty, La Fea de Fernando Gaitán. Sua personagem era a governanta Olga,  da casa do jovem Rodrigo (Bruno Ferrari), que depois de abandonado pela mãe, acaba desenvolvendo uma relação quase fraternal com ela, e Olga por sua vez o considera como seu verdadeiro filho.

Heloísa de Balacobaco (2013)

        Em Balacobaco (2012), trama da autora Gisele Joras, Ângela Leal deu vida a personagem Heloísa, que no decorrer da trama acaba sofrendo com as vilanias de Norberto (Bruno Ferrari).  O Vilão assassina a personagem   para que esta não entregue uma carta que o incrimina na reta final da novela.

Xepa de Dona Xepa  (2013)

        Em 2013, Ângela Leal foi escolhida para protagonizar o remake de Dona Xepa, do autor Gustavo Reiz, baseado na peça homônima de Pedro Bloch, que já havia rendido a versão original da Globo em 1977 com Yara Cortes no papel título , que por usa vez rendeu uma outra versão, Lua Cheia de Amor, também na Globo em 1990.  Era uma tarefa difícil viver uma personagem imortalizada por Yara Cortes, e não cair na cópia ou na caricatura. Antes de Ângela  Leal,  que ainda estava na trama de Balacobaco (2012), a RecordTv sondou Betty Faria para viver a Xepa, mas logo nos primeiro capítulos ficou nítido que Ângela Leal nasceu para viver a feirante mais famosa da teledramaturgia nacional. Conseguiu imprimir a simplicidade e humor na medida certa que a personagem pedia, e já com uma carreira consagrada fez  da Xepa um divisor de águas para o seu currículo.


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...