Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Beijo do Vampiro (2002)



        Olha que está debutando está semana – A trama de O Beijo do Vampiro, um dos grandes sucessos do autor Antônio Calmon, que estreava há 15 anos (26.08.2002), e que vinha na temática dos vampiros, uma espécie de Vamp 2 , sucesso do autor do início da década de 90.

        Porém depois de toda a especulação na produção de O Beijo do Vampiro, Calmon foi a imprensa declarar que a Globo só aceitou  fazer a trama com a segurança de que ela não seria uma Vamp 2, a emissora não via com bons olhos a continuação da trama  20 anos depois. Assim contratou MarcosPaulo, ao invés de Jorge Fernando que dirigiu Vamp  (1991) e O Beijo do Vampiro mesmo com o vampirismo no sangue,  realmente teve uma alma que em  nada lembrava  o fenômeno de 1991.

        Uma das principais preocupações  da produção era não repetir o elenco, assim nem pensar em Claudia Ohana, Joana Fomm ou Ney Latorraca, certo? Mas a Globo só  conseguiu segurar isso até a metade da trama. Ney Latorraca que imortalizou o Vlad na trama de 1991, acabou voltando como o vampiro do mal Nosferatu e,  novamente foi aclamado por suas vilanias hilárias.



        No elenco grandes nomes como Tarcísio Meira (Bóris), Cláudia Raia (Mina), Déborah Secco (a Vamp-lacraia da Lara) e Júlia Lemmartiz (a Marta-Morta) enriqueceram o núcleo vampiresco da trama e viveram personagens  que marcaram a história e seus currículos.  



        FláviaAlessandra viveu  na trama a  mocinha/protagonista Lívia. Curiosamente era a terceira Lívia na carreira da atriz. Ela já havia defendido personagem com esse nome na trama de Meu Bem Querer em 1998 e Porto dosMilagres (2001) um ano antes.



        Gabriel Braga Nunes viveu na trama o vampiro do mal Victor Victório. Em 2007, o ator já contratado na RecordTv,   deu vida na trama de Os Mutantes ao delegado Taveira, que no decorrer da novela se transforma em Vampiro. Na Época Antônio Calmon declarou que se achou plagiado por Tiago Santiago, devido à grande semelhança física, por se tratar do mesmo intérprete, mas principalmente pelo perfil do personagem.



        O Beijo do Vampiro tinha um personagem infantil muito importante dentro da trama – o menino Zeca filho do grande vampiro Bóris (Tarcísio Meira). A Seleção para o ator que viveria o personagem foi minuciosa e Kaiky Brito ganhou o personagem estreando na Tv com o protagonista mirim da novela. Mesmo com pouca idade e  pouquíssima experiência o ator  se mostrou muito seguro brilhando em cena com nomes como Tarcísio Meira, Ney Latorraca, Cláudia Raia entre outros.



        A Vampira Mina imortalizada pela Cláudia Raia, na verdade seria vivida por Christiane Torloni, porém a atriz preteriu o papel para ficar com a Helena do Manoel Carlos em Mulheres Apaixonadas (2003). Cláudia Raia mesmo grávida de dois meses, aceitou o papel. A personagem também engravidou na novela,  o que rendeu ainda uma outra super personagem mirim,  a Pandora (Juliana Lohmann). Pouco antes de ter o filho Cláudia se afastou da novela e retornou na reta final.



        Para viver a Mina envelhecida, Cláudia Raia ficava três horas à disposição do maquiador Westerley Dornellas. Ela recebia 23 próteses de látex na mão e outra, inteiriça, que vai do peito até o couro cabeludo. Os atores que viveram os vampiros da história usaram próteses desenvolvidas pelo dentista Marcelo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.



        Para a divulgação da trama a Globo criou um site o www.vampiromania.com.br  que divulgava  histórias e fatos relacionados ao universo dos vampiros, além dos bastidores da novela. Alguns produtos  sobre vampiros – como o gibi As Aventuras de Bóris, que era lido pelo garoto Zeca (Kayky Brito) foram colocadas à venda no mercado.

        A novela ganhou o Troféu Imprensa de Melhor novela do ano, assim como Tarcísio Meira  foi eleito melhor ator. O Tarcisão recebeu ainda , em setembro de 2003, o prêmio Austregésilo de Athayde. A Premiação é concedida aos 50 profissionais que mais se destacaram no cenário artístico, cultural e empresarial da cidade do Rio de Janeiro.

Kayky Brito ganhou o Prêmio Contigo! de 2003 como melhor ator revelação; Cecília Dassi foi eleita a melhor atriz infantil, por sua atuação como Beatriz.; e Marcos Paulo ganhou o prêmio de melhor diretor. A novela também foi agraciada com o prêmio Contigo! de melhor maquiagem, oferecido a Luiz Ferreira e Henrique Mello.

        O Beijo do Vampiro não chegou a ser um fenômeno de audiência ,  mas foi aquele tipo de novela que a gente se apega ao assistir. Mesmo com uma trama sombria, tendo o vampirismo como pano de fundo, a novela era tida como mais centrada em valores familiares  que Vamp. Os  vampiros, mesmo os vilões,  tinham código de ética e uma pitada de humor, o que fazia com que nos apegássemos à eles  tal qual aos mocinhos da novela.

        A novela  foi sem dúvidas  um dos últimos melhores trabalhos do Calmon. Depois de  O Beijo do Vampiro, o autor escreveu Começar de Novo (2004) em parceria com a Elizabeth JhinTrês Irmãs (2008) e o seriado Na Forma da Lei (2010), mas nenhum dos três comparados a repercussão de O Beijo do Vampiro.

Ficha Técnica:

Novela do Autor Antônio Calmon
Direção Geral: Marcos Paulo
Elenco:
TARCÍSIO MEIRA – Duque Bóris Vladescu (Dr. Ígor Pivomar)
FLÁVIA ALESSANDRA – Lívia / Princesa Cecília
MARCO RICCA – Augusto
ALEXANDRE BORGES – Rodrigo
LUIZ GUSTAVO – Galileu / Herculano Van Der Burger
GLÓRIA MENEZES – Zoroastra
JÚLIA LEMMERTZ – Marta (Marta Morta)
NEY LATORRACA – Nosferatu
CLÁUDIA RAIA – Mina de Montmartre
GABRIEL BRAGA NUNES – Victor
DEBORAH SECCO – Lara
EDUARDO GALVÃO – Armando Bananeiras
CLÁUDIA MAURO – Matilde
CELSO FRATESCHI – Ezequiel (Frei Abelardo)
TATO GABUS MENDES – Bartô
BETTY GOFMAN – Amélie Jolie
ROSANE GOFMAN – Drª Petra Van Pretta
CELSO BERNINI – Baratão (Andrezinho)
MAYTÊ PIRAGIBE – Lucinha
SÉRGIO MENEZES – Carlos
BIANCA CASTANHO – Ciça
MÁRIO FRIAS – Roger
MÁRIO SCHOEMBERGER – Professor Antunes
ANA ROSA – Telma / Yolanda (Yoyô)
CECÍLIA DASSI – Beatriz
TONY TORNADO – Godzila (Pedrão)
ZEZÉ MOTTA – Nair
LÍVIA ROSSI – Socorro
ÍRIS BRUZZI – Mirtes
GÉSIO AMADEU – Gentil
ELOÍSA MAFALDA – Dona Carmem
GUILHERME PIVA – Monstro do Espelho (Rodolfo Roberto)
MARIA CLARA MATTOS – Isaura
MARIA GLADYS – Gracinha
JÚLIO BRAGA – Guarujá
JAIME LEIBOVITCH – Padre Inácio
as crianças
KAYKY BRITO – Zeca
JULIANA LOHMANN – Pandora
THIAGO FARIAS – Renato (Furão)
RENATA NASCIMENTO – Tetê
GUILHERME VIEIRA – Juninho
BERNARDO CASTRO ALVES – Guilherme
e
ALEXANDRE SLAVIEIRO – amigo de Roger
ANDRÉ VALLI – Ozíris
BETTINA VIANNY – madre
BRUNO MENDES – amigo de Roger
CARLOS GREGÓRIO – Dr. Maurício (médico de Guilherme)
CLARA GARCIA – Lidiane
DEBORAH EVELYN – Laura (falecida mulher de Augusto, irmã de Marta)
DENIS CARVALHO – Conde Drácula
EDUARDO CONDE – Rei Dagoberto (pai da Princesa Cecília, no século 17)
EVELYN RAPOSO – Conceição (cozinheira da pensão de Zoroastra)
FÁBIO SABAG – Dr. Eulálio
FELIPE MARTINS – Breguete
FRANCISCA QUEIRÓZ – Elvira
FRANCISCO CUOCO – Nogueira
GASPAR FILHO – Príncipe Ranulfo
JONATHAN LOMBELO – Guinho
JORGE FERNANDO
LILIAN MATTOS – amiga de Roger
LUIZ MAZULLO – Príncipe Manfredo
LUMA COSTA – Letícia (namorada de Renato)
MAGDA TORRES – Drª Ilsa
MÁRIO CÉSAR CAMARGO – detetive
MICHELI MARTINS – Bárbara (ex-namorada de Carlos)
REGINA REMESCIUS – Rainha Astride
RENATA LIMA – enfermeira
SÉRGIO VIOTTI – Padre Ambrósio
SILVIA BANDEIRA – Silvia
THIAGO LACERDA – Beto (Roberto Gonçalves, marido de Lívia, na atualidade, morto num acidente provocado por Bóris) / Conde Rogério (noivo da Princesa Cecília, no século 17, morto por Bóris num duelo)
ÚRSULA CORONA – amiga de Roger
Exibição: 26 de Agosto de 2002 à 03 de Maio de 2003
Capítulos: 215

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

  1. Deborah Secco estava loura e linda nessa novela. Mas suas curvas mais voluptuosas renderam críticas maldosas e sem sentido de que ela estaria gorda, o que acabou por magoa-la. Houve quem falasse de doenças, de anabolizantes e até de que o namorado dela na época, o Dado Dollabella, a estaria incentivando a comer demais, fazendo ela entrar num verdadeiro regime de engorda, e turbinando as curvas a base de bifes com batatas fritas. no carnaval de 2003 ela própria chegou a responder às críticas comentando, aparentemente satisfeita, que o bumbum e as coxas estava grandes. Mas não teve jeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talent...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

Novelas Inesquecíveis – Mandacaru (1997)

        Mandacaru , planta que nasce no sertão, batizou essa história que tinha o cangaço como tema, retratando os costumes e discutindo questões de terra e que completa 20 anos neste sábado (12.08). A Trama do autor Carlos Alberto Ratton foi a penúltima novela apresentada pela Rede Manchete , que já passava pela crise que a levaria à falência em 1999.  Depois de Mandacaru a emissora ainda produziu Brida , inspirada no livro de Paulo Coelho , mas que acabou não sendo finalizada.         Ambientada nos anos 30, em Jatobá, sertão da Bahia, a trama inicia-se após a morte de Lampião e Maria Bonita. O novo chefe do bando de cangaceiros é Tirana (Victor Wagner), que, como vingança aos coronéis da região, rouba Juliana (Carla Regina), filha de um poderoso latifundiário. O sequestro acontece quando a moça estava no altar, pronta para se casar com o Dr. Edgar (Jandir Ferrari), médico da cidade, mesmo ...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...