Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Labirinto (1998)



        Labirinto,  minissérie brasileira exibida pela Globo entre 28 de abril e 31 de maio de 1998, com um total de 35 capítulos, escrita por Gilberto Braga, com colaboração de Leonor Bassères e direção geral de Dennis Carvalho, é  considerada uma das melhores minisséries de suspense da TV Globo nos anos 90.  Gilberto Braga já era consagrado por minisséries como Anos Dourados e Anos Rebeldes.

O visual da minissérie, elegante e escuro, remete aos clássicos do cinema noir. A trama mistura suspense policial, mistério e drama familiar. A história gira em torno do empresário André Meireles (vivido por FábioAssunção), que se vê envolvido num complicado caso de assassinato. Ele é acusado de matar a amante do seu sócio e, para provar sua inocência, precisa mergulhar num verdadeiro "labirinto" de intrigas e traições.

Durante sua luta para descobrir a verdade, André se depara com segredos obscuros da alta sociedade, além de enfrentar o próprio passado, repleto de dores e conflitos familiares. A trama tem um tom de thriller, com reviravoltas e um clima tenso e misterioso.

Protagonizada por Fábio Assumção, Malu Mader, Luana Piovanni,  Marcelo Serrado e  um grande elenco, a   minissérie teve grande repercussão na época por seu tom adulto e sofisticado, além das cenas ousadas e da trilha sonora marcante.

É  essa trilha   produzida por Paulo Henrique e direção  musical do Mariozinho Rocha, que vamos  dissecar no post de hoje. 



Com o Fábio Assumção  na capa, a trilha traz  nomes  como Maria Bethânia, Zelia Duncan, Danilo Caymmi, Marina Lima, Caetano Veloso, Tom Jobim e Leila Pinheiro, mesclada  com nomes  internacionais  como Sheryl Crow, Nielsen, Randy Crawford  entre  outros.   

“Âmbar”

Intérprete: Maria Bethânia

Compositores: Rodrigo Campelo e José Helder



        A música "Âmbar" é uma composição de Rodrigo Campello e Jorge Helder, gravada por Maria Bethânia no álbum "Mar de Sophia", lançado em 2006. A canção é uma delicada mistura de poesia e sonoridade refinada, trazendo elementos de MPB e jazz, com arranjos sofisticados e na minissérie foi usada como tema de locação da Livraria, um dos principais cenários  da  trama. 

 

“Let´s Stay Together”

Intérprete:  Al Grenn

Compositores: Al Green, Willie Mitchell e Al Jackson Jr.



        "Let’s Stay Together" é uma das músicas mais icônicas da carreira de Al Green e um verdadeiro clássico da soul music. Lançada em 1971, a faixa integra o álbum homônimo “Let’s Stay Together”, sendo considerada o maior sucesso do cantor.   Em Labirinto a música foi o tema da  ninfomaníaca  Nietinha, vivida pela atriz Alice Borges. 

 

“Verbos Sujeitos”

Intérprete: Zélia Duncan

Compositores: Cristian Oyens e Zélia Duncan



        Yoyô, a tresloucada personagem vivida  pela Isabela Garcia, ganhou essa faixa como tema.  A música tem uma levada suave, com elementos do folk e do pop acústico, marca registrada da parceria Duncan-Oyens. O arranjo é delicado, com destaque para o violão e o vocal limpo de Zélia.

 

“If It Makes You Happy”

Intérprete: Sheryl Crow

Compositores: Jeff Trott



        "If It Makes You Happy" é uma das músicas mais conhecidas da cantora e compositora norte-americana Sheryl Crow. Ela foi lançada em 1996 como single de seu segundo álbum de estúdio, "Sheryl Crow".  A Música foi o tema Paula Lee, a protagonista da minissérie  vivida pela Malu Mader e também foi usada nas vinhetas de intervalo.

 

“Casaco Marron”

Intérprete: Danilo Caymmi

Compositores: Danilo Caymmi e Ronaldo Bastos



        “Casaco Marron” embalou os poucos momentos de paz que André, o personagem do Fábio Assumção teve na trama.  Belíssima canção , interpretada por Danilo Caymmi, lançada originalmente no álbum "Cheiro Verde" (1977). A música tem letra de Ronaldo Bastos e melodia de Danilo Caymmi, dois nomes importantes da música brasileira.

 

“Without You”

Intérprete: Nilssen



        Essa  versão de “Without You”, muito marcada pela voz da  Mariah Carey, entrou na trilha de Labirinto como tema de amor  dos protagonistas Paula Lee e André, vividos  pela Malu Mader e Fábio Assumção. 

 

“Não Enche”

Intérprete e Compositor: Caetano Veloso



        Ivan, o personagem vivido pelo Luciano Szafir, ganhou essa  faixa do cantor e compositor CaetanoVeloso, como tema. Lançada em 1997 no álbum "Livro". Trata-se de uma canção marcada pela mistura de gêneros como samba-reggae, pop e MPB, com um tom provocativo e irônico, algo típico do estilo de Caetano.

        "Não Enche" teve grande repercussão na época, inclusive com direito a videoclipe exibido na MTV Brasil. Além disso, virou uma espécie de "hino" informal para quem deseja dizer de forma elegante (ou nem tanto) que está cansado das cobranças alheias.

        Ela teve destaque inicial  também na trilha de  Paraíso Tropical (2007), como tema da personagem Bebel, interpretada por Camila Pitanga, na trama de Gilberto Braga.

 

“Deixe Estar”

Intérprete: Marina Lima

Compositor: Antônio Cícero e Marina Lima



        Virgínia, uma das protagonistas vividas pela Luana Piovanni, foi embalada pela Marina Lima  com essa faixa.  A canção tem um clima envolvente, com arranjo sofisticado e um tom contemplativo. A letra aborda a aceitação e a liberdade emocional, passando uma mensagem de desprendimento, como o próprio título sugere ("deixe estar"). A música fala sobre deixar as coisas fluírem naturalmente, sem forçar situações, numa espécie de convite à leveza e ao desapego.

        O disco em que "Deixe Estar" foi lançada inclui outros sucessos como "O Chamado" e "Pessoa",  que  integraram a trilha das novelas  Quatro por Quatro (1994) e   FeraFerida (1993), respectivamente, e  consolidou Marina como uma das vozes mais marcantes da MPB nos anos 90, com sua voz grave e sua forma única de compor e interpretar.

 

Street Life”

Intérprete: Randy Crawford

Compositores: Joe Sample e Will Jennings



        "Street Life", tema do casal Paula Lee (Malu Mader) e Ricardo (Antônio Fagundes) ,  é uma música de grande sucesso lançada em 1979 pelo grupo The Crusaders, com vocal de Randy Crawford. A faixa faz parte do álbum “Street Life”, um dos maiores êxitos comerciais da banda.  Foi tema de filmes, séries e comerciais, sendo uma das canções mais icônicas da carreira de Randy Crawford.   Tornou-se um clássico das pistas de dança e é considerada um hino do jazz-funk e disco.

 

“Blue Train”

Intérprete:  Tom Jobim

Compositor:  Jonh Coltrane



Tom Jobim entrou na trilha  com essa versão de “Blue Train”, que foi usada  como tema  geral dentro da minissérie. 

 

“Sorriso de Luz”

Intérprete: Leila Pinheiro

Compositor: Gilson Peranzzetta e Nelson Wellington



Leonor, a  sofisticada e sensual  personagem vivida pela Betty Faria, ganhou como tema essa linda  canção interpretada por Leila Pinheiro no álbum “Na Ponta da Língua” (1998).

 

“Timidez”

Intérprete:  Nethy

Compositores:  Nethy e Rhandal Oliveira



         “Timidez”,  de autoria de Nethy Marques (também conhecida como Nethy) em parceria com Rhandal Oliveira,  foi gravada especialmente  para a trilha sonora de  Labirinto (1998).

 

“Caribean Blue  - The Wind Element”

Intérprete: Enya



        Caribbean Blue – The Wind Element" é uma das faixas mais cativantes de Enya, presente no álbum “Shepherd Moons” (1991).   O subtítulo "The Wind Element" faz referência aos elementos naturais representados na faixa — especialmente o vento, simbolizado pelas divindades clássicas e pelo sentimento de movimento, transição e leveza que a canção transmite.

 

Labirinto  (Instrumental)

Compositor: Marcus Vianna



        A música "Labirinto" (Instrumental) é uma composição marcante do maestro Marcus Viana, composta especialmente também para a minissérie.  Na trilha sonora da minissérie, essa música é usada principalmente nas cenas de suspense e mistério, contribuindo muito para o clima da trama. É uma faixa instrumental que ficou marcada entre os admiradores de trilhas de novelas e minisséries brasileiras.

 

Veja Também:

Além do Tempo 


Trilha  Sonora Eterna - O  QUinto dos Infernos 



Marron Glace Internacional



Mico Preto Internaciona



Anos Rebeldes



Mico Preto 



Perigosas  Peruas 



Perigosas Peruas Nacional 

Terra Nostra 

Trilha Sonora Eterna - A Vida da Gente (2011) 



Quatro  por Quatro internacional 


Trilha Sonora Eterna - O Bem Amado (1973) 

Camila Pitanga 

Aberturas Inesquecíveis - Paraíso Tropical (2007)




Trilha Sonora Eterna - Paraíso Tropical (2007) 

Retrospectiva 



Leoni

No Tema e Na Trilha do TOM JOBIM 

Novelas Inesquecíveis - Top Model (1989)

Trilha Sonora Eterna - Top Model (1989)
Trilha Sonora Eterna - Terra Nostra (1999)

Trilha Sonora Eterna - Porto dos Milagres Volume 2 (2001)

Corta pro Diretor   . . . Dennis Carvalho



Nossos Autores - Gilberto Braga 
VALE TUDO - Uma novela icônica 

Malu Mulher  - 40 anos 

Labirinto


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Vídeos  : You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha do Gipsy Kings

          Gipsy Kings é um grupo musical composto por ciganos que tocam rumba flamenca, um estilo musical variante do flamenco tradicional. Foi formado em 1979, na cidade de Arles da França.         O grupo é originalmente    formando por membros de duas famílias – Os Reyes e os Baliardo, que são parentes do grande músico flamenco Manitas de Plata . O Vocalista principal, Nicolas Reyes , é filho do grande músico, também de flamenco, José Reyes .         Atualmente o Gipsy Kings   é formado apenas   por Nicolas Reyes e Tonino Baliardo .         A Banda marcou seu nome no Brasil com os temas que emplacou nas tramas de Que Rei Sou Eu? (1988), Felicidade (1991), Pedra sobre Pedra (1992) e   Explode Coração (1995), temas esses que vamos relembrar no post de hoje.   “ Bamboleo ” ( Que Rei Sou Eu /1989) ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...