Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Êta Mundo Melhor” clima nostálgico é a grande chave da trama

 


        A novela Êta Mundo Melhor! estreou na segunda-feira, 30 de junho de 2025, na faixa das 18h da Globo, como sequência — mas com uma história nova — de ÊtaMundo Bom! (2016), com criação de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, sob direção de Amora Mautner.

        Candinho (Sérgio Guizé) voltou com tudo e para nós telespectadores a nostalgia  e ligação com  a trama  de 2016 e o  grande trunfo dessa  nova versão.

        A estreia teve um  primeiro capítulo emocionante e bem dirigido;  humor equilibrado, que encantou em meio à tensão e claro a ambientação nostálgica.



          A narrativa se passa cerca de 10 anos após os eventos da versão original, já ambientada no final dos anos 1940/princípio dos anos 50, desta vez em São Paulo.  Candinho (SergioGuizé) vive agora em uma mansão com Policarpo, o burrinho, após herdar a casa da mãe Anastácia.  Logo no primeiro capítulo, ocorre uma tragédia: a esposa Filó (Débora Nascimento) morre num incêndio provocado pelo vilão Ernesto (EribertoLeão), que também sequestra o filho do casal, Junior/Samir (Davi Malizia).  Esse evento desencadeia a grande trama da novela: Candinho parte em busca do filho, enfrentando traições da família (como Celso e Sandra) e a influência de Zulma (Heloísa Périssé) no orfanato onde a criança pode estar.

         Dos personagens originais, retornam figuras como Dita (Jeniffer Nascimento) alçada a nova protagonista,  Maria (BiancaBin), Cunegundes (ElizabethSavala), entre outros.

Alguns atores não retornaram (como Marco Nanini, CamilaQueiroz, Débora Nascimento  e KlebberToledo), o que motivou ajustes no enredo.



        Na verdade esses ajustes são o mais preocupantes na história. Confesso que não gostei de  ver que a Filó, vivida  pela Débora Nascimento, que terminou  linda e feliz com o Candinho em Êta Mundo Bom, iniciar  a nova trama fugindo com o Ernesto (Eriberto Leão), ou melhor tentando fugir, por que morre em  um incêndio  logo  no primeiro capítulo. Lembro que  a Filó foi suplantada na trama original e  praticamente só apareceu no último capítulo, mas não custava nada  a Globo ter convencido a Débora  dar um final mais digno a personagem para começar Êta Mundo Melhor.

        Outro ponto desagradável é a relação de amor de Celso e Maria, os  personagens vividos pelo Rainer Cadete e Bianca Bin, que  roubaram a cena em Êta Mundo Bom, devido a mais um ajuste, por causa da  Bianca  não ter  aceito participar da trama,   o Celso voltou a ter um perfil dúbio, traiu a  Maria e ela  acaba sofrendo um acidente e morre.  Foi um balde de água  fria   nos fãs.



Flávia Alessandra  volta na trama com a  Icônica vilã Sandra, que  brilhou  na novela  original.  Uma pena que mesmo com grande impacto na história, a participação de Flávia é limitada: até o capítulo 13,  um arco especial só para nos dar um gostinho de quero mais.



        No elenco destaque absoluto  para  Sérgio Guizé  e Elizabeth Savalla, que já  mostraram total sintonia com os   personagens  de Candinho e Cunegundes. Nem parece que  o tempo  passou para eles. 



        Larissa Manoela  volta ao horário das seis com  a nova protagonista da trama, personagem que  não  existia na  original.  Estela é  uma personagem complexa e cheia de camadas e que vai acabar se envolvendo com o Celso (Rainer Cadete) e o núcleo do Candinho (Sérgio Guizé).  A personagem ainda esconde um grande mistério que  promete movimentar a trama.

Outros personagens novos da trama também prometem muita emoção e diversão como a vilã cômica Zulma  (Heloísa Perissé)  e Medeia, vivida pela Beth Gofmann,  irmã de Quinzinho (AryFontoura) que,  chega ao sítio da família, após ter sido abandonada pelo marido, para abalar a rotina de Cunegundes (ElizabethSavala) com seu humor afiado e presença confrontadora.



Essa primeira semana de Êta Mundo Melhor, mostrou que  Walcyr Carrasco e Mauro Wilson acertaram em  combinar drama com humor sutil e com pitadas de humor pastelão em cenas leves, características das tramas da seis do Walcyr.  Esse acerto refletiu na audiência, dando  para  a novela a melhor  estreia  do horário da década.

 

Veja Também:

Eliane Giardini 



Terra e Paixão 

Sérgio Guizé 


Eriberto Leão 


Elizabeth Savalla


Beleza Fatal 



Verdades Secretas 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...