Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Êta Mundo Melhor” clima nostálgico é a grande chave da trama

 


        A novela Êta Mundo Melhor! estreou na segunda-feira, 30 de junho de 2025, na faixa das 18h da Globo, como sequência — mas com uma história nova — de ÊtaMundo Bom! (2016), com criação de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, sob direção de Amora Mautner.

        Candinho (Sérgio Guizé) voltou com tudo e para nós telespectadores a nostalgia  e ligação com  a trama  de 2016 e o  grande trunfo dessa  nova versão.

        A estreia teve um  primeiro capítulo emocionante e bem dirigido;  humor equilibrado, que encantou em meio à tensão e claro a ambientação nostálgica.



          A narrativa se passa cerca de 10 anos após os eventos da versão original, já ambientada no final dos anos 1940/princípio dos anos 50, desta vez em São Paulo.  Candinho (SergioGuizé) vive agora em uma mansão com Policarpo, o burrinho, após herdar a casa da mãe Anastácia.  Logo no primeiro capítulo, ocorre uma tragédia: a esposa Filó (Débora Nascimento) morre num incêndio provocado pelo vilão Ernesto (EribertoLeão), que também sequestra o filho do casal, Junior/Samir (Davi Malizia).  Esse evento desencadeia a grande trama da novela: Candinho parte em busca do filho, enfrentando traições da família (como Celso e Sandra) e a influência de Zulma (Heloísa Périssé) no orfanato onde a criança pode estar.

         Dos personagens originais, retornam figuras como Dita (Jeniffer Nascimento) alçada a nova protagonista,  Maria (BiancaBin), Cunegundes (ElizabethSavala), entre outros.

Alguns atores não retornaram (como Marco Nanini, CamilaQueiroz, Débora Nascimento  e KlebberToledo), o que motivou ajustes no enredo.



        Na verdade esses ajustes são o mais preocupantes na história. Confesso que não gostei de  ver que a Filó, vivida  pela Débora Nascimento, que terminou  linda e feliz com o Candinho em Êta Mundo Bom, iniciar  a nova trama fugindo com o Ernesto (Eriberto Leão), ou melhor tentando fugir, por que morre em  um incêndio  logo  no primeiro capítulo. Lembro que  a Filó foi suplantada na trama original e  praticamente só apareceu no último capítulo, mas não custava nada  a Globo ter convencido a Débora  dar um final mais digno a personagem para começar Êta Mundo Melhor.

        Outro ponto desagradável é a relação de amor de Celso e Maria, os  personagens vividos pelo Rainer Cadete e Bianca Bin, que  roubaram a cena em Êta Mundo Bom, devido a mais um ajuste, por causa da  Bianca  não ter  aceito participar da trama,   o Celso voltou a ter um perfil dúbio, traiu a  Maria e ela  acaba sofrendo um acidente e morre.  Foi um balde de água  fria   nos fãs.



Flávia Alessandra  volta na trama com a  Icônica vilã Sandra, que  brilhou  na novela  original.  Uma pena que mesmo com grande impacto na história, a participação de Flávia é limitada: até o capítulo 13,  um arco especial só para nos dar um gostinho de quero mais.



        No elenco destaque absoluto  para  Sérgio Guizé  e Elizabeth Savalla, que já  mostraram total sintonia com os   personagens  de Candinho e Cunegundes. Nem parece que  o tempo  passou para eles. 



        Larissa Manoela  volta ao horário das seis com  a nova protagonista da trama, personagem que  não  existia na  original.  Estela é  uma personagem complexa e cheia de camadas e que vai acabar se envolvendo com o Celso (Rainer Cadete) e o núcleo do Candinho (Sérgio Guizé).  A personagem ainda esconde um grande mistério que  promete movimentar a trama.

Outros personagens novos da trama também prometem muita emoção e diversão como a vilã cômica Zulma  (Heloísa Perissé)  e Medeia, vivida pela Beth Gofmann,  irmã de Quinzinho (AryFontoura) que,  chega ao sítio da família, após ter sido abandonada pelo marido, para abalar a rotina de Cunegundes (ElizabethSavala) com seu humor afiado e presença confrontadora.



Essa primeira semana de Êta Mundo Melhor, mostrou que  Walcyr Carrasco e Mauro Wilson acertaram em  combinar drama com humor sutil e com pitadas de humor pastelão em cenas leves, características das tramas da seis do Walcyr.  Esse acerto refletiu na audiência, dando  para  a novela a melhor  estreia  do horário da década.

 

Veja Também:

Eliane Giardini 



Terra e Paixão 

Sérgio Guizé 


Eriberto Leão 


Elizabeth Savalla


Beleza Fatal 



Verdades Secretas 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Vamos brindar com “Champagne” nos Fragmentos da Globoplay a partir desta segunda

        Primeira novela de  Cassiano Gabus Mendes   às oito da noite, horário mais “nobre” da  Globo,   Champagne (1983)  chega a plataforma a partir desta segunda (08.12)  pelo  Projeto Fragmentos   já   causando a maior  confusão na internet. A   Globoplay  divulgou que a  Globo  só tem a versão completa da trama em outra  língua, que  foi vendida na época, e sem a versão original brasileira, achou mais  viável lançar apenas os fragmentos. A novela  tem como  protagonistas   Tony Ramos,   Lúcia Veríssimo ,  AntônioFagundes  e  Irene Ravache .         Relembre a trama   :         1970. A bela copeira Zaíra é assassinada durante uma festa da sociedade. Treze anos depois, o principal acusado, o garçom Gast...