Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Êta Mundo Melhor” clima nostálgico é a grande chave da trama

 


        A novela Êta Mundo Melhor! estreou na segunda-feira, 30 de junho de 2025, na faixa das 18h da Globo, como sequência — mas com uma história nova — de ÊtaMundo Bom! (2016), com criação de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, sob direção de Amora Mautner.

        Candinho (Sérgio Guizé) voltou com tudo e para nós telespectadores a nostalgia  e ligação com  a trama  de 2016 e o  grande trunfo dessa  nova versão.

        A estreia teve um  primeiro capítulo emocionante e bem dirigido;  humor equilibrado, que encantou em meio à tensão e claro a ambientação nostálgica.



          A narrativa se passa cerca de 10 anos após os eventos da versão original, já ambientada no final dos anos 1940/princípio dos anos 50, desta vez em São Paulo.  Candinho (SergioGuizé) vive agora em uma mansão com Policarpo, o burrinho, após herdar a casa da mãe Anastácia.  Logo no primeiro capítulo, ocorre uma tragédia: a esposa Filó (Débora Nascimento) morre num incêndio provocado pelo vilão Ernesto (EribertoLeão), que também sequestra o filho do casal, Junior/Samir (Davi Malizia).  Esse evento desencadeia a grande trama da novela: Candinho parte em busca do filho, enfrentando traições da família (como Celso e Sandra) e a influência de Zulma (Heloísa Périssé) no orfanato onde a criança pode estar.

         Dos personagens originais, retornam figuras como Dita (Jeniffer Nascimento) alçada a nova protagonista,  Maria (BiancaBin), Cunegundes (ElizabethSavala), entre outros.

Alguns atores não retornaram (como Marco Nanini, CamilaQueiroz, Débora Nascimento  e KlebberToledo), o que motivou ajustes no enredo.



        Na verdade esses ajustes são o mais preocupantes na história. Confesso que não gostei de  ver que a Filó, vivida  pela Débora Nascimento, que terminou  linda e feliz com o Candinho em Êta Mundo Bom, iniciar  a nova trama fugindo com o Ernesto (Eriberto Leão), ou melhor tentando fugir, por que morre em  um incêndio  logo  no primeiro capítulo. Lembro que  a Filó foi suplantada na trama original e  praticamente só apareceu no último capítulo, mas não custava nada  a Globo ter convencido a Débora  dar um final mais digno a personagem para começar Êta Mundo Melhor.

        Outro ponto desagradável é a relação de amor de Celso e Maria, os  personagens vividos pelo Rainer Cadete e Bianca Bin, que  roubaram a cena em Êta Mundo Bom, devido a mais um ajuste, por causa da  Bianca  não ter  aceito participar da trama,   o Celso voltou a ter um perfil dúbio, traiu a  Maria e ela  acaba sofrendo um acidente e morre.  Foi um balde de água  fria   nos fãs.



Flávia Alessandra  volta na trama com a  Icônica vilã Sandra, que  brilhou  na novela  original.  Uma pena que mesmo com grande impacto na história, a participação de Flávia é limitada: até o capítulo 13,  um arco especial só para nos dar um gostinho de quero mais.



        No elenco destaque absoluto  para  Sérgio Guizé  e Elizabeth Savalla, que já  mostraram total sintonia com os   personagens  de Candinho e Cunegundes. Nem parece que  o tempo  passou para eles. 



        Larissa Manoela  volta ao horário das seis com  a nova protagonista da trama, personagem que  não  existia na  original.  Estela é  uma personagem complexa e cheia de camadas e que vai acabar se envolvendo com o Celso (Rainer Cadete) e o núcleo do Candinho (Sérgio Guizé).  A personagem ainda esconde um grande mistério que  promete movimentar a trama.

Outros personagens novos da trama também prometem muita emoção e diversão como a vilã cômica Zulma  (Heloísa Perissé)  e Medeia, vivida pela Beth Gofmann,  irmã de Quinzinho (AryFontoura) que,  chega ao sítio da família, após ter sido abandonada pelo marido, para abalar a rotina de Cunegundes (ElizabethSavala) com seu humor afiado e presença confrontadora.



Essa primeira semana de Êta Mundo Melhor, mostrou que  Walcyr Carrasco e Mauro Wilson acertaram em  combinar drama com humor sutil e com pitadas de humor pastelão em cenas leves, características das tramas da seis do Walcyr.  Esse acerto refletiu na audiência, dando  para  a novela a melhor  estreia  do horário da década.

 

Veja Também:

Eliane Giardini 



Terra e Paixão 

Sérgio Guizé 


Eriberto Leão 


Elizabeth Savalla


Beleza Fatal 



Verdades Secretas 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

No Tema e na Trilha da Verônica Sabino

        O nome de Verônica Sabino voltou a circular entre as conversas sobre teledramaturgia desde a estreia da reprise de Selva de Pedra , o remake produzido pela Globo em 1986 que atualmente é uma das principais reprises do Canal Viva.         A cantora é interprete do principal tema da novela “ Demais ” que toca incessantemente nas cenas de amor entre Cristiano (Tony Ramos) e Simone (Fernanda Torres) ,   e que ajudou a fazer o nome da cantora já   em seu primeiro single.         A Cantora e compositora iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Céu da Boca , onde gravou os discos “ Céu da Boca ” (1981) e “ Baratotal ” (1982) realizando shows por todo o Brasil.         Seu primeiro trabalho solo “ Metamorphose ” teve composições de nomes como João Bosco, Tom Jobim, Ivan Lins entre outros com direção artística ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...