A segunda reprise de Vale Tudo no Canal Viva
está chegando em sua reta final e sua melhor fase. A novela em seu conjunto da
obra é considerada um clássico da teledramaturgia, sempre aclamada todas as
vezes em que foi reprisada. Além das duas reprises do Viva, o telespectador pode
acompanhar as aventuras de Raquel (Regina Duarte), Maria de Fátima (GlóriaPires) e Odete Roitmann (Beatriz Segall), outras duas vezes - a exibição original em 1988 e a reprise no Vale a Pena Ver de Novo em
1992.
Com uma trama contagiante, Gilberto Braga em parceria com Aguinaldo Silva e a saudosa Leonor Basséres, alinhou as nuances de
um bom folhetim mesclado com uma crítica social ao país no auge do ano de 1988, o que mais de 30 anos depois,
continua tão atual como nunca. A pergunta “Vale a pena ser honesto no Brasil de Hoje?”
, usada como slogan da trama na época de sua estreia, parece ter sido criado ontem, hoje ou amanhã.
A primeira reprise no Canal Viva em 2011 causou um frisson
nunca visto para uma novela já apresentada anteriormente, as redes sociais
pipocavam na hora da exibição dos capítulos, os sites especializados publicavam os acontecimentos dos capítulos diários
(como se já não soubéssemos), enfim a trama foi reverenciada pelos saudosistas
que a acompanharam na década de 80, porém foi descoberta por um novo público, que realmente estavam vendo Vale Tudo pela primeira vez.
Nesta segunda reprise, o frisson como
era de se esperar foi menor, mas nem por isso vem passando em branco. Na semana
passada as redes sociais pararam na hastag #ValeDançarMambo em comemoração a cena em que a também icônica
Heleninha Roitmann, personagem alcoólatra
imortalizada pela Renata Sorrah,
depois de descobrir que a mãe era amante do cafajeste César (Carlos Alberto
Ricelli), volta a beber, e numa boate,
depois de tomar todas, pede o clássico “Mambo Caliente!” e dança até
escorregar no chão e dar-se conta do que estava acontecendo. A cena rendeu risos é claro, mas serviu coma a gota
d´agua na história da doença da
personagem. Depois do acorrido, Heleninha é levada a uma reunião de Alcóolicos Anônimos
por William, seu pretendente depois da separação de Ivan (Antônio Fagundes),
vivido pelo diretor da trama Dennis
Carvalho. A recuperação de Heleninha também é explorada a partir de então, transformando a personagem
em sinônimo do drama dos que sofrem como o alcoolismo graças a interpretação sensível irrepreensível
da Sorrah.
Vale Tudo é
recheada de grandes cenas, e nesta reta final então, o público é brindado com muitas delas – além do “mambo caliente” e o inesquecível assassinato da Odete
Roitmann e revelação da Leila (Cássia Kiss) como a autora do crime, outras
cenas da trama entraram para a história
da teledramaturgia nacional :
– a primeira cena de Odete, em que ela conversa ao telefone com Celina (Nathalia Timberg), e só aparecem closes de sua boca e olhos (capítulo 28);
– os discursos de Odete, conservadores, reacionários ou esculhambando o Brasil (como a cena do jantar no capítulo 34);
– a discussão de Fátima com o avô sobre honestidade no Brasil (no capitulo de estreia);
– os tapas na cara que Fátima levou, de vários personagens, ao longo da trama;
– Fátima se jogando do alto da escadaria do Teatro Municipal, para provocar um aborto (capítulo 108);
– o flagrante de adultério de Afonso (Cássio Gabus Mendes) em Fátima e César (Carlos Alberto Ricelli): “eu não transo violência!” (capítulo 159);
– Fátima casando com um príncipe italiano, no final;
– Raquel vendendo sanduíche na praia quando se depara com Fátima (capítulo 14);
– Raquel rasgando o vestido de casamento de Fátima - Monstrooooooooooo!! (capítulo 80);
– Celina impedindo o refeitório de servir maionese estragada (capítulo 132);
– Marco Aurélio (Reginaldo Faria) fugindo do país em um jatinho e se despedindo com uma “banana”, através do gesto com os braços.
Muito bom ver uma trama com mais de 30 anos ainda
tão atual e importante para a teledramaturgia, com fôlego para ultrapassar
os anos com dignidade se mostrando mais moderna e importante do que muitas tramas
atualmente no ar.
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Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
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