Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Stênio Garcia



        Stênio Garcia esteve   no topo das notícias da maioria dos sites  na virada do mês de março para abril. Infelizmente não por que estivesse escalado para uma próxima produção, apesar da Glória Perez confirmar que teria uma papel para ele em sua próxima trama, na verdade pipocou nos quatro cantos do Brasil que Stênio foi dispensado pela Globo depois de mais de 40 anos de serviços prestados na pele de grandes personagens que fizeram a história da teledramaturgia do canal.
        A Esposa do ator, a também atriz Marilene Saade, em entrevista para o site Yahoo, declarou que o ator sofria uma grande pressão moral  dentro da emissora, e que estava muito abalado por causa da  brusca demissão.
                Entendo que a Globo acima de tudo é uma empresa e tem suas políticas, independente do que realmente tenha acontecido,  administrativamente falando, o mínimo que se espera é respeito e gratidão pelo  currículo invejável de um dos grandes atores do país.
        O e10blog, que já devia há muito tempo essa homenagem, escolhe essa hora difícil da carreira e vida do ator, para homenageá-lo através dos seus inesquecíveis personagens, tipos dos mais variados perfis – de grandes empresários a homens do povo, de indígenas a vaqueiros do interior do país, enfim uma cartela de papéis que engrandeceram nossas novelas, séries e minisséries.
        Em 1958, Stênio Garcia se formou no Conservatório Nacional de Teatro, no Rio de Janeiro, e ganhou uma bolsa de estágio no Teatro Cacilda Becker (TCB), o que foi o marco   inicial de sua carreira teatral. Em 1960, ingressou no elenco da última fase do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, intercalando suas atuações com atividades no Cacilda Becker.  No final desta década já era um ator premiado em montagens inovadores do teatro brasileiro, dividindo o palco com nomes como Ziembinski, Flávio Rangel, Antunes Filho e Ademar Guerra.
        Iniciou na Tv  e cinema na mesma década de 60, mas foi a partir do início da década de 70 que começou a se destacar  em produções de sucessos como os filmes Morte e Vida Severina e O Crime do Zé Bigorna, ambos em 1977.
        Na tv estreou na trama de As Minas de Prata (1966), na Tv Excelsior, adaptação do romance do José de Alencar, feita por Ivani Ribeiro. Começava  uma das carreiras mais sólidas da história da teledramaturgia, carreira essa que vamos relembrar através de inesquecíveis personagens que o Stênio imortalizou na tv em novelas, séries e minisséries.
        Stênio Garcia foi casado com as também atrizes Cleyde Yáconis e Clarice Piovesan.

 Tomás de O Terceiro Pecado (1968)

        O Tomás de O Terceiro Pecado, da Ivani Ribeiro , foi o primeiro grande personagem do Stênio, e com certeza o que lhe exigiu muito. Tomás era surdo-mudo e para compô-lo o ator frequentou aulas no Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro, durante um mês, aprendendo alfabetos e como comportar-se. Sua dobradinha com Regina Duarte, que vivia a protagonista da trama, irmã de Tomás, rendeu  momentos inesquecíveis a novela. Em 1989, a Globo produziu um remake de O Terceiro Pecado, batizado de O Sexo dos Anjos, com Marcos Frota dando vida ao personagem Tomás. Stênio Garcia voltou no remake fazendo o personagem Padre Aurélio.

Aimbê de A Muralha (1968)

        Em 1968, o ator ganhou destaque quando viveu o  Aimbê, filho de índia com um branco, criado por Dom Braz (Mauro Mendonça)  na trama da novela A Muralha (1968), um dos grandes  sucessos da Tv Excelsior, de autoria da Ivani Ribeiro .Sua atuação na trama lhe rendeu o Troféu Imprensa de Melhor ator daquele ano. Mais de 30 anos depois, Stênio voltou no remake da novela, escrito em forma de minissérie por Maria Adelaide Amaral, desta vez como o índio Caraíba.

Bino de Carga Pesada (1979)

        Sem dúvidas o divisor de águas na carreira do Stênio foi o Bino de  Carga Pesada, série brasileira escrita por Dias Gomes, Gianfrancesco Guarnieri, Walter George Durst e Ferreira Gullar.   Protagonizada por Antônio Fagundes e Stênio, Carga Pesada ficou no ar por dois anos- de 1979 e 1980, e foi a primeira produção do gênero a mostrar na televisão os problemas dos caminhoneiros pelas estradas do Brasil.  Fagundes e Stênio escreveram  12 dos 54 episódios da série.  Stênio Garcia esteve perfeito na caracterização do caminhoneiro mais famoso do Brasil. Sua dobradinha como Antônio Fagundes foi um dos pontos fortes da série, impressionante a química da dupla. Os dois voltaram a trabalhar juntos nas novelas Corpo a Corpo (1984), O Dono do Mundo (1991) e O Rei do Gado (1996). Em 2003, a Globo produziu um remake da série, na verdade uma continuação mostrando a trajetória dos caminhoneiros 22 anos depois.

Mestre Antônio de Final Feliz (1982)

        Em Final Feliz, da Ivani Ribeiro, Stênio Garcia apresentou uma sensível interpretação na pele do Mestre Antônio, um simplório pescador  que marcou a trama  com a relação de amizade com Rafael, do saudoso Irving São Paulo, adolescente com deficiência mental. Por sua interpretação  como Mestre Antônio, o ator ganhou o prêmio Destaque do Ano e da Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA). A Empatia do personagem e a boa repercussão da novela fizeram com que o ator fosse contratado pelo governo do Ceará  para promover o turismo no estado durante um ano. O Personagem ainda ganhou um prato especial na culinária aqui do estado – A “Peixada à Mestre Antônio”. 

Pedro de Selva de Pedra (1986)

        O remake de Selva de Pedra,  escrito por Regina Braga e Eloy Araújo, recém terminado em reprise no Canal Viva, trouxe Stênio Garcia como o personagem Pedro. Tal qual seu  papel anterior, Pedro também era um homem do mar, cuidava dos barcos da empresa náutica da família Vilhena. No decorrer da trama se torna amigo de Cristiano (Tony Ramos) e acaba ficando nas mãos de Miro (Miguel Falabella), quando este resolve chantageá-lo sobre o passado de sua filha Joana (Tássia Camargo).

Corcoran de Que Rei Sou Eu? (1989)

        Outro personagem diversificado da carreira do ator foi o bobo da corte de Avilan, o inesquecível Corcoran, de Que Rei Sou Eu, do autor Cassiano Gabus Mendes. No papel,  o ator aos 57 anos deu seu primeiro salto mortal, resultado de um trabalho corporal de acrobacia de solo que passou a fazer na Escola Nacional de Circo. A Caracterização de Corcoran foi um dos destaques do trabalho de maquiagem  que levava cerca de uma hora de meia para ser feita.  

Herculano Maciel de O Dono do Mundo (1991)

        Numa virada de 360º., em 1991 Stênio Garcia voltou a teledramaturgia na pele do ricaço empresário Herculano Maciel, pai da Estela, a protagonista vivida pela Glória Pires, na trama de O Dono do Mundo, do autor GilbertoBraga. Acostumado a viver homens mais simples e apesar de Herculano ter um perfil grosseiro, exatamente por ser um homem pobre que  ficou rico as custas de muito trabalho duro,  o ator  mostrou uma interpretação  impecável à frente do grande empresário. 

Samuel de Tropicaliente (1994)

        Outro pescador imortalizado por Stênio Garcia na tv foi o Samuel de Tropicaliente, trama do autor Walther Negrão. Samuel é um homem assentado, equilibrado, que vive em perfeita harmonia com sua família e os companheiros de trabalho da aldeia. Devido aos conhecimentos  que adquiriu, lendo e vivendo,  é uma espécie de mestre e terapeuta de todos da região. Enquanto Ramiro, o protagonista vivido por Herson Capri, é o líder político da aldeia, Samuel é o líder espiritual.
       
Pepe de Explode Coração (1995)

        Um dos atores preferidos da Glória Perez, Stênio Garcia foi um dos destaques da trama de Explode Coração, de autoria desta, no ar pela Globo em 1995. Na pele do Cigano Pepe, revela-se passional quando descobre que Dara (Teresa Seiblitz) se nega a casar-se com seu filho Igor (Ricardo Macchi). Na trama,  ele encara a situação como uma grande traição do amigo Jairo (Paulo José), pai de Dara, causando uma guerra entre as famílias. Mesmo com toda essa carga,  o personagem tinha uma aura de comédia, mostrando essa veia do Stênio em cena. 
       
Zé do Araguaia de O Rei do Gado  (1996)

        Zé do Araguaia foi outro personagem imortalizado na tv pelo Stênio, que de tão bem interpretado, era impossível não acreditar que ele fosse realmente das margens do Rio Araguaia, uma das locações de O Rei do Gado, trama do autor Benedito Ruy Barbosa. Zé do Araguaia era o fiel escudeiro e capataz de Bruno Mezenga  (Antônio Fagundes), mas do que isso, era seu grande amigo e confidente. Casado com Donana (Bete Mendes), vivia um casamento sereno, esbanjando muito amor. A trama ficou marcada por grandes cenas de diálogos do ator com Fagundes e Bete Mendes, sempre uma aula de interpretação na tv.
       
Tio Ali de O Clone (2001)

        Stênio Garcia está no ar na reprise de O Clone (2001) no Viva, outra trama da autora Glória Perez que o ator integrou. Ali é o patriarca da família muçulmana, tio da protagonista Jade, vivida pela Giovanna Antonelli. Estudou em Oxford, onde foi contemporâneo de Albieri (Juca de Oliveira). Os dois são grandes amigos, mais sempre discordam quando o assunto é a clonagem humana. Para Ali, a engenharia genética, que Albieri personifica, é a tradução exata do materialismo do ocidente. 

Dr. Castanho de Caminho das Índias (2009)

        Em 2009, o ator foi novamente destaque em outra trama da Glória Perez, como o renomado psiquiatra Dr. Castanho, de Caminho das Índias. Excêntrico e muito competente, sabe falar a linguagem de seus pacientes, e  para o telespectador é uma espécie tradutor quando os entrechos da esquizofrenia do Tarso, personagem do Bruno Gagliasso, começam dar vazão  na trama.

Laudelino de A vida da Gente (2011)

        Em A Vida da Gente, trama da autora Lícia Manzo, Stênio Garcia viveu um personagem muito interessante. Laudelino era um homem da melhor idade que vivia um romance regado a muito amor e paixão com  Iná, a personagem da Nicette Bruno. Apesar de muitos diferentes,  Laudelino e Iná, tem uma sólida relação com um complementando o outro. Ambos passam por muitos obstáculos familiares durante a trama, principalmente com as netas, mas é quando Laudelino descobre um câncer de próstata  e começa a passar pelo tratamento que percebe realmente a força de sua relação com Iná. Eles vivem o tratamento lado a lado mostrando ao telespectador os dramas de cada fase deixando explícito  o brilho do talento de anos de dois grandes astros da história da nossa teledramaturgia.

        O último trabalho inteiro em novelas do Stênio Garcia foi na trama de Salve Jorge (2012), da Gloria Perez.  De lá para cá , o ator vem sendo escalado apenas para pequenas participações, como em Meu Pedacinho de Chão (2014), Totalmente Demais (2015), reprisada atualmente no horário das sete, onde ele reviveu o Bino de Carga Pesada (1979 e 2003), e Deus Salve o Rei (2018).

Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Nicette Bruno 
Meus Personagens Favoritos da Lucia Veríssimo 
e10blog
Meus Personagens Faboritos 
Novelas Inesquecíveis - QUe Rei Sou  Eu? (1989)
Novelas Inesquecíveis - Final Feliz (1982)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo