Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Enquete - Qual sua temporada de “Malhação” preferida?




        A Atual temporada de Malhação, vigésima sétima da novela teen que tem o título provisório de Toda Forma de Amar, chega ao fim nesta sexta (03.04).
        A temporada se encerra exatamente no mês que a novela vai completar 25 anos no ar. Em 24 de Abril de 1995 estreou a primeira temporada   e era inimaginável que chegasse tão longe.
        A novela teve altos e baixos, com temporadas que marcaram a teledramaturgia e outras que nem tanto, mas teve histórias para todos os gostos.
        Selecionei abaixo 5 temporadas que considero as melhores. Escolha entre elas a sua preferida :

·        Malhação (1995)

Protagonizada por Danton Mello e Juliana Martins. A  primeira temporada da novela tinha Silvia Pfeifer como protagonista veterana e mostrava todos os seus acontecimentos dentro de uma academia,  fazendo jús ao seu nome de batismo. Era escrita por Márcia Prattes, Emanuel Jacobina, Patrícia Moretzsonh e a saudosa Andrea Maltarolli.


·        Malhação – Multipla Escolha (1999)

Primeira temporada em que a ação saiu da academia de ginástica e passou a desenvolver-se no Colégio Múltipla Escolha. Outra novidade foi que as casas dos personagens principais também passaram a integrar o cenário. Além disso, a família de cada um deles passou a fazer parte da trama. A temporada adotou enfoques sociais, como a Aids – Érica (Samara Felippo) descobriu-se portadora do vírus HIV – e o preconceito racial – com o romance entre Helô (Fernanda de Souza), uma menina branca e rica, e Sávio (Robson Nunes), filho do inspetor da escola, um menino negro. Teve nomes como Lilia Cabral,  Paulo Gorgulho, Nuno Leal Maia e Maria Padilha no elenco. Priscila Fantin e Samara Felippo, protagonista e antagonista , foram as grandes estrelas desta temporada.

·        Malhação 2000 (2000)

A novela passava por uma boa fase nesta temporada . Em vários  capítulos, chegava a dar mais audiência do que Estrela-GuiaA PadroeiraAs Filhas da Mãe e Desejos de Mulher, novelas das 18 e 19 horas exibidas na época. Depois de 15 anos, LucéliaSantos voltava a atuar na Globo (sua última novela na emissora havia sido Sinhá Moça, em 1986), contracenando com André De Biase (que, por sua vez, não fazia novelas desde Partido Alto, em 1984).  Além dos assuntos comuns  foram discutidos temas mais fortes, como aborto, violência contra a mulher, descoberta de ser filho adotivo e câncer de mama. Aproveitando a proliferação da dengue no país, os autores discutiram o assunto por meio da personagem de Giselle Frade. Fernanda Souza decidiu fazer uma cirurgia plástica no nariz e o tema foi abordado com sua personagem Helô. Rafaela Mandelli e Iran Malfitano, que viveram o principal casal jovem da temporada, foram os destaques daquele ano na trama.
·        Malhação Sonhos (2014)

Escrita por Rosane Svartman, Paulo Halm e Márcio Wilson,  Malhação Sonhos foi uma das temporadas de maior sucesso,  com muita repercussão nas redes sociais e milhares de fãs entre os jovens. Grande destaque para os atores Arthur Aguiar (Duca), Bruna Hamu (Bianca), Isabella Santoni (Karina) e Rafael Vitti (Pedro). Estes três últimos, estreantes em televisão. Por sua atuação  Isabella Santoni foi premiada com o Troféu Imprensa de revelação de 2014 na televisão. Rafael Vitti é filho dos atores João Vitti e Valéria Alencar, e tem uma semelhança física muito grande com o pai. João Vitti chegou a fazer uma participação especial na temporada. Esta temporada trouxe de volta uma academia como um dos cenários principais da trama, como era nas primeiras temporadas da série.
Ao lado da academia (de muay thai), funcionava a escola de artes Ribalta, que ensinava música, dança e artes cênicas.

·        Malhação Viva a Diferença (2017)

Marcando a estreia de Cao Hamburguer na teledramaturgia,  Viva a Diferença consagrou-se como uma das temporadas mais aclamadas da história de Malhação, sucesso de público e crítica. E com audiência alta: média de 20 pontos no Ibope da Grande São Paulo e 22 no Painel Nacional de Televisão – números não vistos na faixa vespertina desde 2009. Malhação, Viva a Diferença mostrou as dores e delícias da convivência entre cinco garotas, vividas pelas estreantes (em novelas) Ana Hikari (Tina), Daphne Bozaski (Benê), Gabriela Medvedovski (Keyla), Heslaine Vieira (Ellen) e Manoela Aliperti (Lica), retratando os conflitos e dilemas sob a ótica feminina.  Em 2019,  a temporada foi premiada melhor série no Emmy Internacional Kids 2018 e foi  ela a escolhida para a reprise no horário devido a paralisação do centro de produção de teledramaturgia da Globo devido ao Covid-19.

Veja Também : 
e10blog
Enquete 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Minissérie “A E I O Urca” entra nesta segunda na Globoplay

        Curiosa minissérie sem muitas histórias para contar. Na retratação dos shows que fizeram a glória do Cassino da Urca estavam o charme e o encantamento do projeto. Escrita por   Doc Comparato  e  Antônio Calmon  a minissérie tem  Déborah Bloch , Carlos Alberto Ricelli  e  o saudoso   Raul Cortez  como  protagonistas.         A E I   O   Urca entra nesta segunda na plataforma da Globoplay pelo Projeto Resgate de Minisséries .           Relembre a trama   :         O Rio de Janeiro dos anos 1940 é uma cidade fervilhante de excitação. Enquanto no resto do mundo a Segunda Guerra Mundial se desenrola, o Cassino da Urca é uma ilha de animação e elegância. É nesse cenário que Tide, um  croupier  do Cassino, se apaixona pela bailarina Silvia,...