Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores – Alcides Nogueira


        Ele iniciou um novo trabalho na semana com a estreia da nova novela das seis, Tempo de Amar, e em parceria com Bia Corrêa do Lago, voltou com pé direito, já que nesta primeira semana a trama vem caminhando para fazer jus a substituição de Novo Mundo, com boa audiência e uma história embriagante.

        Alcides Nogueira nasceu em Botucatu, em São Paulo , filho de uma tradicional família formada por um pai médico,  isso lhe proporcionou desde criança está rodeado por livros, o que lhe fez aprender ler antes mesmo de ir para escola. Sonhou ser diplomata, mas acabou se formando em Direito, se especializando em direito autoral.
        Em 1977, Alcides Nogueira entra para o campo da autoria com sua primeira peça, A Farsa da Noiva Bombardeada  - que ficou apenas um mês no ar e foi censurada.  No teatro seu primeiro grande sucesso foi Lua de Cetim, que recebeu 10 prêmios, e posteriormente com o fenômeno Feliz Ano Velho, baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva, com apresentações no exterior e agraciado com 28 prêmios.
        Na tv, seus primeiros trabalhos foram programas educativos e textos para o Caso Verdade  (1982)  na Globo e  no seriado Joana (1984), protagonizado por Regina Duarte na extinta Rede Manchete e no Sbt.

        Foi na década de 80 a primeira experiência do autor em  novelas,  como colaborador principal do Walther Negrão na  trama de Livre para Voar (1984), e no ano seguinte já  apresentava o seu primeiro trabalho como titular, De Quina Pra Lua, tendo como base um argumento do Benedito Ruy Barbosa. 
        Benedito havia cedido a novela com total liberdade para Alcides devido compromissos com o teatro. De Quina pra Lua não fez uma trajetória muito satisfatória, e ficou na lembrança apenas pela dobradinha que rendeu muito entre Eva Wilma e Agildo Ribeiro, os protagonistas.

        No decorrer da década de 80,  o autor se dedicou as colaborações  com autores em tramas que se tornaram ícones na  história da teledramaturgia brasileira: Direitode Amar (1987), do Walther Negrão; O Salvador da Pátria (1989), do LauroCésar Muniz; Deus nos Acuda (1992), do Silvio de Abreu; Pátria Minha (1994), do Gilberto Braga e novamente com Silvio de Abreu em 1995 na trama de A Próxima Vítima.


        Em 1997, o autor volta a escrever como titular e apresenta a trama de O Amor Está no Ar, no horário das seis, aquela que tinha o ET vivido pelo Eriberto Leão.  Volta a colaborar com Silvio de Abreu, desta vez na trama de Torre de Babel (1998) e em 1999,  ganha o seu grande momento na teledramaturgia ao dividir a autoria de Força de Um Desejo com Gilberto Braga. A trama também apresentada no horário das seis, apesar de não ter a audiência merecida,  é considerada uma das melhores do horário.

        Nos anos 2000, o autor subiu para o horário das sete como co-autor da trama de As Filhas da Mãe,  juntamente com   Silvio de Abreu.  Escreve um dos episódios de Brava Gente (2002), e dividiu com Maria Adelaide Amaral a autoria de duas minisséries que marcaram a história da Globo: Um Só Coração (2004) e JK (2006).

        Em 2008, Alcides volta ao horário das seis com o remake de Ciranda de Pedra, nova adaptação do famoso romance homônimo de Lygia Fagundes Teles, que já havia sido adaptado para a TV e apresentado na Globo em 1981 com autoria do Mário Teixeira. A versão do Alcides suplantou o remake e com outros contornos na história  a novela se tornou um dos sucessos do horário consagrando de vez Ana Paula Arósio em uma personagem com menos holofotes  e pedindo da atriz outras facetas.

        Em 2011, Alcides Nogueira assumiu a difícil missão de escrever o remake de uma das tramas mais emblemáticas e de sucesso da autora Janete Clair. O Astro inaugurou o horário da ditas “novela das onze” e com um estilo narrativo kitsch, exagerado, melodramático, em texto, interpretações e caracterizações, se mostrou uma aposta certa da Globo e se transformou em um dos grandes sucessos dos últimos anos, sendo coroada com o Emmy Internacional de Melhor novela de 2011.

        Depois de aclamado pelo sucesso de O Astro (2011), Alcides Nogueira tinha a missão de apresentar um trabalho tão bom quanto. Entrou com I Love Paraísópolis em 2015, na parceria com Mário Teixeira, no horário das sete, e fez jus ao título de autor com Emmy no currículo. Mesmo com as ideias iniciais da trama terem se esgotado logo nos primeiros meses da novela – As duas protagonistas que na verdade não eram duas, e sim apenas a Bruna Marquezine; e o esfriamento do casal principal Ben (Maurício Destri) e Marizete, a personagem da Bruna; o autor teve que rebolar para transformar I Love Paraisópolis em uma trama consistente – foi nesse momento que ganhou destaque o vilão Grego, do Caio Castro que foi humanizado, assim como a caricata Soraya da Letícia Spiller. I Love Paraisópolis oscilou no decorrer dos capítulos, mas acabou fechando com uma novela de roteiro criativo com destaque para as histórias paralelas.
        De volta agora ao horário das seis com Tempo de Amar, Alcides Nogueira embarca numa trama de época que tem de tudo para consagra-lo  novamente , que mesmo sem um estilo   próprio,  se destacando exatamente por essa faceta em diversificar, se firmou com um  grandes autores da teledramaturgia nacional.


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Estou decepcionada de saber que Maria Vitória vai terminar ao lado de Vicente.
    Quer dizer que o mal que a Lucinda fez a Inácio venceu o amor que os dois sentiam?????
    Lamentável
    Nem tenho mais assistido quase essa novela.


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube