Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Bofe (1972)


        Uma trama inovadora que há 45 anos satirizava a alta sociedade  com excentricidades  saída da cabeça ímpar e inventiva  do autor Bráulio Pedroso.
        O Bofe trazia os principais valores pretensamente dos ricos representados por personagens pobres,  interpretados de uma forma tão visceral que sem dúvidas foram o grande trunfo da novela.
        A Ideia da produção da novela veio baseada no sucesso da trama de Beto Rockfeller (1968), exibida pela Tupi,  também do Bráulio Pedroso  com direção do Lima Duarte. Isso mesmo nosso grande ator Lima Duarte foi diretor antes de estrear como ator. Com base nisso a Globo o contratou e o Lima estreou  na emissora  como diretor em O Bofe. Não sei se teve algo haver, mas o fato é que a novela não chegou nem perto do sucesso da audiência de Beto Rockfeller e acabou sendo a última novela dirigida por Lima, que  em seguida  foi se transformando em um dos grandes astros brasileiros.

        No decorrer da trama,  Bráulio Pedroso foi afastado e Lauro CésarMuniz assume O Bofe,  o que causa um  grande rebuliço, inclusive na  produção da trama. José Wilker  decepcionado  com o viés mais realista dado por Lauro César à novela, pede para ser desligado. Assim o autor faz com que seu personagem, o inesquecível hippie e malandro Bandeira, morra de tanto rir. Pode!?
        Independente da repercussão da trama na época, considerada inovadora com texto peculiar, hoje tida como uma novela cool, como a maioria das escritas  por Bráulio,  e que o público dos anos 70 não se identificou, o grande trunfo de O Bofe foram seus personagens, que talvez  vistos individualmente sejam ainda mais interessantes.

        Claudio Marzo pela primeira vez deixava a figura do galã clássico para dar vida ao caótico artista plástico Demétrius, com uma enorme barba que se entrelaçava aos cabelos. Enfim um grande personagem, que o ator precisava para o seu currículo. Um diversificação que todo ator procura na carreira.

        BettyFaria, sempre linda, deu vida a exuberante viúva Guiomar.  A personagem como a maioria das mulheres brasileiras da época queria ser louras. Assim quase sempre Guiomar aparecia com uma peruca loura, que deixa a Betty  ainda mais maravilhosa.

        Jardel FilhoO Bofe da trama, encantou a mulherada na pele do mecânico que se fazia passar por rico em meio a alta sociedade, arrastando um tapete de mulheres que se apaixonavam por seu falso status e lábia.
        O Bofe apresentou o primeiro personagem da teledramaturgia vivido por um ator travestido de mulher. Ziembinski deu vida a velha senhora Tia Stanislava, mãe da personagem da Betty Faria, que vivia sonhando com um príncipe encantado e fica bêbeda de tanto tomar xarope. A Ideia da personagem foi dada pelo próprio ator. Outra inovação de O Bofe.
        Outros  personagens interessante de O Bofe  era a macumbeira Gonzaguinha, vivida pela Heloísa Mafalda; a socialite Susana, jurada do Programa do Chacrinha, que foi inspirada  na  socialite da vida real Silvia Amélia de Waldner; entre outros.
        Claro que Censura Federal não deixou  de atuar em O Bofe. Eles obrigaram o autor transformar um vigarista em Padre. O personagem do ator  Paulo Gonçalves  dava um golpe e se fazia passar por Padre para se esconder. Como castigo a censura exigiu que o personagem realmente se torna-se padre para se redimir.
        A novela marcou a estreia na Globo do ator José Lewgoy, que já tinha o nome renomado no cinema. Jorge Dória e Marilu Bueno também estrearam na Globo na trama.

        O Bofe teve uma trilha sonora especialmente composta para a trama  com 12 músicas inéditas de Roberto Carlos e Erasmos Carlos, interpretadas por nomes como Elza Soares, Os Vips, Nelson Motta, Djalma Martins e Eustáquio Sena, entre outros.
        Curiosamente, a palavra “Bofe” na época da trama, era uma designação para homem feio desleixado, hoje a expressão significa exatamente o contrário.
A certa altura da trama o público era surpreendido com a frase: “Será que eles vão morrer , ou não!? Isso vocês só vão saber depois dos comerciais!” Isso do nada. Confundido o público  que se perdia dentro da trama.
        A Globo sempre usou o horário das dez na década de 70 para ousar  e experimentar,   e com O Bofe não foi diferente. Porém essas experimentações e ousadia afugentaram o público mais  tradicional que não se identificava com o ousadia que em algumas cenas e entrechos beiravam a audácia. 
Muito mais que satirizar o cotidiano e  a sociedade,  a novela  debochava das manjadas fórmulas folhetinescas, e talvez por isso mesmo  tenha derrubado a audiência da Globo.  
Ficha Técnica:
Novela do Autor  Bráulio Pedroso
Escrita por Bráulio Pedroso e Lauro César Muniz
Elenco:
JARDEL FILHO – Dorival
CLÁUDIO MARZO – Demétrius (Grego)
BETTY FARIA – Guiomar
ZIEMBINSKI – Stanislava Grotoviska
CLÁUDIO CAVALCANTI – Maneco
JOSÉ WILKER – Bandeira
EDSON FRANÇA – Bianco
MILTON MORAES – Sérgio Marreta
RENÉE DE VIELMOND – Débora
ZILKA SALABERRY – Carlota
PAULO GONÇALVES – Inocêncio
ILKA SOARES – Suzana Leopoldina
SUSANA VIEIRA – Marilene
PAULO VILLAÇA – Dr. Paulo
ELIZÂNGELA – Sandra
ANTÔNIO PEDRO – Pedroca
ELOÍSA MAFALDA – Gonzaguinha
MIRIAN PIRES – Consuêlo
MARILU BUENO – Marilu
MARGOT BAIRD – Margot
NILSON CONDÉ – Caíto
ANA MARIA MAGALHÃES – Vilma
VERA MANHÃES – Martinha
DARLENE GLÓRIA – Marina
VALÉRIA AMAR – Adelaide
MYRIAN RODRIGUES – Jô
MÁRCIA RODRIGUES – Katia
BETTY SADDY – Juliana
ANTÔNIO VICTOR – Frei Francisco
GERALDO CARBUTTI – Sacristão Sávio
JUAN DANIEL – Palhaço Popó
TELMO AVELAR – Santelmo
WÁLTER STUART – Signore Gino
MARGARIDA REY – Dona Sara
e
JOSÉ LEWGOY – Barão (noivo francês de Suzana Leopoldina)
LEDA LÚCIA – vendedora de livros
PAULO RAMOS – advogado
TEREZINHA MOREIRA – mulher de Sérgio Marreta
Exibição: 19 de Junho de 1972 à 23 de Janeiro de 1973
Capítulos: 143
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa