Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Paraíso (1982)



        Há 35 anos a Globo resolveu rebater com o casamento do filho do diabo com a Santinha,  o sucesso do programa O Povo na Tv exibido pelo SBT , que se tornou popularesco da noite para o dia, e que entre outras coisas pedia para as pessoas colocarem um copo d´agua em cima da Tv para que a mesma fosse benta.  

        Assim,  Benedito RuyBarbosa  apresentou a trama de   Paraíso, uma  novela  rural  no sentido mais forte dessa palavra e bem ao estilo que sempre consagrara o autor, que estreou há 35 anos no horário das seis, sendo a primeira do horário sem as inspirações literárias.



        A  incrível história de amor de Zé Eleutério (Kadu Moliterno) e Maria Rita (Cristina Mullins),  ele, o “filho do diabo”, e ela, a “santinha”, numa pequena cidade chamada Paraíso. Amor que se torna mais acirrado quando Santinha, rezando reclusa em seu quarto, consegue o “milagre” de salvar Zé Eleutério, que estava aleijado por ter sofrido uma queda num concurso de peões de boiadeiros. Ela, em pagamento pela graça recebida, vai para o convento – realizando o grande sonho de sua mãe. Ele, apaixonado e grato, rapta a futura freirinha.

        Com uma história cheia de ganchos prendeu o telespectador e a  trama se transformou em sucesso no horário das seis consagrando de vez o autor, num horário onde ele já havia apresentado Cabocla (1979) e voltava a Globo depois de uma passagem pela Rede Bandeirantes com Pé de Vento (1980) e o grande sucesso Os Imigrantes (1981).


        O autor contou em entrevistas que sua inspiração para os personagens veio de pessoas que ele conheceu quando trabalhou na fazenda de seu pai,  em Galia,  no interior de São Paulo.





        No elenco destaque para Eloisa Mafalda, irrepreensível como a beata Mariana. Depois de Paraíso,  a atriz ainda  viveria duas outras beatas fanáticas  que entraram para a história da teledramaturgia : Dona Pombinha de Roque Santeiro (1985) e a Gioconda de Pedra sobre Pedra (1992).



        Assim com a Belinha de Cabocla (1979), Simone Carvalho se destacou na pele da coadjuvante Aninha, deslumbrada com as novidades da cidade grande trazidas para a pacata Paraíso pelos seus pretendentes, Ricardo e Otávio (Caíque Ferreira e Mário Cardoso).
        Lima Duarte fez uma participação especial na trama como o matador João das Mortes,  e o cantor Sérgio Reis fez em Paraíso sua primeira participação em novelas do Benedito Ruy Barbosa. Depois o cantor/ator participou das novelas Pantanal (1990) e O Rei do Gado (1996).
        Roberto Bomfim, por sua atuação como o peão Terêncio, foi eleito pela APCA, o melhor ator de 1982 , junto com LuizGustavo e  Reginaldo Faria por Elas por Elas; e Luiz Carlos Arutin em Os Imigrantes (1981) na Bandeirantes.  


        Na trama de Renascer (1993), primeira do Benedito no horário nobre da Globo, o autor usou o gancho do diabo criado dentro de uma garrafa, o mesmo que o Velho Eleutério (Cláudio Correa e Castro)  criava em  Paraíso.
        A novela teve um remake produzido pela Globo em 2009, com Eriberto Leão e Nathália Dill nos papéis  dos protagonistas   Zeca e Santinha. Era o terceiro remake atualizado por Edilene e Edmara Barbosa, filhas do autor. Em 2004, reescreveram Cabocla (1979) e em 2006 , SinháMoça (1986).
        Em Paraíso, Benedito Ruy Barbosa tocou em assuntos pertinentes à sociedade. A dificuldade na  busca do primeiro emprego pós-faculdade através dos personagens Otávio Elias e Ricardo, vividos pelo Mário Cardoso e Caique Ferreira; A política agrícola através da fictícia rádio da cidade. Uma das passagens, em que o autor criticava a campanha “Plante que o João Garante”, programa de incentivo à agricultura implementado pelo então presidente João Figueiredo, chegou a ser censurada e depois liberada para ir ao ar. O autor ressalta o enfoque político da trama, que discutia a relação dos “pés descalços” com os “donos de terras”.

        A novela foi uma verdadeira obra-prima mesmo sem a pretensão de ser. Seu último capítulo foi quase todo feito em externas, com apenas uma câmera, dando ênfase na simplicidade que a história quis passar. Paraíso foi aquele tipo de trama fácil de se apegar, com personagens pitoresco que só a mente do Barbosa consegue criar com maestria   e tamanha verossimilhança.
Ficha Técnica:

Novela do autor Benedito Ruy Barbosa
Direção Geral: Gonzaga Blota
Elenco:
KADU MOLITERNO – Zeca (José Eleutério)
CRISTINA MULLINS – Santinha (Maria Rita)
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Eleutério
NEUZA AMARAL – Zefa
ELOÍSA MAFALDA – Mariana
JOFRE SOARES – Antero
ARY FONTOURA – Padre Bento
ZAÍRA ZAMBELLI – Rosinha
ROBERTO BOMFIM – Terêncio
SIMONE CARVALHO – Aninha (Ana Célia)
CAÍQUE FERREIRA – Ricardo
MÁRIO CARDOSO – Otávio
ELIZÂNGELA – Maria Rosa
ROBERTO PIRILO – Geraldo Valfrido
SÉRGIO BRITTO – Norberto
TEREZA RACHEL – Aurora
SÉRGIO REIS – Diogo
COSME DOS SANTOS – Tóbi
ÍRIS NASCIMENTO – Das Dores
HENRIQUETA BRIEBA – Dona Ida
BIA SEIDL – Edite
CLÁUDIO CORAZZA – Marcos
ARTHUR COSTA FILHO – Alfredo Modesto
JORGE CHERQUES – Bertoni
THELMA RESTON – Zuleica
MANFREDO COLASSANTI – Nôno (Amadeu Bertoni)
RUY REZENDE – Vadinho
FERNANDO JOSÉ – Zé do Correio
MACEDO NETO – Chico Motorista
ERNESTO BAMBINO NETTO – Isidoro
NICE MEIRELES – Candinha
MARGARETH BOURY – Jacira
MÁRCIA TOURINHO – Cleusinha
ÂNGELA TORNATORI – Antônia
CASTRO GONZAGA – Pedro do Posto
ALFREDO MURPHY – freqüentador do bar de Bertoni
GETÚLIO PAULO DE MELLO – Tonho
WALDIR RODRIGUES PEDRO – Juca
ROBERTO MONTINI – Dudu
ÂNGELA MARTINS PINHEIRO – Efigênia
e
BÁRBARA BRUNO – Irmã Matilde (do convento onde estava Maria Rita)
CÉSAR AUGUSTO DE SOUZA – Onofre
CHICA XAVIER – mãe de Das Dores
CLEYDE BLOTA – Madre Superiora (do convento onde estava Maria Rita)
ILKA BOURNIER – Nena (mulher de Eleutério, morre no parto de Zeca)
IUÇARA QUINTINO – Zazá
IVAN CÂNDIDO – Paulo (pai de Marcos)
JORGE LUIZ DA SILVA – Nonô
JOSÉ MARIANO DA SILVA – Zeca (criança)
JOYCE DE OLIVEIRA – Célia (mãe de Marcos)
JULIANA PRADO – ex-noiva de Otávio
LIMA DUARTE – Zé das Mortes (matador baiano que procura Eleutério em busca do diabinho da garrafa)
LUIZ CARLOS DA SILVA – Pedro
MARINO JARDIM – Gomes
PAULA BOKEL – Margarida
RÔMULO ARANTES – Falconi (amigo de Marcos, engenheiro que vai a Paraíso instalar o aeroclube)
SOLANGE GALVÃO MASCARENHAS – Helena
YONE IGREJAS – Ivone
Exibição: 23 de Agosto de 1982 à 26 de Março de 1983
Capítulos: 187 com 184 exibidos
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...