Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Vitória Bonelli (1972)

 

        Há 45 anos a Rede Tupi apresentava no seu horário das 19 horas uma das mais aclamadas produções da casa e considerada um momento único da teledramaturgia nacional.
        Vitória Bonelli foi uma verdadeira obra-prima em forma de telenovela onde tudo deu certo girando em total sintonia. Texto, imagem, direção, produção e elenco  tão conectados que parecia que se entendiam só com o olhar, e isso foi totalmente transferido para a tela seduzindo e encantando o telespectador. A novela apresentou muitos momentos memoráveis com alguns capítulos que aconteciam apenas com dois atores em cena.
        A novela saiu da cabeça memorável de Geraldo Vietri  que criou a personagem título pensando exatamente em sua intérprete Berta Zemmel. Ele declarou em entrevistas que  a figura, os gestos, a voz e claro o talento dramático da atriz  o inspiraram a criar Vitória Bonelli, e só ela teria todos os predicativos para fazer uma personagem tão forte.

        Berta Zemmel que fez pouquíssimos trabalhos na tv,  aceitou Vitória Bonelli, além da insistência de Vietri, pela grandiosidade que a personagem representava,  não só dentro da teledramaturgia como para a sociedade em geral. A personagem acabou sendo o grande papel  da sua carreira.

        Vitória Bonelli (Berta Zemmel) é uma mulher firme, decidida e de grande personalidade. Por uma série de circunstâncias, fica enclausurada durante vinte anos em seu quarto, vivendo fora da realidade, num mundo particular. De repente, sai do seu refúgio para enfrentar um ambiente hostil, vivendo através dos problemas de seus quatro filhos – Tiago (Tony Ramos), Mateus (Carlos Alberto Ricelli), Lucas (Flamínio Favero) e Verônica (Anamaria Dias).
Vitória irá protegê-los usando toda a sua garra na luta para vencer a depressão econômica que se abateu sobre a família. O marido, Jaime Bonelli (Raul Cortez), homem que enriquecera através de meios duvidosos, morreu durante uma festa em sua mansão quando tentava conseguir mais dinheiro emprestado de seu círculo de amigos para livrar-se das dívidas. Com a derrocada financeira, a família Bonelli perde tudo e Vitória luta para sobreviver e conscientizar os filhos dessa nova realidade. A princípio eles não aceitam a situação e revoltam-se contra a mãe. Para piorar, Verônica aceita-se casar com Wálter (Carlos Augusto Strazzer), filho dos Moglianni, principais credores dos Bonelli.
Apesar da força de sua verdadeira personalidade, Vitória Bonelli é uma mulher tímida que sempre viveu à sombra do marido. Vivendo no conforto, ela ocupava-se apenas de cuidar de seus filhos, levando uma vida tranquila e burguesa. Com a reviravolta na situação econômica da família, Vitória deixa seu casulo e converte-se numa verdadeira matriarca, tomando para si a responsabilidade de salvar a situação.
A trama presenteou os telespectadores com momentos inesquecíveis dos atores Raul Cortez, que como Jaime Bonelli marcou o primeiro capítulo da novela. Dina Lisboa e Yara Lins,  na pele da Feiticeira Esmeralda  e Madame Moglianni respectivamente, roubaram a cena. Yara afirmou em entrevista que o temperamento da sua personagem se assemelhava ao de Vietri.

        Mas Tony Ramos fez de Vitória Bonelli seu palco. Na pele do Tiago mostrou todo o seu talento se firmando de vez como o grande ator que se transformava.
Na trama de Vitória Bonelli, Berta Zemmel proferiu pela primeira vez a palavra “Bunda” em uma novela.  A Cena aconteceu quando Vitória flagra o filho Tiago (Tony Ramos) tentando acender um fósforo para incendiar a mansão. Depois de um sermão, a mãe ordena que, ou  ele risca o fósforo e faz o que prometeu, provando que já é um homem feito, ou desiste provando que ainda é uma crianção, e como criança ela vai descer suas calças e ele  apanhar na Bunda! A Cena foi negociada diretamente por Vietri e os censores que entenderam a situação, e liberaram o “grande palavrão”, desde que ele fosse dito apenas uma vez.

Ousado como poucos, Geraldo Vietri abordou de forma bem atrevida para época o tema da homossexualidade envolvendo  Mateus, o filho de Vitória, vivido pelo Carlos Alberto Ricelli. No primeiro capítulo, o garotão é levado pelo próprio pai ao encontro de um amigo (Benjamim Cattan), a quem ele devia muitos favores e dinheiro. O Pai dizia ao filho nas entrelinhas que ele deveria ser atencioso e cordial com seu amigo, um homem mais velho que mantinha um casamento de fachada com uma mulher. Toda essa cena ocorria através de um aquário, que representava a máscara do personagem do Cattan.

Cada capítulo de Vitória Bonelli se iniciava com um monólogo do ocorrido no capítulo anterior um das novidades criadas para a trama. Outra trunfo da produção da novela eram as gravações de externas, em sua maioria feitas  por uma equipe de cinema.

A novela marcou a estreia dos atores Amilton Monteiro e Carlos Nunes.
Com o texto ágil e enxuto, Vitória Bonelli mostra Geraldo Vietri em seu melhor momento como autor e diretor. A novela densa e eficaz   deu status de grande emissora a Rede Tupi naquela década,  que chegou até ofuscar as produções globais. Com o público embriagado pela trama, a Tupi teve dias de glória durantes os 10 meses em que a novela ficou no ar ,  se transformando em referência para teledramaturgia.
Ficha Técnica:
Novela do Autor Geraldo Vietri
Direção Geral: Geraldo Vietri
Elenco:
BERTA ZEMMEL – Vitória Bonelli
TONY RAMOS – Tiago
CARLOS ALBERTO RICCELLI – Mateus
FLAMÍNEO FÁVERO – Lucas
ANNAMARIA DIAS – Verônica
CARLOS AUGUSTO STRAZZER – Wálter
IVAN MESQUITA – Sr. Moglianni
YARA LINS – Madame Mercedes Moglianni
NORAH FONTES – Mãe Ana
CARMEM MONEGAL – Carla
ETTY FRASER – Pina (Hipólita)
RUTHINÉIA DE MORAES – Néia
AMILTON MONTEIRO – Dudu (Eduardo) 
CLÁUDIA MELLO – Dora
PAULO FIGUEIREDO – Julian
DINA LISBOA – Esmeralda
SYLVIA BORGES – Pérola
LEONOR NAVARRO – Safira
GRAÇA MELLO – Carlo
ELIZABETH HARTMANN – Ivone
GIAN CARLO – Hugo 
SÉRGIO GALVÃO – Clóvis Jurandir
MARCOS PLONKA – Divino
MARIA VIANA – Maria
CLENIRA MICHEL – Dona Pura
FELIPE LEVY – Galante
SEBASTIÃO CAMPOS – Sr. Rodrigues (amigo de Jaime a quem ele devia dinheiro) 
LÍDIA COSTA – Madame Rodrigues 
XANDÓ BATISTA – Sr. Pardini (amigo de Jaime a quem ele devia dinheiro) 
MARIA APARECIDA ALVES – Madame Pardini
OSMANO CARDOSO – Sr. Lopes (amigo de Jaime a quem ele devia dinheiro) 
Madame Lopes
Sr. Felipelli (amigo de Jaime a quem ele devia dinheiro) 
Madame Felipelli
VERÔNICA TEIJIDO – Hortência
ÚRSULA PEREIRA – Angélica
CARLOS NUNES – Diego 
MUÍBO CÉSAR CURY – Miranda 
DALVA DIAS 
UCCIO GAETA 
MARTHUS MATHIAS 
DÁRCIO DELLA MONICA 
CUBEROS NETO 
NEUZA BORGES 
LÍLIAN NOVAES 
ANTON ERNEST RUNGE 
e
RAUL CORTEZ – Jaime Bonelli
WÁLTER FORSTER – Dr. Fontana
AMÁLIA RODRIGUES 
AGNALDO RAYOL 
LUIZ CARLOS ARUTIN – Pedro Sanches (cúmplice de Jaime em suas negociatas)
BENJAMIN CATTAN – Sr. Charque (amigo de Jaime a quem ele devia dinheiro) 
MIGUEL ROSEMBERG – oficial de justiça que avisa a família de Vitória qie eles perderam tudo
Exibição: 13 de Setembro de 1972 à 14 de Julho de 1973
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...