Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Sônia Braga


        Símbolo Sexual, ícone brasileiro, grande atriz e uma das brasileiras mais bem sucedidas no cinema americano. Claro que eu estou falando do furacão em forma de arte chamado Sônia Braga.
        Sônia Braga estreou nas artes aos 14 anos, quando convidada por Vicente Sesso para fazer teleteatros e programas infanto-juvenis dentro do Programa Jardim Encantado. No teatro aos 17 anos teve destaque nas peças “O Marido Confundido – George Dandin” e  “Hair” onde escandalizou o Brasil aparecendo completamente nua em cena.
        No cinema  participou do filme O Bandido da Luz Vermelho no início da década de 70,   além de outras participações menores em outras produções.
        Na tv, Sonia Braga estrearia na novela A Menina do Veleiro Azul (1969), da autora Ivani Ribeiro, na Tv Excelsior. Porém a emissora fechou antes da novela estrear  e Sônia Braga só estreou então em Irmãos Coragem (1970) na Globo.
        A Beleza e sensualidade da atriz ganhou novas conotações depois de estrelar a novela Gabriela  (1975) e o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos (1977), ambos baseados na obra de Jorge Amado. Ela se transformou em símbolo sexual estampando as capas das revistas mais importantes do país com direito até duas  Playboy´s. 
        Porém o reconhecimento internacional veio depois que Sônia estrelou o filme O Beijo da Mulher Aranha. Ao lado de William Hurt, o outro protagonista do filme, Sonia Braga viu as portas do cenário internacional  se abrirem, e é a única brasileira até hoje a apresentar uma das categorias do Oscar, na edição de 1987, ao lado do ator Michael Douglas.
        A Carreira internacional cresceu ao longo dos anos e isso até me deixou triste, afinal nos perdemos a Sônia Braga para os gringos. Evidentemente que  é um orgulho para o Brasil ter uma atriz do seu quilate  com tamanho reconhecimento internacional.
        Caetano Veloso, que já namorou a musa, compôs duas músicas especialmente para ela  : “Tigresa” e “Trem das Cores”.
        Atualmente Sônia esta de volta ao Brasil e mora em um apartamento na Cinelândia.
        Sônia Braga que foi presença constante nas novelas na década de 70 deixou um buraco na teledramaturgia quando resolveu abandonar o Brasil para se dedicar a carreira internacional.
O Post de hoje é pura emoção ao relembrar os grandes momentos desse mito e patrimônio nacional e internacional nas novelas do Brasil.   
       
Brisa de Fogo sobre Terra (1974)
com MARCOS PAULO 
        Brisa foi a primeira personagem da Sônia Braga,  antes de Gabriela (1975), com um certo destaque. Aliás, com certeza foi essa personagem que ela fez com segurança que lhe credenciou para viver a musa de Jorge Amado. Na trama de Fogo sobre Terra, da autora Janete Clair, Brisa era a irmã responsável da desajustada Chica, a protagonista vivida pela saudosa Dina SfatAs duas brincavam  de se comunicar entre si através da “língua do P”. A Brincadeira virou mania  em todo o Brasil durante toda a exibição da novela.

Gabriela de Gabriela  (1975)

        Acho que sempre que alguém adaptada um romance do Jorge Amado para a tv  uma das missões mais difíceis sem dúvidas é a  escolha da mulher que quase sempre é a principal estrelas das obras do autor. Em Gabriela, novela adaptada por Walther George Durst do romance Gabriela, Cravo e Canela, essa missão ficou a cargo do diretor Daniel Filho, que já contou em entrevista  que sua primeira opção era  a cantora Gal Costa. Depois da recusa da cantora vários testes foram feitos, Sônia Braga que já tinha feito algumas novelas na casa foi a grande escolhida para imortalizar GabrielaSônia Braga foi destaque absoluto na trama e virou sinônimo de beleza e sensualidade, sendo catapultada a grande estrela nacional. Impossível imaginar outra atriz  vivendo a Gabriela. Em 1983, a atriz voltou a viver a personagem, desta vez no cinema no filme do Bruno Barreto, tendo Marcelo Mastroianni na pele do turco Nacib. 

Marcina de Saramandaia  (1976)

        Em 1976, Sônia Braga voltou às novelas dando vida a esfuziante Marcina de Saramandaia, do autor Dias Gomes. Na trama sua personagem literalmente quase pegava fogo cada vez que se excitava e era rejeitada pelo noivo João Gibão, personagem do Juca de Oliveira.  

Cintia Levi de Espelho Mágico (1977)

com Tarcisio Meira 
        Cintia Levi é o nome artístico de Maria Jacinta, a personagem aspirante a atriz que a Sônia Braga viveu na trama de Espelho Mágico, do autor Lauro César Muniz. Luta para ter sucesso na carreira de atriz, utilizando todos os recursos para se projetar. No início trabalha no teatro de revista. Mas, depois de muita insistência, consegue fazer teste para o elenco da novela Coquetel de Amor, novela que se passava dentro de Espelho Mágico, na qual interpreta Camila. Ao longo da trama envolve-se com Diogo (Tarcísio Meira) e é apontada como o pivô da separação dele e Leila (Glória Menezes).

Julia Matos de Dancin Day´s  (1978)

        Outra Personagem que foi sucesso arrebatador vivido pela Sônia foi a ex-presidiária Julia Mattos  na trama de Dancin´Days, do autor Gilberto Braga.  A personagem seria vivida pela Betty Faria, mas a atriz recusou o convite, assim Sônia Braga deu um show de interpretação numa entrega visceral à personagem que marcou o final da década de 80. Júlia Matos  ditou moda e levou seu  visual  para os quatro cantos do país. Para sua volta triunfal, a figurinista  Marília Carneiro criou uma calça joggin vermelha de cetim com listras laterais. Completando o visual, um top preto, uma sandália de salto alto  fino e por baixo as meias de luréx coloridas que viraram marca da trama. Inesquecível a cena final do acerto de contas entre Júlia e Yolanda, a vilã e sua irmã vivida pela Joana Fomm. As duas brigaram se esbofetearam e começaram a rir com se naquele momento percebessem que tudo que tinham vivido até então, em nada superava os fatos de serem irmãs e acima de tudo grandes amigas.

Gelly de Chega Mais (1980)
com TONY RAMOS
        A Gelly de Chega Mais, novela do autor Carlos Eduardo Novaes,  foi a última personagem da Sônia Braga antes de mudar-se para os Estados Unidos e começar sua carreira internacional. Sua dobradinha com Tony Ramos  rendeu bom momentos a trama que chegou a ser considerada uma antinovela devido a falta de mocinhos e vilões bem definidos. Todos eram bons ou maus dependendo da situação, e isso era novidade na época. Sônia Braga só voltou às telenovelas no Brasil 19 anos depois, numa participação em Força de Um Desejo do autor Gilberto Braga.

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu