Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Agora é que São Elas (2003)

        A seção “Novelas Inesquecíveis” não só relembra tramas que foram sucesso absoluto de crítica e audiência, em vários momentos  falei de tramas que talvez nunca sejam citadas como sucesso na Globo ou de outras emissoras, mas por vários outros motivos também são inesquecíveis.
        Hoje a trama de Agora é que São Elas, do autor Ricardo Linhares será a grande homenageada da semana. A novela esta completando hoje 13 anos de estreia e mesmo com um Miguel Falabella Roxo  e uma Vera Fischer campestre,  a trama deixou boas e engraçadas lembranças.

        Ricardo Linhares avisou que não iria usar de muito realismo fantástico em Agora é que São Elas, mas  o que mais chamou atenção por ser inacreditavelmente fantástico era o fato de a Vera Fischer viver uma mulher simplória que cuidava de uma fazenda. O perfil da personagem até pedia uma mulher muito bonita  e batalhadora, mas a figura de Vera deu um glamour que não cabia a personagem. Em Perigosas Peruas  em 1992, a atriz deu vida uma dona de casa simples também, porém na trama do Ricardo Linhares isso não funcionou.


        O Galã da trama era Miguel Falabella, depois da desistência do Fábio Jr,  e esse foi outro ponto em que a trama não acertou. Inicialmente Miguel era casado com Van Van, personagem da Marisa Orth , repetindo o par que eles fizeram por anos no humorístico Sai de Baixo, terminado um ano antes. A imagem do Caco Antibes e da Magda ainda estava muito vivo na memória do telespectador.


        Mesmo sem os perfis certo  dentro de seus personagens, Agora é que São Elas só decolou mesmo quando o Juca Tigre,  personagem do Miguel deixou de ser o vilão da trama e assumiu seu amor por Antônia, personagem da Vera. O público começou a torcer,  por incrível que pareça,  pelo casal menos provável de uma novela. Quer mais realismo  fantástico que isso?

        O principal casal jovem da trama Victório e Léo, personagens vividos pelos atores Paulinho Vilhena e Débora Falabella, não decolou. A Falta de química entre o casal ficou nítida logo no início da trama e perdurou até o final.

        A novela tinha como foco e protagonistas as mulheres. A trama  contaria a história de várias mulheres que individualmente e depois  juntas,  mudariam seus futuros e das que a rodeavam. Inclusive o título provisório da novela seria “Cidade das Mulheres” , mas naquele ano de 2003 as “Mulheres” já tinham invadidos várias tramas da emissora (A novela Mulheres Apaixonadas e a minissérie A Casa das Sete Mulheres). Assim a Globo achou melhor trocar o título para evitar essa  “overdose” de Mulheres no ar.


        Agora é que São Elas marcou a estreia da então cantora Preta Gil como atriz. Ela entrou na trama por volta do capítulo 87 dando vida a personagem Vanusa.
        Dani Carlos, Karla Tenório, Raoni Carneiro e Karina Bacchi também estrearam na trama.
        O Cantor Ritchie, sucesso em trilhas de novela nos anos 80, e que também entrou na trilha de Agora é Que São Elas com a música “Lagrimas Demais”, fez uma participação na novela no capítulo exibido do dia 01 de maio de 2003.

        A trilha internacional de Agora é que São Elas apesar de divulgada no site da trama inclusive com uma enquete para a escolha  da foto da capa do CD,  nunca foi lançada comercialmente. A novela foi encurtada e o tempo disponível para divulgação do CD  ficou inviável.
        A Novela fez uma campanha social contra os “pegas de carro” através do personagem Bruno,  do ator Daniel Ávila , que ficava  paralítico depois de um acidente de carro correndo em um dos pegas que participou na trama.  
        Era a segunda vez que o trio Nuno Leal Maia, Zezé Polessa e Maria Zilda Bethlen se encontravam em uma novela. A primeira vez havia sido na trama de Top Model em 1989.

        Mesmo encurtada em três semanas Agora é que São Elas foi considerada melhor, dramaturgicamente falando, do que a sua antecessora Sabor de Paixão. Sofreu algumas alterações para que entrasse nos trilhos. Inicialmente idealizada  tendo  como foco a luta feminina pela independência pincelada com crítica social, a novela acabou tendo que ser transformada em um grande melodrama urbano para agradar o público.
Ficha Técnica:
Novela do Autor Ricardo Linhares
Direção Geral : Roberto Talma
Elenco:
VERA FISCHER – Antônia
MIGUEL FALABELLA – Juca Tigre
MARISA ORTH – Van Van (Vaneide)
DÉBORA FALABELLA – Léo
PAULO VILHENA – Victório
MAURÍCIO MATTAR – Pedro
FRANCISCA QUEIRÓS – Sol
PAULO GORGULHO – Joaquim
YONÁ MAGALHÃES – Sofia
MARIA ZILDA – Rutinha
OTÁVIO AUGUSTO – Modesto Pitombo
ZEZÉ POLESSA – Tintim
NUNO LEAL MAIA – Honório
JOANA FOMM – Dinorá
THIAGO FRAGOSO – Rodrigo
BETE COELHO – Wânia
OTÁVIO MÜLLER – Silésio Junqueira
THAÍS FERSOZA – Fátima
RODRIGO PRADO – Vinícius
DANIEL ÁVILA – Bruno
KARLA TENÓRIO – Heloísa
KARINA BACCHI – Pâmela
PRETA GIL – Vanusa
MÁRCIO KIELING – Djalminha
FERNANDA PAES LEME – Karina
JERUSA FRANCO – Nanda
MAX FERCONDINI – Hugo
STHEFANY BRITO – Elis
DANNI CARLOS – Neném
RAONI CARNEIRO – Montanha
ILDI SILVA – Rosemary
JOÃO ANTÔNIO – Tobias
ANA KUTNER – Silmara
HUGO GROSS – Rogério Frota
ARACY CARDOSO – Jandira
CATARINA ABDALA – Nélia
EDYR CASTRO – Guadalupe
RODRIGO DOS SANTOS – Wanderley
LEANDRO RIBEIRO – Iranildo
DUDA NAGLE – Peteca
ANA COTRIM – Ximena
DANIELA PESSOA – Sirlene
LARISSA QUEIRÓZ – Chica
LANA GUELERO – Dadá
NATÁLIA SOUTO – Jane
JOANA LERNER – Juju
SUZANA PIRES – Lia
ELY REIS – Carlão
SÔNIA SIQUEIRA – Ana
AFRÂNIO GAMA – Ivan
as crianças
CAMILLE HEISS – Maria Clara
NATHÁLIA FRANÇA – Raíssa
THIAGO OLIVEIRA – Luís Felipe
THAIANI MACIEL – Alice
ANA LUIZA CAMACHO – Carolina
SAMUEL MELO – Bento
PIETRA VICTORIA – Joana
e
ANA ROSA – Solange
ANTÔNIO PITANGA
CÁSSIA KISS – Luísa
CLÁUDIA LIRA – Gardênia
CRISTINA MULLINS – Drª Selma
DALTON VIGH
FELIPE MARTINS – Nilo
FRANCISCO CUOCO – pai de Juca Tigre
HENRI PAGNOCELLI – médico
HÉLIO RIBEIRO – Dr. Cintra
JARDEL MELLO – Dr. Matos
LAURA CARDOSO – cartomante
MARCOS WINTER – Heitor
PAULO JOSÉ – Benigno (irmão de Modesto)
RICARDO PAVÃO – médico
SILVIO POZATTO – Ernesto (psicanalista que trata de Bruno)
Exibição : 24 de Março à 06 de Setembro de 2003
Capítulos: 143

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: teledramaturgia.com , memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Sinal de Alerta” entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

        Enfatizando o perigo da poluição nas cidades grandes –  Sinal de Alerta ,  do autor  Dias Gomes  ficou marcada pela temática ambientalista e   é essa trama que   entra nesta segunda-feira (14.07) na   plataforma da Globoplay     pelo   Projeto Fragmentos.         O Autor tentava novamente falar de ecologia e meio-ambiente como fizera em  O Espigão  (1974), porém  Sinal de Alerta   não conseguiu segurar o público e acabou sendo a última novela a ser apresentada às 22 horas, um horário onde os autores podiam arriscar e ousar mais.  O desinteresse do público  para com a trama também deve-se a deterioração do horário naquele ano quando passou a  ser veiculado o horário político gratuito do T R E (Tribunal Regional Eleitoral)  que obrigou a emissora apresentar a novela às 23 horas, assim o público não a...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...