Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Rosamaria Murtinho


        “O mais importante é a criação do personagem.  Não é à toa que eu sou escorpião: meu verbo é ‘criar’. O ensaio para mim é fundamental, porque é como tiramos o personagem do papel e damos alma a ele.”

        Foi seguindo essa frase que a atriz Rosamaria Murtinho chegou aos 60 anos de carreira como um dos patrimônios nacionais no campo das artes.  
        A atriz tinha 18 anos quando voltava dos Estados Unidos pensando seriamente a se dedicar a carreia de bailarina,  e  Paulo Francis, diretor do grupo de teatro amador  Studio 53,  que era do irmão de Rosamaria, Carlos Murtinho,  a convidou para substituir uma atriz que havia ficado doente. Pronto começava   a carreira de uma das atrizes mais atuantes em tv e teatro do Brasil.
        Rosamaria Murtinho é casada com o ator Mauro Mendonça desde 1959, com quem teve três filhos, um deles o conceituado diretor de novelas da Globo,  Mauro Mendonça Filho.
        No teatro Rosamaria Murtinho atuou em peças como Sua Excelência em 26 Poses, de Silveira Sampaio e Delmo Vasconcelos. Depois, participou de várias companhias e atuou em espetáculos como A Rosa Tatuada (1957), de Tennessee Williams, pela companhia de Maria Della Costa; A Gaivota (1959), de Anton Tchecov, e Os Pequenos Burgueses (1962-1963), de Máximo Gorki, encenadas pelo Teatro Oficina, do diretor José Celso Martinez Corrêa.
        No cinema a atriz teve poucas aparições, porém ganhou o Kikito de Melhor Atriz do Festival de Gramado de 1988 pelo filme Primeiro de Abril, Brasil da Maria Letícia.
        Sua estreia na Tv, foi em 1960, no Programa semanal de Vitor Berbara , O Teatro Variedade Moinho de Ouro, na Tupi Carioca, no qual trabalhou ao lado de Tônia Carrero, Paulo Autran e Magalhães Graça.  
        A Moça que Veio de  Longe, novela da autora Ivani Ribeiro,  marcou a estreia da Rosamaria Murtinho, que logo em seu primeiro papel viveu a protagonista da trama.
        E são suas personagens em novelas e seriados  que o post de hoje vai relembrar para comemorar esses 60 anos de uma careira mais do que bem sucedida de uma das grandes atrizes do país.

Maria Aparecida de A Moça que Veio de Longe (1964)
Com HÉLIO SOUTO
        A Maria Aparecida de A Moça que Veio de Longe, da autora Ivani Ribeiro, foi a primeira personagem da Rosamaria Murtinho em novelas, e logo de cara a atriz ganhou a protagonista da trama. A novela foi adaptada do original do autor argentino Abel Santa Cruz. A trama  foi a primeira onde uma autora transgredia o original e assumiu as rédeas . Assim  o público que exigiu um final feliz para a protagonista teve sua vontade realizada no fim da novela. Rosamaria e Hélio Souto, seu par romântico na novela, foram  alçadas ao posto de grande astros da emissora da Tv Excelsior. A Emissora promoveu em 25 de julho de 1964 a “Grande noite de Autógrafos” com Rosamaria ,  Helio Souto e outros astros do elenco da novela. 

Isabel de A Muralha (1968)
Com MAURO MENDONÇA 
        No ano seguinte, Rosamaria integrou ao lado de Mauro Mendonça, o elenco de protagonistas da novela A Muralha, da autora Ivani Ribeiro, baseada na obra homônima de Dinah Silveira da Queiroz. A atriz deu vida à personagem Isabel, que era uma espécie de sobrinha de Dom Bráz, o personagem do Mauro.
   
Eunice de Pecado Capital   (1975)
com FRANCISCO CUOCO
        Na Globo em 1975, Rosamaria Murtinho integrou o elenco da novela que se transformou em um grande fenômeno na história da teledramaturgia nacional – Pecado Capital, da autora Janete Clair. Na trama a personagem de Rosamaria depois de  aprontar muitas trapalhadas acaba casando-se com Carlão, o personagem e protagonista vivido pelo Francisco Cuoco.

Arlete de Nina (1977)

        A Arlete da novela Nina, do autor Walther George Durst, baseado no romance homônimo de Galeão Coutinho, rendeu a Rosamaria Murtinho o prêmio de melhor atriz  da APCA daquele ano. A Personagem era difícil, afinal de contas era uma patricinha mimada  e antagonista de Regina Duarte, que vivia a protagonista. Ou seja, a atriz teve que leva-la em uma linha tênue por correr o risco de ver o público rejeitá-la.

Valquíria de Pai Herói  (1979)
com CLAUDIO CAVALCANTI 
        Em 1979, na trama de Pai Herói, da autora Janete Clair,  a atriz deu vida a personagem Valquíria. Na trama sua personagem sofria de esquizofrenia, e a abordagem do tema foi muita válida. Na  época a atriz declarou em entrevista que recebeu  a carta da mãe de uma menina contando das dificuldades que a filha tinha por sofrer do mesmo distúrbio da sua personagem. Depois de assistir Valquíria, a menina teve uma grande melhora, chegando até perder medo de sair de casa que tinha há anos.

Loreta de Jogo da Vida (1981)

        Rosamaria Murtinho já fazia  comédia há anos no teatro, mas na tv sua primeira personagem cômica foi a Loreta de Jogo da Vida, do autor Silvio de Abreu. Ao lado de seu parceiro, o Carlito  vivido pelo saudoso Raul Cortez, a atriz fez da personagem o grande destaque da trama com suas vilanias que lembravam muito as vilãs de Walt Disney.

Ceci de Cambalacho (1986)
com a SUSANA VIEIRA 
        Silvio de Abreu deu outro presente para Rosamaria em 1986, a aristocrata blasé Ceci  de Cambalacho. A personagem está podendo ser revista na reprise da trama  veiculada atualmente pelo Canal Viva. A  atriz sempre declarou em entrevistas que o Silvio de Abreu é um dos seus autores preferidos. Às personagens do autor interpretadas pela atriz sempre são  um show a parte.

Eufrásia de Memorial de Maria Moura (1994)

        Em 1994, Rosamaria Murtinho foi dirigida na tv pela primeira vez por seu filho,  Mauro Mendonça Filho. Na produção da minissérie Memorial de Maria Moura,  adaptada do romance homônimo da Rachel de Queiroz, pelo Jorge Furtado e Carlos Gerbase, a atriz deu vida à vilã Eufrásia. Logo em sua primeira cena a personagem subia um morro batendo em uma criança. A cena já mostrava o que a Eufrásia nos reservava.  

Romana Ferreto de A PRÓXIMA VÍTIMA  (1995)
com ARACY BALABANIAN e YONÁ MAGALHÃES 
        Em 1995, a atriz voltou a interpretar uma personagem do Silvio de Abreu. Na trama de A Próxima Vitíma, ela deu vida a uma das irmãs Ferreto, a moderníssima Romana. A personagem se orgulhava de sustentar o amante mais novo vivido pelo ator Alexandre Borges. A personagem foi idealizada para ser um tapa na cara da sociedade. Ela se orgulhava de sustentar o amante. Se os homens podem sustentar uma amante mais nova, porque as mulheres também não poderiam fazer o mesmo? No decorrer da trama Romana é vítima do seu próprio amante. Ele a mata afogada na piscina da mansão para viver com a sobrinha dela, a vilã Isabela (Cláudia Ohana).

Carlota de Estrela-Guia  (2001)
com GUILHERRME FONTES 
        Outro show de comédia foi dado pela Rosamaria na trama de Estrela-Guia, da autora Ana Maria Moretzsonh. A Carlota era uma trambiqueira irrecuperável e ao lado da parceira Lucrécia, vivida pela atriz Lucinha Lins, proporcionou as melhores gargalhadas da trama. As personagens que mesclavam suas vilanias com comicidade acabaram agradando muito o público infantil que acompanhava a trama para ver a Sandy.  No final para não ficarem impunes, as duas ganharam como castigo ficar isoladas e perdidas em uma ilha deserta, bem ao estilo dos desenhos animados.

Tia Magda de O Astro (2011)

        No remake de O Astro, grande sucesso da Janete Clair reescrito em 2011 por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, Rosamaria Murtinho deu vida a  complexa personagem Tia Magda. Tia de Clô (Regina Duarte), com quem mora. No decorrer da novela, Magda começa a ser chantageada por Samir (Marco Ricca), que descobre o caso que a personagem teve com Salomão (Daniel Filho). Para manter seu segredo guardado, Magda torna-se espiã do vilão na casa da família Hayalla. Ao ficar ciente da traição, Clô expulsa a tia de sua casa. Magda acaba se suicidando.


Tamara de Amor à Vida (2013)

        Em 2013, na trama de Amor à Vida, do auto Walcyr Carrasco, a atriz deu vida a socialite falida Tamara.  A personagem era a sogra do vilão Félix (Mateus Solano) e no decorrer da novela vira sua cumplice nos planos de destruir a sobrinha Paulinha (Klara Castanho) e  a irmã Paloma (Paolla Oliveira).

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com, Wikipédia.com 

Comentários

  1. Olá, Evaldiano! Lembro de uma personagem de novela que gritava "eu tô livre, eu tô libertada!" Sabe dizer se era a Walkiria de Pai Herói? Obrigada. Abraços, como noveleira gostei da lista! Lembro de todos os personagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

No Tema e Na Trilha do Caetano Veloso

    Um dos mais respeitados e produtivos artista latino-americanos, Caetano Veloso é um ícone da música brasileira. O Cantor foi considerado pela revista Rolling Stones   o quarto maior artista  de todos os tempos pelo conjunto da obra.     Falar da obra do Caetano Veloso levaria uns 50 post´s , afinal o cantor é um marco para a nossa música.     Assim vou me ater apenas às clássicas músicas que o cantor emprestou para embalar a teledramaturgia brasileira.   10º.  O Leãozinho  -  ( Sem Lenço e Sem Documento   - 1977 )         Essa foi a primeira música   do Caetano a ser tema de novela. Em Sem Lenço e  Sem Documento do autor Mário Prata a música foi o tema de Rosário (Ana Maria Braga). 9º. Alegria , Alegria ( Sem Lenço  e Sem Documento /1979 e Anos Rebeldes /1992)         Na mesma novela ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...