Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Nos Tempos do Imperador” corrigiu alguns erros, porém termina como um exemplo de novela que não deve mais ser feita

 


        Primeira trama totalmente inédita a estrear depois da Pandemia exibida pela Globo, a trama de Nos Tempos doImperador, chegou ao seu final nesta sexta (04.02), mostrando que deu mais trabalho do que fez sucesso.



        A novela  que estreou totalmente gravada, sofreu por causa dessa nova modalidade – Logo em seu primeiros capítulos o público rejeitou o romance extraconjugal de Dom Pedro II (Selton Mello) e Luísa (Mariana Ximenes), ficando do lado de Tereza Cristina (Letícia Sabatella), o mesmo que ocorreu em Novo Mundo (2017), a  outra trama da dupla de autores Alessandro Marson e Thereza Falcão , só que neste  caso,  Domitila (Ágatha Moreira), diferente da Luíza , era pintada como vilã,  e a Princesa Leopoldina (Letícia Collin)  muito mais carismática que a Imperatriz.



        Com isso as tramas paralelas  da trama se tornaram bem mais interessantes  - Como o entrecho do vilão Tonico Rocha, um grande trabalho do Alexandre Nero  ou o casal Nélio e Dolores, mas para a reta final, que tomou ares de principal casal romântico da história, graças ao ótimo trabalho dos seus intérpretes João Pedro Zappa e Daphne Bozaski.

        Mas sem dúvidas o grande erro de Nos Tempos do Imperador foi a interpretação e consequente apresentação equivocada de alguns entrechos , que tocaram o telespectador negativamente relacionados a luta da raça negra,    como o mais  grave e comentado deles  -  o caso do racismo reverso, “sofrido”  pela Pilar, personagem da Gabriela Medvedovski, que coincidência ou não , depois da sequência, sua personagem que parecia ser um dos destaques da trama, acabou ficando em banho maria e perdendo todo  seu brilho, juntando a isso a  falta de química  com seu par romântico Michel Gomes (Samuel).    Curiosamente, desta vez o público não torceu pela mocinha batalhadora, feminista e empoderada e preferiu a sofredora e romântica, vide o sucesso de Dolores (Daphne Bozaski).

        Sobre esse caso do racismo reverso, os autores tiveram inclusive que assumir o erro e se desculpar pelo mesmo na imprensa e redes sociais e a Globo contratou uma equipe de consultores especificamente para essa parte da trama, e  começou uma força- tarefa   para tentar salvar a trama  respondendo a pressão do público e dos próprios  atores negros do elenco para as devidas correções.



        Alessandro Marson e Thereza Falcão acolheram boa parte dos apontamentos, e uma das partes principais, que inclusive foi preciso levar o elenco de volta aos estúdios pra gravações extras,  foi no  entrecho  em que a Princesa Isabel (Giulia Gayoso) era retratada como a grande libertadora dos escravos, mostrando que  para essa libertação bastava apenas uma canetada, o que abemos que não foi.



        Na parte teledramatúrgica da trama , os personagens negros  foram ganhando mais destaque e alçados a finais felizes e mais coerentes,  o caso de Zayla (Heslayne Teixeira), que inicialmente era  a grande vilã e antagonista de Pilar,  no decorrer da trama ganhou redenção e teve um final feliz ao lado do seu amor Guebo (Maicon Rodrigues).  Aliás vale muito parabenizar Heslayne que foi intocável na interpretação e virada da personagem.

        Muitos apontam a pandemia com a grande vilã de Nos Tempos do Imperador, mas acho que nesse ponto a novela se saiu muito bem. As gravações  das cenas de ação , de fora dos estúdios, as que requeriam mais atenção  e cuidados, foram muito bem elaboradas.   A história e o concepção de alguns personagens históricos e que ficaram a dever muito dentro de uma obra de teledramaturgia.



        Dom Pedro II , sempre foi mostrado como um homem soturno, muito diferente do pai Dom Pedro , que de Novo Mundo, interpretado pelo Caio Castro ganhou a empatia do público, mas Nos Tempos do Imperador deu uma pincelada ainda maior que,  somada a interpretação austera de Selton Mello apresentou um Dom Pedro II  enfadonho.

        Tereza Cristina e a Condessa de Barral, apesar de muito bem interpretadas, talvez tenham salvo boa parte da trama por isso, também seguiram essa linha mais séria e centradas.



        Vale frisar que o elenco, mesmo aqueles que tiveram seus personagens prejudicados por algum entrecho equivocado, perfil desinteressante ou o fato da obra totalmente concluída antes de ir para ar ,  em sua maioria estiveram impecáveis – e neste campo vale citar Daphne Bozaski (Dolores), Heslayne Vieira (Zayla) entre outros ,   mas sem dúvidas quem roubou a cena foi Alexandre Nero  com o  perverso Tonico Rocha, que incialmente era um vilão cômico, mas no decorrer da trama o excesso de vilanias o tornou um personagem execrável comparado até a  um certo político da atualidade.  O Quem Matou dando um desfecho final ao personagem foi broxante, mas não alterou em nada  o seu brilho e perfil  tão bem escrito e interpretado.

        Nos Tempos do Imperador mostrou que o telespectador está cansado de novelas com cunho abolicionista que mostram os brancos como os  grandes salvadores da pátria, ou seja Sinhá Moças , Escravas Isauras ficaram no passado , a atualidade cobra histórias fictícias  mais com um fundo realista, nada de só romantismo em cima de histórias que marcaram a humanidade.  Inclusive isso talvez até prejudique a trilogia que os autores pretendem  finalizar apresentando uma terceira novela,   centrada na Princesa Isabel, que já tem um titulo provisório de “A Redentora”.



        Sobre o último capítulo , muito emocionante a cena final com Selton Mello  narrando um texto sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio em 2018,  enquanto apresentava as reparações e reformas  do prédio que fora a casa onde nasceu Dom Pedro II,  a uma turma de alunos.

Veja Também:

10 Personagens que marcaram NOS TEMPOS DO IMPERADOR 


Seltom Mello 


Mariana Ximenes 


Letícia Sabatella 


Texto:

Fonte: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...