Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Alexandre Nero




        Ele teve uma carreira meteórica. Sem apadrinhamentos ou uma carinha bonitinha dos auge dos 20 anos, Alexandre Nero conseguiu seu primeiro trabalho em 2008,  quase um figurante que tomou ares de coadjuvante de grande importância dentro da trama de A Favorita, do autor João Emanuel Carneiro.
        Assim em 10 anos de carreira na teledramaturgia se tornou um dos queridinhos do autores e mostrou que mesmo estreando tarde,  a tv precisava do seu talento em  personagens que só ele poderia ter defendido.
        Além de ator, Alexandre Nero tem uma carreira consolidada também como cantor, com mais de 50 trabalhos em musicais e montagens de teatro onde  atua desde 1995. É idealizador e criador da Associação dos Compositores da Cidade Curitiba, fundada  em 1994 e foi integrante do Grupo Fato de 1997 à 2007.



         Em Onde Nascem os Fortes, vivendo o protagonista Pedro Gouveia, o ator dar mais um exemplo de como é perito no que faz e consegue se transformar de forma visceral em qualquer tipo de  personagens.
        Para comemorar os 10 anos de carreira  e mais um  impecável trabalho na teledramaturgia, Alexandre Nero é o homenageado do post deste mês.

Vanderlei de A Favorita (2008)

        Alexandre Nero estreou  em novelas sem nenhuma  pretensão, vivendo um personagem quase figurante, o verdureiro Vanderlei de A Favorita,  do João Emanuel Carneiro.  Sem um intérprete de talento provavelmente o personagem teria passado em branco, mas aos poucos e com a ajuda de Lília Cabral, que vivia a personagem Catarina, e que se envolvia com Vanderlei depois de sofrer agressões do marido, o papel cresceu, João Emanuel Carneiro percebeu que tinha um diamante a ser lapidado em mãos e o Nero ganhou projeção, e pouco mais de 8 anos depois ganharia o protagonista em uma das tramas do autor como veremos depois.

Terêncio de Paraíso (2009)

        Em 2009,  Alexandre Nero ganhou um dos personagens centrais do remake de Paraíso, do autor Benedito Ruy Barbosa, o peão Terêncio, que na primeira versão da novela havia sido interpretado pelo ator Roberto Bomfim, grande amigo do Zeca Diabo, o protagonista da trama vivido pelo Eriberto Leão.

Gilmar de Escrito nas Estrelas (2010)

        Em Escrito nas Estrelas, trama da autora Elizabeth Jhin, Alexandre Nero voltou ao horário das seis como o mau caráter Gilmar, secretário e assistente direto do Dr. Ricardo, personagem do Humberto Martins. Sempre teve vergonha da sua origem humilde e usa de vários subterfúgios para subir na vida. No decorrer da novela se envolve com várias mulheres,   sempre  as menosprezando, humilhando e tirando algum proveito. O personagem  embora vilão e odiado pelo público, tinha uma pegada cômica que lhe dava um certo charme  e não poderia ter um final mais inusitado. O Gilmar depois de fugir,   é engolido por um tubarão em alto mar!

Baltazar de Fina Estampa (2011)

        Na trama de Fina Estampa, do Aguinaldo Silva,  Nero ganhou o personagem Baltazar, um homem violento e homofóbico, que  ao lado de Dira Paes, que fazia sua esposa na trama, protagonizou cenas fortes e emocionantes.  Por outro lado, Baltazar formava uma trinca hilária  com Crô e a empregada Marilda, personagens do Marcelo Serrado e Kátia Moraes, que roubaram  a cena, e  depois do término da trama saltaram para o cinema no filme Crô. Esse personagem mostrou toda a versatilidade do ator que soube como poucos dosar apresentando um personagem com uma história densa, de violência contra a mulher e ao mesmo tempo com uma pegada para o humor, o que fez o público ao invés de odiá-lo,   torcer por sua recuperação e quem sabe um final feliz com a esposa que tantas vezes agrediu.

Stênio de Salve Jorge (2012)

        Na pele do advogado vaidoso Stênio,  na trama de Salve Jorge, da autora Glória Perez, Alexandre Nero  de novo dá um show de humor com um personagem que roubou a trama em parceria com Giovanna Antonelli, sua ex-mulher na história. A Dobradinha com a Antonelli foi tão incrível que o casal chegou a ofuscar o casal principal Morena/Théo (Nanda Costa e Rodrigo Lombardi), marcando mais um grande personagem no currículo do ator.

José Alfredo de Império (2014)

        Em 2013,  Alexandre Nero vivia Hermes, um dos principais personagens da insossa trama de Além do Horizonte, dos autores Carlos Gregório e Marcos Bernstein. Seu personagem deixou a trama antes do seu término depois que o ator foi convidado por Aguinaldo Silva para protagonizar sua próxima trama. Aguinaldo bateu o pé e disse que não imaginava outro homem na pele do Comendador José Alfredo se não Alexandre Nero. O Ator assumiu a responsabilidade de viver seu primeiro  protagonista em horário nobre e dividindo esse protagonismo com ninguém menos que Lília Cabral, com quem estreou lá em A Favorita (2008). Como Aguinaldo Silva previu, Nero deu para o Comendador tudo que ele pedia e por esse trabalho o ator entrou de vez, em pouco mais de 5 anos de trajetória na tv, para o hall dos grandes atores da sua geração. Conquistou o telespectador com seu talento, seduziu o público feminino na pele do homem quarentão que tinha todo vigor com uma amante de pouco mais de 18 anos, e abocanhou todos os prêmios de Melhor Ator daquele ano, em destaque o Melhores do ano do Faustão e o Troféu Imprensa. Sua química fluía como água corrente com praticamente todos que contracenavam com ele, e imortalizou grandes momentos em Império com Lília Cabral, Andreia Horta,  Marina Ruy Barbosa, Drica Moraes e Marjorie Estiano.

Romero Rômulo de A Regra do Jogo (2015)

        Cinco meses depois do término de Império, Nero foi escalado para viver o protagonista de outra trama das nove, desta vez do autor João Emanuel Carneiro,  A Regra do Jogo. Assim que a imprensa divulgou seu nome como protagonista   ficou no ar a pergunta: Seria possível se desvencilhar tão rapidamente de um personagem forte e que marcou a teledramaturgia como o Comendador João Alfredo de Império?  Com o   Romero Rômulo de A Regra do Jogo, Alexandre Nero provou que era possível e apresentou um personagem totalmente diferente e entregue a nova história. Assim o ator fez um grande divisor entre o Comendador de Império e o ex-vereador corrupto da trama do JEC. Apesar do ineditismo da trama de A Regra do Jogo, que primou pela história policial em detrimento ao folhetim, o que a caracteriza mais como um seriado que novela, não agradou, mas os elogios à atuação de Nero só cresciam junto às críticas negativas à trama. O Ator fechou a trama com mais um belo trabalho, valendo ainda destacar a volta  da dobradinha de sucesso com Giovanna Antonelli (A Atena), que  havia dado certo em Salve Jorge (2012).

Geraldo Bulhosa de Filhos da Pátria (2017)


        Em Filhos da Pátria, a série do Bruno Mazzeo,  que acompanhou a formação da essência brasileira, daquele jeitinho brasileiro, com muito humor e crítica inteligente, Nero deu vida ao português Geraldo Bulhosa, um homem de bem solícito e de boas intenções por natureza. Como o Brasil está cheio de gente de boas intenções desde sempre, devido aos desmandos da sua esposa materialista e do filho fanfarão ele acaba “cedendo” há alguns favores em razão da sua posição. Geraldo começa a se envolver passivamente em atos questionáveis, que vão desde favorecer obras públicas  à conferir títulos de nobreza indevidos.  Nero sambou com o belo texto da série e mostrou uma interpretação digna de grandes humoristas fazendo comicidade inteligente, brilhando de igual para igual com a perita neste tipo de personagem,   Fernanda Torres, que deu vida a Maria Tereza,  sua esposa.



Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.teledramaturgia.com.br www.wikipédia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...