Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No tema e Na Trilha da Nara Leão

 




        Pegando carona no documentário  O Canto Livre de Nara Leão”, lançado há um mês na Globoplay e marcado de imediato pelo sucesso, o post deste mês na seção “No Tema e Na Trilha” também vai homenagear essa grande mulher e artista , Nara Leão, através de suas músicas nas trilhas das novelas.

        A Cantora que completaria 80 anos de vida no último dia 19 de janeiro é considerada não só a musa da Bossa Nova como também uma das que ajudaram a perpetuar o gênero aqui no Brasil.

        Uma cantora e artista multifacetada passeou por vários gêneros além da Bossa Nova, como o tropicalismo, samba, samba do morro entre outros.

        A Bossa Nova nasceu em 1957, quando Nara fazia reuniões no apartamento de seus pais, localizado no Edifício Champs-Elysées, em frente ao  posto 4, da Avenida Atlântida, em Copacabana, das quais participavam nomes que seriam consagrados no gênero, como Roberto Menescal, Carlos Lyra, Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli.

        A estreia profissional de Nara se deu quando da participação, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia “Pobre Menina Rica” (1963). O Título de musa da Bossa Nova foi a ela creditado pelo cronista Sérgio Porto, mas a consagração efetiva só ocorre após o golpe militar de 1964, com apresentação do espetáculo “Opinião”, ao lado de João do Vale e Zé Keti. Um espetáculo de crítica social à dura repressão imposta ao regime militar.  

        De musa da Bossa Nova , passa a ser cantora de protestos e simpatizante da atividades dos Centros Populares de Cultura da UNE.  Em 1966, interpretou a canção “A Banda”, de Chico Buarque no Festival de Música  Popular Brasileira na Tv RecordTv, saindo como vencedora do festival.



        Dentre as suas interpretações mais conhecidas, destacam-se “O Barquinho”,A Banda” e “Com  Açúcar e com Afeto” – feita a seu pedido por Chico Buarque, cantor e compositor a quem homenagearia nesse disco homônimo, lançado em 1980.

        Em 1989, fez sua última apresentação  em show no Estado do Pará. Ao voltar para o Rio de Janeiro, sua saúde piorou, com dores que não passavam nem com a medicação. A Cantora nos deixou em 7 de junho de 1989, depois do rompimento precoce do tumor que tinha na cabeça.  Seu último disco foi “My Follish Heart” , lançado naquele mesmo ano, onde interpretava  versões de clássicos americanos.

        Após sua morte, sua obra continuou sendo lançada e reverenciada. Em 2002, seus discos lançados anteriormente apenas em LP´s foram relançados em duas caixas separadas – dos períodos de 1964-195 e a outra de 1977 – 1989, com faixas bônus e um livro sobre sua biografia.

        Antes do documentário na Globoplay, Nara Leão já havia sido homenageada em 2007 no especial Por Toda Minha Vida, na Globo.

        Uma cantora magistral e uma mulher a frente do seu tempo, Nara Leão escreveu   com ouro seu nome na história da música  no Brasil e no mundo.

 

Capricho  - (O Casarão / 1976)




        Capricho” foi a primeira música interpretada por Nara Leão a figurar em uma trama de novela da Globo. A Música integrou a trilha nacional da novela O Casarão, do autor Lauro César Muniz.

 

Diz que Eu Fui Por Aí  - (Gina / 1978)




        Gina,  a protagonista da novela homônima vivida pela Christiane Torloni, do autor Rubens Edwald Filho, ganhou como tema essa faixa, um sambão apaixonante na voz da Nara.

 

Odeon  - (A Sucessora / 1978)




        Em 1978, Nara Leão interpretou “Odeon”, clássico  do chorinho composto por Vinícius de Moraes e Ernesto Nazareth,  para a abertura de A Sucessora, novela do autor Manoel Carlos, baseado no romance homônimo de Carolina  Nabuco.

 

João e Maria  com Chico Buarque (Dancin´Days / 1978)




        O Casal teen de Dancin´Days,  novela do autor Gilberto Braga, vividos pela Glória Pires e o saudoso Lauro Corona, ganharam como tema essa faixa – “João e Maria”, num dueto da Nara com Chico Buarque.

 

Sabia Laranjeira” / “Andorinha Preta” – (Cabocla/1979)




        Uma das faixas mais bonitas da trilha da primeira versão da novela Cabocla, do autor Benedito RuyBarbosa, é essa na voz da Nara Leão.

 

Trevo de Quatro Folhas” – (Ciranda de Pedra/1981)




        Trevo de Quatro Folhas” foi o tema da protagonista Virgínia, vivida pela Lucélia Santos na trama de Ciranda de Pedra (1981), do autor Teixeira Filho.

 

Questão de Tempo” – (Sol de Verão / 1982)



        A Doce menina Glorinha, a mascote da trama de Sol de Verão, do autor Manoel Carlos, vivida pela Monique Curi, ganhou como tema  das aventuras na novela essa faixa.

 

14 anos” – (Eu Prometo / 1983)



        Na trilha de  Eu Prometo, da autora Janete Clair, Nara Leão interpretou com maestria mais um samba que marcou o gênero aqui no Brasil – “14 Anos” , composição do Paulinho da Viola.


Este Seu Olhar” – (Livre para Voar / 1984)




        Esse Seu Olhar” , clássico composto por Tom Jobim, foi gravada pela Nara Leão e entrou na trilha da novela Livre para Voar, do autor Walther Negrão.

 

Telefone” – (Torre de Babel / 1998)



        Em Torre de Babel, do Sílviode Abreu, Nara Leão entrou com a faixa “Telefone”, composição do Ronaldo Bôscoli  e Roberto Menescal , que foi o tema do casal Ângela (Cláudia Raia) e Edmundo (Victor Fasano).

 

Meditação” – (Mulheres Apaixonadas / 2003)



        Meditação” foi tema geral da trama de Mulheres Apaixonadas, do autor Manoel Carlos.

 

Até quem Sabe” – (Caminho das Índias / 2009)



        Até quem Sabe” entrou na trilha de Caminho das Índias, da autora Glória Perez, sendo o tema do Raul Cadore, personagem vivido pelo ator Alexandre Borges.

 

Veja Também:

O Casarão (1976)


Gina (1981) 


No Tema e Na Trilha do Dick Farnei 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

Vídeos: You Tube

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...