Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 Destaques do elenco de “Pantanal”



        Pantanal  está chegando a sua reta final aclamada pelo critica e pelo público,  em destaque  pelos grandes personagens  BeneditoRuy Barbosa que o remake do Bruno Luperi nos trouxe de volta em interpretações viscerais, com atores que deram uma  nova roupagem, mas tal qual a primeira versão, continuaram com o mesmo magnetismo junto ao público.

        Osmar Prado, Isabel Ribeiro e Alanis Guillen  fizeram do Velho do Rio , Maria Bruaca e Juma, respectivamente, personagens que dificilmente serão esquecido na história da teledramaturgia.

        Neste post destaco  10   personagens/atores que fizeram de Pantanal um palco, um novela que foi um espetáculo a parte graças ao trabalho impecável de profissionais que sabiam o que estavam fazendo.

 

Maria Bruaca / Isabel Teixeira



        Isabel Teixeira foi o grande  destaque do remake de Pantanal, na pele da personagem que virou uma espécie de baluarte aos direitos das mulheres, a libertação e o empoderamento feminino – A Maria Bruaca , ganhou vida própria e elevou a  atriz, que já tinha uma grande bagagem de trabalhos no teatro, ao estrelato junto ao grande público. Claro que somado ao belo texto, ao magnetismo do personagem que já havia feito muito sucesso na versão original com a Ângela Leal no papel,  a entrega de Isabel Teixeira  foi crucial para que a Maria Bruaca tomasse ares de fenômeno da teledramaturgia.

        Isabel Teixeira  até então só havia feito trabalhos pontuais na tv, e em 2019 ganhou uma personagem de maior destaque na trama de Amor de Mãe – a médica Jane, melhor amiga da Telma (AdrianaEsteves), que acaba sendo morta por ela na segunda temporada da trama.  A atriz  já demostrou lá  o grande talento e a entrega  a uma personagem. 

        A Maria Bruaca só coroou e confirmou o talento lapidado pelo teatro  e pela família recheada de artistas, em destaque o pai, o grande Renato Teixeira, cantor e compositor. Isabel Teixeira termina Pantanal credenciada como a grande profissional que é,  nos brindando com momentos que se tornaram inesquecíveis na história da teledramaturgia nacional.

 

Osmar Prado / Velho do Rio



          Osmar Prado, premiado e elogiadíssimo por personagens como o Tabaco de Roda de Fogo (1986), O Sérgio Cabeleira de Pedra sobre Pedra (1992), o Tião Galinha de Renascer (1993),  o Zeca de Éramos Seis (1994), o Lobato de O Clone (2001), o Barão de Araruna de Sinhá Moça (2006), o Manu de Caminho das Índias (2009), o Coronel Epaminondas de Meu Pedacinho de Chão (2014), o Bóris de Órfãos da Terra entre outros, roubou  a cena  como o emblemático  Velho do Rio , em mais uma composição espetacular e cirúrgica do trabalho do ator a frente do personagem que se transforma em cobra.  O Ator  deu um novo perfil e camada ao Velho imortalizado pelo Cláudio Marzo na primeira versão da novela.

 

Murilo Benício – Tenório



           Murilo Benício é da geração seguinte ao do Osmar Prado, mas nem por isso menos espetacular. Estreou nas novelas com o gago Fabrício de Fera Ferida (1993),  imortalizou com maestria  tipos complexos como Juca Cipó de Irmãos Coragem (1995),  o Léo de Por Amor (1997), Lucas, Diogo e Léo em O Clone (2001), o Tião de  América (2005), o Victor Valentiin de Ti Ti Ti (2010),  o Tufão de Avenida Brasil (2012) entre outros. O Ator  pegou o Tenório em Pantanal e vem dando o sangue pelo personagem, que representa todo o machismo e mau-caratismo dentro da história, com uma interpretação cheia de nuances, visceral e execrável ante os telespectadores, o que só enriquece ainda mais o trabalho do ator.

 

Alanis Guillen / Juma



         Alanis Guillen tinha em seu currículo apenas a protagonista de Malhação – Toda Forma de Amar (2019), temporada  encerrada às pressas por causa das paralisações da Pandemia , e que acabou sendo a última temporada da novela teen,   quando anunciada  como a nova Juma do remake do Benedito Ruy Barbosa, escrito pelo Bruno Luperi, muitos torceram o nariz.

 A Atriz teve um grande desafio pela frente, viver uma personagem emblemática e marcada na  primeira versão pela interpretação da Cristiana Oliveira, papel que  a consagrou. Porém bastaram as primeiras cenas   da Alanis na segunda fase  Pantanal  para o público ficar hipnotizado pelo seu trabalho à frente da personagem.  Apresentou uma nova Juma, um novo perfil, tão bem delineado quando o  original,  mostrando que sabia o que estava fazendo ao ganhar esse papel.

 

Jesuíta Barbosa / Jove



        Diferente da maioria dos interpretes de Pantanal,  Jesuíta Barbosa, um dos astros da nova geração, e já tão marcado por personagens mais complexos, se viu apedrejado pela crítica logo  em que apareceu  em cena na pele do Jove. Confesso que até eu mesmo estranhei a escalação do ator para viver o personagem, acho que tinha a interpretação do Marcos Winter ainda na mente e não conseguia ver o Jove na interpretação do Jesuíta.

        O Próprio ator declarou em entrevista que evitava ler as duras  críticas ao Jove , e que até entendia ,  a parte do público não entender a saga do filho mais cosmopolita  de Jose . O personagem tinha  uma jornada  a trilha  e o público não teve paciência. E a gente sabe que aquele “chove não molha” dele com a Juma também não ajudou em nada.

        É fato que o Jove não vai entrar na lista dos melhores personagens do Jesuíta,  porém muito  mais pelo perfil do personagem  do que pelo  o trabalho  do ator propriamente dito.

         

Irandhir Santos / Joventino (1ª. Fase) / Jose Lucas do Nada (2ª. Fase)



          Irandhir Santos,  na pele do Joventino (pai),  foi um dos  grandes destaques da  primeira fase da trama. O Ator se moldou ao personagem e  roubou a cena  com a entrega visceral e sensível de um dos papéis  mais emblemáticos da trama. A Cena de Joventino encarando o boi fujão só com os olhos e suas fortes expressões,  no primeiro capítulo   foi o ponto forte de Pantanal, mostrando o misto de homem com o misticismo do personagem.

        Irandhir voltou na segunda fase vivendo o José Lucas do Nada, e nos proporcionou outros ótimos momentos  à trama, embora nesta reta final o personagem tenha ficado um pouco fora da coerência, mas nada que tenha prejudicado a composição e entrega do grande profissional.

 

Camila Morgado – Irma



        Camila Morgado vai fechar Pantanal com outra personagem muito emblemática e complexa para o  seu currículo. A Atriz que dividiu a personagem  com a  Malu Rodrigues , ficou com uma missão difícil, afinal a personagem da primeira fase ganhou muito destaque e foi muito bem defendida pela Malu. Mas Camila Morgado  é Camila Morgado, e logo nas primeiras cenas essa transição se mostrou um dos acertos da produção e  a Irma ganhou ares de  uma das protagonistas  do remake. Nesta fase final,  a  personagem que vem incorporando o  diabo, depois de ter sido abandonada grávida por Trindade (Gabriel Sater), vem dando outro show.  A Tv aberta estava devendo já há alguns anos uma personagem desse nível para Camila.

 

Juliano Cazarré / Alcides



        O Alcides do Juliano Cazarré brilhou em todas as áreas. O peão ao mesmo tempo que é um ogro, protagonizou cenas cômicas ao lado da Isabel Ribeiro,  a Maria Bruaca  e nesta reta final com  Silvero Pereira, o Zaqueu. Ficou reservado para a   reta final as sequencias mais dramáticas e complexas da história da personagem – a suposta castração ou estupro do personagem, feita pelo seu algoz Tenório (MuriloBenício) para se vingar pelo chifre. Sem dúvidas o Alcides foi uma virada de chave na carreira do ator, que se  jogou no personagem e graças a essa entrega e  a química imediata com a Isabel Ribeiro,   o transformou em um dos destaques de Pantanal.

 

Marcos Palmeira / Zé Leôncio



        Marcos Palmeira que foi um dos destaques da primeira versão de Pantanal (1990) como o Tadeu, voltou no remake como o protagonista Zé Leôncio, marcando mais um tipo para o seu currículo. O Ator também  passou pelo mesmo que a Camila Morgado. Renato Góes seduziu o público como o personagem na primeira fase, e quando isso ocorre, o interprete da segunda fase às vezes sofre ao assumir o posto. Mas a eficiência de um grande ator sempre prevalece,  e o Marcos Palmeira também imprimiu sua interpretação  e mostrou um Zé Leôncio autêntico, coerente porém renovado.

        Vale destacar aqui também a dobradinha como  Dira Paes, a Filó, que acrescentou muito para o sucesso do  núcleo.

       

 Juliana Paes/  Maria Marruá



        Eu nunca imaginei a  Juliana Paes vivendo a emblemática Maria Marruá de Pantanal, mas depois de vê-la no  remake, ficou nítido que o remake não teria sido o mesmo se não fosse ela. Juliana nasceu para viver a Maria Marruá.  Nunca vi uma atriz tão entregue a uma personagem, e uma personagem casar tão bem com sua intérprete. Mesmo tendo a Cássia Kiss como intérprete da personagem na primeira versão, e que também marcou a produção, Juliana Paes criou sua própria  assinatura , uma nova Maria Marruá com todo o magnetismo e mistério que a personagem pedia.

        Protagonizou cenas que entraram para a historia da teledramaturgia – O Parto, a transformação em onça e sua morte.

          Juliana Paes,  nos presenteou  com um  espetáculo  em Pantanal.  A Maria Marruá sem dúvidas já é  a melhor personagem da atriz de todos os tempos. A Atriz se transformou em onça e adestrou  todos os telespectadores com seu talento.

 

        Numa trama como Pantanal é impossível citar apenas 10 destaques em seu elenco. Abaixo uma menção honrosa para os outros componentes desse elenco que fizeram o sucesso da trama:  

Primeira Fase: 



Enrique Diaz (Gil), Renato Góes (Zé Leôncio), Letícia Teles (Filó), Bruna Linzmeyer (Madeleine), Malu Rodrigues (Irma).

 

Segunda Fase :



Dira Paes (Filó),  Selma Egrei (Mariana), José Loreto (Tadeu), Júlia Dalávia (Guta), Karine Telles (Madeleine), Bella Campos (Muda), Guito (Tibério), Gabriel Sater (Trindade), Paula Barbosa (Zefa), Leandro Lima (Levi), Silvero Pereira (Zaqueu) e Aline Borges (Zuleika) .

 

Veja Também:

Selma Egrei 


Dira Paes 


Pantanal 


Enrique Diaz 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa