Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Cristiana Oliveira


        Cristiana Oliveira está de volta a tv na pele da louca e feiticeira Mara, na nova trama da Record, A Terra Prometida. Depois da estreia na Rede Manchete e ter se consagrado na Globo, Cristiana é uma das apostas da emissora para enriquecer seu casting de grandes astros.
        A Atriz  iniciou a carreira como modelo e o que poucos sabem é que até os 19 anos,  depois de ter sua filha Rafaella, sofria com obesidade. Ela chegou a pesar 150 kg, mas com força de vontade conseguiu emagrecer  e se transformar em modelo de  sucesso em  fotos e capas de revistas no Brasil e países como a Itália e Alemanha.
        Em 1985, Cristiana Oliveira foi contratada pelo cantor Léo Jaime para lhe ajudar a responder as cartas de fãs.  No mesmo ano gravou um comercial com a direção do Walter Salles Junior  e foi exatamente esse comercial chamou a  atenção  Rede Manchete para Cristiana. A Emissora foi então  a primeira em que a atriz firmou contrato  para participar  de novelas. 
        Cristiana estreou em novelas no ano de 1989,   na trama de Kananga do Japão, mas foi em Pantanal  na pele da Juma Marruá que a atriz ganhou projeção nacional , virando estrela de primeira grandeza  e protagonista de várias outras novelas na Rede Globo.
        É exatamente essa trilha de personagens de sucesso que o post de hoje vai relembrar.

Juma de Pantanal (1990)

        A novela Pantanal foi o grande fenômeno  da teledramaturgia da década de 90, e assim como a trama do Benedito Ruy Barbosa, Cristiana Oliveira na pele da protagonista Juma , foi alçada ao posto de grande estrela logo em seu primeiro maior papel de destaque. Sua beleza nos inesquecíveis banhos de Juma nua nas águas do Pantanal  seduziu o Brasil, mas seu trabalho  foi muito  além da sua nudez. Seu  talento aparecia a cada nova cena da selvagem personagem. Por pouco Cristiana Oliveira não perdeu o papel  para Glória Pires. A Atriz acabou não se acertando com a Rede Manchete para estrelar a trama, e a emissora resolveu apostar em uma atriz menos conhecida depois da recusa da grande estrela Global. Cristiana ganhou  vários prêmios por sua atuação  e muitos apostaram que a personagem seria a única em sua carreira, ou pelo menos a de maior destaque. Claro que é impossível falar da Cristiana e não lembrar da Juma, mas a atriz trilhou um caminho de sucessos pós-Pantanal, como veremos ao falar dos seus  próximos trabalhos.


Camila e Mila de Amazônia (1991)

        Ainda na Manchete, depois do sucesso de Pantanal, Cristiana de Oliveira ganhou a protagonista da trama de Amazônia, do autores Jorge Duran e Denise Bandeira. Na trama a atriz viveu duas personagens nos  dois tempos distintos da narrativa da novela, Camila em 1899 e Mila em 1991, os tempos atuais.  Infelizmente Amazônia não chegou nem perto do sucesso de Pantanal, muito devido à crise pela qual a emissora começa a passar e que culminaria no fechamento de suas atividades em 1999. Mesmo assim   Cristiana fez um bom trabalho  se dividindo em dois papéis.

Paloma de De Corpo e Alma  (1992)
COM TARCÍSIO MEIRA 

        Em 1992, Cristiana foi contratada pela Globo já com status de grande estrela. A atriz iria protagonizar a minissérie Agosto (1993), mas na última hora a emissora resolveu escalar Cristiana para ser a protagonista da próxima trama das nove. Assim junto com Tarcísio Meira, Cristiana Oliveira  ganhou sua primeira protagonista no horário nobre global na trama de De Corpo e Alma, da autora Glória Perez.  A novela acabou ficando marcada mais pelo assassinato da atriz Daniela Perez, filha da autora e que também participava da trama, do que pela história propriamente dita, mas Cristiana brilhou esbanjando talento ao lado de grandes nomes com Tarcísio Meira, Stênio Garcia entre outros.  Foi também no ano de 1992, antes de estrear em De Corpo e Alma que Cristiana estrelou sua primeira e única capa de Playboy.

Marialva de Memorial de Maria Moura (1994)

        Em 1994, Cristiana Oliveira foi um dos destaques da minissérie Memorial de Maria Moura, dos autores Jorge Furtado e Carlos Gerbase.  Na trama,   Marialva sofre ao lado dos irmãos Tonho (Ernani Moraes), Irineu (Otávio Müller) e Firma (Zezé Polessa). Ao conhecer e se apaixonar por Valentim (Jackson Antunes), um integrante do circo, malabarista e atirador de facas, vislumbra uma possibilidade de escapar do duro convívio familiar. Os dois passam a lutar ao lado de Maria Moura, que trata Marialva como se fosse uma irmã.

Tatiana de Quatro por Quatro (1994)
com HUMBERTO MARTINS
        A Tatiana de Quatro por Quatro, novela do autor Carlos Lombardi,  foi a primeira experiência cômica da atriz na tv. Ao lado de Elizabeth Savalla, Letícia Spiller e a  saudosa Betty Lago, as outras protagonistas da trama, Cristiana viveu as mais curiosas e  engraçadas situações. A Atriz que vinha marcando sua carreira por personagens mais densas, deu uma diferenciada em seu currículo com a personagem.

Adriana de Salsa e Merengue (1996)

        Em 1996,  Cristiana Oliveira apareceu deslumbrante na pele da vilã carreirista  e interesseira Adriana, na trama de Salsa e Merengue dos autores Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa.  A personagem dava um grande golpe ao seduzir o milionário Guilherme, personagem vivido pelo saudoso Walmor Chagas. Guilherme acaba abandonando a esposa,   com quem era casado há mais de 30 anos para viver o romance com a golpista.
         
Selena de Corpo Dourado (1998)

        Na trama de Corpo Dourado, do autor Antônio Calmon, Cristiana Oliveira se desvencilhava de vez do posto de grande musa na pele da  protagonista Selena. Criada no campo como um peão, é rude nos gestos, nas atitudes e na fala. Desajeitada, corajosa, levemente cômica, aparentemente dura e forte como um rapaz, é secretamente feminina e, sobretudo, íntegra. Tem grande identificação com Chico (Humberto Martins) que, para ela, é a encarnação do herói viril, o Clint Eastwood com quem sempre sonhou em segredo.

Nicinha de O Clone (2001)

        Outro papel importante feito pela Cristiana foi a falsa e manipuladora Alicinha da trama de O Clone, da autora Glória Perez. Inicialmente se mostrando como uma moça tímida e prestativa, Alicinha acaba sempre conseguindo através de meios não  muito corretos tudo que queria,  e destruindo  todos a sua volta. A personagem tinha  um perfil psicopata e a autora tentava desvendar  para o telespectador  esse tipo que nos rodeia. Em 2009, na trama de Caminho das Índias, a autora voltou a apresentar uma personagem com esse perfil, entrando ainda mais fundo no mundo dos psicopatas com a Ivone, vivida pela Letícia Sabatella.

Carminha de Amazônia de Galvez à Chico Mendes (2007)

        Em 2007, Cristiana Oliveira participou da terceira fase da minissérie Amazônia de Galvez à Chico Mendes, da autora Glória Perez, dando vida a personagem Carminha, que na trama era esposa do delgado Bento, vivido pelo ator Lima Duarte.

Araci de Insensato Coração (2011)

                Em 2011,  Cristiana Oliveira chocou o público ao aparecer quase irreconhecível na pele da presidiária Araci, na trama de Insensato Coração, do autor Gilberto Braga. Livre de toda vaidade, Cristiana apareceu muito acima do peso  dando ainda mais credibilidade a personagem que foi muito importante para a trama. Mesmo sendo uma participação pequena, a Araci reascendeu os holofotes em cima da carreira de Cristiana dando um novo fôlego e abrindo novas partas para a atriz.  A personagem foi uma espécie de prova dos novas em sua carreira. Mesmo com um currículo   recheado de grandes sucessos e mulheres exuberantes, Cristiana não se incomodou em fazer uma personagem que ia contra o seu perfil de personagens que havia vivido até então, e provou que talento e algo que vai muito além de uma bela plástica e apego pela vaidade.



Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com.br, memóriaglobo.com, wikipedia.com.br 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Trilha Sonora Eterna – Quatro por Quatro Internacional (1994)

          A novela  Quatro por Quatro , do autor  CarlosLombardi   é  considerada o seu ápice na história da teledramaturgia. Sem dúvidas o  melhor trabalho do autor  que,  prendeu o telespectador do início ao fim,  recheada de confusões e trapaças, com o humor escrachado na dose certa, numa divertida história de relacionamentos amorosos, separações e reconciliações.         A novela conta a história de quatro mulheres que cansadas das safadezas dos seus respectivos maridos e namorados, depois de se conhecerem em um quadruplo acidente de trânsito, resolvem ir à forra e decidem se unir para se vingar de cada um deles. As vingadoras eram: Abigail ( Bety Lago ), esposa do médico cirurgião Gustavo ( Marcos Paulo ); Auxiliadora ( Elizabeth Savalla ), casada há anos com Alcebíades (Tato Gabus Mendes),  abandonada por este por  uma mulher 20 ...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

e10blog - Balanço 2023 – Novelas (que ainda estão no ar )

          Agora é a vez   do balanço anual   das tramas que ainda vão virar o ano de 2023 para 2024.   Terra e Paixão (Globo – 8 de Maio   de 2023 . . . )         Terra e Paixão , do Walcyr Carrasco , vai terminar em 19 de janeiro do ano que vem   e,   a   sensação que ela deixa é que se transformou em uma nova novela a   cada   nova virada.         O Público não comprou a trama inicialmente, com os protagonistas jovens sem química dentro do texto engessado do autor, a trama se salvou em boa parte   pelos veteranos e o núcleo cômico.         Porém a certa altura da trama, até esses núcleos cansaram, e o autor teve que ir se virando para manter a trama até o final. Os La Selva   perderam força e teve   que ser   acrescentado e eliminado personagens para deixar a trama ...