Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Amor de Mãe” termina, prejudicada pela pandemia e a pressa no retorno às gravações, porém marcada por grandes momentos para teledramaturgia

 


 Amor de Mãe, trama de estreia da autora Manuela Dias,  chegou ao seu  final nesta sexta (09.04), além de ficar marcada como a  trama que foi paralisada pela Covid-19 e inseriu o vírus a sua sinopse,  deixa também para nós, personagens que dificilmente serão esquecidos  - Impossível se despedir da Lurdes (Regina Casé) ou da Thelma (Adriana Esteves), personagens tão bem construídas por suas intérpretes, cheia de camadas e viradas  que seduziram o público e novamente consagraram a carreira dessas atrizes que fizeram  do texto da Manuela um espetáculo em forma de capítulos.

Esses últimos 23 capítulos apresentados no retorno da Pandemia mostraram que a trama envelheceu muito rápido, o otimismo da autora fez com que algumas sequencias que falaram da COVID-19   apresentasse informações incorretas ou incoerentes com o atual momento. É certo que com as gravações  reiniciadas em de setembro passado, quando muita gente imaginou que a Pandemia praticamente estaria  contralada, fez com que Amor de Mãe apresentasse alguns desserviços. Uma pena mesmo que  os já infectados uma vez não fossem infectados novamente, como a Lídia , a personagem da Malu Galli declarou em um das cenas citadas como mais irresponsáveis da produção.



Nesta segunda temporada Regina Casé que imortalizou a Lurdes, carregou a novela nas costas. Foram espetaculares todas as sequencias da personagem,  sua busca pelo Domênico,  suas tiradas cômicas, como na  dobradinha com a Lídia (Malu Galli), pertinho do final da primeira temporada; o sequestro pela Thelma, que nos proporcionou um show dessas duas grandes atrizes e nesta semana final o tão aguardado reencontro com Domênico (Chay Suede), que sequencias, que cenas inesquecíveis numa entrega visceral.

Valeu muito a pena esperar mais de um ano por esse reencontro – Lurdes (Regina Casé) e Domênico (Chay Suede) – ManuelaDias foi perita na  dosagem da  emoção da cena,  que poderia ter sido aquele exagero mexicano, mas  o que vimos foi  a mais pura reação daquela mãe que há mais de 27 anos guardava aquele abraço e beijo do filho roubado. E o Chay Suede, que atorzão que  ele vem se transformando a cada novo trabalho. Impressionante as reações, caras e bocas do Danilo a cada momento , e a cada sequência  em que ia se dando conta de que estava de frente a sua verdadeira mãe.



Os vilões foram um show à parte em Amor de Mãe. Manuela Dias anunciou que a trama realista,  não  tinha  vilões, que todos tinham  atitudes dúbias e que a vida  e seus acontecimentos seriam os grandes vilões da trama. Mas não foi isso que vimos não – Adriana Esteves, alçada ao posto de grande vilã na reta final da primeira temporada, provou mais uma vez que já é especialista em vilãs carismáticas.  Totalmente entregue as nuances da Thelma,  a personagem  finalmente   vai conseguir  o que a Inês de Babilônia (2015) e a Loreta de Segundo Sol (2018)  não conseguiram. Brigar de igual para igual como a Carminha de Avenida Brasil  (2012), a vilã mor que até hoje marca a carreira da atriz e é sua personagem com  maior empatia  junto ao público.

É  certo que Amor de Mãe sempre teve seu vilão desde o começo – O Álvaro do Irandhir Santos, mas a segunda temporada intensificou suas vilanias num grau em  mais de 100%. O personagem  que sempre brilhou com as particularidades cênicas do grande vilão, voltou com todo gás dando espaço para o ator mostrar ainda mais o nível do seu talento e trabalho com a entrega visceral.  Impossível não ter vontade de esmurra-lo a cada nova vilania contra seus algozes.



Nesse campo de vilões e bandidos de Amor de Mãe vale destacar também a Penha , da Clarisse Ribeiro, que de empregada da  Lídia se transformou em dama do tráfico da região. E nesta reta final sua relação com a Leila (Arietha Côrrea) deu um charme a mais aos entrechos da personagem.



Vários atores fizeram de Amor de Mãe um palco com composições de personagens nunca visto na teledramaturgia até então, como não elogiar o crescimento cênico do Humberto Carrão na pele do Sandro;  a Camila da Jéssica Ellen, que  merece ser aplaudida de pé. A atriz ganhou a confiança da autora desde seu destaque em Justiça (2016),  e em Amor de Mãe driblou outras personagens e se transformou na protagonista jovem da trama. Seus entrechos sociais,  na  luta pelos direitos das mulheres,  dos negros,  dos professores, fizeram da personagem um baluarte para dar foco as injustiças sociais.



Destaque também para  Ísis Valverde (Betina), Malu Galli (Lídia), Juliano Cazarré (Magno), Nanda Costa (Érica), Vladimir Brichta (Davi), Érica Januza (Marina), Enrique Diaz (Durval), Isabel Teixeira (Jane), Débora Lamm (Miranda) entre outros.



 Amor de Mãe cometeu alguns deslizes nesta reta final por causa da pressa do término devido as paralizações da Pandemia, mas acho que  a Vitória da Tais Araújo foi injustiçada demais  nesta segunda parte da trama, ficou nítido que a personagem  perdeu o posto de protagonista mesmo com o entrecho da violência doméstica  e da volta da mãe do seu filho adotivo. Certeza que daqui a 10 anos ela vai está falando da decepção com a personagem como vem fazendo com a Helena de Viver a Vida (2009).



A Pandemia foi a grande vilã de Amor de Mãe, e a pressa para o seu término em meio as novas paralisações fez com que a autora e produção atropelassem alguns entrechos que prometiam muito. A trama realista   anunciada pela Manuela Dias teve que dar vez à  alguns clichês de folhetim , mas sem dúvidas Amor de Mãe é uma sobrevivente,  marcou com maestria a estreia da autora em novelas e entra para o hall de uma das melhores tramas do horário da última década.

 

Veja Também:

Emoção e Talento misturados no encontro de Lurdes e Domênico em "Amor de Mãe" 

Meus Personagens Favoritos da Nanda Costa 



10 Persoangens que marcaram "AMOR DE MÃE" 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa          

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Trilha Sonora Eterna - Sinhá Moça (2006)

         A Segunda versão de  Sinhá Moça   (2006), trama do autor  Benedito Ruy Barbosa ,  estreou no início do ano   no  Canal Viva,  substituindo a reprise de  Escrito nas Estrelas  (2010), a partir das 15:30.         Protagonizada por  Débora Falabella ,  Danton Mello   e um grande elenco, a novela tem direção geral de  Ricardo Waddintgon e é considerada um dos grandes sucessos do horário nos anos 2000.         Remake da novela exibida em 1986 com a história dos personagens Sinhá Moça ,   Rodolfo   e Barão de Araruna, vividos por LucéliaSantos, Marcos Paulo e Rubens de Falco na ocasião – agora interpretados por Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado . Baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes (lançado em 1950), a história já tivera uma versão cinematográfica, produzida pela Vera Cruz em 1953, dirigida por Tom Payne e Oswaldo Sampaio , com Eliane Lage (Sinhá Moça), Anselmo Duarte (Rodolfo) e José Policena (Barão de Araruna). A Trilha Sonora de Sinh

“Família é Tudo” revela seu principal segredo em meio às polêmicas de assedio

          Nesta semana em Família é Tudo , Daniel Ortiz usou o principal cartucho da trama – Revelou que o ataque ao Lucca (Jayme Matarazzo), que levou Electra   ( Juliana Paiva ) à cadeia por anos, na verdade foi todo   arquitetado   pelo 2   vilões da trama – Hans (Raphael Logam) e Jéssica (Rafa Kalimann), ou seja nada de surpresa.           Na verdade já havia uma   espécie de conspiração nas redes sociais   de que Electra, poderia ser realmente a vilã da trama ao invés da Jéssica, que ela realmente   seria culpada pelo ataque ao namorado, o que daria um viés muito interessante a história,   uma espécie de releitura de A Favorita ( 2008). Com essa revelação tão simples, tão óbvia, o autor queima um dos principais cartuchos de Família é Tudo   e   perde a oportunidade de dar um novo gás na história.         E por falar em Família é Tudo a trama está na boca do povo por outros 2 motivos – O Primeiro deles é – Cadê Arlete Sales Arlete Sales na história ?    De que adiantou ap

“No Rancho Fundo” emociona público com a mudança da Família Leonel para o Hotel São Petesburgo

        A trama do  Mário Teixeira continua sendo a menina dos olhos da Globo . A “continuação” de Mar do Sertão , acertou a fórmula e reconquistou o público que correu de Elas por Elas .   Nesta semana a novela chegou em uma das fases aguardadas, a reviravolta da família Leonel que graças a Tubaína se tornam milionários.         A Cena em que a família sai do rancho rumo ao grande Hotel São Petsburgo, que fechou o capítulo desta sexta(17.05),    emocionou o público com   a junção   da sequencia da novela com o take da abertura que conta a história da família.         É Fato que essa fórmula   de apelo popular, quase folclórico, vem se tornando uma boa saída para ao horário das seis, que sempre   que   investiu   nesse viés viu essas novelas se   transformarem em sucesso,   como foram O Cravo e a Rosa (2000), Êta Mundo Bom   (2016) e a própria Mar do Sertão , ou seja é a simplicidade somada a criatividade provando que nunca sai de moda. Veja Também: No Rancho Fundo null Deb