Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para rever “O Salvador da Pátria” no Viva

 


        O Salvador da Pátria, um dos clássicos da teledramaturgia nacional dos anos 80 está de volta a partir desta segunda-feira (12.04), no Canal Viva substituindo a reprise de Sassaricando  (1987), no horário das 14:15.

        Protagonizada por Lima Duarte, que imortalizou Sassa Mutema, a trama é de autoria do autor Lauro César Muniz , e traz no seu elenco nomes como Maitê Proença, Francisco Cuoco, Susana Vieira, Betty Faria, José Wilker entre outros.

        Um dos títulos mais pedidos para reprise desde a estreia do Canal Viva, a novela de cunho político,   mesmo apresentada no período pós ditadura, LauroCésar Muniz teve que driblar reações de alguns partidos políticos na época, e mesmo assim  teve que mudar a sinopse original para que  O Salvador da Pátria pudesse continuar.

        São muitos os motivos para não perder essa reprise, a memória afetiva, o registro histórico da época entre outros   ...  o e10blog cita abaixo 10 motivos que transformaram O Salvador da Pátria em sucesso absoluto e a fazem uma trama imperdível,  mesmos mais de 30 anos depois da sua exibição original.

 

A Trama de Cunho Político



        O ponto de partida foi o Caso Especial da TV Globo O Crime do Zé Bigorna, também estrelado por Lima Duarte, escrito pelo próprio Lauro César Muniz, exibido em 1974 e transformado em filme em 1977. Sassá Mutema era, praticamente, uma reedição de Zé Bigorna.   Logo que entrou no ar a trama foi acusada de fazer apologia a companha a presidência da república do candidato Luís Inácio Lula da Silva. Sassa Mutema, um boia-fria analfabeto, era tido como uma representação do candidato do partido dos trabalhadores.

        Diante da polêmica, Lauro César Muniz ainda declarou que a sinopse original da trama  transformava sim Sassa Mutema em Presidente, depois que o candidato eleito não pudesse assumir, e Sassa que seria o vice usado para representar o povo assumiria. A Confusão teria sido ainda maior. Se O Salvador da Pátria ajudou ou não campanha de Lula, o certo é que ele não ganhou as eleições daquele ano, a primeira depois de anos de jejum de eleições diretas para presidente, que teve Fernando Collor como candidato eleito.

 

Lima Duarte -  Sassá Mutema



        Lima Duarte foi crucial para o sucesso de O Salvador da Pátria, sua composição e interpretação do Sassa Mutema  foi impecável,  era impossível imaginar que o Lima realmente não fosse um boia fria, tamanha entrega do  ator ao personagem.  O Sassa Mutema virou um ícone da teledramaturgia, um personagem que entrou para a história e que pontou o currículo do ator que já tinha nomes como Zeca Diabo de O Bem Amado (1973) e Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985). Por Sassa Mutema  Lima Duarte recebeu  o Troféu Imprensa de Melhor Ator , dividido com José Mayer por Tieta (1989).

       

Luiz Gustavo  - Juca Pirama



        O Radialista Juca Pirama, vivido pelo Luiz Gustavo, era uma das figuras principais da novela, embora morresse assassinado no capítulo 17, junto  com a personagem da TássiaCamargo, numa trama arquitetada pelos seus inimigos políticos e que dava o ponta pé inicial na ascensão de Sassa Mutema.   No desenrolar da história, o autor promoveu uma “volta” do personagem como parte da trama engendrada pela organização criminosa da história. Porém, Luiz Gustavo não quis voltar à cena. Foram então utilizados áudios gravados por um imitador, que reproduzia quase que perfeitamente a voz e o timbre do ator. “Meninos, eu Vi!”  o bordão do personagem ganhou os quatro cantos do Brasil.  O Bordão foi sugerido pelo próprio Luiz Gustavo, que lembrou-se da poesia de Gonçalves Dias I-Juca-Pirama   e inclusive mudou o nome do personagem, que antes se chamaria Juca Santana.

 

Betty Faria  - Marina Cintra



        Uma das tramas paralelas de O Salvador da Pátria era protagonizada por Betty Faria, na pele da Marina Sintra.  Mulher forte e determinada, é mãe de Camila  (Mayara Magri) e Alice (SuyzRêgo). Viúva de um importante militante político de esquerda, ela é a principal opositora de Severo Branco (Francisco Cuoco), tantos nos negócios quanto na política. No decorrer da trama,  Marina acaba se envolvendo com João Mattos, o personagem do José Wilker, irmão de Juca Pirama. João é envolto na trama do tráfico de drogas,  embora seja inocente e,  para isso conta  com a ajuda de Marina.

        Betty Faria protagonizou O Salvador da Pátria e a trama seguinte no horário Tieta (1989). A atriz havia comprado os direitos os direito do  romance  e tinha que ser ela a protagonista.  Assim Betty  ficou em O Salvador da Pátria até o último capítulo e como Tieta foi dividida em 2 fases, Betty Faria entrou na trama do Aguinaldo Silva  a partir do capítulo 18.

 

Lúcia Veríssimo – Bárbara  



        LúciaVeríssimo era estrela absoluta das tramas das décadas de 80 e 90. Em O Salvador da Pátria ela viveu a bela Bárbara, neta do banqueiro Hermínio (Benjamim Cattan_). Determinada, sabe o quer. Estudou na Europa e tem atração por aventura. Seu status lhe permite brincar um pouco com as pessoas. Sente-se muito atraída por Severo (Francisco Cuoco), e depois apaixona-se verdadeiramente por ele.

        Agora vem Spoiler: No último capítulo de O Salvador da Pátria, Bárbara é revelada como a chefe da organização do narcotráfico que movimentou toda a trama. Naquela época sem internet,  só sabíamos realmente  o desenrolar das tramas na hora  em que iam ao ar, e as  apostas para quem seria o chefe foram  grandes.

 

Trilha Sonora 



        A trilha sonora internacional de O Salvador da Pátria (com a  Maitê Proença na capa) foi o primeiro disco de novela lançado em CD e foi recordista de vendagem até então. De acordo com o livro Teletema, a História da Música Popular através da Teledramaturgia Brasileira” (de Guilherme Bryan e Vincent Villari), foram vendidas 1.463.543 cópias. O recorde anterior era da trilha internacional da novela antecessora no horário, ValeTudo. O recorde foi superado em 1996, pela trilha volume 1 de ORei do Gado.

        A trilha nacional, com o saudoso José Wilker na capa,   foi marcada pelo faixa “Lua e Flor”, do Oswaldo Montenegro. A Música era o tema de amor de Sassá e Clotilde (MaitêProença), e tocou nos quatro cantos do Brasil, e até hoje é sucesso nas rádios nostálgicas.

 

E Sobre o Lula novamente  . . .

        Acusada de favorecer Lula, nas eleições de 1989, é uma incrível coincidência que a trama esteja de volta em reprise justo agora quando o ex-presidente ganhou de volta seus direitos políticos.

 

Ações Socioeducativas

        No último mês da trama, foi veiculada uma campanha social sobre a AIDS. Por meio dos diálogos dos personagens, o autor Lauro César Muniz divulgava informações a respeito do tratamento dispensado às pessoas infectadas e dos preconceitos gerados pela doença. O objetivo principal era sensibilizar o público a exercitar a solidariedade aos pacientes. A Iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Rede Globo e a Divisão de Aids do Ministério da Saúde.

 

       

Abertura



        A  abertura da trama, desenvolvida pela equipe de Hans Donner, foi idealizada a partir de cinco quadros que retratavam a evolução política de Sassá Mutema. Para isso, foram pintados painéis realistas nos estúdios e projetados elementos de cena sobre eles.

        No Vídeo,  ao som de “Amara o Teu Arado a Uma Estrela” do Gilberto Gil,  Sassá Mutema passeava sobre os quadros.

         

Breno Moroni de Sassa Mutema na abertura

https://www.youtube.com/watch?v=dQH_OTUj10A

        Engana-se quem pensa que o Sassá Mutema da abertura era  vivido pelo Lima Duarte. Na verdade Breno Moroni foi quem viveu o Sassá Mutema para a abertura. Breno Moroni, para os que não lembram , é mais conhecido por ter vivido o Mascarado da trama de A Viagem (1994), que atualmente está em reprise também no Canal Viva. O Ator e diretor também já havia estrelado outra abertura de novela  - Champagne (1983).

 

Artistas que já morreram de OSalvador da Pátria



        A Reprise de O Salvador da Pátria vai nos dar mais uma chance de ver o trabalho de artistas que infelizmente já nos deixaram- Além do protagonista José Wilker, vai valer a pena relembrar nomes como Cécil Thiré, Thales Pan Chacon, Cláudio Cavalcanti, Lutero Luiz, Luiz Maças, Ivan Cândido, Mário Lago, Marcos Paulo, Tácito Rocha, João Carlos Barroso, Flávio Migliaccio, Nelson Dantas, Norma Geraldy, Ana Maria Nascimento e Silva, Thelma Reston, Germano Filho, Hermilcio Fróes, Waldyr Sant´anna, Jorge Cherques, Walmor Chagas, Benjamim Cattan, George Otto, Eduardo Galvão, Valter Santos.

Veja Também:

Trilha Sonora Eterna - O Salvador da Pátria (1989)


Trilha Sonora Eterna - O Salvador da Pátria (1989)


Novelas Inesquecíveis - O Salvador da Pátria (1989)


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube