Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Amor de Mãe” termina, prejudicada pela pandemia e a pressa no retorno às gravações, porém marcada por grandes momentos para teledramaturgia

 


 Amor de Mãe, trama de estreia da autora Manuela Dias,  chegou ao seu  final nesta sexta (09.04), além de ficar marcada como a  trama que foi paralisada pela Covid-19 e inseriu o vírus a sua sinopse,  deixa também para nós, personagens que dificilmente serão esquecidos  - Impossível se despedir da Lurdes (Regina Casé) ou da Thelma (Adriana Esteves), personagens tão bem construídas por suas intérpretes, cheia de camadas e viradas  que seduziram o público e novamente consagraram a carreira dessas atrizes que fizeram  do texto da Manuela um espetáculo em forma de capítulos.

Esses últimos 23 capítulos apresentados no retorno da Pandemia mostraram que a trama envelheceu muito rápido, o otimismo da autora fez com que algumas sequencias que falaram da COVID-19   apresentasse informações incorretas ou incoerentes com o atual momento. É certo que com as gravações  reiniciadas em de setembro passado, quando muita gente imaginou que a Pandemia praticamente estaria  contralada, fez com que Amor de Mãe apresentasse alguns desserviços. Uma pena mesmo que  os já infectados uma vez não fossem infectados novamente, como a Lídia , a personagem da Malu Galli declarou em um das cenas citadas como mais irresponsáveis da produção.



Nesta segunda temporada Regina Casé que imortalizou a Lurdes, carregou a novela nas costas. Foram espetaculares todas as sequencias da personagem,  sua busca pelo Domênico,  suas tiradas cômicas, como na  dobradinha com a Lídia (Malu Galli), pertinho do final da primeira temporada; o sequestro pela Thelma, que nos proporcionou um show dessas duas grandes atrizes e nesta semana final o tão aguardado reencontro com Domênico (Chay Suede), que sequencias, que cenas inesquecíveis numa entrega visceral.

Valeu muito a pena esperar mais de um ano por esse reencontro – Lurdes (Regina Casé) e Domênico (Chay Suede) – ManuelaDias foi perita na  dosagem da  emoção da cena,  que poderia ter sido aquele exagero mexicano, mas  o que vimos foi  a mais pura reação daquela mãe que há mais de 27 anos guardava aquele abraço e beijo do filho roubado. E o Chay Suede, que atorzão que  ele vem se transformando a cada novo trabalho. Impressionante as reações, caras e bocas do Danilo a cada momento , e a cada sequência  em que ia se dando conta de que estava de frente a sua verdadeira mãe.



Os vilões foram um show à parte em Amor de Mãe. Manuela Dias anunciou que a trama realista,  não  tinha  vilões, que todos tinham  atitudes dúbias e que a vida  e seus acontecimentos seriam os grandes vilões da trama. Mas não foi isso que vimos não – Adriana Esteves, alçada ao posto de grande vilã na reta final da primeira temporada, provou mais uma vez que já é especialista em vilãs carismáticas.  Totalmente entregue as nuances da Thelma,  a personagem  finalmente   vai conseguir  o que a Inês de Babilônia (2015) e a Loreta de Segundo Sol (2018)  não conseguiram. Brigar de igual para igual como a Carminha de Avenida Brasil  (2012), a vilã mor que até hoje marca a carreira da atriz e é sua personagem com  maior empatia  junto ao público.

É  certo que Amor de Mãe sempre teve seu vilão desde o começo – O Álvaro do Irandhir Santos, mas a segunda temporada intensificou suas vilanias num grau em  mais de 100%. O personagem  que sempre brilhou com as particularidades cênicas do grande vilão, voltou com todo gás dando espaço para o ator mostrar ainda mais o nível do seu talento e trabalho com a entrega visceral.  Impossível não ter vontade de esmurra-lo a cada nova vilania contra seus algozes.



Nesse campo de vilões e bandidos de Amor de Mãe vale destacar também a Penha , da Clarisse Ribeiro, que de empregada da  Lídia se transformou em dama do tráfico da região. E nesta reta final sua relação com a Leila (Arietha Côrrea) deu um charme a mais aos entrechos da personagem.



Vários atores fizeram de Amor de Mãe um palco com composições de personagens nunca visto na teledramaturgia até então, como não elogiar o crescimento cênico do Humberto Carrão na pele do Sandro;  a Camila da Jéssica Ellen, que  merece ser aplaudida de pé. A atriz ganhou a confiança da autora desde seu destaque em Justiça (2016),  e em Amor de Mãe driblou outras personagens e se transformou na protagonista jovem da trama. Seus entrechos sociais,  na  luta pelos direitos das mulheres,  dos negros,  dos professores, fizeram da personagem um baluarte para dar foco as injustiças sociais.



Destaque também para  Ísis Valverde (Betina), Malu Galli (Lídia), Juliano Cazarré (Magno), Nanda Costa (Érica), Vladimir Brichta (Davi), Érica Januza (Marina), Enrique Diaz (Durval), Isabel Teixeira (Jane), Débora Lamm (Miranda) entre outros.



 Amor de Mãe cometeu alguns deslizes nesta reta final por causa da pressa do término devido as paralizações da Pandemia, mas acho que  a Vitória da Tais Araújo foi injustiçada demais  nesta segunda parte da trama, ficou nítido que a personagem  perdeu o posto de protagonista mesmo com o entrecho da violência doméstica  e da volta da mãe do seu filho adotivo. Certeza que daqui a 10 anos ela vai está falando da decepção com a personagem como vem fazendo com a Helena de Viver a Vida (2009).



A Pandemia foi a grande vilã de Amor de Mãe, e a pressa para o seu término em meio as novas paralisações fez com que a autora e produção atropelassem alguns entrechos que prometiam muito. A trama realista   anunciada pela Manuela Dias teve que dar vez à  alguns clichês de folhetim , mas sem dúvidas Amor de Mãe é uma sobrevivente,  marcou com maestria a estreia da autora em novelas e entra para o hall de uma das melhores tramas do horário da última década.

 

Veja Também:

Emoção e Talento misturados no encontro de Lurdes e Domênico em "Amor de Mãe" 

Meus Personagens Favoritos da Nanda Costa 



10 Persoangens que marcaram "AMOR DE MÃE" 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respeitando o original e atualizada nos pontos certos “Vale Tudo” começa com pé direito

        Desde de Travessia   e Terra e Paixão , fiquei com receio de fazer o post   de estreia   das novelas,   mas   não tem   como não   ficar   otimista com   a estreia de Vale Tudo , o tão aguardado remake do Gilberto Braga , reescrito pela Manuela Dias.           Respeitando    a aura do original de 1988, Manuela Dias apresentou   os 2 capítulos iniciais   espetaculares que   fizeram a trama   começar   com pé   direito.           Tais   Araújo   como a Raquel, já   mostrou que vai estar grande   em cena. Como aperitivo   dessa nova   versão tivemos   a cena   de briga entre ela e o   Rubinho   (Júlio Andrade), que   foi   visceral.   A atriz promete   grandes   momentos   para   a teledramatur...