Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Bem Amado (1973)

40 anos de um dos grandes sucessos do Dias Gomes

         Em  9 de outubro de 1973, ou seja  há mais de 40 anos terminava  uma das melhores  novelas da história da teledramaturgia brasileira, O Bem Amado do autor Dias Gomes. 
         A novela foi  pioneira em vários aspectos. A  trama foi a primeira  global   apresentada totalmente em cores; abriu as portas do mercado internacional (antes de O Bem  Amado  apenas o texto era comercializado) e foi a primeira usar uma narrativa genuinamente brasileira em seus entrechos.
         Dias Gomes se inspirou no fato parecido ocorrido no Espirito Santo, onde um candidato se elegeu prefeito prometendo a construção de um cemitério na cidade.   A novela foi a transposição para  tv da peça O Bem Amado  e Mistérios do Amor e da Morte , que ele só conseguiu desengavetar em 1969.  

       O Bem Amado conta a história de Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) um político corrupto e cheio de artimanhas, que  tem como meta prioritária em sua administração na cidade fictícia de Sucupira,  litoral baiano, a inauguração do cemitério local. De um lado, é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta (Emiliana Queiroz) , profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: Doroteia (Ida Gomes) , Dulcineia (Dorinha Duval)  e Judicéia (Dirce Migliaccio).
Doroteia é a mais velha, líder na Câmara de Vereadores da cidade. Dulcineia, a do meio, é seduzida pelo prefeito. E Judiceia é a mais nova - e mais espevitada. São três solteironas avessas a imoralidades - pelo menos em público, já que Odorico sempre aparece de noite para tomar um "licor de jenipapo"…
Odorico, Dirceu Borboleta e Zeca Diabo
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br/
 A novela teve três grandes personagens que marcaram a carreira de seus intérpretes: O Próprio Odorico Paraguaçu , imortalizado por Paulo Gracindo; Zeca Diabo vivido pelo Lima Duarte e Dirceu Borboleta do inesquecível Emiliano Queiroz.

Foto : http://4.bp.blogspot.com/
    Paulo Gracindo na pele do prefeito foi espetacular, e com certeza o Odorico Paraguaçu foi seu grande papel na tv. Para quem se apaixonou pela verborragia usada no remake de Saramandaia escrito por Ricardo Linhares, basta saber que  ele foi inspirado em Odorico Paraguaçu , um espécie de homenagem ao personagem dentro da trama. Odorico teve um magnetismo tão grande  que em 1980 , sete anos depois do termino da novela, a Globo produziu um seriado com o título de O Bem Amado com quase todo o elenco principal. Odorico Paraguaçu que morrera no último capítulo da novela em 1973, foi ressuscitado no primeiro episódio do  seriado, “desinaugurando” o cemitério de Sucupira. O Seriado passou quatro  anos no ar  com sucesso absoluto em 220 capítulos.  Em 2011,  o filme roteirizado por Guel Arraes e Miguel Paiva virou minissérie na Globo, com Marco Nanini revivendo Odo
Odorico e Zeca Diabo
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br
  Lima Duarte, então diretor de tv, havia sido contratado para dirigir a novela anterior O Bofe , do autor Braúlio Pedroso. Antes que seu contrato terminasse com a Globo  ele foi convidado para viver  o Zeca Diabo, seu primeiro personagem na tv e que foi logo  um sucesso arrebatador. Os trejeitos , modo  de falar e até o figurino do personagem teve o “dedo” de Lima, e assim Zeca acabou virando o matador de aluguel mais bonzinho da teledramaturgia brasileira.
Foto : http://bimg1.mlstatic.com/o
   Emiliano Queiroz também foi irrepreensível na interpretação do seu Dirceu Borboleta, com  certeza o personagem mais marcante da sua carreira.
 Um dos pontos fortes de O Bem  Amado eram os cacos e improvisos  permitidos pelo autor. Paulo Gracindo , Lima Duarte e Emiliano Queiroz abusavam desse direito e talvez exatamente por causa dessa liberdade em cena é que  seus personagens  tenham ficado   tão marcantes e inesquecíveis.
A Censura agiu dentro da trama de O Bem  Amado e não permitia que  palavra  “Coronel”  usada como referencia à Odorico Paraguaçu e “Capitão” usada para se referir ao Zeca Diabo,  fossem citadas na trama. O tema de abertura também foi modificado   depois que a censura não autorizou “Paiol de Pólvora”  interpretada por Toquinho e Vinicius de Moraes. A Música foi substituída então por “O Bem Amado” gravada pelo Coral Som Livre
Foto : http://1.bp.blogspot.com
 Não posso deixar de citar outros destaques do elenco : Ida Gomes , Dirce Migliaccio e Dorinha Duval, as irmãs cajazeiras; Sandra Bréa que esbanjou beleza e sofisticação vivendo  Telma , a filha moderna de Odorico; a saudosa Zilka Zalaberry  e sua inesquecível Donana Medrado e Milton Gonçalves vivendo o Zelão das Asas.
Foto : http://www.globomarcaslicenciamento.com.br
Em 2012  chegou às lojas o DVD de O Bem Amado e foi ele que me fez assistir essa trama, afinal em 1973, o autor que vus fala aqui ainda nem sonhava em nascer.  Mesmo sem ter assistido na exibição original, o que muitas vezes da um sabor diferente às novelas, afinal não sabemos o que pode acontecer, etc. Mas O Bem Amado foi mais um  novelão escrito pelo mago Dias Gomes, que sabe como ninguém transformar histórias simples e interioranas em sucesso de crítica e audiência.
“Só fala quem sabe. Não vale promessa. Pague pra ver. A Vida é um jogo, um quebra-cabeça . . . O Bem amado !
Esse era o texto narrado nas cenas dos próximos capítulos, apresentados na época.
Hoje  (19.10) se vivo fosse Dias Gomes estaria completando 91 anos de vida, e nada mais recomendado do que lembrar nesta dada esse “novelão” que nasceu de suas mãos.

Ficha Técnica :
O bem amado
Novela do Autor Dias Gomes
Direção Geral  : Régis Cardoso
Exibição  : 24 de Janeiro à 09 de Outubro de 1973

Foto : http://bimg2.mlstatic.com/o-bem-amado-nove

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa  : teledramaturgia.com , wikipédia.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Minissérie “A E I O Urca” entra nesta segunda na Globoplay

        Curiosa minissérie sem muitas histórias para contar. Na retratação dos shows que fizeram a glória do Cassino da Urca estavam o charme e o encantamento do projeto. Escrita por   Doc Comparato  e  Antônio Calmon  a minissérie tem  Déborah Bloch , Carlos Alberto Ricelli  e  o saudoso   Raul Cortez  como  protagonistas.         A E I   O   Urca entra nesta segunda na plataforma da Globoplay pelo Projeto Resgate de Minisséries .           Relembre a trama   :         O Rio de Janeiro dos anos 1940 é uma cidade fervilhante de excitação. Enquanto no resto do mundo a Segunda Guerra Mundial se desenrola, o Cassino da Urca é uma ilha de animação e elegância. É nesse cenário que Tide, um  croupier  do Cassino, se apaixona pela bailarina Silvia,...