Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Brilhante (1981)

O Polêmico corte de cabelo da Vera Fischer,  a história  do personagem homossexual  e Fernanda Montenegro de vilã marcaram a trama do Gilberto Braga que completa 41 anos 



          Daniel Filho trabalhou junto com GilbertoBraga na concepção da trama, que  era a terceira  em horário nobre do autor depois do sucesso de Dancin´Days (1978) e Água Viva (1980), mas diferente dessas,   teve uma história confusa inicialmente -  O Público não se identificou com o casal principal vivido pela Vera Fischer e o Tarcísio Meira,  não comprou um dos principais entrechos  - o caso misterioso do Sidney (Vivido pelo José Wilker ) e a  intervenção da censura em outro principal tema da trama  que tocava no homossexualismo , foram fatores determinantes para que Brilhante não brilhasse como merecia.



        A trama tem como enredo o comércio de joias e pedras preciosas, e o mistério sobre uma jazida de esmeraldas no Pantanal  que são o fio-condutor de toda história. Luiza (Vera Fischer) é uma bela designer de joias que, a passeio em Londres, reencontra uma antiga amiga, Vera (Aracy Balabanian), e acaba testemunhando a morte do marido dela, Oswaldo (José Wilker). De volta ao Brasil, Luiza se surpreende ao ver o mesmo homem vivo, mas com outra identidade, Sidney Ribeiro. Na mesma altura, Luiza entra em contato com a família Newman, donos da empresa de fabricação e venda de joias onde ela trabalha. A matriarca da família é a prepotente Chica Newman (Fernanda Montenegro), que se encanta com a jovem e vê a chance de casá-la com seu filho Inácio, um  homossexual. Entretanto, Luiza acaba apaixonando-se por Paulo César (Tarcisio Meira), genro de Chica. Paulo, que já vivia um casamento em crise, abandona a mulher, Maria Isabel (Rennée de Vielmond), e inicia um romance com Luiza.

Enquanto isso, obstinada em arrumar uma esposa para o filho, Chica encontra na carreirista Leonor (Renata Sorrah) uma aliada. A moça, filha da não menos interesseira Edite (Eloisa Mafalda), é funcionária de sua empresa e aceita abandonar o marido, o taxista Carlos (CláudioMarzo), para casar-se com Inácio Newman (Dennis Carvalho).



 Fernanda Montenegro,   recém saída de Baila Comigo (1981),  foi o grande destaque de Brilhante , como  a vilã Chica Newman   e Vera Fischer marcou sua participação mais pelo penteado do que a atuação propriamente dita. Recém saída de Coração Alado (1980), e com o intuito de mudar o visual para se diferenciar da personagem anterior,    se apresentou em Brilhante  com os cabelos curtinhos, mais escuro  e encaracolados. O Problema é que Daniel Filho havia encomendado uma música para tema da personagem e abertura – Assim Tom Jobim compôs “Luiza”, que em um dos trechos cita os cabelos claros  como os  raios  de sol,  referência do compositor  a Vera.  Quando soube da mudança de visual da musa,  a pedido também de Daniel Filho ,  considerou uma rasteira ,  e o diretor contou em entrevistas que sempre era  cobrado sobre a “traição” quando encontrava o compositor.



Um dos entrechos mais importantes de Brilhante, era a abordagem do tema da homossexualidade, através do personagem Inácio, vivido pelo Dennis Carvalho, filho da vilã Chica Newman , que não aceitava a “condição” do filho.  A censura interveio de  uma forma muito radical na trama e sequer permitiu que o termo “homossexual” fosse dito dentro da novela.  Isso  prejudicou muito o andamento do entrecho,  e para frisar  a situação de Inácio, em alguns momentos foram  ditas a expressão “os problemas sexuais do seu filho” , que conseguiu passar pelos censores.



Brilhante marcou a estreia do autor Euclydes Marinho como roteirista , porém ele não ficou até o final.  Não concordando com os rumos da história,  pediu para sair e foi substituído por Leonor Basseres,  o que acabou sendo a primeira parceria do Gilberto com Leonor, parceria essa  que se repetira em várias outras  tramas de sucesso.


Uma trama paralela chamou muito atenção e empatia do grande  público – o romance de Bruno e Leonor, os personagens do saudoso Jardel Filho e Renata Sorrah. Bruno, era casado como Regina (Célia Helena), e tem um caso de amor com Leonor, depois que ela casa-se de “fachada” com Inácio. Os dois conseguiram, mesmo vivendo um romance clandestino,  a simpatia dos telespectadores e da crítica.



 A trilha nacional de Brilhante  abre com o tema dos protagonistas vividos pela Vera Fischer e o saudoso Tarcísio Meira – Luiza e Paulo César – “Me Deixas Louca” , numa interpretação  espetacular da Elis Regina. A Música foi gravada por Elis especialmente para a novela, a pedido do seu amigo Gilberto Braga. A música é do Armando Mazareno  e a versão em português do Paulo CoelhoElis Regina nos deixou precocemente em 1982, aos 36 anos, quando Brilhante ainda estava no ar. Paulo Coelho declarou em entrevistas que a tristeza pela perda da amiga o fez desistir de trabalhar com música, sendo “Me Deixas Louca” sua última composição/versão escrita. Já Gilberto Braga homenageou a cantora e também amiga em uma das cenas da novela, em que Luiza (Vera Fischer), põe o disco na vitrola e escuta “Me Deixas Louca”, capítulos depois da morte da artista.

 


Chica Newman, a grande vilã da novela não teve o final tradicional das vilãs da época.  Nos últimos capítulos , a esnobe e aristocrática Dona Chica passou por uma redenção e acabou assumindo o romance com seu motorista, Carlos (Cláudio Marzo), pobre e mais jovem.  Teve que passar por cima de todos os seus preconceitos.  E o público comemorou o romance.

Fernanda Montenegro foi eleita pela APCA melhor atriz de televisão em 1981 (Juntamente com Lilian Lemmertz por Baila Comigo, Yoná Magalhães , por Os Imigrantes, e Kate Hansen por sua atuação nos teleromances da Tv Cultura), além do Troféu Imprensa.



Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro, viveu na trama de Brilhante a personagem Marilia, neta de Chica Newman.



A Bela abertura até hoje é muito cultuada entre as melhores já produzidas pela Globo. Criada por Hans Donner e sua equipe, mostrava a modela Lilian Stavik em uma sala de espelhos com um gato siamês. A modelo estava grávida quando gravou a abertura, e esconderam sua barriga com as roupas. Meses após a estreia da novela, a Televisa do México descaradamente copiou a abertura para a trama de Vanessa (uma adaptação da novela brasileira Ídolode Pano, da Tv Tupi). Em 2011, a própria Globo bebeu da ideia para a abertura de Fina Estampa , do Aguinaldo Silva, que também mostrava uma modela desfilando entre espelhos.



        Brilhante foi a primeira novela dos atores Caique Ferreira, Carla Camurati, Rômulo Arantes, Neuza Caribé e Fábio Vila Verde(então com 11 anos). Andrea Beltrão apareceu pela primeira vez na tv em uma das cenas da novela.  Foi também a primeira novela da Globo das grandes atrizes veteranas  Laura Cardoso e Célia Helena, e dos atores Rodolfo Mayer e Sérgio Mamberti.



        A luxuosa mansão da família Newman, uma das principais locações de Brilhante, a imponente residência com vasto jardim situada na Estrada da Gávea Pequena, no Alto da Boa Vista do Rio de Janeiro, ficou famosa  por ter sido fachada ou locação para várias outras novelas – Foi a casa  do Renato Villar (Tarcisio Meira) em Roda de Fogo(1986), da Família Abdalla em Sassaricando (1987); da Família da Isabela (Isabela Garcia ) em O Sexodos Anjos (1989);  dos Torremolinos em Perigosas Peruas (1992), da Clínica do Dr. Carlos Moretti (José Mayer) em História de Amor (1995); da Família de Zazá (Fernanda Montenegro) em Zazá (1997)  e dos San Marino em Andando nas Nuvens (1999).



        Brilhante, até então nunca foi reprisada, e é uma ótima escolha para o Viva ou para a Globoplay. Rever uma trama tão mutilada e cheia de temas polêmicos 41 anos depois seria uma boa.



        O próprio autor declarou no livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia” do projeto Memória Globo que considera Brilhante um fracasso retumbante, e que não deveria ter sido idealizada para uma época ainda tão visada pela  censura.  Mas para quem acompanha o trabalho do Gilberto, viu vários entrechos de  Brilhante contados com maestria em outras tramas suas, e uma reprise  da trama  completinha seria a chance de um novo público dar sua opinião  sobre  essa trama quarentona, inesquecível e tão complexa.

 

Ficha Técnica:

Autor Gilberto Braga

Com colaboração do Euclydes Marinho e Leonor Basseres

Direção Geral: Daniel Filho

Elenco:



 

VERA FISCHER – Luiza
TARCÍSIO MEIRA – Paulo César
FERNANDA MONTENEGRO – Chica Newman
RENÉE DE VIELMOND – Maria Isabel
JOSÉ WILKER – Sidney / Oswaldo
DENIS CARVALHO – Inácio
RENATA SORRAH – Leonor
JARDEL FILHO – Bruno
CÉLIA HELENA – Regina
CLÁUDIO MARZO – Carlos
JOANA FOMM – Virgínia
RODOLFO MAYER – Ernani
LAURA CARDOSO – Alda
MÁRIO LAGO – Vitor Newman
ROSITA TOMAZ LOPES – Letícia
ELOÍSA MAFALDA – Edite
KADU MOLITERNO – Afonso
CARLA CAMURATTI – Sônia
CAÍQUE FERREIRA – Fred
FERNANDA TORRES – Marília
SÉRGIO MAMBERTI – Galeno
SUZANA FAINI – Renê
NÁDIA LIPPI – Wânia
ARTHUR MUHLEMBERG – Guto
NEUZA CARIBÉ – Cissa
LÍDIA MATTOS – Nilza
OSWALDO LOUZADA – Leonel
JOÃO PAULO ADOUR – Sérgio
PAULO PORTO – Guilherme
ANSELMO VASCONCELLOS – Detetive Tavares
RENATO PEDROSA – Ulisses
MARIA GLADYS – Dinalva
MAURÍCIO BARROSO – Serpa
MÁRCIA RODRIGUES – Yara
RÔMULO ARANTES – Osmar
LUCIANO SABINO – Rick
JANSER BARRETO – Lino
GRAZIELA DI LAURENTIS – Heloísa
ANDRÉA BELTRÃO – Neuza
AMELIN FIANI – Vitória
MARIA DE FÁTIMA CAMATTA – Jussara
ILMA SANTOS COSTA – Creuza
MAGDA REGINA CARVALHO – Vanda

o menino FÁBIO VILLA VERDE – Silvinho

e
AGUINALDO ROCHA
ARACY BALABANIAN – Vera (amiga de Luiza que ela encontra por acaso em Londres)
BEATRIZ LYRA – Carmem
BUZA FERRAZ – Cláudio (namorado de Inácio, no final)
CARLOS NOBRE
FRANCISCO MILANI – Vanderlei (pai de Guto e Cissa, morre na explosão de um avião, no início)
EDUARDO CONDE – Eduardo
HILEANA MENEZES
ÍTALO ROSSI – delegado
JOSÉ MARIA PASSOS – Amauri (colega de trabalho de Luiza)
MARIA SAMPAIO – Matilde (tia de Oswaldo)
MAURO MENDONÇA – Fernando (interesse romântico de Chica, no final)
PASCHOAL VILABOIM
RENATO COUTINHO – Clóvis (gerente da joalheria Newman onde trabalha Leonor)
THELMA RESTON
Dr. Antunes (médico de Chica)
Dr. Flaksman (médico de Vitor)
Francisco (inspetor da jazida de esmeraldas no Mato Grosso)
Getúlio
Kyra
Mariazinha (diretora do colégio)
Detetive Paiva (contratado por Chica para investigar Luiza)
Rafael (filho de Luiza e Paulo César)
Zé Carlos (funcionário do Clubinho)

Exibição: 28 de Setembro de 1981 à 27 de Março de 1982

Capítulos: 155

Veja Também: 

Aberturas Inesquecíveis - Brilhante (1981) 


Brilhante Nacional (1981)


Brilhante Internacional (1981) 


Deus nos Acuda (1992) 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...