Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Pátria Minha Internacional (1994)

 


        Seguindo o enredo da corrupção e politicagem iniciada com Vale Tudo (1988) e ODono do Mundo (1991) , Gilberto Braga fechava essa trilogia com Pátria Minha exibida em 1994, levantando a bandeira de que vale a pena ser honesto no Brasil sim. A  Novela  está  completinha na  Globoplay desde o dia  09 de Outubro.

           PátriaMinha foi marcada pelas longas cenas de diálogos dos personagens, em destaque Natália e Alice, personagens da Renata Sorrah e Cláudia Abreu. Ambas  tinham um ótimo relacionamento de mãe e filha, e discutiam assuntos que tomaram as salas dos brasileiros com cenas impecáveis.

        Protagonizada por Tarcísio Meira, Vera Fischer, Claudia Abreu, Fábio Assumpção e um grande elenco,  Patria Minha  apesar do grande sucesso , passou por alguns percalços , que se não fosse a autoria “cirúrgica” de Gilberto Braga  poderia ter  naufragado . Carolina Ferraz que seria a ponta do triângulo entre Alice e Rodrigo se descobriu grávida e certamente não terminaria a novela. Assim o autor resolveu deixá-la até onde seria possível, e com a sua saída entra sua prima Bárbara vivida por DéborahEvelyn.  Quando tudo parecia bem, Vera Fischer aparece de braço quebrado no estúdio graças a uma briga com o então marido FelipeCamargo também do elenco da trama . A Solução achada  foi internar Lídia em uma clínica de sonoterapia, mas os constantes atrasos de Vera, depois do retorno acabaram acarretando  na saída  definitiva da trama juntamente com Felipe Camargo, que na trama morreram no incêndio de um  hotel.

        A  trama teve muitos pontos positivos  -Tarcisio Meira, Marieta Severo Eva Wima  em estado de graças; Petrônio Gontijo (Murilinho); Patrícia Pillar em participação especial nos primeiros capítulos como Ester, Débora Duarte entre outros.

        A novela, até então nunca havia sido  reprisada, e era uma das mais  pedidas pelos fãs. Os pedidos foram atendidos e  Patria Minha  está completinha,  agora eternizada na Globoplay.

        Na época da inserção da trama da Globoplay o e10blog dissecou sua Trilha Nacional (Aqui), que apesar de ter sido pouco comercial , é considerada uma das melhores lançadas naquela década em termos de conteúdo.



        No post de hoje é a vez da Trilha Internacional, com o Fábio Assumpção, que deu vida ao protagonista Rodrigo na capa, e nomes como Sheryel Crow, Double You, ToniBraxton, La Bouche e Renato Russo e Ângela Ro Rô cantando em italiano e francês, respectivamente.

        Com seleção do Sérgio Motta,  vamos ao faixa a faixa da trilha:



 

“All By Myself”

Intérprete: Sheryl Crow

Compositor: Eric Carmem



        Alice e Rodrigo,  os protagonistas vividos pela Cláudia Abreu e Fábio Assumpção, já estavam  separadas na trama quando explodiu na trilha internacional “All By Myself”, da Sheryl Crow, que foi praticamente o carro-chefe do disco e tema dos personagens.

 

She´s Beautiful”

Intérprete: Double You

Compositores: Amato F. de Antoni, Godani e Narraine W.



        A Sofisticada Natália, vivida pela Renata Sorrah,  foi embalada pelo Double You com a faixa  She´s Beautiful”.

 

“I´ll Make Love II You”

Intérprete: Boyz II Men

Compositor: BabyFace



        Isabel, a personagem da Luiza Tomé, entrou na trama depois da segunda metade. Com a saída abrupta da Vera Fischer, que vivia a Lídia e era o par romântico do Pedro, o personagem do José Mayer, o autor teve que criar um outro interesse romântico para ele. Isabel e Pedro ganharam essa faixa como tema.

 

“Games People Play”

Intérprete: Inner Circle

Compositor: Joe Southl



        Na na na  na  na na na....” Esse refrão marcou Pátria Minha. Impossível ouvir e não lembrar das belas locações cariocas que enfeitavam a novela do Gilberto. A Canção foi  usada como tema de locação do Rio de Janeiro.

 

“Breath Again”

Intérprete: Toni Braxton

Compositores: Keneddh Edmonds



        O improvável casal formado no decorrer da trama Raul Pelegrini e Cilene, vividos pelo Tarcísio Meira e  Isadora Ribeiro, foram  agraciados com esse tema.  O Todo poderoso começava a ser humanizado e um dos primeiros passos do autor foi fazê-lo se apaixonar pela doce e ingênua Cilene. O Casal caiu no gosto do público e ganhou Toni Braxton cantando seu tema romântico.        

 

“Return Innocence”

Intérpretes: Enigma

Compositor: Michel Cretu



        Isabel (Luiza Tomé), ganhou um tema solo logo que  ingressou em Pátria Minha  -  a inesquecível e emblemática “Return Innocence  da banda Enigma. 

 

“Ne Me Qui Te  Pas”

Intérprete: Ângela Ro Ro

Compositor: Jacques Brel



        A Clássica francesa “Ne Me Qui Te Pas” entrou na trilha nessa regravação da Ângela Rô Rô, como tema da  vilã  e sem caráter Loreta, vivida pela Marieta Severo.

 

“Everybody”

Intérprete e Compositor : DJ Bobo



        DJ Bobo, músico suíço famoso por ter sempre uma de suas músicas nas paradas europeias, por performances dançantes de extrema complexidade e shows em estádios lotados, entrou na trilha com  “Everybody” que serviu de tema das boates da trama.

 

“MMM MMM MMM MMM”

Intérprete: Cras Test Dummies

Compositor:  Brad Roberts



        Outra faixa  inesquecível da trama  “MMM MMM MMM MMM” toca até hoje nas  rádios nostálgicas. A Canção foi o tema do personagem Heitor, vivido pelo saudoso RodolfoBottino. 

 

“Sweet Dreams”

Intérprete: La Bouche

Compositores: Sarah , Thorton , Haynes e Sonmez


 

            La  Bouche , a banda alemã de sucesso dos anos 90,  começou a brilhar aqui no Brasil depois da inserção  dessa faixa na trilha   de Pátria Minha.

 

“Send In The Clowns”

Intérprete: Renato Russo

Compositor:   Stefhen Sondhein



             Max e Marininha, os personagens do Carlos Vereza  e Renée de Vielmond, ganharam essa faixa   como tema do amor sereno que vivem na trama. 

 

“Per Lei”

Intérprete e Compositor:  Riccardo Cocciante



         Lídia, antes da saída definitiva da Vera Fischer  na trama, ganhou  essa faixa na voz do cantor italiano Riccardo Cocciante como tema.

 

“State Of The Hearty”

Intérprete: West End Girls



           A bela Ione, personagem vivida pela IsabelFillardis na novela,  ganhou essa faixa internacional como tema.  

 

“Under The Illusion”

Intérprete: Peter Valentine

Compositores: Don Rosler e Peter Valentine



         Under The Illusion”, do Peter Valentine, fecha a trilha da novela. A música  foi o tema do casal Lídia e Raul, antes de se desfazerem na trama, vividos pelo Vera Fischer e o saudoso Tarcísio Meira.

Veja Também:

Trilha Sonora Eterna - Corpo a Corpo 


Fogo  sobre  Terra



Voltei pra Você



Livre para Voar



 Livre para Voar 



História de Amor 



Esperança (2002) 



Partido Alto 

Renata Sorrah 


Vera Fischer


Double You


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa:  www.wikipedia.com.br  www.memoriaglobo.com.br

Vídeos:  You Tube

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Malhação” fim!

        E foi ao ar hoje (28.01), o último capítulo da reprise de Malhação Sonhos , e que encerra de vez a novela teen depois de 27 anos e 27 temporadas no ar.         Sei que a briga pela audiência foi   um dos principais motivos que , finalmente levaram com que a novela fosse encerrada. A última temporada   inédita foi ao ar em 2019, Malhação Toda Forma de Amar , que teve que ser encerrada ás pressas por causa das paralisações da Pandemia. Com isso a Globo adiou a temporada que já tinha o subtítulo de Transformação ,   e reprisou 2   das temporadas de maior audiência da última década – Malhação Viva a Diferença , das Five e Malhação Sonhos .         A Série ou novela teen como preferirem, sempre focou na vivência e dilemas adolescentes, na maioria das vezes no Ensino Médio ou início da vida pós-escolar. Entre as temáticas abordadas em todas as temporadas tivemos  a amizade, namoros, traições e relações familiares conturbadas. Além disso, a maioria das temporadas abordou as

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

FELIZ NATAL !!

Fonte : Texto : Evaldiano de Sousa 

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa          

Uma Saudade - Renata Fronzi (1925 / 2008)

A Zoraide de “ Corpo a Corpo ” no Viva         A   Reprise de Corpo a Corpo no Viva   vai nos trazer    momentos de grandes atores que infelizmente   já   nos deixaram, o caso de   Hugo Carvana , Lauro Corona , EloisaMafalda entre outros.         No   post   de hoje     vamos relembrar e   matar um pouco das saudades de   Renata   Fronzi , a atriz argentina mais brasileira que tivemos, que na novela do Gilberto Braga dá vida a   bem humorada Zoraide, que asism como Renata, é   uma ex-atriz de teatro revista   e tinha como nome artístico Zora Zanini.         Renata Fronzi é filha de 2 atores argentionos radicados no Brasil. Começou sua carreira como bailarina no Teatro Municipal de São Paulo e estrou nos palcos de Santos, onde a família havia se estabelecido. Fez diversas peças   na companhia da atriz Eva Todor , tornando-se conhecida vedete do teatro de revista ou rebolado onde   trabalhou   também com o lendário Walter Pinto .         Em 1946 , estreou nos cinemas   no f