Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro



        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz  brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone.  Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.
        O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua  marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta. 
        Digamos que a Angela seja  inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “Ângela Rô Rô” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.
        Compositora do mais alto gabarito, foi gravada por  vários artistas como Maria Bethânia, Marina Lima, NeyMatogrosso, Simone, Zélia Duncan entre outros.  Angela começou tocar piano clássico aos cinco anos influenciada por ícones como ElisRegina, Maysa, Jacques Brel entre outros.
        No mesmo tempo em que se transformava em uma das maiores cantores do Brasil no início da década de 70,  apesar de que durante o regime militar  teve que se asilar fora do Brasil, voltou  na final da década de 70,  quando lançou seu primeiro disco  homônimo só com composições próprias.  Na década de 80 veio o primeiro grande fenômeno lançado pela cantora e uma das suas   primeiras grandes  polêmicas – o álbum “Escandalo!”  que vinha  com uma capa como se fosse um jornal e o título  em manchete, era uma alusão ao fato de Angela, pouco meses antes do lançamento, ter sido acusada de agressão pela então companheira, a também cantora  Zizi Possi.
        Mas os escândalos em sua vida pessoal pipocavam tanto quando seu talento e prestigio no meio, porém sua irreverencia, somada a boemia,  de fato a tornaram uma “artista maldita” acompanhada de canções  de blues e jazz marcadas pelas emoções confusas, o que não deixa de ser também sua marca registrada.
        Talento nato, que foi lapidado pelo tempo e pelo que o tempo fez a sua interprete,  a artista representa uma vertente da MPB de cantoras ousadas que fazem do personalismo uma tônica do seu trabalho nesses mais de 40 anos de carreira.
        Durante a quarentena,   entre março e junho de 2020, depois de shows e apresentações cancelados, por causa da Pandemia da Covid-19, Angela Ro Ro pediu ajuda via redes sociais. A artista declarou que não tinha como se sustentar, que  suas  live´s,  que viraram a fonte de dinheiro de artistas neste momento, não eram compradas e / ou patrocinadas. A Cantora chegou a divulgar sua conta corrente no post e pedir pelo menos R$ 10,00  de ajuda. Muito triste ver uma artista do seu nível ter que fazer esse tipo de pedido para sobreviver. Mas enfim, deu tudo certo e Angela está ai firme e forte, e o e10blog homenageia essa artista ímpar através de seus clássicos da música que embalaram e se imortalizaram nas novelas.

Amor, Meu Grande Amor” (Água Viva/1980 e Caminho das Índias/2009)


        A estreia de Angela Ro Ro  nas trilhas foi em 1980 com um dos seus maiores sucessos  Amor, Meu Grande Amor” na trilha da novela Água Viva, do autor GilbertoBraga. A música foi o tema da personagem Sandra, vivida pela Glória Pires. Em 2009, a música voltou a figurar numa trilha, desta vez em Caminho das Índias, da Glória Perez,  tema da Chiara, a personagem vivida pela VeraFischer.

Só nos Resta Viver” – (Coração Alado/1980)


        Só nos Resta Viver” a faixa que intitulou o segundo álbum de estúdio da cantora, em 1980 integrou a trilha nacional de Coração Alado, novela da autora Janete Clair, como tema da personagem Glorinha, vivida pela Maria ZildaBethlem.

Mistério” – (Brilhante/1981)


        Mistério” foi a última faixa do álbum “Escândalo!”, um dos melhores e mais famosos discos da cantora. A faixa integrou a trilha nacional de Brilhante, do autor Gilberto Braga.

Escândalo!” (Elas por Elas/1982)


         A faixa “Escandalo!” título do álbum lançado pela cantora um ano antes, entrou na trilha de Elas por Elas, novela das sete, do autor Cassiano Gabus Mendes, produzida em 1982.

Simples Carinho” – (Final Feliz/1982 e Império/2014)


        Simples Carinho”, faixa titular do quarto álbum da Angela, foi o tema da Débora, protagonista de Final Feliz, vivida pela Natalia do Valle na trama da Ivani Ribeiro. Em 2014, “Simples Carinho” voltou na trilha de Império, do Aguinaldo Silva, como tema da Maria Marta, uma das protagonistas vivida pela Lília Cabral.

Demais” – (Louco Amor/1983)


        Para Louco Amor, do Gilberto Braga, Angela Ro Ro regravou o clássico da cantora Maysa – “Demais” – Composição do Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Tal qual a gravação original,  a música voltou as paradas de sucesso na voz da Angela.

Ne Me Quitte Pas” – (Pátria Minha/1994)


        O Gilberto Braga é um apaixonado mesmo por Angela Ro Ro, em PátriaMinha, novela do autor no ar em 1994,   no horário trazia outra música gravada pela cantora em sua trilha. Desta vez Angela cantando em francês a clássica “Ne Me Quittes Pas”, do Jacques Brel, que a cantora gravou no disco “Ao Vivo – Nosso Amor ao Armagedon” de 1993.

Viciei em Você” – (Desejos de Mulher/2002)

        Em 2000, Angela Ro Ro voltou a mercado fonográfico com um novo álbum intitulado de “Acertei no Milênio”. Foi desse álbum que saiu “Viciei em Você” que entrou para trilha de Desejos de Mulher, do autor Euclydes Marinho. A música serviu para embalar as vinhetas de “Estamos Apresentado” e “Voltamos a Apresentar” da novela.

Chance de Amar” – (Pé na Jaca/2006)


        Chance de Amar” faixa do décimo álbum de estúdio da Angela, lançado em 2006, entrou na trilha nacional de Pé na Jaca, do autor Carlos Lombardi. O Álbum intitulado de “Compasso  com 13 faixas compostas por Angela Ro Ro foi muito elogiado pela crítica.

Fogueira” – (A Lei do Amor/2016)


        Fogueira” é uma das mais românticas  composições  da Angela Ro Ro.  A música foi dada à Maria Bethânia para gravar em 1983, que a cantora gravou no álbum “Ciclo”, inclusive  na voz da Bethânia abria a trilha nacional de Transas e Caretas (1983), do Lauro César Muniz. Em 1984,  Angela gravou a música para o seu álbum “A Vida é Mesmo Assim”, lançado naquele ano. Em 2016, a gravação entrou como faixa da trilha volume 2 da novela A Lei do Amor, da autora Maria Adelaide Amaral.

Veja Também: 
No Tema e Na Trilha da Maria Bethânia 
No Tema e Na Trilha da Marina Lima 
No Tema e Na Trilha do Ultraje a Rigor 
Nossos Autores - Maria Adelaide Amaral 
e10blog
No Tema e Na Trilha
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...