Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Elas por Elas (1982)



        Em 1982, Cassiano Gabus Mendes depois de alguns sucessos na Globo se firmava de vez como autor de tramas leves e divertidas, que padronizaram o horário das sete, como mais um sucesso no horário. Elas por Elas foi o grande destaque da teledramaturgia do ano e considerada uma das melhores novelas da década e do autor até então.
        Elas por Elas foi   uma trama divertida e bem amarrada, com um elenco em total sintonia e o texto impecável do autor, que contou a história do reencontro de sete amigas   20 anos depois, e esse reencontro acendia vários outros acontecimentos relacionados e inter-relacionado entre elas.


        As amigas eram  Márcia (Eva Wilma), a dondoca entediada com a vida que leva.  É dela a ideia de reunir suas antigas companheiras de colégio: Natália (Joana Fomm), Marlene (MilaMoreira), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Adriana (Esther Góes) e Helena (AracyBalabanian). Para isso, entra em contato com cada uma delas e promove uma brincadeira de amigo secreto em sua casa. Todas comparecem exceto Natália (Joana Fomm), que manda um presente estranho numa caixa: um pássaro morto.

        Natália é uma mulher atormentada por lembranças do passado. Ainda nos tempos de colégio, seu irmão caçula, Zé Roberto, caiu do alto de uma pedra e faleceu. Ela tem certeza de que uma de suas amigas empurrou o menino e essa reaproximação servirá para um ajuste de contas. Para tanto, manipula o outro irmão, Carlos (Herson Capri), induzindo-o a se envolver com Marlene e Wanda, as únicas ainda solteiras, para tentar arrancar delas alguma confissão.

Marlene é uma mulher que vive o estigma da solidão. Não se entrega fácil a relações amorosas e seus namoros nunca duram muito tempo – para o desespero da mãe, Dona Vilma (Lupe Gigliotte), que não suporta ver a filha, quase uma quarentona, ainda solteira.

Wanda é uma mulher bela e independente, apaixonada por um rico empresário, Átila Lopes Pereira (Mauro Mendonça). Mas há um problema: ele é casado. O reencontro com Márcia trará surpresas desagradáveis para Wanda: ela descobre que a amiga é a mulher de seu amante. Uma tragédia acontece: num quarto de motel, depois de uma discussão, Átila tem um enfarte e morre. Desesperada e com receio de ser descoberta, Wanda foge do motel. Márcia, que nem desconfia da amiga, está disposta a descobrir a identidade da amante do marido, a que estava com Átila num quarto de motel quando ele faleceu. Para isso, ela contrata os serviços de um detetive: Mário Cury, O Mário Fofoca (Luiz Gustavo), ninguém menos que o irmão de Wanda. Acuada, Wanda se mostra perturbada com a possibilidade de que o irmão venha a desmascará-la a qualquer momento. Mas, para sua sorte, Mário é um sujeito completamente atrapalhado e maluco, que nunca conseguiu solucionar um caso sequer.

Outra história interessante da trama de Elas por Elas  é o romance entre Míriam (Tássia Camargo) e Gil (Lauro Corona), ela filha de Adriana e ele filho único de Helena. Mas a aproximação entre Míriam e Gil esconde um problema bem maior para Miguel Aranha (Mário Lago), o rico pai de Helena. Os destinos de Helena e Adriana haviam se cruzado em outra ocasião, as duas amigas, já separadas, engravidaram ao mesmo tempo e deram à luz no mesmo dia, na mesma maternidade. Miguel pagou uma enfermeira, Eva (Nathalia Timberg), para que, caso o filho de Helena fosse uma menina, a enfermeira fizesse a troca por um menino, pois o velho queria um neto homem para ser herdeiro de suas empresas. Sem que ninguém soubesse, Eva trocou a filha de Helena pelo filho de Adriana. E, assim, uma criou o filho da outra sem nunca saberem da verdade. Como se não bastasse o namoro dos jovens Míriam e Gil, e a consequente aproximação das duas famílias, Eva está de volta para chantagear Miguel e ameaçar revelar tudo às partes interessadas.

Em meio ao destaque do elenco feminino com belas e competentes atrizes muito seguras em cada personagem escrito sob medida para cada uma, o grande destaque de Elas por Elas foi o detetive Mário Fofoca,  vivido pelo Luiz Gustavo, que se transformou em um dos grandes personagens  da carreira do ator e do Cassiano Gabus Mendes. Curiosamente, o personagem inicialmente não teria tanto peso na trama, faria uns 5 ou 6 capítulos e pronto. Porém Luiz Gustavo, contou no livro “Gabus Mendes, Grandes Mestres do Rádio e Televisão”  que ao saber do próprio autor sobre os detalhes da sua próxima trama, se viu na pele do detetive atrapalhado e pediu para viver o personagem, e ainda  sugeriu que Cassiano não o tirasse de cena tão rapidamente. Assim Cassiano o fez,  o Mário foi sem dúvidas o grande acerto da novela. Depois do término de Elas por Elas,  foi produzido um filme As Aventuras de Mário Fofoca, do Adriano Stuart e um seriado  pela Globo, Mário Fofoca, ambos em 1983. 
Luiz Gustavo voltou a viver o personagem, com seu inesquecível  paletó xadrez lilás,  ainda em dois momentos  na tv : No especial Expresso Brasil, do Dias Gomes em 1987, e  no remake de Ti Ti Ti, da autora Maria Adelaide Amaral, numa clara homenagem ao autor  e a Luiz Gustavo.
A Censura interveio em Elas por Elas proibindo a veiculação da música “Falando Sério” do cantor Roberto Carlos, que Mário Fofoca cantarolava para uma de suas paqueras   por causa do verso “E Apenas ser mais um em sua cama!”.

A abertura de Elas por Elas é uma das mais elogiadas da história da Globo e bem produzidas pela equipe de Hans Donner. Ao som  da música homônima da banda The Fevers, o vídeo mostrava um baile  dos anos 60, o ponto de partida da trama, e no meio da dança, as participantes sofriam uma passagem de tempos, a imagem era congelada  e as estrelas do elenco como Eva Wilma, Aracy Balabanian, a saudosa Sandra Breá entre outras, saltavam da foto  coloridas e na atualidade  desfilando  maravilhosas pela abertura.

Elas por Elas foi eleita pela APCA como a melhor novela do ano, assim como Cassiano Gabus Mendes ganhou como melhor texto. Luiz Gustavo e Reginaldo Faria   foram eleitos os melhores atores (Juntamente com Roberto Bomfim, por Paraíso  e Luis Carlos Arutin por Os Imigrantes,  na Rede Bandeirantes). A trama também foi eleita melhor novela pelo Troféu Imprensa.
Foi a primeira novela do ator Cássio Gabus Mendes, filho do autor e a primeira novela na Globo dos atores André di Biasi, Cristina Pereira e Tássia Camargo.
Além da impecável direção e técnica da novela, cacos e improvisos também marcaram a trama principalmente nas cenas cômicas. Eva Wilma e Luiz Gustavo, contam em entrevistas que muitas cenas entre Márcia e Mário Fofoca eram pontuadas por esses improvisos e enriqueceram em muito a novela.

Elas por Elas é uma trama atemporal , esse entrelace de histórias entre  pessoas que se conheceram  na escola e tiveram suas vidas marcadas por anos é geradora de vários entrechos interessantes. Não entendo até hoje a Globo não ter produzido um remake de Elas por Elas. Com a temática do empoderamento da mulher em voga, uma trama com esse título e viés  seria  muito bem-vinda.
A novela é mais uma daquelas que está no hall das grandes e melhores produções da Globo que marcaram a teledramaturgia dos anos 80.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral: Paulo Ubiratan
Elenco:
LUIZ GUSTAVO – Mário Fofoca (Mário Cury)
EVA WILMA – Márcia Furtado Lopes Pereira
REGINALDO FARIA – Renê
SANDRA BRÉA – Wanda Lúcia Cury
JOANA FOMM – Natália
ARACY BALABANIAN – Helena Aranha Muniz
CARLOS ZARA – Jaime Muniz
ESTHER GÓES – Adriana Ferraz
MÁRIO LAGO – Miguel Aranha
NATHÁLIA TIMBERG – Eva
LAURO CORONA – Gil
TÁSSIA CAMARGO – Míriam
CHRISTIANE TORLONI – Cláudia
CRISTINA PEREIRA – Ieda
MARIA HELENA DIAS – Carmem
MILA MOREIRA – Marlene Rozéli
HERSON CAPRI – Carlos / Ivo de Camargo
FELIPE CARONE – Evilásio
ANA ARIEL – Raquel
LAERTE MORRONE – Roberto
MARCO NANINI – Décio
CÁSSIO GABUS MENDES – Elton
THAÍS DE CAMPOS – Cris
ANDRÉ DE BIASI – Ivan
ANA HELENA BERENGER – Vic
IVAN CÂNDIDO – Rubão
PAULO GONÇALVES – Silvio
LUPE GIGLIOTTE – Vilma
CARMEM MARINHO – Maria
e
ANA MARIA MAGALHÃES – amiga de Mário
ANA MARIA MARTINS – empregada de Helena
ANTÔNIO CARLOS – motorista de Márcia
BEATRIZ LYRA – Bia (amiga de Márcia)
BETTY FARIA – bela mulher nos sonhos de Ieda
CARLOS GREGÓRIO – Juca (novo namorado de Marlene, ao final)
CARMEM MONEGAL – amiga de Márcia
CISSA GUIMARÃES – Tereza Madalena (cliente de Mário)
CLÁUDIA COSTA – amiga de Mário
DÉBORA DUARTE – cliente de Mário
DILMA LÓES – amiga de Mário
FÁBIO SABAG – Mateus Galvão
FRANCISCO MILANI
ILKA SOARES
IRENE RAVACHE – amiga de Márcia
JORGE CHERQUES – delegado do IML, no caso da morte de Átila
JOSÉ MIGUEL – motorista de Helena
JUÇARA QUINTINO – empregada de Natália
LINCOLN ABELEIRA – mordomo de Helena
LUÍSA BRUNET – bela mulher nos sonhos de Ieda
MAITÊ PROENÇA – bela mulher nos sonhos de Ieda
MANOEL ELIZIÁRIO – copeiro de Márcia
MARIA CRISTINA NUNES
MAURO MENDONÇA – Átila Lopes Pereira (marido de Márcia, morre num motel, no início, quando estava acompanhado da amante)
MÔNICA TORRES – Lurdeca (amiga de Mário)
NEUZA AMARAL – amiga de Mário
NEY LATORRACA – porteiro do motel em que Átila morreu
NORMA BLUM – Marieta (falsa “Patinha” contratada por Roberto para enganar Márcia)
PATRÍCIA BUENO – amiga de Renê
STÊNIO GARCIA – funcionário do motel em que Átila morreu
SUSANA VIEIRA – Vanessa (secretária de Átila que conhece a identidade da “Patinha” e chantageia Wanda)
TONY RAMOS – belo homem nos sonhos de Ieda
VICTOR BRANCO – namorado de Vic
XUXA MENEGHEL – bela mulher nos sonhos de Ieda
Zé Roberto (falecido irmão de Natália, em suas lembranças do passado)
Exibição: 10 de maio à 27 de Novembro de 1982
Capítulos: 173
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz Natal!!

    Veja Também: Feliz Natal ! Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa