Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Elas por Elas (1982)



        Em 1982, Cassiano Gabus Mendes depois de alguns sucessos na Globo se firmava de vez como autor de tramas leves e divertidas, que padronizaram o horário das sete, como mais um sucesso no horário. Elas por Elas foi o grande destaque da teledramaturgia do ano e considerada uma das melhores novelas da década e do autor até então.
        Elas por Elas foi   uma trama divertida e bem amarrada, com um elenco em total sintonia e o texto impecável do autor, que contou a história do reencontro de sete amigas   20 anos depois, e esse reencontro acendia vários outros acontecimentos relacionados e inter-relacionado entre elas.


        As amigas eram  Márcia (Eva Wilma), a dondoca entediada com a vida que leva.  É dela a ideia de reunir suas antigas companheiras de colégio: Natália (Joana Fomm), Marlene (MilaMoreira), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Adriana (Esther Góes) e Helena (AracyBalabanian). Para isso, entra em contato com cada uma delas e promove uma brincadeira de amigo secreto em sua casa. Todas comparecem exceto Natália (Joana Fomm), que manda um presente estranho numa caixa: um pássaro morto.

        Natália é uma mulher atormentada por lembranças do passado. Ainda nos tempos de colégio, seu irmão caçula, Zé Roberto, caiu do alto de uma pedra e faleceu. Ela tem certeza de que uma de suas amigas empurrou o menino e essa reaproximação servirá para um ajuste de contas. Para tanto, manipula o outro irmão, Carlos (Herson Capri), induzindo-o a se envolver com Marlene e Wanda, as únicas ainda solteiras, para tentar arrancar delas alguma confissão.

Marlene é uma mulher que vive o estigma da solidão. Não se entrega fácil a relações amorosas e seus namoros nunca duram muito tempo – para o desespero da mãe, Dona Vilma (Lupe Gigliotte), que não suporta ver a filha, quase uma quarentona, ainda solteira.

Wanda é uma mulher bela e independente, apaixonada por um rico empresário, Átila Lopes Pereira (Mauro Mendonça). Mas há um problema: ele é casado. O reencontro com Márcia trará surpresas desagradáveis para Wanda: ela descobre que a amiga é a mulher de seu amante. Uma tragédia acontece: num quarto de motel, depois de uma discussão, Átila tem um enfarte e morre. Desesperada e com receio de ser descoberta, Wanda foge do motel. Márcia, que nem desconfia da amiga, está disposta a descobrir a identidade da amante do marido, a que estava com Átila num quarto de motel quando ele faleceu. Para isso, ela contrata os serviços de um detetive: Mário Cury, O Mário Fofoca (Luiz Gustavo), ninguém menos que o irmão de Wanda. Acuada, Wanda se mostra perturbada com a possibilidade de que o irmão venha a desmascará-la a qualquer momento. Mas, para sua sorte, Mário é um sujeito completamente atrapalhado e maluco, que nunca conseguiu solucionar um caso sequer.

Outra história interessante da trama de Elas por Elas  é o romance entre Míriam (Tássia Camargo) e Gil (Lauro Corona), ela filha de Adriana e ele filho único de Helena. Mas a aproximação entre Míriam e Gil esconde um problema bem maior para Miguel Aranha (Mário Lago), o rico pai de Helena. Os destinos de Helena e Adriana haviam se cruzado em outra ocasião, as duas amigas, já separadas, engravidaram ao mesmo tempo e deram à luz no mesmo dia, na mesma maternidade. Miguel pagou uma enfermeira, Eva (Nathalia Timberg), para que, caso o filho de Helena fosse uma menina, a enfermeira fizesse a troca por um menino, pois o velho queria um neto homem para ser herdeiro de suas empresas. Sem que ninguém soubesse, Eva trocou a filha de Helena pelo filho de Adriana. E, assim, uma criou o filho da outra sem nunca saberem da verdade. Como se não bastasse o namoro dos jovens Míriam e Gil, e a consequente aproximação das duas famílias, Eva está de volta para chantagear Miguel e ameaçar revelar tudo às partes interessadas.

Em meio ao destaque do elenco feminino com belas e competentes atrizes muito seguras em cada personagem escrito sob medida para cada uma, o grande destaque de Elas por Elas foi o detetive Mário Fofoca,  vivido pelo Luiz Gustavo, que se transformou em um dos grandes personagens  da carreira do ator e do Cassiano Gabus Mendes. Curiosamente, o personagem inicialmente não teria tanto peso na trama, faria uns 5 ou 6 capítulos e pronto. Porém Luiz Gustavo, contou no livro “Gabus Mendes, Grandes Mestres do Rádio e Televisão”  que ao saber do próprio autor sobre os detalhes da sua próxima trama, se viu na pele do detetive atrapalhado e pediu para viver o personagem, e ainda  sugeriu que Cassiano não o tirasse de cena tão rapidamente. Assim Cassiano o fez,  o Mário foi sem dúvidas o grande acerto da novela. Depois do término de Elas por Elas,  foi produzido um filme As Aventuras de Mário Fofoca, do Adriano Stuart e um seriado  pela Globo, Mário Fofoca, ambos em 1983. 
Luiz Gustavo voltou a viver o personagem, com seu inesquecível  paletó xadrez lilás,  ainda em dois momentos  na tv : No especial Expresso Brasil, do Dias Gomes em 1987, e  no remake de Ti Ti Ti, da autora Maria Adelaide Amaral, numa clara homenagem ao autor  e a Luiz Gustavo.
A Censura interveio em Elas por Elas proibindo a veiculação da música “Falando Sério” do cantor Roberto Carlos, que Mário Fofoca cantarolava para uma de suas paqueras   por causa do verso “E Apenas ser mais um em sua cama!”.

A abertura de Elas por Elas é uma das mais elogiadas da história da Globo e bem produzidas pela equipe de Hans Donner. Ao som  da música homônima da banda The Fevers, o vídeo mostrava um baile  dos anos 60, o ponto de partida da trama, e no meio da dança, as participantes sofriam uma passagem de tempos, a imagem era congelada  e as estrelas do elenco como Eva Wilma, Aracy Balabanian, a saudosa Sandra Breá entre outras, saltavam da foto  coloridas e na atualidade  desfilando  maravilhosas pela abertura.

Elas por Elas foi eleita pela APCA como a melhor novela do ano, assim como Cassiano Gabus Mendes ganhou como melhor texto. Luiz Gustavo e Reginaldo Faria   foram eleitos os melhores atores (Juntamente com Roberto Bomfim, por Paraíso  e Luis Carlos Arutin por Os Imigrantes,  na Rede Bandeirantes). A trama também foi eleita melhor novela pelo Troféu Imprensa.
Foi a primeira novela do ator Cássio Gabus Mendes, filho do autor e a primeira novela na Globo dos atores André di Biasi, Cristina Pereira e Tássia Camargo.
Além da impecável direção e técnica da novela, cacos e improvisos também marcaram a trama principalmente nas cenas cômicas. Eva Wilma e Luiz Gustavo, contam em entrevistas que muitas cenas entre Márcia e Mário Fofoca eram pontuadas por esses improvisos e enriqueceram em muito a novela.

Elas por Elas é uma trama atemporal , esse entrelace de histórias entre  pessoas que se conheceram  na escola e tiveram suas vidas marcadas por anos é geradora de vários entrechos interessantes. Não entendo até hoje a Globo não ter produzido um remake de Elas por Elas. Com a temática do empoderamento da mulher em voga, uma trama com esse título e viés  seria  muito bem-vinda.
A novela é mais uma daquelas que está no hall das grandes e melhores produções da Globo que marcaram a teledramaturgia dos anos 80.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral: Paulo Ubiratan
Elenco:
LUIZ GUSTAVO – Mário Fofoca (Mário Cury)
EVA WILMA – Márcia Furtado Lopes Pereira
REGINALDO FARIA – Renê
SANDRA BRÉA – Wanda Lúcia Cury
JOANA FOMM – Natália
ARACY BALABANIAN – Helena Aranha Muniz
CARLOS ZARA – Jaime Muniz
ESTHER GÓES – Adriana Ferraz
MÁRIO LAGO – Miguel Aranha
NATHÁLIA TIMBERG – Eva
LAURO CORONA – Gil
TÁSSIA CAMARGO – Míriam
CHRISTIANE TORLONI – Cláudia
CRISTINA PEREIRA – Ieda
MARIA HELENA DIAS – Carmem
MILA MOREIRA – Marlene Rozéli
HERSON CAPRI – Carlos / Ivo de Camargo
FELIPE CARONE – Evilásio
ANA ARIEL – Raquel
LAERTE MORRONE – Roberto
MARCO NANINI – Décio
CÁSSIO GABUS MENDES – Elton
THAÍS DE CAMPOS – Cris
ANDRÉ DE BIASI – Ivan
ANA HELENA BERENGER – Vic
IVAN CÂNDIDO – Rubão
PAULO GONÇALVES – Silvio
LUPE GIGLIOTTE – Vilma
CARMEM MARINHO – Maria
e
ANA MARIA MAGALHÃES – amiga de Mário
ANA MARIA MARTINS – empregada de Helena
ANTÔNIO CARLOS – motorista de Márcia
BEATRIZ LYRA – Bia (amiga de Márcia)
BETTY FARIA – bela mulher nos sonhos de Ieda
CARLOS GREGÓRIO – Juca (novo namorado de Marlene, ao final)
CARMEM MONEGAL – amiga de Márcia
CISSA GUIMARÃES – Tereza Madalena (cliente de Mário)
CLÁUDIA COSTA – amiga de Mário
DÉBORA DUARTE – cliente de Mário
DILMA LÓES – amiga de Mário
FÁBIO SABAG – Mateus Galvão
FRANCISCO MILANI
ILKA SOARES
IRENE RAVACHE – amiga de Márcia
JORGE CHERQUES – delegado do IML, no caso da morte de Átila
JOSÉ MIGUEL – motorista de Helena
JUÇARA QUINTINO – empregada de Natália
LINCOLN ABELEIRA – mordomo de Helena
LUÍSA BRUNET – bela mulher nos sonhos de Ieda
MAITÊ PROENÇA – bela mulher nos sonhos de Ieda
MANOEL ELIZIÁRIO – copeiro de Márcia
MARIA CRISTINA NUNES
MAURO MENDONÇA – Átila Lopes Pereira (marido de Márcia, morre num motel, no início, quando estava acompanhado da amante)
MÔNICA TORRES – Lurdeca (amiga de Mário)
NEUZA AMARAL – amiga de Mário
NEY LATORRACA – porteiro do motel em que Átila morreu
NORMA BLUM – Marieta (falsa “Patinha” contratada por Roberto para enganar Márcia)
PATRÍCIA BUENO – amiga de Renê
STÊNIO GARCIA – funcionário do motel em que Átila morreu
SUSANA VIEIRA – Vanessa (secretária de Átila que conhece a identidade da “Patinha” e chantageia Wanda)
TONY RAMOS – belo homem nos sonhos de Ieda
VICTOR BRANCO – namorado de Vic
XUXA MENEGHEL – bela mulher nos sonhos de Ieda
Zé Roberto (falecido irmão de Natália, em suas lembranças do passado)
Exibição: 10 de maio à 27 de Novembro de 1982
Capítulos: 173
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Minissérie “A E I O Urca” entra nesta segunda na Globoplay

        Curiosa minissérie sem muitas histórias para contar. Na retratação dos shows que fizeram a glória do Cassino da Urca estavam o charme e o encantamento do projeto. Escrita por   Doc Comparato  e  Antônio Calmon  a minissérie tem  Déborah Bloch , Carlos Alberto Ricelli  e  o saudoso   Raul Cortez  como  protagonistas.         A E I   O   Urca entra nesta segunda na plataforma da Globoplay pelo Projeto Resgate de Minisséries .           Relembre a trama   :         O Rio de Janeiro dos anos 1940 é uma cidade fervilhante de excitação. Enquanto no resto do mundo a Segunda Guerra Mundial se desenrola, o Cassino da Urca é uma ilha de animação e elegância. É nesse cenário que Tide, um  croupier  do Cassino, se apaixona pela bailarina Silvia,...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...