Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novela de uma personagem só, “A Lei do Amor” termina como uma trama que não aconteceu



        Decepção! Infelizmente essa é a primeira palavra que me vem à mente quando penso na trama de A Lei do Amor.  A Novela que marcou a estreia da Maria Adelaide Amaral  em parceria com Vicente Villari ,  em horário nobre, e que  tomando por base os outros trabalhos da autora, considerada uma grande novelista quando se destacou nos remakes e  nas minisséries, tinha tudo para ser a grande salvação do horário,    que desde Avenida Brasil (2012), nunca mais apresentou  uma  trama  que   agradasse por completo  o público e a crítica.   Mas  A Lei do Amor termina como uma novela que não aconteceu.  Nada que foi proposto na trama se firmou , e a  tentativa de salvá-la surtiu efeito contrário. A emenda saiu pior que o soneto.
        Marcada por uma trama mal contada, cheias de furos e soluções para esses furos que os tornaram ainda mais inverossímeis, A Lei do Amor foi  praticamente se transformando em uma novela pior a cada semana.
        Abaixo alguns pontos que foram a gota d´agua para o naufrágio da trama:


·        As drásticas mudanças de perfil  de alguns personagens que viraram verdadeiros Frankstein´s dentro do louco roteiro dos autores. Letícia (Isabela Santoni), Helô (Cláudia Abreu) e Thiago (Humberto Carrão), três dos quatro protagonistas ,  foram os mais transformados. Ficou impossível acreditar em uma Letícia frágil, dependente e chata, se transformar numa mulher segura e empresária bem sucedida; ou a Helô,  de segura e sensata em uma mulher desconfiada e ciumenta.



·        O Entrecho da Isabela/Mariana (Alice Wiegman) foi outra trama desperdiçada em A Lei do Amor. Primeiro a morte totalmente desnecessária, com a desculpa de limpar a barra da Letícia, que o público rejeitava à medida que se apaixonava pela Isabela. Vendo o estrago que tinha feito com a suposta morte da personagem da Alice Weigman, os autores criam uma nova personagem, que foi revelada ser Isabela disfarçada para se vingar de Thiago (Humberto Carrão). Até ai tudo bem, mas o disfarce era tão perfeito que até diploma de  fisioterapeuta  e experiência como tal, a personagem tinha.  Enfim coerente nessa trama mesmo, só o final  do casal  deixado em aberto. Será que eles ficaram juntos?



·        E o estupro  que engravidou a Vitória (Camila Morgado) já grávida? Se pegarmos da memória, a tal festa  do senador Venturini (Otávio Augusto), a única mostrada na trama, em que a Vitória foi acompanhada por Luciene (Grazzi Massafera) onde acontecera o estupro, se não muito me engano a personagem já estava grávida. Claro que isso pode ser explicado com a desculpa de que o Senador deu várias outras festas depois  dessa, mas aí querer que o público adivinhe é um pouquinho demais.

·        Isso sem falar nos personagens importantes que sumiram por total ou em momentos cruciais da trama, como a Bete da Regiane Alves, o Dr. Bruno do Armando Babaiof ou a Aline da Ariane Botelho. Esses dois últimos até retornaram à trama, mas já era tarde.

Sem o que fazer mais com a trama, a solução foi utilizar o velho clichê da mocinha raptada   sofrendo nas mãos da grande vilã da trama. Mas batido do que andar para a frente, mas em se tratando de A Lei do Amor à essa altura nem chegou a ser uma surpresa.  Para uma trama que apresentou uma igreja inflável regada a muito funk gospel ou um filho com fantasia sexual de transar fantasiado da própria mãe!



    Nesse clichê clássico, Magnólia a grande vilã da trama acabou ganhando de presente a última semana para  brilhar ainda mais. Afinal no meio da descaraterização de personagens  e a colcha de retalhos  mal costurada das histórias, a  personagem da Vera Holtz praticamente carregou A Lei do Amor nas costas com as vilanias e seu trabalho impecável na pele da Dona Magnólia. Se a novela foi de alguém foi dela,  que centrou todos os acontecimentos desde a primeira fase e ganhou um final apoteótico levada pelo trem do destino, como diz a abertura.



    No humor vale destacar a esfuziante personagem da Grazzi Massafera. A Luciene,  de periguete do mau se transformou em uma personagem querida e hilária, caindo nas graças do público e se consagrando em um novo papel depois do destaque absoluto em Verdades Secretas, no ano anterior que lhe rendeu uma indicação ao Emmy Internacional.




Com destaques pontuais vale destacar alguns personagens e seus intérpretes que escaparam da metralhadora descontrolada nas mãos dos autores. Assim  a Yara, da Emanuelle Araújo, A Dona Silva da Regina Braga, A Vitória da Camila Morgado, O Senador Venturini do Otávio Augusto, a Gigi da Mila Moreira e  o Hélio Bataglia do estreante João Campos, entre outros fatores marcaram sua participação na trama por serem dentro da incoerente A Lei do Amor personagens que no mínimo sobreviveram à novela.


Adicionar legenda

    Novela de uma personagem só, A Lei do Amor será lembrada  por muito tempo  como uma das piores tramas apresentadas no horário nos últimos anos. É com pesar que chego a essa conclusão, pois afinal de contas desde as primeiras chamadas sempre torci pela trama, principalmente por ser de autoria de uma das minhas autoras prediletas, mas infelizmente ficou provado que  ela  não estava preparada para assumir  o posto. Maria Adelaide Amaral e Vicente Villari se perderam dentro de A Lei de Amor e apresentaram uma novela tão mal roteirizada e descaracterizada e ficou   bem longe dos padrões globais.


10 personagens que se perderam em “A Lei do Amor”


10 Personagens que mesmo em “A Lei do Amor” se destacaram

Magnólia e Luciene – As duas colunas que sustentam “A Lei do Amor”


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

A Semana das Novelas (18 à 23.03.2024)

  Elas por Elas          A Reconciliação de Giovanni e Ísis foi o grande bum da semana na trama. O Casal vivido pelos ótimos   Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri , que   por muitos vezes carregaram Elas por Elas nas costas, deram um show nas cenas em que Ísis confessa está grávida do seu grande amor. Pura emoção.         Outra surpresa de Elas   por Elas   foi Carol   e Natália , que certamente formaram casal na reta final.   Outro diferencial do remake, o que alias é o grande   acerto dessa versão, retificar pontos   com atualizações que o original deixou passar. Mariana Santos e Karine Telles no tom certo das personagens   são um espetáculo à parte.   Família é Tudo         A Nova   trama das sete   me assustou   a partir da segunda semana no ar. Parecia   que a história do Daniel Ortiz iria estacionar- Ledo engano! A Trama “pegou carreira”, como a gente diz aqui no Ceará, e vem se mostrando uma trama   gostosa de assistir.         Nathália Dill com a Vênus,   cont