Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Água Viva Nacional (1980)



        A Ensolarada Água Viva, do autor Gilberto Braga, anunciava o verão do início da  década de 80 com uma trama quente e com ambientações à beira mar,  que marcaram em nossa memória a passagem entre as décadas.
        Gilberto Braga vinha do arrebatador sucesso de Dancin´Days (1978), sua trama anterior, e Água Viva seguiu a mesma trilha e entrou para o hall das melhores do autor.
Com um elenco estrelar, vários personagens e atores brilharam na trama  com  destaque para  a simplória Suely, da Ângela Leal;  a excêntrica Stella Simpson  da saudosa Tônia Carrero; a ambiciosa Lígia da Betty Faria, a graciosa Maria Helena da ainda atriz mirim Isabela Garcia  e  Lourdes Mesquita, a primeira vilã do currículo de Beatriz Segall.
Uma trama envolvente e charmosa merecia uma trilha à altura, e assim foi. O disco nacional foi um compilado de clássicos e grandes sucessos que marcaram a trama, o início da década  e se transformou em uma das melhores trilhas sonoras já produzidas pela Som Livre.
Gilberto Braga teve Manoel Carlos como principal colaborador em Água Viva, e isso ficou ainda mais nítido na trilha  que trazia grandes nomes representantes da MPB e Bossa Nova, o que deu um ar cult à trilha.

Maria Bethânia ecoou seu “Grito de Alerta  embalando os sofrimentos, dramas e paixões entre Lígia e Nelson, os protagonistas vividos pela Betty e Reginaldo Faria.  A Música,   lançada um ano antes no  LP “Mel”, é até hoje um dos grandes sucessos da cantora, que em 1980 já era um grande nome da MPB. A veiculação da música da novela ajudou em muito na popularização da cantora  junto ao grande público.  
  
Ligia, a personagem da Betty Faria,  passou por várias barras na trama. Antes do envolvimento com os irmãos Fragonard, havia sido casada  com Sérgio (Milton Moraes) e depois Heitor (Carlos Eduardo Dolabella), que a traia com sua “melhor amiga” Selma, vivida pela  Tamara Taxmann. Essa traição inclusive, foi a que acabou rendendo a emblemática cena da surra na boate da casa de shows que marcou os primeiros capítulos da novela. Para embalar essa fase, Lígia ganhou a música “Altos e Baixos” na voz da Elis Regina.

A Lígia no decorrer de Água Viva, ainda ganhou de brinde  outro tema,   Desesperar Jamais”, clássico do Ivan Lins gravado  pela  Simone, que no início da trama  era tema da Sueli, a personagem da Ângela Leal.

Já o Nelson do Reginaldo Faria, também ganhou outros temas no decorrer de Água Viva. “Wave” do João Gilberto, a cota Bossa Nova do disco, retratou muito bem a sua  fase irresponsável e aventureiro, assim como “Cais” do Milton Nascimento, marcou sua fase mais serena,  depois que ele se ver sem seus bens e tem que recomeçar. Manoel Carlos, 26 anos depois, escalou a música novamente para trilha da novela Páginas da Vida (2006).

Gal Costa foi outro grande nome da trilha com “Noites Cariocas”. A Música embalou a exuberância e cintilância  da tresloucada Stella Simpson, a milionária excêntrica vivida pela Tônia Carrero. Composição do Jacob dos Bandolins, a música composta em 1957, batizou um  programa homônimo exibido na década de 60 na RecordTv.  

Vinte e Poucos Anos” foi outro tema que marcou Água Viva Nacional. Fábio Jr e Lucélia Santos, viviam Marcos e Janete, o casal jovem da história que conquistou o  público. Assim como a letra da música, Fábio e Lucélia  e  seus personagens, estavam nesta fase dos 20 e poucos,   e a  música caia como uma luva para os dramas que Marcos e Janete tiveram que enfrentar para viver esse  amor.

Glória Pires deu vida a personagem Sandra,  e mesmo com alguns momentos felizes  amargou dramas seguidos durante toda a novela – perdeu a mãe  num acidente nos primeiros capítulos, perdeu o amor do Marcos para Janete, e na reta final ainda teve o pai assassinado. Ângela Rô Rô acompanhou  todos esses drama com “Amor, Meu Grande  Amor”,  o tema da personagem. A Música voltou  a integrar uma trilha em 2009,  no Cd Nacional de Caminho das Índias,  da  Gloria Perez.

Com “Realce”, Gilberto Gil, embalou as aventuras do fotógrafo Bruno, vivido pelo Kadu Moliterno.  A trilha era completada ainda por “No Tempo dos Quintais  na voz da Elizeth Cardoso e “Peito Vazio”, tema da Sueli (Ângela Leal)  interpretada pela Lúcia Araújo, ainda não conhecida como a mãe do Cazuza.

Calma , Calma . . . não pensem que esqueci justamente a música que marcou a trama e até hoje é uma das mais lembradas da sua intérprete. “Menino do Rio”,  da ainda então Baby Consuelo, foi o tema de abertura da novela  e tão solar quanto a trama transpirava jovialidade e transmitiu ao telespectador exatamente o espírito de verão  que a novela queria imprimir na casa de cada telespectador. A Música foi o hit jovem daquele ano com incessantes execuções diárias em todas as rádios do Brasil, consagrou de vez  a ex- Novos Baianos,  e é  impossível ouvi-la e não lembrar imediatamente de Água Viva.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.wikipédia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...