Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Vale Tudo” na Globoplay



        Neste domingo (19.07), a clássica novela Vale Tudo, do Gilberto Braga entra para o catálogo da Globoplay. A trama é um dos títulos mais aguardados deste que a plataforma divulgou que novelas apresentadas pela Globo  dos anos anteriores a 2010 começariam quinzenal a entrar em sua listagem.
        Eu vi as três  exibições da trama,  a original,  a do  Vale a Pena Ver de Novo e a que o Viva apresentou em 2010, e sempre valeu muito a pena rever a novela  cheias de grandes personagens, entrechos fortes e um texto  perfeito, atual   e muito pertinente.
        Que venham Odete Roitmann (Beatriz Segall), Maria de Fátima (Glória Pires) , Raquel (Regina Duarte) e Cia, e se alguém ainda tem dúvidas se vale a pena ou não rever  segue 10 motivos que certamente vão convencê-los:
  

1 – Vale a pena ser  honesto no Brasil de hoje?

        Vale Tudo fez o Brasil se perguntar se valeria ser honesto no Brasil de hoje. E em torno dessa pergunta Gilberto Braga e seus parceiros apresentaram nuances de um bom folhetim aliado à uma crítica social pertinente que conseguiu prender com maestria o telespectador à frente da tv. A Trama deu início à trilogia de Gilberto Braga sobre novelas em que o autor se propôs a discutir a ética e moral do brasileiro. A Discussão teve prosseguimento nas tramas de O Dono do Mundo (1991) e Pátria Minha (1994).

2 – Leonor Basséres e Aguinaldo Silva fechavam a trinca de autores da trama
        Gilberto Braga é sempre citado como o dono de Vale Tudo, mas a trama foi escrita à seis mãos, além de Gilberto, Aguinaldo Silva Leonor Basséres. O Próprio Gilberto faz questão de frisar isso  nas entrevistas que dar sobre a trama. Aguinaldo Silva, por exemplo, era o responsável por fazer as escaletas (estruturas do roteiro).  

3 – Odete Roitmann (Beatriz Segall)      

        Odete Roitmann, a personagem imortalizada por Beatriz Segall,  foi sem dúvidas o melhor momento da atriz na tv. Sua interpretação marcou a trama e transformou a personagem em ícone na história das vilãs da teledramaturgia nacional. Odete  nunca deixou Beatriz em paz, e até hoje sempre é lembrada em todas as entrevistas e reportagens sobre a atriz, mesmo trinta anos depois. Curiosamente Beatriz não foi o primeiro nome pensado para a personagem -  Tônia Carrero e Odete Lara foram sondadas para vive-la.

4 – Quem Matou Odete Roitmann?  

        No capítulo 193,  no ar  na véspera do natal de 1988, o público foi surpreendido com o assassinato da vilã Odete Roitmann, morta com 3 tiros à queima-roupa. O Mistério  do assassinato  durou apenas 13 capítulos, mas foi o suficiente  para fazer os brasileiros pararem na frente da tv,  curiosos para saber quem era o assassino. Em 06 de janeiro de 1989, no dia da revelação da identidade do assassino no último capítulo da trama, Vale Tudo teve altos picos de audiência. Na época,  ainda sem internet ,  ninguém  com exceção do autor e o diretor sabiam quem seria o criminoso. Foram distribuídos texto e roteiros com 5 possíveis assassinos e na hora do gravar, Dennis Carvalho dispensou os demais “suspeitos”  e decidiu que Cássia Kiss, que interpretava Leila era a assassina. A Reação da morta,  Odete (Beatriz Segall), foi parabeniza-la pelo presente recebido.

        Motivo do Crime (Spoiler): Leila,  esposa de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), descobrira que ele  estava de caso com Maria de Fátima (Glória Pires). Desesperada,  procura o casal de amantes no antigo apartamento do marido. Ao chegar lá, ver uma sombra no lavabo e sem pensar, dispara os três tiros. Ou seja, a vilã, mesmo com muitas pessoas com vários motivos para matá-la, acabou morrendo  por engano!
        A Publicidade também se aproveitou da repercussão  morte da vilã. Os caldos Maggi,  em parceria com a Globo,  lançou uma campanha  e premiou o  telespectador  que adivinhasse quem era o assassino de Odete. Uma agência de propaganda criou uma campanha para uma companhia de seguros, na qual, sob uma foto de Beatriz Segall, lia-se a frase: “Nunca se sabe o dia de amanhã. Faça seguro”.

5 – Maria de Fátima e César Ribeiro

        Glória Pires e Carlos Alberto Ricelli, que viveram o casal de vilões da trama Maria de Fátima e César Ribeiro, foram outro destaque do elenco de Vale Tudo. Sempre armando muito para se dar bem, a dupla foi unida até o último capítulo, quando Fátima se casa com um príncipe italiano  e leva César de amante na lua de mel.

6 – Heleninha Roitmann

        O Alcoolismo foi abordado na trama através da Heleninha Roitmann, interpretada de forma magistral pela Renata Sorrah. Muito mais que o  cunho social, a interpretação que a atriz deu a personagem foi tão espetacular que a Heleninha se  sobressaiu entre tantos bons personagens e consagrou  a atriz. A Heleninha está no hall dos grandes  papéis  da teledramaturgia nacional.  Vale lembrar aqui nesse retorno,  a inesquecível cena em que, em mais um crise e completamente bêbada, Heleninha  pede um  mambo para o garçom em uma boate.
          “Toca um mambo caliente, pô!”
7 – Cecília, Laís e a  Censura  

        O Tema do homossexualismo feminino, protagonizado por Cristina Prochaska e Lala Deheinzelin, que viviam as personagens Laís e Cecília, sofreu intervenção da censura federal. Vários diálogos entre as personagens tiveram que ser reescritos, depois que foi vetada a cena em que as duas contavam à Heleninha (Renata Sorrah) sobre os preconceitos de que eram vítimas por causa do relacionamento.
        Gilberto Braga nunca confessou, e consta que a morte de Cecília sempre esteve no roteiro,  e nada teve a ver com censura sobre o tema, mas o fato é que depois dos cortes de cenas e diálogos a personagem morre em um acidente de carro. Com isso o autor abordou então o direito ou não do parceiro do mesmo sexo aos bens de um dos cônjuges. Na trama, Laís luta contra Marco Aurélio (Reginaldo Faria), irmão de Cecília, para não perder a pousada que as duas tinham como sócias.

8 – Raquel, Solange, Marco Aurélio . .. os outros personagens que marcaram Vale Tudo

        Vale Tudo ficou marcada por um elenco espetacular, com atores em estado de graças, dando vida à grandes personagens, ricos dramaturgicamente e inesquecíveis:
A Raquel da Regina Duarte – Baluarte da honestidade na trama;
Solange Duprat da Lídia Brondi  - Que ditou moda;
Marco Aurélio do Reginaldo Faria – A Representação viva da desonestidade e a banana do  final da trama;
NatháliaTimberg e doce Celina;
e ainda   Afonso (Cássio Gabus Mendes), Poliana (Pedro Paulo Rangel), Aldeíde Candeias (Lília Cabral) entre outros.

9 – Atores que já morreram de Vale Tudo

        A Volta de Vale Tudo no Viva vai nos dar a  chance de ver mais uma vez em cena nomes que já nos deixaram:  Zilka Salaberry (Rute, a ex-empregada  dos Roitmann, que revela os podres de Odete Roitmann na reta final), Paulo Vilaça (Gustavo), Ivan de Albuquerque (Laudelino, o ricaço com quem Aldeíde se casa),  Fábio Junqueira (Fred, amigo de Ivan e o ajuda quando este fica desempregado no início da trama), Paulo Porto  (Queiroz), Sebastião Vasconcellos (Salvador, pai de Raquel e Avô da Fátima), Fernando Almeida (o menino Gildo), Lourdes Mayer (Dona Pequenina), Zeni Pereira (Zezé), Adriano Reys (Renato)  e  Claudio Correia e Castro (Bartolomeu).

10 – A Repercussão da primeira exibição no Viva

        Vale Tudo foi apresentada pelo Canal Viva em 2010, na estreia do canal a cabo do Grupo Globo. A Reprise, mais de 22 anos depois da exibição original causou o maior frisson, e com a ajuda das redes sociais (Twitter e Facebook) elevou a audiência do Viva em 300%,  e ganhou novos admiradores. Os sites especializados em novelas passaram a publicar resumo dos capítulos da semana, algo que nunca aconteceu com tramas reprisadas, e pipocaram entrevistas com atores da novela  e reportagens sobre a  história. Um literal fenômeno nunca visto em se tratando de uma trama já apresentada anteriormente.

        Foi a chance de saudosos e curiosos que nunca tinham assistido Vale Tudo  de rever cenas antológicas,  como o assassinato de Odete Roitmann; a discussão da Fátima com  o avô sobre honestidade no primeiro capítulo; os discursos de Odete, conservadores, reacionários ou esculhambando o Brasil; os tapas na cara que Fátima levou de vários outros personagens; Raquel rasgando o vestido de casamento de Fátima (Mooooooonstrooo!); os vários porres da Heleninha, em destaque para o que ele pede um “Mambo caliente” para um garçon; o flagrante de adultério de Afonso (Cássio Gabus Mendes) em Fátima (Eu não transo violência!); Raquel vendendo sanduíches na  praia (Sangue de Jesus tem poder!) e sendo ignorada pela filha; Celina impedindo o refeitório de servir maionese estragada; Fátima casando com um príncipe italiano, no final; e a clássica “banana” que Marco Aurélio dá para o Brasil.


Veja Também: 
TBT Vale Tudo (1988)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br ww.wikipédia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...