Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

e10blog Entrevista – Edu Conceição


Criador do Canal Memória Teledramatúrgica no You Tube com mais de 6 mil inscritos e perfil no instagram @memória_teledramaturgica com mais de  165 mil  seguidores


        Ele é um apaixonado por tv e teledramaturgia reverenciando a memória do gênero, mostrando para uma nova geração o que de melhor a Tv apresentou nos anos 70, 80 e 90.
        O Edu gentilmente aceitou  ser  o primeiro entrevistado do e10blog ,  para contar um pouquinho de como nasceu essa paixão por teledramaturgia e suas preferências.



1.  Quando foi o estalo ou primeira  lembrança que você tem sobre o nascimento dessa paixão por tv, teledramaturgia e afins?

RDesde pequeno, sempre fui um apaixonado por televisão, assistia sempre com meus pais ou meus tios e, principalmente, em família,  as novelas do horário nobre. Eu lembro muito de assistir com meu tio novelas como Tieta (1989),  Rainha da Sucata (1990), Fera Ferida (1993) . . . E a primeira novela que eu lembro , que despertou meu interesse, que eu inclusive deixava de brincar para assistir, foi o finalzinho de Top Model (1989) . . . mas a primeira novela que realmente acompanhei completinha,  depois de brincar, não perdia um capítulo, foi Vamp (1991) . . . e daí veio esse amor pela teledramaturgia.  O que mais  . . . lembro também de assistir muito Mulheres de Areia (1993), no horário das seis,  com minhas tias. Gravava essa novela, para elas assistirem depois que chegassem do trabalho  . . . ótimas recordações.

2.  Qual a sensação quando o projeto Canal Memória Teledramatúrgica  começou  lhe dar a possibilidade de contato direto com artistas e profissionais da tv?
R. Na adolescência eu fazia teatro, e já tinha contato com alguns artistas, os quais já tinha uma amizade. Por conta do projeto, que vem crescendo cada vez mais,  trabalho que faço com muito amor, eu acabo tendo um contato maior, criando laços, respeito e, graças a Deus sou bastante reconhecido e respeitado,  quando entre em contato a maioria deles são mega queridos . . . e é uma sensação que eu tenho mesmo de muito respeito. Acho fantástico, gosto muito dos artistas e profissionais que são bem acessíveis. Por que eu tento fazer o meu melhor, e acho muito bacana quando isso é reconhecido pelo artista. Claro que tipo, por já ter amizades com alguns, isso meio que facilita, não é . . . chegar neles  . . . então eu só tenho a agradecer  e acho bem legal esse retorno dos convidados, e o público, meu e deles,  só ganham com isso.

3.  Qual a primeira novela que você  lembra de ter acompanhado?
R. Hummm a famosa pergunta  . . .  como já citei anteriormente , foi a novela Vamp (1991). Como eu era criança, ainda estudava, imagina como era a garotada na hora do recreio . . . todo mundo queria trocar figurinhas  do álbum da novela, todo mundo queria os dentes de brinquedo que vinha com brinde em uns doces que comprávamos . . . e era uma diversão,  foi a novela da minha infância . . . tanto que eu fiz um especial no canal sobre a trama, e é um mega especial, com depoimento da maioria do elenco,  vale muito a pena assistir. Você que é fã de Vamp, assim como eu , é um vídeo bem legal, na verdade é quase um almanaque, com curiosidades e depoimentos exclusivos.

4.  Qual a melhor novela que você assistiu? 
R. Essa também é outra famosa pergunta . . .  e eu não consigo citar apenas uma novela. Não tem como sair do óbvio , mas  são as que eu mais gostei. Vale Tudo (1988), uma novela super atemporal, uma trama que realmente te prende do início ao fim; Anjo Mau (1997), o remake de 97, eu sou vidrado nessa novela. Já assisti todas as reprises, inclusive na Globoplay, de tanto que eu gosto. A minha preferida do Manoel Carlos é História de Amor (1995) e, eu também sou alucinado pela novela A Próxima Vítima (1995) e Roque Santeiro (1985).



5.  Qual novela você jamais assistiria novamente?
R. Nessa pergunta eu encaixaria várias novelas . . . pensando rápido aqui, acho que eu não assistiria reprises de novelas recentes, por exemplo Êta Mundo Bom (2016). É Uma trama bacana, gostosinha, mas é tão fresca na memória  que eu não estou nem assistindo. Então novelas assim, muito recentes, eu não gosto de rever.  Fina Estampa (2011) . . . não tenho acompanhado . . . Novo Mundo (2017), também não vejo. Dessa trinca das reprises, eu só assisto Totalmente Demais (2015), por que ela é inédita pra  mim. Quando ela passou, originalmente em 2015, eu assisti muito pouco, não tinha tempo.

6.  Quem foi o ator/atriz que mais lhe deu orgulho e satisfação em conhecer?
R. Bel Kutner e Monique Curi. Elas me ajudam muito e eu tenho uma profunda admiração e respeito por ambas. Sobre os artistas que eu já entrei em contato são muitos para os quais eu realmente tiro meu chapéu. A Juliana Paes foi um grande presente. Ela é muito simpática, tem uma luz, uma energia, um brilho . . . não é à toa que  chegou onde está.   Ela  realmente é muito querida. Eu tenho um respeito e admiração maior do que antes. É muito carismática, muito doce.  São muitos realmente, que citar só alguns é difícil, mas eu gosto muito do Guilherme Piva, da Viviane Pasmanter, da Beth Goulart, o Ney Latorraca, muito querido entre outros.

7.  Fale um pouco sobre a próxima  trinca de reprises do Canal Viva : Mulheres Apaixonadas (2003), Sassaricando (1987) e A Viagem (1994).
R. Dessa trinca  eu vou assistir Sassaricando (1987), pela primeira vez na  íntegra. Eu tenho acompanhado Brega e Chique (1987) e,  assim que terminar já emendo com  maior prazer em Sassaricando.  Mulheres Apaixonadas (2003) e A Viagem (1994)  não vou conseguir acompanhar e também não tenho muito interesse, por que são novelas bem frescas na minha memória.

8.  Sobre os três títulos que serão disponibilizados este mês na Globoplay qual  pretende ou preferiria  matatonar? Torre de Babel (1998), Fera Radical (1987)  ou A Indomada (1997)?
R. Com certeza Fera Radical (1988). O Bom de estar na Globoplay é que eu posso assistir na hora que quiser. É uma novela que eu assisti muito pouco. Tem um grande elenco, muito talentos que já não estão mais presentes entre nós. Malu Mader lindíssima nessa novela . . . Quero muito assistir, já está anotado  Fera Radical!


9.  Laços de Família (2000) no Vale a Pena Ver de Novo é uma boa escolha?
R. Acho uma boa escolha. O público gosta muito dessa novela. É marcante, com boas atuações, cenas icônicas. Sempre que eu estou postando fotos ou vídeos sobre a trama, o post acaba bombando . . . ou seja de fato as pessoas amam Laços de Família (2000).

10  - Sobre as reprises globais   por causa da Pandemia,  o que achou das escolhas de A Força do Querer (2017) e Haja Coração (2016)?
R. Eu confesso que não esperava a reprise de Haja Coração como substituta de Totalmente Demais. Estava na torcida por Ti Ti Ti, o remake de 2010, e quando eu percebi que ela foi muito pedida, principalmente no twitter, me deu um pouquinho de esperança, pensei que agora seria o momento. Infelizmente não foi a escolhida e, eu não vou assistir Haja Coração. Já A Força do Querer (2017), é uma novela que eu gostei muito, lembro de muito coisa, ela está fresca na minha memória, mas  é uma novela que , se eu tiver em casa, de boa, desocupado, eu vou assistir com certeza, prestigiar alguns colegas e matar as saudades da Bibi Perigosa (Juliana Paes)


Veja Também : 
Trilha Sonora Eterna - De Corpo e Alma (1992)
Aberturas Inesquecíveis - Quem Ama Não Mata (1982)

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Trilha Sonora Eterna – O Espigão (1974)

          A   clássica e complexa novela O Espigão , do autor Dias Gomes , comemorou seus 50   anos com a chegada ao Globoplay no último dia 08, e o e10blog , que   é claro,    está acompanhando a novela na plataforma, já está   apaixonado pela história, seus personagens e hipnotizado pela bela trilha sonora nacional   que vai   ser dissecada nesse post.           O Espigão , que em sua estrutura girava em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado poderia esmagar o homem,   com avanço acelerado  e predatório da  imobiliária  sobre o meio ambiente é protagonizada  por  nomes como  Milton Moraes, Betty Faria , Vanda Lacerda, Susana Vieira  entre  outros. Palavras como “ ecossistema ”, “ ecologia ”  e “ espigão ”, que virou sinônimo de prédios altos  como “arranha-céus”, e assuntos como inseminação artificial e bebê  de proveta, entraram para o vocabulário popular ao serem discutidas na trama. Na época,  a Ecologia era discutida apenas  nos meios acadêmico