Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – De Corpo e Alma Internacional (1992)



        Sem dúvidas essa é uma das melhores trilhas dos anos 90. Com uma seleção do expert Nelson Motta, De Corpo e Alma Internacional é um marco na história das trilhas internacionais.
        Muito antes de passear por culturas diferentes e países distantes,  Glória Perez mostrava os avanços da ciência através das suas novelas. Em 1990, marcou o horário das seis com Barriga de Aluguel  e graças ao sucesso da trama foi elevada ao posto de autora do horário nobre com De Corpo e Alma. A novela contava a história de amor entre Paloma, vivida pela Cristiana Oliveira, que chegava a Globo com ares de grande estrela depois do sucesso em Pantanal (1990), na  extinta Rede Manchete  e Diogo (Tarcísio Meira) a partir de um transplante de coração.
         Infelizmente a novela  ficou marcada por uma tragédia. Em 28 de Dezembro de  1992, Daniela Perez  filha da autora e que vivia a personagem Yasmin na trama, foi brutalmente assassinada por seu  companheiro de trabalho, o ator Guilherme de Pádua, que vivia o personagem Bira. O Crime chocou e comoveu  o país.  Glória Perez, mesmo destruída pela perda da filha, ficou apenas  uma semana afastada,  e conseguiu concluir a trama, que até então é pouquíssima citada na história da Globo.
        Claro que é uma novela delicada, por toda essa tragédia que envolveu seus bastidores, e essa perda irreparável para a Glória Perez e  para  teledramaturgia,  mas sua trilha internacional é muito requintada – mesclada  com clássicos como “Caruso” do Lúcio Dalla, o tema do protagonista Diogo vivido pelo Tarcísio Meira e “The One” do Elton John , que entrou como tema da complexa Antônia, vivida pela Betty Faria, ao mesmo tempo  apresentou hit´s que até hoje estão imortalizados nas rádios dos quatro cantos do Brasil – “Rhythm Is a Dancer” do Snap, tema do Gino (Guilherme Leme) e do Clube das Mulheres, uma das locações da trama e “Wishing on a Star” do The Cover Girls, o tema da Yasmin.

        A novela tinha uma apelo estiloso com o Clube das Mulheres, uma ala rica sofisticadíssima,  a trama do transplante de coração e precisava de uma trilha chique, já que, como vimos no post anterior, que você pode rever aqui, a trilha nacional seguiu um estilo mais popular.
        Então vamos relembrar esses personagens através de seus temas no faixa a faixa  da trilha de De Corpo e Alma Internacional:  

“Rhythm Is a Dancer”
Intérprete: Snap
Compositores: Benito Benites, John ´Virgo`Garret III e Thea Austin

        Além do transplante de coração, o Clube das Mulheres  era outro  entrecho importante de De Corpo e Alma. Guilherme Leme, que deu vida ao personagem Gino, era um dos dançarinos que enlouqueciam as mulheres que iam a boate. Como tema o personagem ganhou essa faixa da banda alemã Snap. Apesar de ser oficialmente tema do Gino, a música na verdade era usada nas apresentações de strip-tease  de todos os rapazes do clube e virou hit no Brasil imediatamente. Não tinha um boate naquele ano que não tivesse a música em seu repertório.

“The One”
Intérprete e Compositor: Elton John

        The One”, clássico do Elton John,  segunda faixa do disco, foi outra responsável pela vendagem da trilha. A Música foi o tema internacional da personagem Antônia, a complexa personagem vivida pela BettyFaria. “The One” foi o título do vigésimo terceiro álbum de estúdio do cantor e compositor. Eu sou particularmente apaixonado por essa música. Que letra e sintonia !!

“Mama´s Always On Stage”
Intérprete e Compositor: Arrested Development

        Mama´s Always On Stage” é um dos mais conhecidos hits da banda de hip hop norte-americana Arrested Development. A Música vinha na terceira faixa do lado A da trilha.

“Under The Bridge”
Intérprete: Red Hot Chilli Peppers
Compositores: A. Kiedis

        A Protagonista Paloma,  da Cristiana Oliveira,  ganhou como tema para o seu drama e história de amor ao lado de Diogo (Tarcísio Meira), essa faixa, que é um dos grandes sigles da década de 90 da banda americana Red Hot Chilli Peppers.

“Am I The Same Girl”
Intérprete: Swing Out Sister
Compositores: Records Sanders

        Essa faixa na trilha interpretada pela banda Swing Out Sister foi gravada em 1968 por Bárbara Alklin.

“Crucify”
Interprete e Compositor: Tori Amos

        Bia, a personagem da Maria Zilda Betlhem, ganhou essa faixa como tema. A música era o quinto single do álbum de estreia de Tori Amos.

“Sexual”
Intérprete: Goddess
Compositor: R. Bolland e F. Bolland


        Victor Fasano, na pele do Juca, seduziu a mulherada sensualizando nas performances do personagem, a principal estrela do Clube da Mulheres da trama. O Tema “Sexual” casou perfeitamente com esse lado do personagem.

Caruso
Intérprete e Compositor: Lúcio Dalla

        O Saudoso Lúcio Dalla compôs “Caruso” em homenagem  ao tenor italiano Enrico Caruso. Após a morte de Dalla, a música entrou nas Italian Singles Chart, chegando ao número 2 por duas semanas consecutivas. O Single também foi certificado de platina pela Federazione Industria Musicale Italiana. Em De Corpo e Alma foi o tema do protagonista Diogo, vivido pelo TarcísioMeira, e acompanhou sua história de amor com Paloma.

“For Your Babies”
Intérprete: Simply Red
Compositor: Mick Hucknall

        “For Your Babies” é um dos singles de maior sucesso do Grupo  musical Simply Red. Na trama, a música foi o tema da personagem Simone, interpretada magistralmente pela Vera Holtz. A personagem era uma das mais interessantes da  novela, iniciou como uma mulher reprimida pelo marido e que incentivada pela filha dá um basta, abandona a família ao se apaixonar por Gino (Guilherme Leme), um dos dançarinos  do Clube das Mulheres. O Marido , Guedes (Everton de Castro), consegue interna-la em uma clínica psiquiatra, ela passa por uma barra até conseguir finalmente ser feliz no final. A química entre Vera e Guilherme saltou a ficção, os dois se casaram na vida real e tiveram uma bela história de amor fora da telinha também, que hoje é uma grande amizade. “For Your Babies” em 2015 voltou com tema de novela na trilha de I Love Paraisópolis, embalando a personagem Soraya, vivida pela Letícia Spiller.


“Rock me Baby”
Intérprete: Babyroots
Compositores: Casey e Finch

        Rock Me Baby” é um padrão de blues que se tornou uma das músicas do gênero mais gravadas de todos os tempos. A original e primeira gravação é de 1951. Essa verão que entrou na trilha de De Corpo e Alma é um remix que fez muito sucesso naquele começo da década de 90, gravado pela banda Babyroots.

“Winshing On a Star”
Intérprete: The Cover Girls
Compositores: B. R. Calvin

        Sem dúvidas carro-chefe do lp, depois da tragédia que tomou conta da trama, “Winshing On a Star” do Grupo The Cover Girls tocou em 100% das rádios no Brasil. Na trama foi o tema da Yasmin,   e acabou sendo o hino de despedida da atriz Daniela Perez.

“Sweet Ragga Music”
Intérprete: Nabby Clifford featuring Alex Lucas & Julio C.

        Sweet Ragga Music” era a 12ª. faixa do disco. A música é um dueto entre Nabbit Clifford e a dupla Alex Lucas & Julio C.

“Hazard”
Intérprete e Compositor: Richard Marx

        Um dos grandes sucessos do Richard Marx da década de 90, “Hazard” é  mais uma das canções inesquecíveis que integraram a trilha internacional de De Corpo e Alma. A Música foi tema da personagem Stella, vivida pela saudosa Beatriz Segall, que protagonizou cenas quentíssimas com Victor Fasano.

“Command”
Intérprete: Traffic Lights

        A penúltima faixa do disco “Command”, da Traffic Lights, lembra aquelas músicas de computadores  sucessos daquela década.

“Você Tá Muito Boa”
Intérprete: Clericó Com Cola
Compositores: Gustavo Olivieri (Clericó)

        O Disco fecha com um divertido momento, o argentino Clericó com Cola, nome artístico de Gustavo Olivieri na versão de “Te Ves Buena”, o “Você Tá Muito Boa”, onde na original mencionava  Maradona, a versão brasileira citou o rei Pelé.

Veja Também: 
Aberturas Inesqueciveis - De Corpo e Alma (1992) 
Novela Inesquecíveis  - De Corpo e Alma (1992)
Trilha Sonora Eterna - De Corpo e ALma (1992) 
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Trilha Sonora Eterna - Felicidade   (1991) 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...