Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – De Corpo e Alma (1992)



         Muito antes de passear por culturas diferentes e países distantes,  Glória Perez mostrava os avanços da ciência através das suas novelas. Em 1990, marcou o horário das seis com Barriga de Aluguel  e graças ao sucesso da trama foi elevada ao posto de autora do horário nobre com De Corpo e Alma. A novela contava a história de amor entre Paloma, vivida pela Cristiana Oliveira, que chegava a Globo com ares de grande estrela depois do sucesso em Pantanal (1990), na  extinta Rede Manchete  e Diogo (Tarcísio Meira) a partir de um transplante de coração.
        Infelizmente a novela  ficou marcada por uma tragédia. Em 28 de Dezembro de  1992, Daniela Perez  filha da autora e que vivia a personagem Yasmin na trama, foi brutalmente assassinada por seu  companheiro de trabalho, o ator Guilherme de Pádua, que vivia o personagem Bira. O Crime chocou e comoveu  o país.  Glória Perez, mesmo destruída pela perda da filha, ficou apenas  uma semana,  e conseguiu concluir a trama, que até então é pouquíssima citada na história da Globo.
        Claro que é uma novela delicada, por toda essa tragédia que envolveu seus bastidores, e essa perda irreparável para a Glória Perez e  para  teledramaturgia, Daniela Perez estava em plena ascensão, e certamente depois da Yasmin seria uma das próximas protagonistas da mãe, mas  não por isso, ou até mesmo por isso, para reverenciar o talento da Daniela, e  nunca deixa-la ser esquecida, que o e10blog escolheu para esse post a bela trilha nacional de De Corpo e Alma.
        A novela tinha uma apelo estiloso com o Clube das Mulheres, uma ala rica sofisticadíssima,  a trama do transplante de coração, mas curiosamente  ganhou uma trilha sonora popularíssima  com cantores clássicos de trilhas dos anos 80 como Wando, JoséAugusto, Roupa Nova, Simone entre outros, mas foi, para uma trilha nacional, muito bem recebida pelo público e com ótimas vendagem.


        Com a bela Maria Zilda Betlhem,  a capa,  desagradou um pouco o público feminino da novela. Muitas pensaram em finalmente ganhar uma capa com Victor Fasano, que na trama   desfilava só de sunga,  quando Zeca se transforma em um dos principais strippers  do Clube das Mulheres.  Mas justiça seja feito, o entrecho da trama em que a  Maria Zilda participava  acabou ganhando uma grande projeção na história.   Bia (Maria Zilda Bethlem) é Caique (José Mayer) eram os  pais de Junior (Aron Hassan), um menino de pele morena que  depois de nascido plantou em seu leito familiar a semente da discórdia. Caique desconfia que Bia lhe traiu, por isso o filho não parece com eles. No decorrer da história é descoberto que Junior foi trocado na maternidade, e que na verdade é filho Terê (Neusa Borges), que criava Pinguim (Eduardo Caldas), um menino branco e verdadeiro filho de Caique e Bia.  Pinguim e Junior cativaram o público que torciam por um final feliz de ambos  com as duas famílias.
        Mas vamos ao que interessa – o faixa a faixa de De Corpo e Alma Nacional:       
“Contrato Assinado”
Intérprete: Sandra de Sá
Compositores: Chico Roque, Paulo Sérgio Valle e Tapajós

        O Disco abre com Sandra de Sá inspiradíssima numa interpretação apaixonante de “Contrato Assinado”, uma música não muito lembrada na discografia da cantora, mas que foi um dos destaques da trilha da trama.  A música foi tema da personagem Simone, vivida pela VeraHoltz, que teve um entrecho muito interessante dentro da novela. Uma mulher reprimida pelo marido Guedes (Everton de Castro), acaba se envolvendo com o stripper Gino, vivido pelo GuilhermeLeme. O relacionamento extraconjungal  quando descoberto chocou a família e Guedes não aceitando a separação chegou até internar Simone em uma clínica psiquiátrica.  Vera Holtz como sempre impecável.

“Minha Tentação”
Intérprete: Wando
Compositores: Altay Veloso

        Wando veio com toda sua sensualidade em “Minha Tentação”, composição do Altay Veloso, para o tema da Renée deVielmond, que na trama deu vida a Helena,  amante do complicado Caíque, vivido pelo José Mayer, que em De Corpo e Alma,   tinha um casamento conturbado com Bia, a personagem da Maria Zilda Betlhem.
       
“Sonho Triste (Uno)”
Intérprete: Júlio Iglesias
Compositores: Mariano Moraes, Discépolo e Haroldo Barbosa

        Júlio Iglesias entrou na trilha com  essa faixa, que é a versão em português de “Uno”. A música foi o tema do complexo Diogo, o protagonista da trama vivido pelo Tarcisão Meira.  Quase 20 anos depois, “Uno”,  em sua versão original , entrou na trilha internacional da novela Aquele Beijo (2011), do Miguel Falabella.

Bate Coração (Teu Olhar)”
Intérprete e compositores: José Augusto

        Caíque, o personagem vivido pelo José Mayer, ganhou essa faixa na voz do José Augusto como tema para acompanhar sua complicada relação com a esposa  Bia (Maria Zilda Betlhem) e a amante Helena (Renée de Vielmond).

“Alguém no Céu”
Intérpretes: Trem da Alegria  com participação especial do  Roupa Nova
Compositores: Danilo Caymmi e Dudu Falcão

        O Grupo Trem da Alegria, ainda era muito sucesso com o público infantil no início da década de 90 e emplacou na trilha o hit “Alguém no Céu”, que tinha uma participação especial do Roupa Nova.  A música foi o tema do menino Junior (Aaron Hassan),  o filho de Caique e Bia, que  no decorrer da trama é revelado que fora trocado na maternidade por Pinguim, o verdadeiro filho do casal, vivido pelo ator  Eduardo Caldas, que havia ganho grande projeção por causa do seu trabalho anterior a De Corpo e Alma, o Alvinho de Felicidade (1991).

“Betina”
Intérprete: André Sperling

        Bruna Lombardi, fez uma participação especialíssima no primeiro capítulo da trama como a bela Betina, amante  que Diogo abandona, depois de  combinar deixar a esposa Antônia (Betty Faria) por ela. A falta de coragem dele acaba enlouquecendo Betina, que desesperada na direção do carro, causa um acidente e tem morte cerebral. É o coração de Betina que, Paloma (Cristiana Oliveira) recebe transplantado, dando início a principal história da novela. Bruna Lombardi  ganhou uma música instrumental  composta especialmente  para a personagem batizada de “Betina” do André Sperling. Bruna estava há 5 anos longe das novelas,  antes desta participação, a  última havia sido Roda de Fogo (1986), do Lauro César Muniz, em que também era amante de Tarcísio Meira. Porém na trama do Lauro, Lúcia Brandão, a personagem da Bruna,  é que era juíza.

“Teu Olhar”
Intérprete: Hay Kay

        A Banda Hay Kay fechava o lado A do disco com “Teu Olhar”, tema do personagem Tavinho, vivido pelo Hugo Gross. A Banda  revelaria anos depois o cantor Vinny, que estourou no final da década de 90 com o hit   Heloísa, Mexe a Cadeira”.

“Romance Rosa (Bachata Rosa)
Intérprete e compositor: Juan Luis Guerra

        Juan Luis Guerra  cantou em português uma versão de “Bachata Rosa”, que virou “Romance Rosa”, uma das faixas mais executadas do disco nas rádios do Brasil. A música foi o tema da Yasmin, a personagem da saudosa Daniela Perez, que é muito lembrada também  por seu tema internacional “Wishing On a Star” do Grupo The Cover Girls. 

“Fora de Ordem”
Intérprete e Compositor: Caetano Veloso

        Eri Johnson viveu uma estranha figura na trama. Reginaldo era gótico (Um movimento nascido na década de 70 na Alemanha). O Personagem chamou atenção do Brasil para o movimento  e o sucesso do Reginaldo lhe rendeu até a capa da trilha internacional da novela. Na trilha nacional, o personagem ganhou  “Fora de Ordem” na voz do  Caetano Veloso.

“Atrás da Porta”
Intérprete: Elis Regina
Compositores: Chico Buarque e Francis Hime

        “Atrás da Porta” , clássico da Elis Regina, foi o tema da Antônia, a difícil personagem vivida pela Betty Faria. A atriz chegou a ser muito criticada pela interpretação da passiva Antônia. Na trama, ela perdia o marido para Paloma, depois que este descobria que ela havia sido transplantada com o coração de Betina (Bruna Lombardi) seu grande amor. Antônia aceitava tudo de Diogo sem reclamar, mostrando um tipo de mulher que não existia mais naquela época. As mulheres enxergaram na personagem uma mulher fraca , perdedora e sem perspectivas, ou seja um retrato que nenhuma mulher queria parecer.

“Por Escrito”
Intérprete: Pery Ribeiro
Compositor: Moacyr Luz e Aldir  Blanc

        BeatrizSegall viveu em De Corpo e Alma  a culta e moderna professora universitária Stella, uma frequentadora assídua do Clube das Mulheres. A atriz protagonizou várias cenas sensualizando com os galãs de sunga do clube. Ela ganhou essa bela música na voz do Pery Ribeiro como tema.

“Homem de Rua”
Interprete: Erasmo Carlos
Compositores: Erasmo Carlos e Roberto Carlos

        Homem de Rua”, da dupla Erasmo e Roberto Carlos, foi o tema do personagem Bira, que claro dispensa comentários. Seu intérprete,  Guilherme de Pádua, como sabemos , juntamente com a esposa, foi o responsável pelo assassinato  de Daniela Perez.

“Raios de Luz”
Intérprete: Simone
Compositores: Abel Silva e Cristovão Bastos

        Na Penúltima faixa do Lado B veio Simone,  numa interpretação inesquecível de “Raios de Luz”, que foi o tema de abertura da novela e tema da protagonista Paloma, que marcou a estreia da Cristiana Oliveira na Globo.

“Sofrendo de Amor”
Intérprete e Compositor: André Sperling

        André Sperling volta no final da trilha com “Sofrendo de Amor”, outra faixa instrumental, tema da personagem Bia, vivida pela Maria Zilda Betlhem.

Veja Também: 
Nossos Autores - Glória Perez  
Novelas Inesquecíveis - De Corpo e Alama (1992) 
Trilha Sonora Eterna - Explode Coração Internacional (1995) 
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...