Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Explode Coração Internacional (1995)



        Explode Coração (1995), trama da autora Glória Perez é a próxima novela a entrar na Globoplay a partir do próximo dia 22 de junho.
        Na trama,   Dara (Tereza Seiblitz), uma cigana quebrava as tradições do seu povo ao recursar-se casar com o noivo escolhido por sua família, e fazia contato via  rede mundial de computadores com um homem que viria a ser o grande amor da sua vida. Esse era o  ponto principal da trama de Explode Coração.
        A Novela não  foi o fenômeno que seria O Clone (2001) , a segunda novela da autora a mostrar outra   cultura, mas Explode Coração cumpriu sua missão de mostrar o mundo  luxuoso dos ciganos, que eu mesmo até então pensava que eles ainda viviam em acampamentos ( como mostrados anos antes em Pedra sobre Pedra (1992) do Aguinaldo Silva)  mesclando essa cultura com a novidade da rede mundial de computadores, a internet. Em 1995 , aqui no nordeste isso era pouquíssimo divulgado, e parecia até  ficção científica   ver a Dara e o Júlio se comunicando via internet, muito antes do Facebook e Twitter e cia.
        A Novela teve três trilhas sonoras, além das tradicionais Nacional  (já dissecada em um post aqui ) e Internacional,  foi lançada  uma complementar com o título de “Coração Cigano”  só com  temas  do núcleo cigano.
        O post de hoje vai  comemorar  esse retorno da trama na plataforma de streaming da  Globo através da trilha internacional.


        Com a bela Teresa Seiblitz na capa caracterizada de Dara, Explode Coração Internacional  marcou aquele ano de 1995, seja por “Estoy Enamorado”, a faixa interpretada pelo Donato & Estéfano, que  tocou incessantemente na trama, era o tema do Cigano Igor (Ricardo Machri);  pelo compilado de músicas que fizeram o sucesso das pistas de dança no mundo como “Back For Good” da Take That  e “Father And Son” da Boyzone, e claro as faixas dos ritmos ciganos  que viraram moda no Brasil  das bandas Santa Esmeralda  e o grupo Gipsy Kings, além de “Macarena” do grupo espanhol Los Del Rio , que virou sucesso nos quatro cantos do mundo e  logo foi inserida com um dos temas da novela, o que enriqueceu ainda  mais o disco.

        Vamos ao faixa a faixa:

“Back For Good”
Intérprete: Take That
Compositor: Gary Barlow

         A trilha abria com “Back For Good  da banda britânica Take That, escrita pelo vocalista Gary Barlow, o tema de Eugênia, a  pérfida  personagem vivida pela Françoise Forton, eternamente apaixonada por Júlio Falcão (Edson Celulari), desde a época do colégio. A Música foi um dos grandes sucessos daquele ano aqui no Brasil, graças a essas inserção na trilha.

“Get Together”
Intérprete: Big Mountain
Compositor: Chet Powers

        Get Together”, também conhecida como “Let´s Get Together”, foi escrita em meados da década de 60 pelo cantor e compositor americano Chet Powers, nome artístico de Dino Valenti. A música é um apelo à paz e a irmandade, apresentando a popularidade do amor versus o medo e a escolha a ser feita entre eles.

“Estoy Enamorado”
Intérpretes e Compositores: Donato & Estéfano

        O Cigano Igor, interpretado pelo ator Ricardo Machri, sem dúvidas foi o personagem mais marcante da trama de Explode Coração. Até então nunca tinha se visto uma interpretação tão canastra, e por isso mesmo o ator até hoje é relembrado por esse personagem, como exemplo de como não fazer.  O Personagem ficou com  o tema que mais marcou a novela “Estoy Enamorado” da dupla Donato e Stéfano. Aqui no Brasil a dupla João  Paulo e Daniel gravou uma versão de “Estoy Enamorado” que se tornou também um grande sucesso. Em 2009, a cantora Thalia,  foi outra artista que   gravou  uma versão da música, que  virou single do seu primeiro álbum ao vivo  Primeira Fila”.

“Don´t Let Me Be Misunderstood”
Intérprete: Santa Esmeralda
Compositores: Benjamim, Marcus e Caldwell

        Essa faixa, do grupo francês Santa Esmeralda já havia abrilhantado outra trama, em  O Astro (1977), a música abria a trilha internacional da novela da Janete Clair. A  Música originalmente tem 9:57, mais foi condensada para incríveis   3:01, para caber  no disco da trilha.

“December”
Intérprete: Collective Soul
Compositores: Ed Roland

        O Rock  alternativo da banda Collective Soul entrou na trilha com “December”, tema da personagem Larissa, vivida pela Helena Ranaldi.

“That´s Why (You Go Away)
Intérprete: Michael Learns to Rock
Compositores: Jascha Richter

        Beth e Serginho, formaram  um dos casais mais queridos do público de Explode Coração. A relação de uma mulher madura, vivida pela bela Renée de Vielmond , com um jovem estudante, vivido pelo quase estreante Rodrigo Santoro, prendeu a atenção do público que torceu por um final feliz  pra eles. Na trilha internacional,  o casal ganhou essa faixa como tema, um dos maiores sucessos da banda dinamarquesa de soft rock Michael Learns to Rock.

“La Rumba de Nicolas”
Intérprete: Gipsy Kings
Compositores: D. Baliardo, N.Reyes, P.Baliardo, P.Reyes, Paul Reyes e T. Baliardo.

        Uma trilha de uma novela cigana não poderia faltar o grupo cigano mais famoso do mundo em sua trilha – “La Rumba de Nicolas” foi a contribuição do Gipsy Kings para Explode Coração.

“Sin Excusas Ni Rodeos”
Intérprete: Júlio Iglesias
Compositores: Donato, Estéfano, Júlio Iglesias e Ramón Arcusa

        O Casal Júlio e Dara, os protagonistas vividos pelo Edson Celulari e Teresa Seiblitz, ganharam como tema internacional esse clássico na voz de Júlio Iglesias. A Música além de Júlio Iglesias , teve como  compositores a dupla Donato & Estéfano.

“Father And Son”
Intérprete: Boyzone
Compositor: Cat Stevens

        Essa canção popular foi escrita e interpretada pelo cantor e compositor inglês Cat Stevens (agora conhecido como Yusuf Islam), em seu álbum de 1970. A Música  enquadra uma troca de partir o coração entre um pai que não entende o desejo de um filho de se separar e moldar uma nova vida, e o filho que não consegue se explicar, mas sabe que é hora de procurar seu próprio destino. A Versão que veio na trilha de Explode Coração  é da banda irlandesa Boyzone, de 1995.

“Se Fue”
Intérprete: Vênus
Compositor: A. Valsiglio , F.Cavalli e P. Cremonesi

        Se Fue” ficou famosa em 1993  na voz da  cantora italiana Laura Pausini, que se tornou um clássico nas interpretações da cantora e ganhou versões em todo o mundo. A Faixa que veio na trilha da novela é uma versão mais dançante ,  gravada pela Banda Vênus, criada em 1993, originalmente com o nome de Psycho Clown.

Macarena”
Intérprete: Los Del Rio
Compositores: A.Romeo e R.Ruiz

        Macarena” já havia estourado nos quatro cantos do mundo e a Globo que não é boba, logo a inseriu na trilha internacional de Explode Coração para ajudar nas vendagens do disco. Interpretada pela dupla espanhola Los Del Rio, a canção típica, se tornou o segundo single com mais tempo em 1º. Lugar e estreou no topo do ranking dos singles de maior sucesso na primeira semana nos EUA. Com isso é  uma das 7 canções de língua estrangeira a atingir o topo da Billboard Hot 100.

“Por Tu Amor”
Intérprete: Carlos Oliva e Los Sobrinos

        Por Tu Amor” foi interpretada pela banda de salsa Carlos Oliva e Los Sobrinhos. A mesma banda também  teve destaque ao regravar  uma versão   de “Macarena”,  que na interpretação original dos Los Del Rio, está na mesma  trilha.

“Gipsy Woman”
Intérprete: Cannibals
Compositores:  Daniel Maroto

        “Gipsy Woman” foi gravada originalmente em 1991, pela cantora americana Crystal Waters, no seu álbum de estreia. A Versão de Explode Coração foi gravada pela Banda Cannibals.

“Ogni Volta”
Intérprete: Antonello Venditti
Compositores: Rossi e R. Ferrante

        Ogni Volta” fecha a bela trilha internacional de Explode Coração. A Música é interpretada pelo cantor e compositor italiano Antonello Venditti.

Veja Também: 
Trilha Sonora Eterna  - Explode Coração Nacional (1995) 
Novelas Inesquecíveis - Explode Coração (1995) 
Nossos Autores - Glória Perez 
Trilha Sonora Eterna  -Brega e Chique Internacional (1987) 
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Novelas Inesquecíveis – Órfãos da Terra (2019)

5 Anos   da última trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid e ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela         A Estética primorosa foi o grande destaque   de Órfãos da Terra , última novela da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid , que mostrou com a maestria a história   d a guerra dos refugiados e seus dramas, com uma   riqueza de detalhes que só deu ainda mais credibilidade à produção.           Impressionante a estética e a qualidade técnica das cenas nas locações na Síria. A estética foi também um diferencial   em  Cordel Encantado   (2011) e  Joia Rara  (2013) , outras    novelas de sucesso da dupla.         Aliás nesse ponto elas foram peritas, sensíveis na abordagem e com um cuidado primoroso com o belo texto. O Engajamento no combate à discriminação foi mantido do começo ao fim, sem comprometer em nenhum momento o roteiro, mostrando que é possível sim apresentar    uma trama com assuntos pertinentes sem jogar o didatismo radical na cara do telespectador.    

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Trilha Sonora Eterna – O Mapa da Mina Internacional (1993)

        Protagonizada por  Malu Mader ,   Cássio Gabus Mendes  e  Carla Marins    a  trama central de  O Mapa da Mina  é a  procura de um tesouro em diamantes roubados. O Ladrão para fugir da polícia e se livrar dos diamantes os esconde em lugar secretíssimo, para nem mesmo ele esquecer, tatua nas nádegas de uma criança o tal “Mapa da Mina” que o levaria à fortuna.    Com sua morte, ele acaba deixando como herança para o filho Rodrigo ( Cássio GabusMendes ) à procura por esses diamantes.         Cassiano Gabus Mendes autor   de clássicos do horário das sete -  como  Plumas e Paetês  (1980), que tinha o mundo da moda como pano de fundo;  Elaspor Elas  (1982), protagonizada por  Eva Wilma  e que contava a história do reencontro de sete amigas do passado;  Ti Ti Ti  ( 1985),  Brega e Chique  (1987) e  Que Rei Sou Eu   (1989), sentiu um gosto amargo, naquela que seria sua última novela – a audiência não ajudou e a novela foi até encurtada.   Na verdade O Mapa da Mina nem tinha a audi

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle