Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Explode Coração Internacional (1995)



        Explode Coração (1995), trama da autora Glória Perez é a próxima novela a entrar na Globoplay a partir do próximo dia 22 de junho.
        Na trama,   Dara (Tereza Seiblitz), uma cigana quebrava as tradições do seu povo ao recursar-se casar com o noivo escolhido por sua família, e fazia contato via  rede mundial de computadores com um homem que viria a ser o grande amor da sua vida. Esse era o  ponto principal da trama de Explode Coração.
        A Novela não  foi o fenômeno que seria O Clone (2001) , a segunda novela da autora a mostrar outra   cultura, mas Explode Coração cumpriu sua missão de mostrar o mundo  luxuoso dos ciganos, que eu mesmo até então pensava que eles ainda viviam em acampamentos ( como mostrados anos antes em Pedra sobre Pedra (1992) do Aguinaldo Silva)  mesclando essa cultura com a novidade da rede mundial de computadores, a internet. Em 1995 , aqui no nordeste isso era pouquíssimo divulgado, e parecia até  ficção científica   ver a Dara e o Júlio se comunicando via internet, muito antes do Facebook e Twitter e cia.
        A Novela teve três trilhas sonoras, além das tradicionais Nacional  (já dissecada em um post aqui ) e Internacional,  foi lançada  uma complementar com o título de “Coração Cigano”  só com  temas  do núcleo cigano.
        O post de hoje vai  comemorar  esse retorno da trama na plataforma de streaming da  Globo através da trilha internacional.


        Com a bela Teresa Seiblitz na capa caracterizada de Dara, Explode Coração Internacional  marcou aquele ano de 1995, seja por “Estoy Enamorado”, a faixa interpretada pelo Donato & Estéfano, que  tocou incessantemente na trama, era o tema do Cigano Igor (Ricardo Machri);  pelo compilado de músicas que fizeram o sucesso das pistas de dança no mundo como “Back For Good” da Take That  e “Father And Son” da Boyzone, e claro as faixas dos ritmos ciganos  que viraram moda no Brasil  das bandas Santa Esmeralda  e o grupo Gipsy Kings, além de “Macarena” do grupo espanhol Los Del Rio , que virou sucesso nos quatro cantos do mundo e  logo foi inserida com um dos temas da novela, o que enriqueceu ainda  mais o disco.

        Vamos ao faixa a faixa:

“Back For Good”
Intérprete: Take That
Compositor: Gary Barlow

         A trilha abria com “Back For Good  da banda britânica Take That, escrita pelo vocalista Gary Barlow, o tema de Eugênia, a  pérfida  personagem vivida pela Françoise Forton, eternamente apaixonada por Júlio Falcão (Edson Celulari), desde a época do colégio. A Música foi um dos grandes sucessos daquele ano aqui no Brasil, graças a essas inserção na trilha.

“Get Together”
Intérprete: Big Mountain
Compositor: Chet Powers

        Get Together”, também conhecida como “Let´s Get Together”, foi escrita em meados da década de 60 pelo cantor e compositor americano Chet Powers, nome artístico de Dino Valenti. A música é um apelo à paz e a irmandade, apresentando a popularidade do amor versus o medo e a escolha a ser feita entre eles.

“Estoy Enamorado”
Intérpretes e Compositores: Donato & Estéfano

        O Cigano Igor, interpretado pelo ator Ricardo Machri, sem dúvidas foi o personagem mais marcante da trama de Explode Coração. Até então nunca tinha se visto uma interpretação tão canastra, e por isso mesmo o ator até hoje é relembrado por esse personagem, como exemplo de como não fazer.  O Personagem ficou com  o tema que mais marcou a novela “Estoy Enamorado” da dupla Donato e Stéfano. Aqui no Brasil a dupla João  Paulo e Daniel gravou uma versão de “Estoy Enamorado” que se tornou também um grande sucesso. Em 2009, a cantora Thalia,  foi outra artista que   gravou  uma versão da música, que  virou single do seu primeiro álbum ao vivo  Primeira Fila”.

“Don´t Let Me Be Misunderstood”
Intérprete: Santa Esmeralda
Compositores: Benjamim, Marcus e Caldwell

        Essa faixa, do grupo francês Santa Esmeralda já havia abrilhantado outra trama, em  O Astro (1977), a música abria a trilha internacional da novela da Janete Clair. A  Música originalmente tem 9:57, mais foi condensada para incríveis   3:01, para caber  no disco da trilha.

“December”
Intérprete: Collective Soul
Compositores: Ed Roland

        O Rock  alternativo da banda Collective Soul entrou na trilha com “December”, tema da personagem Larissa, vivida pela Helena Ranaldi.

“That´s Why (You Go Away)
Intérprete: Michael Learns to Rock
Compositores: Jascha Richter

        Beth e Serginho, formaram  um dos casais mais queridos do público de Explode Coração. A relação de uma mulher madura, vivida pela bela Renée de Vielmond , com um jovem estudante, vivido pelo quase estreante Rodrigo Santoro, prendeu a atenção do público que torceu por um final feliz  pra eles. Na trilha internacional,  o casal ganhou essa faixa como tema, um dos maiores sucessos da banda dinamarquesa de soft rock Michael Learns to Rock.

“La Rumba de Nicolas”
Intérprete: Gipsy Kings
Compositores: D. Baliardo, N.Reyes, P.Baliardo, P.Reyes, Paul Reyes e T. Baliardo.

        Uma trilha de uma novela cigana não poderia faltar o grupo cigano mais famoso do mundo em sua trilha – “La Rumba de Nicolas” foi a contribuição do Gipsy Kings para Explode Coração.

“Sin Excusas Ni Rodeos”
Intérprete: Júlio Iglesias
Compositores: Donato, Estéfano, Júlio Iglesias e Ramón Arcusa

        O Casal Júlio e Dara, os protagonistas vividos pelo Edson Celulari e Teresa Seiblitz, ganharam como tema internacional esse clássico na voz de Júlio Iglesias. A Música além de Júlio Iglesias , teve como  compositores a dupla Donato & Estéfano.

“Father And Son”
Intérprete: Boyzone
Compositor: Cat Stevens

        Essa canção popular foi escrita e interpretada pelo cantor e compositor inglês Cat Stevens (agora conhecido como Yusuf Islam), em seu álbum de 1970. A Música  enquadra uma troca de partir o coração entre um pai que não entende o desejo de um filho de se separar e moldar uma nova vida, e o filho que não consegue se explicar, mas sabe que é hora de procurar seu próprio destino. A Versão que veio na trilha de Explode Coração  é da banda irlandesa Boyzone, de 1995.

“Se Fue”
Intérprete: Vênus
Compositor: A. Valsiglio , F.Cavalli e P. Cremonesi

        Se Fue” ficou famosa em 1993  na voz da  cantora italiana Laura Pausini, que se tornou um clássico nas interpretações da cantora e ganhou versões em todo o mundo. A Faixa que veio na trilha da novela é uma versão mais dançante ,  gravada pela Banda Vênus, criada em 1993, originalmente com o nome de Psycho Clown.

Macarena”
Intérprete: Los Del Rio
Compositores: A.Romeo e R.Ruiz

        Macarena” já havia estourado nos quatro cantos do mundo e a Globo que não é boba, logo a inseriu na trilha internacional de Explode Coração para ajudar nas vendagens do disco. Interpretada pela dupla espanhola Los Del Rio, a canção típica, se tornou o segundo single com mais tempo em 1º. Lugar e estreou no topo do ranking dos singles de maior sucesso na primeira semana nos EUA. Com isso é  uma das 7 canções de língua estrangeira a atingir o topo da Billboard Hot 100.

“Por Tu Amor”
Intérprete: Carlos Oliva e Los Sobrinos

        Por Tu Amor” foi interpretada pela banda de salsa Carlos Oliva e Los Sobrinhos. A mesma banda também  teve destaque ao regravar  uma versão   de “Macarena”,  que na interpretação original dos Los Del Rio, está na mesma  trilha.

“Gipsy Woman”
Intérprete: Cannibals
Compositores:  Daniel Maroto

        “Gipsy Woman” foi gravada originalmente em 1991, pela cantora americana Crystal Waters, no seu álbum de estreia. A Versão de Explode Coração foi gravada pela Banda Cannibals.

“Ogni Volta”
Intérprete: Antonello Venditti
Compositores: Rossi e R. Ferrante

        Ogni Volta” fecha a bela trilha internacional de Explode Coração. A Música é interpretada pelo cantor e compositor italiano Antonello Venditti.

Veja Também: 
Trilha Sonora Eterna  - Explode Coração Nacional (1995) 
Novelas Inesquecíveis - Explode Coração (1995) 
Nossos Autores - Glória Perez 
Trilha Sonora Eterna  -Brega e Chique Internacional (1987) 
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

“As Três Marias” entra nesta segunda para a Globoplay

          As  Três Marias   (1980 ) , novela do autor  Wilson Rocha , não chegou a ter  o brilho esperado, e logo no primeiro mês da novela  o autor foi substituído por  WaltherNegrão  que deu um ar de suspense policial à trama.  A história   entra nesta segunda (08.09) na   plataforma da Globoplay   pelo  Projeto Fragmentos  e traz  três musas da década de 80  que  começavam a assinar seu nome na história da teledramaturgia,  Glória Pires ,  Maitê Proença  e Nadia Lippi ,  num  enredo  baseado na obra de  Rachel de Queiroz .        Relembre a trama   : A amizade das jovens Maria Augusta, Maria José e Maria da Glória vem desde os tempos de colégio, de quando eram conhecidas como as Três Marias. Guta é uma moça determinada e segura de si, c...

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...