Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Guilherme Leme


        Ele foi um dos galãs da década de 80 e 90, tipo Cauã Reymond e Bruno Gagliasso nos dias de hoje! Mas no decorrer dos anos, Guilherme Leme  foi mostrando muito mais do que empatia e beleza e se consagrou com um dos grandes astros da Globo e de outras emissoras.

        Atualmente vive o Elidade na trama bíblica da RecordTv, A Terra Prometida. O personagem é um sinônimo de paciência,  tendo que aguentar a tagarela esposa Laíla, vivida pela atriz Valéria Alencar.
        Guilherme Leme estudou teatro amador  no Colégio Objetivo em São Paulo e depois na PUC-SP. Fez muitos cursos de dança inclusive fora do Brasil, com Ivaldo Bertazzo, Maria Duchenes e Sônia Mota.  No início de sua carreira, ajudou a fundar a companhia de Teatro São Paulo Brasil e participou de festivais por todo o país.
        No palco, além de atuar,   produziu e dirigiu  diversos espetáculos teatrais , como Decadência, Eduardo II , Felizes da Vida entre outros.
        Em 2017,  o ator completa 30 anos de carreira, tendo estreado simultaneamente na tv e no teatro em 1987, na novela Bambolê e no filme Anjos da Noite, respectivamente.
        Em 2013, foi divulgado na imprensa que o ator estaria em tratamento contra um câncer de garganta. Em 2014, o ator deu uma entrevista à Revista Quem declarando que estava curado da doença.  
        Guilherme Leme estava fora da tv há 5 anos, quando aceitou participar da trama bíblica da RecordTv. Seu último trabalho havia sido uma participação na trama de Insensato Coração, na Globo.  

Rico de Bebê a Bordo (1988)

        Depois de personagem pequenos na novela Bambolê (1987) e na minissérie O Primo Basílio (1988), Guilherme Leme teve seu primeiro trabalho de destaque na trama de Bebê a Bordo, do autor Carlos Lombardi, quando deu vida ao personagem Rico. O Personagem era a representação viva do bem, sempre espalhando bons sentimentos por onde passava. Cuidou como  pai do irmão mais novo,  o Rei , vivido pelo Guilherme Fontes, e só perdia o eixo mesmo  nos braços de uma mulher, quando ia “Levar uns coelhos”, expressão popularizada na trama que significava transar.   O personagem foi um dos grandes sucessos de Bebê a Bordo e foi aclamada como grande galã na época. Sua dobradinha com Guilherme Fontes rendeu momentos inesquecíveis na trama.

Roland Barral de Que Rei Sou Eu? (1989)
       
        Em 1989, Guilherme Leme voltou ao horário das sete na pele do Conselheiro de Avilan  Rolan Barral, que entrava no meio da trama  de Que Rei Sou Eu, do autor Cassiano Gabus Mendes. O personagem não existia na sinopse original e foi criado para substituir o conselheiro Crespy, que  devido aos problemas de saúde do seu intérprete, o ator  Carlos Augusto Strazzer, teve que deixar a trama.

Gerald de Vamp (1991)

        O Gerald de Vamp, trama do autor Antônio Calmon, é o meu preferido do ator. Empresário da roqueira Natasha (Cláudia Ohana) é também um dos vampiros da trama.  Guilherme Leme estava em plena forma profissional  e deu um show. Fora do núcleo vampiresco,  ele ainda  formou um casal romântico inesquecível com Scarlett, a personagem da Bel Kutner.

Anjo ,  o Gabriel de Perigosas Peruas (1992)

        Em 1992, o ator entrou na trama de Perigosas Peruas do Carlos Lombardi, dando vida ao professor de dança da Cidinha, a protagonista vivida pela Vera Fischer.  Na verdade Gabriel era um ex-palhaço e tremendo boa praça.  Chegava do interior com uma enteada a tira colo. A menina preferia viver com ele do que os pais de sua mãe, provando o bom pai que o personagem era.

Gino de De Corpo e Alma (1992)

        Em agosto de 1992, o ator  viveu em horário nobre um personagem que ganhou projeção em todo o pais. Era o Gino de De Corpo e Alma, da autora Glória Perez. Na trama, Gino filho de um militar,  inventava para a família que estuda engenharia , mas  na verdade era dançarino  do Clube de Mulheres da novela. Além do destaque como dançarino, Dino acaba seduzindo Simone (Vera Holtz), uma mulher  que vivia em um casamento desmoronando e que encontra no stripper a chance de ser feliz. Ele claro,  só estava interessado no dinheiro e na vida boa que ela poderia lhe proporcionar. Gino faz uma revolução na vida de Simone, quando esta resolve abandonar o marido e os filhos para viver com ele, pensando que era amada tanto quanto o amava.

Horácio Meireles de Labirinto (1999)

        Em 1999, Guilherme Leme entrou na trama do minissérie Labirinto, que marcava a volta do Gilberto Braga à Tv depois de um hiato de quatro anos. Na trama o ator deu vida ao personagem Horário, que ao ver o irmão acusado de matar um dos homens mais importantes da cidade, acaba entregando-o para a polícia, sem nem cogitar a possibilidade de que André, o irmão vivido pelo Fábio Assumpção fosse inocente.

André de Chamas da Vida (2008)

        Em 2008, Guilherme Leme volta às novelas, agora pela Rede RecordTv. Na trama de Chamas da Vida ele deu vida ao ao ecologista André. Depois de uma pesquisa entre os telespectadores sobre as primeiras semanas da trama, o personagem do acabou sendo escolhido como um dos que sairiam da novela. Assim André, depois de descobrir a verdadeira face de Lipe  (André de Mauro), o mal caráter da trama, acaba caindo em  um precipício numa briga com ele. Eu gostava do perfil do personagem  e sua trama junto com Suelen e Carla, as personagens das atrizes Natália Rodrigues e Verônica Debom, que disputavam sua atenção, parecia uma bom entrecho cômico para a novela. Uma Pena!

Aquiles Trindade de Insensato Coração (2011)

        Guilherme Leme voltou a trabalhar com Gilberto Braga em 2011, na trama de Insensato Coração. A ator participou apenas dos capítulos iniciais da trama vivendo o personagem Aquiles, don do escritório de design onde trabalhava André, o personagem do Lázaro Ramos. Na trama, Aquiles  contrata Úrsula (Lavínia Vlasak) para espionar os projetos do escritório de Marina, sua principal concorrente vivida pela atriz Paolla Oliveira.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.teledramaturgia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

No Tema e Na Trilha do Zezé di Camargo e Luciano

          Eles estão completando   30 anos de carreira e um turbilhão de canções que   encantaram e fizeram muita gente se apaixonar. Zezé di Camargo e Luciano são os astros do post de hoje relembrando seus clássicos que embalaram nossas novelas.         O Primeiro disco foi lançado em 1991, quando o hit “ É O Amor ” invadiu as rádios de todo o Brasil, graças ao Pai da dupla, como vimos no filme “ Dois Filhos de Francisco ”. Depois disso foi um disco por ano sempre aumentando as vendagens e transformando Zezé di Camargo e Luciano em uma das duplas sertanejas mais importantes da história da MPB.         O single “ É o Amor ” , composição do Zezé,   é considerada uma das melhores composições de sertanejo da história do gênero, e embora a dupla nunca tenha cantado essa música para uma novela, em 1999, ninguém menos que Maria Bethânia a regravou, e a gravação...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....