Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Francisca Queiroz

Artemísia de “A Rainha da Pérsia




        Ela  assumiu desde o dia   17.06 mais uma personagem bíblica  na RecordTv , a Rainha Artemísia da  minissérie A Rainha da Pérsia, da autora Cristiane Cardoso. Francisca Queiroz  é mais uma das “crias da RecordTV”, atrizes que embora não tenham iniciado na emissora, se firmaram através da teledramaturgia do canal, e no caso dela especificamente,  pelas vilãs nas tramas bíblicas.

        Francisca Queiroz começou a estudar teatro aos 14  anos, em Campinas, sua cidade natal. Aos 16,  foi para São Paulo para se especializar e estudou no Conservatório Carlos Gomes e na Escola de Teatro  Macunaíma.

        Aos 16 anos  chamou atenção das agencia de modelos e trabalhou no Japão e Coréia até aos 18 anos.  Porém resolveu por vontade própria deixar  a carreira de modelo lá fora e voltou para o Brasil  decidida a se tornar atriz profissional. Fez a oficina da Globo e em 2001, aos 19 anos estreou na tv na clássica minissérie Os Maias, da autora Maria Adelaide Amaral.




        Com  7 peças e 7 longas em seu currículo, Francisca Queiroz se firmou profissionalmente na tv, a cada novo personagem a beleza , comparada a de  Julia Roberts, e seu talento era lapidado, e sua ida em definitivo para RecordTv em 2007, foi o passo principal para elevar seu nome ao seleto grupo de estrelas da sua geração.

        Para comemorar sua volta à Tv na pele da Rainha Artemísia da série A Rainha da Pérsia, vamos relembrar sua trajetória através das personagens vividas na teledramaturgia.

 

Sol de Agora é Que São Elas (2003)



        Depois da estreia na Tv na minissérie Os Maias, fez um tour pela RecordTv onde participou da novela Roda Viva (2001), voltou a Globo para participação em O  Beijo do Vampiro(2002) e no SBT na trama de  Marisol (2002), só em 2003 de volta a Globo,  a atriz ganha seu  primeiro personagem fixo em novelas do canal – A Sol de Agora é Que São Elas , do autor Ricardo Linhares, baseado no original do Paulo José.  Na trama, Sol é filha de Juca Tigre, um dos protagonistas  vivido pelo  Miguel Falabella, e acaba se apaixonando por Pedro (Maurício Mattar), um homem desquitado que tem um relacionamento com Léo, a protagonista vivida pela Débora Falabella,  de quem Sol tenta de tudo para separá-los.

 

Ana Valentina de Metamorphoses (2004)

        Em 2004, Francisca Queiroz participou da primeira fase da complexa Metamorphoses, novela da autora Arlete J. Gaudin, vivendo a personagem Ana Valentina, que participava do núcleo  da facção japonesa  que integrava a história.

       

Alexandra de Amore Intrigas (2007)

        De volta a Globo em 2004, Francisca participou da novela Da Cor do Pecado, das  séries A Diarista e Tecendo o Saber em 2005  e da temporada de 2006  da Malhação , além  do seriado Minha Nada Mole Vida (2007). Porém em 2007,  ela fecha contrato com a RecordTv, que já estava em uma nova fase da sua teledramaturgia desde o sucesso do remake de Escrava Isaura em 2004, e estreia com uma das personagens de peso da novela Amor e Intrigas da Gisele Joras. Começava ai uma parceira  que até hoje rendeu grandes momentos a teledramaturgia.

        Em Amor  e Intrigas, Francisca   deu vida a vilã mimada Alexandra, que fez as maiores vilanias para  separar os protagonistas Felipe e Alice, vividos pelo Luciano Szafir e  Vanessa Gerbelli. 

 

Delegada Catarina de A Lei e  o Crime  (2009)



        Em  2009, Francisca Queiroz ganhou sua primeira protagonista oficial, a Delegada Catarina da série A Lei e o Crime, do autor Marcílio Moraes. A produção que pegou carona no viés da novela Vidas Opostas (2006) exibida pela emissora e  no filme Tropa de Elite(2007), trouxe a atriz  fora da sua zona de conforto , vivendo uma policial que buscava justiça nos morros do rio  tendo como principal objetivo vingar seu pai morto por um traficante no episódio inicial da minissérie. A Atriz contou em entrevistas  que teve uma preparação física e psicológica  muito forte para viver a personagem, que precisava ser o mais crível possível sem arriscar o roteiro.

 

Antônia de Poder Paralelo (2008)



        Em Poder Paralelo, do LauroCésar Muniz, Francisca Queiroz deu vida a modernete Antônia, uma mulher que primava pela modernidade e em chocar as pessoas ao seu redor. No decorrer da trama, propõe ao ex-marido Rafael(Floriano Peixoto) e a atual namorada, Maura (Adriana Garambone), uma relação a três.

 

Flávia de Máscaras (2012)


        Em 2012, na trama de Máscaras, outra trama do Lauro César Muniz que Francisca participou na RecordTv, ele deu vida a outra mulher sexualmente livre. Bonita e sensual, Flávia é casada com Rogério (Tatsu Carvalho), mas  já se sente insatisfeita na cama. Ela experimenta uma nova relação sexual, porém depois da primeira traição  não consegue mais parar de trair.

 

Maria Luisa de Plano Alto (2014)



        Na minissérie Plano Alto, do Marcílio Moraes, Francisca Queiroz deu vida a Maria Luisa, filha do Governador  Guido Flores  (Grancindo Jr) e da sofisticada Yolanda  (Esther Góes). Casada  com o jornalista Carlos Alberto   (Juan  Alba), se envolve num caso extraconjungal com um  deputado, o que trará muitos problemas à sua família.

 

Rainha Elda de Os Dez Mandamentos – Segunda Temporada  (2016)



        Em 2016, Francisca Queiroz viveu uma das suas vilãs  mais marcantes – A Sanguinária Rainha Elda -   Mulher sedutora, amargurada e vingativa, do fenômeno Os Dez Mandamentos, da autora Vivian de Oliveira. 

 

Semiramis de Gênesis  (2021)



        Em Gênesis, dos autores Camilo Pelegrine, Rafhaela Castro e Sthefanie Ribeiro, na fase de Torre de Babel, Francisca Queiroz viveu outra grande vilã bíblica –  a  Feiticeira Semiramis – Uma mulher capaz de possuir um amor doentio  e quase  incestuoso por seu filho, e também com uma grande sede de poder e ambição. Se intitula deusa, ganhando muitos seguidores e cometendo diversas atrocidades.

 

Ainoã . a Rainha de Israel de Reis (2022)



        Na trama da série Reis, da Cristiane Cardoso, Francisca Queiroz viveu a  matriarca israelita Ainoã, na segunda e quinta temporada. De  amorosa e brincalhona para a triste e amargurada, Ainoã passou por muitas mudanças na superprodução. Era feliz com a vida simples que tinha, até Saul (Carlo Porto)  se tornar o primeiro rei de Israel, se afastar de Deus e trazer grandes dificuldades para a família. A  personagem teve um fim trágico na temporada  A Perseguição após o ataque dos filisteus, assim como a grande parte da família real. O Ataque  foi uma das cenas mais marcantes da temporada.

Veja Também:

Floriano Peixoto 


Vidas Opostas 


Nossos Autores - Marcílio Moraes 

Dina SfatDina Sfat

Poder Paralelo


Meus Personagens Favoritos do Gabriel Braga Nunes 

Meus Personagens Favoritos da Paloma Duarte
Meus Personagens Favoritos do Marcelo Serrado
Novelas Inesquecíveis - Gaivotas (1979)

e10blog
Novelas Inesquecíveis 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia,com.br  www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas Inesquecíveis – Gaivotas (1979)

40 anos   da trama da Tupi com um dos melhores elencos já reunidos pela emissora           Em 1979, a Rede Tupi   já estava   em uma das suas últimas crises financeiras e administrativas, que culminaram   na cassação dos direitos de transmissão em   1980,   tentava a todo custo manter sua audiência e apostava na teledramaturgia.   Assim juntou um elenco de   grandes nomes da Rede Globo   e escalou Jorge Andrade   que apresentou a trama de Gaivotas , uma das melhores estruturas dramaturgas com base no suspense   armadas para uma novela, a primeira do autor fora da Globo .         Jorge Andrade vinha de dois grandes sucessos na Globo Os Ossos do Barão (1973) e O Grito (1975) , e apresentou em Gaivotas uma trama que prendeu a atenção do grande público e deu um certo fôlego ao   sistema da Tupi , porém já não se tinha muito o que se fazer. ...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...