Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Sophie Charlotte

 


        Ela  apareceu em três produções  durante o ano de 2021 em 3 versões totalmente diferentes   - Encantou o Brasil com a romântica Maria Alice da série Todas as Mulheres do Mundo, chocou e causou polêmica com a platinada Leona de Ilha de Ferro e fechou o ano com a atuação impecável da Aracy de Carvalho em Passaporte para Liberdade.

        Sophie Charlotte, com pouco mais de 15 anos de carreira, iniciado como um rostinho bonito na novela teen Malhação, hoje é considerada uma das grandes profissionais da sua geração, passeando com maestria em papéis cômicos,  densos e complexos.

        Nascida em Hamburgo, sim ela é natural da cidade onde se passa a minissérie Passaporte para Liberdade, e esse foi um dos motivos da  atriz ter sido escolhida para viver Aracy. Além do fato que ela mesma contou em entrevistas, que quando soube da produção da minissérie , foi pessoalmente a procura do diretor e pediu para viver a personagem. A escolha não poderia ter sido melhor. 



        Sophie Charlotte estreou na tv em pequenas participações – Fez duas pontas  nas temporadas de 2004 e 2005 da Malhação , no Sítio do Pica Pau Amarelo (2006) e na novela Páginas da Vida (2006), até estrelar em 2007 a décima quinta temporada da novela teen , onde viveu a romântica  Angelina.

        Saiu de Malhação com status de estrela  e foi crescendo a cada novo personagem  - Como a vilã  Stefanny do remake de Ti Ti Ti (2010); a romântica Amália de Fina Estampa (2011) e It Girl Amora Campana de Sangue Bom (2013). 

        A partir de 2014 começa a ganhar personagens mais complexas e que exigiram ainda mais do seu talento -  como a Duda , protagonista do remake O Rebu (2014);  e as  Alice´s  de Babilônia (2015) e Os Dias Eram Assim (2017) , até chegar a sua consagração com a Aracy de Carvalho em Passaporte para a Liberdade, no final do ano passado.

        Nos cinemas Sophie estreou no filme que virou série na Globo – Serra Pelada em 2013, e participou ainda de  Reza a Lenda (2016), Barata Ribeiro 716 (2016), Tamo Junto (2016), Os 8 Magníficos (2017) e Um Animal Amarelo (2020).

        No teatro  participou das montagens de O Apocalipse (2008) e Confissões de Adolescente (2009).

        Muito bom começar o ano falando do trabalho dessa grande atriz, que eu modestamente acompanhei desde os primeiros papéis, e vê-la agora conquistando um lugar de destaque  merecido é engrandecedor.

        Com vocês meus personagens preferidos da bela Sophie Charlotte.

       

Angelina de Malhação (2007)



        Depois de algumas pequenas participações Sophie Charlotte ganhou  a protagonista da novela teen Malhação, da temporada de 2007 e 2008. Angelina, sua personagem, vive um romance com Gustavo (Rafael Almeida) e por serem de universos opostos  vivem vários conflitos para ficarem juntos. Além de Sophie e Rafael Almeida, a temporada foi protagonizada também  por Caio Castro e Nathália Dill, que também cresceram muito na carreira no decorrer dos anos.

 

Stefanny de Ti Ti Ti (2010)



        Depois de finalizar sua participação em Malhação, Sophie integrou o elenco da novela Caras e Bocas (2009), mas foi a vilã  Stefanny do remake de Ti Ti Ti,  a intragável prima invejosa da Desirée (Mayana Neiva), que deu o primeiro grande destaque  à atriz junto ao público. A personagem virou meme no ano passado  depois da reprise  da trama no Vale a Pena Ver de Novo, levando o nome da Sophie Charlotte aos  tropic trend´s do Twitter.

 

Amália de Fina Estampa (2011)



        Em 2011,  Sophie Charlotte  ganhou sua primeira personagem de destaque no horário nobre, a Amália de Fina Estampa, novela do autor Aguinaldo Silva. Na trama , ela foi a romântica filha da Griselda (Lília Cabral), e que sofria com um relacionamento complicado com o bad boy Rafael, vivido pelo Marco Pigossi.

 

Amora Campana de Sangue Bom (2013)



        Em Sangue Bom, da Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari , Sophie deu vida a It Girl Amora Campana, uma espécie de vilã formada pelas dificuldades que passara na vida quando criança. A novela era protagonizada por 6 jovens atores -  Fernanda Vasconcellos, Marco Pigossi, Isabelle Drumond, Jayme Matarazzo e Humberto Carrão, mas foi o perfil complexo da Amora que mais conquistou o público, que odiou   e depois amou acompanhar a transformação da personagem.

 

Duda de O Rebu (2014)



        Em 2014, Sophie Charlotte  ganhou o papel que seria um divisor de águas em sua carreira  - A Duda do remake de O Rebu, dos autores George Moura e Sérgio Goldenberg. Era uma personagem complexa, uma das protagonistas e Sophia dividia esse protagonismo com ninguém menos que Patrícia Pillar, que deu vida a anfitriã da festa Ângela Mahler.  A relação das duas, assim como na primeira versão da novela  escrita por Bráulio Pedroso, tinha uma aura homossexual e esse no final descobrimos,  foi o mote para o assassinato de Bruno Ferraz (Bruno de Oliveira), amante de Duda de quem Ângela morria de ciúmes. A Novela não agradou ao grande público, que também não entendeu a narrativa, que tal qual a original, se passou completa apenas em apenas em um dia em três tempos – A Festa , a investigação na manhã seguinte e os flashbacks que contam os antecedentes de cada personagem. Mas Sophie Charlotte foi a prometida grande estrela da trama, inclusive cantando, o que lhe rendeu uma participação no especial de natal do Roberto Carlos daquele ano. O Rebu foi um diferencial no currículo da  Sophie, que subiu de patamar depois do bom trabalho a frente da trama.   

 

Alice de Babilônia (2015)



        Com o destaque em O Rebu, Sophie Charlotte foi alçada ao posto de uma das protagonistas da próxima trama das nove – A Alice de Babilônia , do saudoso Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. A Personagem era uma prostituta de luxo que vivia em pé de guerra com a mãe Inês (Adriana Esteves). Porém a rejeição á vários entrechos da trama e personagens, fizeram com que os autores alterasse vários perfis, inclusive o de Alice – Que de prostituta de luxo se transformou na mocinha chorosa da trama e filha compreensiva. Essas mudanças prejudicaram  muito  o desemprenho da personagem , que acabou sendo uma das mais esquecíveis do seu currículo. Uma pena porque  a Alice prometia muito!

 

Alice de Os Dias Eram Assim (2017)



        Em 2017, Sophie Charlotte viveu outra Alice na tv, desta vez na supersérie Os Dias Eram Assim, das autoras  Alessandra  Boggi e Ângela Chaves, que retrataram em sua primeira fase  os anos de chumbo da ditadura militar.  Na trama , ela  foi a questionadora e libertária protagonista que se apaixona  pelo jovem médico    Renato (Renato Góes),  que perseguido pelo ditadura  foge para o Chile  e, pensando que ele estava morto, Alice acaba se casando com Vitor (Daniel de Oliveira), o jovem e mau-caráter advogado e amigo de sua família.

 

Leona de Ilha de Ferro (2018)



        Em 2018, Sophie Charlotte foi uma das estrelas da série Ilha de Ferro, criação de Max Mallmann e Adriana Lunardi,  feita especialmente para a Globoplay e apresentada na tv aberta em 2021.  Sophie foi o grande destaque dessa primeira temporada  com  a complexa Leona.  Despida de qualquer vaidade, e ainda assim belíssima platinada, a atriz mostrou uma entrega nunca vista em seus personagens na tv. Vale destacar também sua dobradinha com Cauã Reymond nas cenas quentes entre Leona e Dante.

 

Maria Alice de Todas as Mulheres do Mundo (2020)



        Em sua terceira Alice na TV, Sophie Charlotte foi a estrela da série Todas as Mulheres do Mundo,  escrita por Jorge Furtado e Janaína Fischer, inspirada no filme homônimo  do Domingos de Oliveira, de 1966. Na trama, Sophie é o grande amor de Paulo ,  o personagem do Emilio Dantas, uma mulher livre e solta de quaisquer amarras no campo do amor. A Série foi gravada também diretamente para a Globoplay e só foi apresentada na tv aberta em 2021 .

 

Aracy de Carvalho de Passaportepara Liberdade (2021)



        Sophie Charlotte fecha o ano   comprovando com a Aracy de Passaporte para Liberdade , a superprodução, que é uma parceria da Tv Globo , Floresta e Sony Pictures Televison,  escrita por Mário Teixeira e direção geral do Jayme Monjardim, a grande atriz que se transformoou. Foi perfeita e crível   na  interpretação  discreta e pertinente  de uma personagem tão  representante   da nossa    história.  A Sophie contou em entrevista que assim que soube da produção, correu atrás e pediu diretamente ao diretor para viver a Aracy, talvez o fato dela ter nascido em Hamburgo , na Alemanha tenha pesado na decisão, mas vendo a série no ar, é impossível imaginar outra atriz vivendo Aracy de Carvalho.



 

Veja  Também:

Meus Personagens Favoritos do Daniel de Oliveira 


Meus Personagens Favoritos do Flávio Galvaõ 


Retrospectiva e10blog - Meus Personagens Favoritos 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br e www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...