Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Sophie Charlotte

 


        Ela  apareceu em três produções  durante o ano de 2021 em 3 versões totalmente diferentes   - Encantou o Brasil com a romântica Maria Alice da série Todas as Mulheres do Mundo, chocou e causou polêmica com a platinada Leona de Ilha de Ferro e fechou o ano com a atuação impecável da Aracy de Carvalho em Passaporte para Liberdade.

        Sophie Charlotte, com pouco mais de 15 anos de carreira, iniciado como um rostinho bonito na novela teen Malhação, hoje é considerada uma das grandes profissionais da sua geração, passeando com maestria em papéis cômicos,  densos e complexos.

        Nascida em Hamburgo, sim ela é natural da cidade onde se passa a minissérie Passaporte para Liberdade, e esse foi um dos motivos da  atriz ter sido escolhida para viver Aracy. Além do fato que ela mesma contou em entrevistas, que quando soube da produção da minissérie , foi pessoalmente a procura do diretor e pediu para viver a personagem. A escolha não poderia ter sido melhor. 



        Sophie Charlotte estreou na tv em pequenas participações – Fez duas pontas  nas temporadas de 2004 e 2005 da Malhação , no Sítio do Pica Pau Amarelo (2006) e na novela Páginas da Vida (2006), até estrelar em 2007 a décima quinta temporada da novela teen , onde viveu a romântica  Angelina.

        Saiu de Malhação com status de estrela  e foi crescendo a cada novo personagem  - Como a vilã  Stefanny do remake de Ti Ti Ti (2010); a romântica Amália de Fina Estampa (2011) e It Girl Amora Campana de Sangue Bom (2013). 

        A partir de 2014 começa a ganhar personagens mais complexas e que exigiram ainda mais do seu talento -  como a Duda , protagonista do remake O Rebu (2014);  e as  Alice´s  de Babilônia (2015) e Os Dias Eram Assim (2017) , até chegar a sua consagração com a Aracy de Carvalho em Passaporte para a Liberdade, no final do ano passado.

        Nos cinemas Sophie estreou no filme que virou série na Globo – Serra Pelada em 2013, e participou ainda de  Reza a Lenda (2016), Barata Ribeiro 716 (2016), Tamo Junto (2016), Os 8 Magníficos (2017) e Um Animal Amarelo (2020).

        No teatro  participou das montagens de O Apocalipse (2008) e Confissões de Adolescente (2009).

        Muito bom começar o ano falando do trabalho dessa grande atriz, que eu modestamente acompanhei desde os primeiros papéis, e vê-la agora conquistando um lugar de destaque  merecido é engrandecedor.

        Com vocês meus personagens preferidos da bela Sophie Charlotte.

       

Angelina de Malhação (2007)



        Depois de algumas pequenas participações Sophie Charlotte ganhou  a protagonista da novela teen Malhação, da temporada de 2007 e 2008. Angelina, sua personagem, vive um romance com Gustavo (Rafael Almeida) e por serem de universos opostos  vivem vários conflitos para ficarem juntos. Além de Sophie e Rafael Almeida, a temporada foi protagonizada também  por Caio Castro e Nathália Dill, que também cresceram muito na carreira no decorrer dos anos.

 

Stefanny de Ti Ti Ti (2010)



        Depois de finalizar sua participação em Malhação, Sophie integrou o elenco da novela Caras e Bocas (2009), mas foi a vilã  Stefanny do remake de Ti Ti Ti,  a intragável prima invejosa da Desirée (Mayana Neiva), que deu o primeiro grande destaque  à atriz junto ao público. A personagem virou meme no ano passado  depois da reprise  da trama no Vale a Pena Ver de Novo, levando o nome da Sophie Charlotte aos  tropic trend´s do Twitter.

 

Amália de Fina Estampa (2011)



        Em 2011,  Sophie Charlotte  ganhou sua primeira personagem de destaque no horário nobre, a Amália de Fina Estampa, novela do autor Aguinaldo Silva. Na trama , ela foi a romântica filha da Griselda (Lília Cabral), e que sofria com um relacionamento complicado com o bad boy Rafael, vivido pelo Marco Pigossi.

 

Amora Campana de Sangue Bom (2013)



        Em Sangue Bom, da Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari , Sophie deu vida a It Girl Amora Campana, uma espécie de vilã formada pelas dificuldades que passara na vida quando criança. A novela era protagonizada por 6 jovens atores -  Fernanda Vasconcellos, Marco Pigossi, Isabelle Drumond, Jayme Matarazzo e Humberto Carrão, mas foi o perfil complexo da Amora que mais conquistou o público, que odiou   e depois amou acompanhar a transformação da personagem.

 

Duda de O Rebu (2014)



        Em 2014, Sophie Charlotte  ganhou o papel que seria um divisor de águas em sua carreira  - A Duda do remake de O Rebu, dos autores George Moura e Sérgio Goldenberg. Era uma personagem complexa, uma das protagonistas e Sophia dividia esse protagonismo com ninguém menos que Patrícia Pillar, que deu vida a anfitriã da festa Ângela Mahler.  A relação das duas, assim como na primeira versão da novela  escrita por Bráulio Pedroso, tinha uma aura homossexual e esse no final descobrimos,  foi o mote para o assassinato de Bruno Ferraz (Bruno de Oliveira), amante de Duda de quem Ângela morria de ciúmes. A Novela não agradou ao grande público, que também não entendeu a narrativa, que tal qual a original, se passou completa apenas em apenas em um dia em três tempos – A Festa , a investigação na manhã seguinte e os flashbacks que contam os antecedentes de cada personagem. Mas Sophie Charlotte foi a prometida grande estrela da trama, inclusive cantando, o que lhe rendeu uma participação no especial de natal do Roberto Carlos daquele ano. O Rebu foi um diferencial no currículo da  Sophie, que subiu de patamar depois do bom trabalho a frente da trama.   

 

Alice de Babilônia (2015)



        Com o destaque em O Rebu, Sophie Charlotte foi alçada ao posto de uma das protagonistas da próxima trama das nove – A Alice de Babilônia , do saudoso Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. A Personagem era uma prostituta de luxo que vivia em pé de guerra com a mãe Inês (Adriana Esteves). Porém a rejeição á vários entrechos da trama e personagens, fizeram com que os autores alterasse vários perfis, inclusive o de Alice – Que de prostituta de luxo se transformou na mocinha chorosa da trama e filha compreensiva. Essas mudanças prejudicaram  muito  o desemprenho da personagem , que acabou sendo uma das mais esquecíveis do seu currículo. Uma pena porque  a Alice prometia muito!

 

Alice de Os Dias Eram Assim (2017)



        Em 2017, Sophie Charlotte viveu outra Alice na tv, desta vez na supersérie Os Dias Eram Assim, das autoras  Alessandra  Boggi e Ângela Chaves, que retrataram em sua primeira fase  os anos de chumbo da ditadura militar.  Na trama , ela  foi a questionadora e libertária protagonista que se apaixona  pelo jovem médico    Renato (Renato Góes),  que perseguido pelo ditadura  foge para o Chile  e, pensando que ele estava morto, Alice acaba se casando com Vitor (Daniel de Oliveira), o jovem e mau-caráter advogado e amigo de sua família.

 

Leona de Ilha de Ferro (2018)



        Em 2018, Sophie Charlotte foi uma das estrelas da série Ilha de Ferro, criação de Max Mallmann e Adriana Lunardi,  feita especialmente para a Globoplay e apresentada na tv aberta em 2021.  Sophie foi o grande destaque dessa primeira temporada  com  a complexa Leona.  Despida de qualquer vaidade, e ainda assim belíssima platinada, a atriz mostrou uma entrega nunca vista em seus personagens na tv. Vale destacar também sua dobradinha com Cauã Reymond nas cenas quentes entre Leona e Dante.

 

Maria Alice de Todas as Mulheres do Mundo (2020)



        Em sua terceira Alice na TV, Sophie Charlotte foi a estrela da série Todas as Mulheres do Mundo,  escrita por Jorge Furtado e Janaína Fischer, inspirada no filme homônimo  do Domingos de Oliveira, de 1966. Na trama, Sophie é o grande amor de Paulo ,  o personagem do Emilio Dantas, uma mulher livre e solta de quaisquer amarras no campo do amor. A Série foi gravada também diretamente para a Globoplay e só foi apresentada na tv aberta em 2021 .

 

Aracy de Carvalho de Passaportepara Liberdade (2021)



        Sophie Charlotte fecha o ano   comprovando com a Aracy de Passaporte para Liberdade , a superprodução, que é uma parceria da Tv Globo , Floresta e Sony Pictures Televison,  escrita por Mário Teixeira e direção geral do Jayme Monjardim, a grande atriz que se transformoou. Foi perfeita e crível   na  interpretação  discreta e pertinente  de uma personagem tão  representante   da nossa    história.  A Sophie contou em entrevista que assim que soube da produção, correu atrás e pediu diretamente ao diretor para viver a Aracy, talvez o fato dela ter nascido em Hamburgo , na Alemanha tenha pesado na decisão, mas vendo a série no ar, é impossível imaginar outra atriz vivendo Aracy de Carvalho.



 

Veja  Também:

Meus Personagens Favoritos do Daniel de Oliveira 


Meus Personagens Favoritos do Flávio Galvaõ 


Retrospectiva e10blog - Meus Personagens Favoritos 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br e www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

“Pecado Capital”, “Decadência”, “Malhação 1999”, “Terra Nostra” e “Fogo sobre Terra” entram na Globoplay em Maio

          Veja   a lista de novelas que entram na Globoplay em Maio: Dia 06.05    - Pecado Capital (1998) – Remake de um dos grandes sucessos da Janete Clair , reescrito pela Glória Perez e protagonizado por Carolina   Ferraz, Eduardo Moscovis e Francisco Cuoco . Dia 13.05   - Entra a    minissérie Decadência (1995),   do Dias Gomes , protagonizada   por AdrianaEsteves e Edson Celulari . Dia 20.05   - Malhação 1999   - A Temporada protagonizada por Priscila Fantin , Mário Frias e Samara Felippo . Dia   27.05   - Entra Terra Nostra (1999), do BeneditoRuy Barbosa , agora completa   com os seus 221 capítulos pelo Projeto Originalidade e,   pelo   projeto Fragmentos   entra Fogo sobre Terra com 6 capítulos salvos. Veja   Também: Fogo sobre Terra  Malhação (1995)  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

Remake de “Pecado Capital” entra para a Globoplay nesta segunda

          Remake da clássica novela da Janete Clair , Pecado Capital (1998), reescrito pela Glória   Perez, entra a partir desta segunda (06.05), para a Globoplay pelo projeto   Resgate .         Protagonizada por Francisco Cuoco , Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz, o remake não atingiu nem de   longe o êxito da sua original, e até então nunca foi reprisada.         Relembre a trama: Motorista de táxi, José Carlos Moreno, o Carlão   (Eduardo Moscovis), noivo da bela operária Lucinha(Carolina Ferraz), se vê diante de um dilema ético ao deparar com o dinheiro de um assalto que fora esquecido em uma mala em seu carro. A princípio, ele guarda o dinheiro, mas não resiste em usá-lo quando o pai, Raimundo (Roberto Bomfim), tem seus problemas de saúde agravados. Movido pela ambição, Carlão acaba se apossando da fortuna: abre sua própria frota de táxis e ascende socialmente. A ascensão social de Carlão acompanha o fim de sua relação com Lucinha, que, contra a vontade dele, torno