Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Desejos de Mulher (2002)

Novela que prometia a volta dos embates entre Regina Duarte e Glória Pires desde “Vale Tudo” completa 20 anos



        Euclydes Marinho foi escalado para o horário das sete novamente depois do  sucesso de Andando nas Nuvens , dois anos antes, mas teve que estrear Desejos deMulher ás pressas. Os baixos índices de As Filhas da Mãe, novela do autor Silviode Abreu, que a antecedia, obrigou a Globo  encurtar a trama, assim Desejos de Mulher  estreou dois meses antes do previsto, em pleno janeiro, mês de férias e reconhecidamente uma época em que as pessoas não costumam ficar presar a frente da  tv.

        Desejos de Mulher amargou um baixíssimo índice na estreia , que se repetiu durante a primeira semana e nas seguintes , assim  o autor foi intimado  a fazer alterações  para tentar salva-la.

        Mas enfim, mesmo com um elenco estrelar , que nitidamente queria fazer a trama dar certo, a história confusa  cheia de idas e vindas cansou o público que não comprou a ideia.



        A Dobradinha Glória Pires e Regina Duarte, tão alardeada antes da estreia acabou não acontecendo. Em Desejos de Mulher elas eram irmãs que não se davam bem, com problemas que vinham desde a infância, e essas  brigas   seriam o ponto forte da trama relembrando  Raquel e Maria de Fátima, mãe e filha, que elas viveram em Vale Tudo (1988). As personagens seguiram caminhos opostos e praticamente nem se encontraram mais em cena.



        De antagonista,  Júlia , a personagem da Glória Pires, foi alçada ao posto de protagonista mocinha da história - uma  dona de casa que descobriu seu talento para o jornalismo e acabou disputada pelo marido Renato (Cássio Gabus Mendes), pelo jornalista Chico (Eduardo Moscovis) e  pelo detetive Alex (Paulo Betti).



        Regina Duarte, por sua vez, viveu uma das suas piores personagens da sua carreira – Andrea Vargas passou por uma verdadeira via-crúcis de sofrimento em Desejos de Mulher, que deixaria qualquer Raquel de Vale Tudo com pena da mesma.  Além das diferenças com irmã Júlia, descobriu que não era filha legítima, foi traída pelo marido e por sua melhor amiga Selma (Alessandra Negrini), descobre o paradeiro da sua verdadeira mãe e que Selma, na verdade é sua irmã e que queria destruí-la. Por fim perdeu a memória e viu-se novamente com o ex-marido mau-caráter querendo aproveitar-se dela. Nada mais desestimulante. A expressão “Memória de Andrea Varga” virou piada na internet e referência para pouca memória.

        Desejos de Mulher tinha como pano de fundo o mundo da moda , adora novelas com esse pano de fundo. O autor teve como base desse entrecho o livro Fashionably Late, da Olivia Goldsmith.  Andrea Vargas era uma estilista famosa de alta costura, e consequentemente seu figurino seguia esse padrão. Cada look da personagem era quase um desfile  na São Paulo Fashion Week.



        Mas Desejos de Mulher  teve seus bons destaques, que  fizeram a trama valer muito a pena . Alessandra Negrini foi espetacular na pele da vilã Selma.  Sabemos que a atriz tem esse dom para viver vilãs sexy´s, mas a Selma abusou do direito de ser má, e a cada novo entrecho,  o  ótimo trabalho da Alessandra ficava ainda mais evidente.

        Um núcleo com pouco destaque inicialmente acabou chamando atenção do público – Os cômicos Ariel  e Tadeu, o casal gay afetadíssimo vividos pelo saudoso José Wilker e o Otávio Muller. Porém, com o tempo, a dupla começou a exagerar nas caricaturas. Pareceu que o autor percebeu o sucesso da dupla, e começou focar neles, mas pesou na mão. O Núcleo parecia uma Gaiola das Loucas (Filme com versões em 1978 e 1996).  E no final,  boa parte do público não aprovou a união entre Ariel e Tadeu.



        Euclydes Marinho  usou em Desejos de Mulher algumas referências de seus trabalhos anteriores. Em Andando nas Nuvens (1999), o casal principal foi formado por jornalistas que se chamavam Chico Mota e Júlia Montana, vividos pela Déborah Bloch e o Marcos Palmeira.  Os nomes Chico e Júlia, já havia aparecido em um outro trabalho do autor – na minissérie Quem Ama não Mata de 1982, o casal vivido pelo Daniel Dantas e Denise Dumont se chamava assim.

        Também foi reciclado em Desejo de Mulher  a espinha dorsal de sua minissérie Meu Marido (1991),  a trama da mulher  que luta para inocentar o marido preso  e que se envolve com um jornalista.



        Desejos de Mulher foi a primeira novela da Mel Lisboa, que vinha do sucesso de Presença de Anita. Além dela , Juliana Didone e Natália Rodrigues também estrearam na trama.   Foi também o primeiro trabalho  dos atores Rodrigo Hilberti, Bernardo Marinho, Daniel Del Sarto, Marcelo Laham e Rocco Pitanga (irmão da CamilaPitanga) e estreia na Globo do Mário Schoemberger e Fernando Alves Pinto.



        A abertura da trama lembra muito a da novela Sassaricando (1987) do autor Silvio de Abreu. Ao som de um show em forma de música “Façamos” num dueto do Chico Buarque com a esfuziante Elza Soares, corpos femininos se contorciam em posições sensuais  enroladas em lençóis de seda.

        Seis meses depois da lançamento da trama, foi lançado no portal da Globo, na  internet, o site “Estilo Mulher”, onde os telespectadores podiam conferir o conteúdo editorial da revista tratada na trama.



        Pela primeira vez, os internautas puderam escolher a capa do CD de uma trilha de novela. Eram  3 opções com o mesmo ator, Eduardo Moscovis, para o público escolher qual seria a capa oficial da trilha internacional da novela.



        Desejos de Mulher está fazendo 20 anos e não deixa de ser uma novela a frente do seu tempo,  levando em conta os longínquos anos de 2002. Uma reprise da trama seria bem vinda, nem que seja para tentar fazer justiça. Talvez hoje em pleno os anos 2022  seja melhor recebida.

Ficha Técnica:



Novela do autor Euclydes Marinho

Direção Geral : Dennis Carvalho e Luiz Vilamarimm

Elenco:

REGINA DUARTE – Andréa Vargas
ALESSANDRA NEGRINI – Selma
GLÓRIA PIRES – Júlia
EDUARDO MOSCOVIS – Chico Maia
HERSON CAPRI – Diogo Valente
JOSÉ DE ABREU – Bruno
CÁSSIO GABUS MENDES – Renato Moreno
JOSÉ WILKER – Ariel
MEL LISBOA – Gabriela
RENATA SORRAH – Raquel
PAULO BETTI – Alex Miller
DRICA MORAES – Gilda
DANIEL DEL SARTO – Nicolau
REGIANE ALVES – Letícia
SILVIA PFEIFER – Virgínia
EVANDRO MESQUITA – Bill (Fabíolo)
OTÁVIO MÜLLER – Tadeu
VERA HOLTZ – Bárbara
MIRIAN PIRES – Isaura
ROSI CAMPOS – Marlene
STEPAN NERCESSIAN – Apolinário
MARIANA LIMA – Antônia
JOÃO CAMARGO – Afrânio
HUGO CARVANA – Atílio
VANESSA GERBELLI – Gongon (Gonçala)
WALDEREZ DE BARROS – Judite
NELSON DANTAS – Ubaldo
THEREZA PIFFER – Euzeni
MÁRCIO KIELING – Beto
CASSIANO CARNEIRO – Hélio Roque
MARCELO LAHAM – Vavá
CHRIS COUTO – Sophie
ALICE BORGES – Frida
JOANA MOTTA – Olívia
TONICO PEREIRA – Kleber
NILTON BICUDO – Emanoel
MÁRIO SCHOEMBERGER – Coelho Leite
RITA GUEDES – Kênia
PAULO CÉSAR GRANDE – Bob
SÉRGIO RUFINO – Cristiano
NATÁLIA RODRIGUES – Patti
FERNANDO ALVES PINTO – Sandro
PEDRO BRÍCIO – Juca
LUIZA MARIANI – Xana
JULIANA DIDONE – Tati
ALINE AGUIAR – Camila
RODRIGO HILBERT – Pablo
ROCCO PITANGA – Joaquim
BERNARDO MARINHO – Bernardo
BRUNO BEZERRA – Pirulito
CRISTINA AMADEO – Meire
RENATA DI CARMO – Kátia

as crianças
BRUNO CARIATI – Matheus (filho de Chico e Fernanda)
ANDREY e NATÃ LINHARES – Rafinha (filho de Gabriela)

e
ADA CHASELIOV – Luiza (tia de Gabriela que cuidava de Rafinha)
ALBY RAMOS – Bandido Mindinho
AMÉLIA BITTENCOURT – Mercedes (mulher de Atílio, mãe de Júlia, morre no início)
ANA LÚCIA TORRE – Drª Regina (médica de Andréa, quando ela está desmemoriada)
ANILZA LEONI – cliente de Selma
BEL KUTNER – Carol
BETH LAMAS – mulher que xinga Andréa na feira
BETTY GOFMAN – Nair (modelista de Andrea Vargas)
BRUNO GIORDANO – bêbado que tenta agarrar Virgínia
DAVID HERMANN – Mr. David
DEBORAH EVELYN – Fernanda (ex-mulher de Chico, advogada, assume o caso de Renato Moreno)
DÉBORA OLIVIERI – Fanny
DEDINA BERNADELLI – fisioterapeuta de Renato
DUSE NACARATTI – Iracema
GISELE FRAGA – Bia
HENRIQUE CÉSAR – Nelson
IDA GOMES – Madame Safira
ILÉA FERRAZ – vendedora da erva abortiva para Selma
JAYME DEL CUETO – dono do haras
JULIANA KNUST – Andréa (jovem)
KADU MOLITERNO – Heitor (advogado, pivô da separação de Fernanda e Chico)
KARINE CARVALHO – Duda
LUIZ MAGNELLI – Goulart
MARCELO MANSFIELD – Noronha
MARCELO SABACK – Sintra
MARCELO VÁRZEA – paralítico amigo de Renato
MÁRCIA CABRITA – Juventina
MÁRIO GOMES – Raul Loyola
MAURÍCIO BRANCO – estilista
MIGUEL THIRÉ – Diogo (jovem)
NARCISA LEÃO – Dorinha
PAULO HESSE – médico do sanatório
PAULO VESPÚCIO – Xavier
PIA MANFRONI
PRISCILA CAMPOS – Júlia (jovem)
RICARDO PAVÃO – Dr. Samuel
ROBERTO BATAGLIN – Gianni
SANDRA PÊRA – Geralda
SHALANA AGNETA – modelo
SUZANA FAINI – madre
TADEU DI PIETRO – médico
XALA FELIPPE – freira

Exibição : 21 de Janeiro à 24 de Agosto de 2022

Capítulos: 185

Veja Também:

Regina Duarte


Glória Pires 


Alessandra Negrini 


Sua Vida me Pertence (1951)


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...