Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

10 Motivos para não perder a reprise de “Alma Gêmea” no Viva

 


         Alma Gêmea (2005)  está de volta a partir do próximo dia 31 em reprise no Canal Viva.  A trama, uma das  melhores da trinca  do horário das seis  do autor Walcyr Carrasco , junto como O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003), substituirá a reprise de Paraíso Tropical (2007).  

        O e10blog cita abaixo 10 dos vários motivos que tornam a trama imperdível:

 

1 – Folhetim rasgado com tema espírita e  doses de comédia sob medida



        Um folhetim rasgado, mesclado a uma trama espírita dosada com leves toques de comédia,  uma mocinha lutadora e uma vilã autêntica fazem  de Alma Gêmea uma trama digna de um horário nobre.  A novela por muitas vezes deu mais audiência que as tramas  das sete e das oito da época , Bang Bang Belíssima , respectivamente.

       

2 – Polêmicas do plágio



        Walcyr Carrasco foi acusado de plágio. Primeiro o escritor Carlos de Andrade entrou com um processo alegando que a história de Alma Gêmea era uma cópia literal de seu livro “Chuva de Novembro, lançado em 1997. Depois foi Shirley Costa, que processou o autor pelas semelhanças que viu entre a novela e seu romance Rosácea. Shirley alegou que tinha como provar que Carrasco esteve em contato com o seu livro. No fim, o autor foi absolvido dos dois processos.

 

3 – Maior audiência do horário das seis

 

        Alma Gêmea obteve a maior audiência do horário das 18h em toda a história da teledramaturgia da emissora até então. Em Setembro de 2005, já era o segundo programa mais assistido do Brasil. Por conta disso,  a trama ganhou mais 25 capítulos, e a novela teve mais um intervalo comercial, além dos 3 tradicionais.

       

 

4 – Priscila Fantin   - Como protagonista



        Priscila Fantin,  que já vinha em uma crescente em sua carreira, viu a Serena de Alma Gêmea levar sua carreira para um outro patamar.  A atriz captou uma legião de fãs para a personagem e sua química com Eduardo Moscovis ( Rafael), só enriqueceu a trama. O público torceu  pelo casal do começo ao fim.

 

5 – As vilãs  



        O grande destaque de Alma Gêmea sem dúvidas foi Flávia Alessandra na pele da vilã Cristina, seu melhor momento na tv. A Grande vilã reinou absoluta  abusando do grau de maldades e rancor que a personagem guardava dentro de si.

        Seguida por Cristina,  vem  sua mãe e cumplice  Débora, vivida magistralmente por Ana LúciaTorre. A Dupla nos proporcionou cenas memoráveis, entre elas a cena do envenenamento da Débora. Ela e Cristina armam uma maneira para envenenar Rafael (Eduardo Moscovis) , porém na hora as taças são trocadas e Débora é quem toma a bebida  envenenada, bem ao estilo Escrava Isaura, e acaba morta na reta final da novela.

 

6 – Mirrrrna e Crispim 



        Um dos pontos altos da novela é o núcleo dos irmãos caipiras Crispim (Emilio Orciollo Netto) e Mirna (Fernanda Souza). Os dois moram com o tio Bernardo (Emiliano Queiroz) em um sítio localizado junto à plantação de rosas de Rafael (Eduardo Moscovis). Enquanto o irmão e o tio trabalham no roseiral, a romântica Mirna cuida da casa, sonhando arranjar um noivo para casar. Crispim, porém, morre de ciúmes da irmã e não deixa que nenhum pretendente se aproxime, botando todos para correr, entre eles Pedro Charreteiro (Francisco Fortes), Roberval (Rodrigo Phavanello) e o policial Arthur (Adilson Girardi). Uma de suas marcas é jogar o pretendente no chiqueiro.

Desolada por não arranjar um marido, Mirna faz confidências à sua pata Doralice, para a qual arruma até um casamento na trama, com direito à bolo e à marcha nupcial. Crispim também conversa de igual para igual com seu burrico, e é com ele que desabafa quando se apaixona perdidamente pela estonteante Kátia (Rita Guedes), a quem passa a chamar de “anja”, depois que ela o salva de se afogar na piscina do clube da cidade.

 

7 – Pensão da Divina



        Serena (Priscila Fantin) vai parar em um dos núcleos mais bem-humorados da trama, a pensão do sapateiro Osvaldo (Fulvio Stefanini) e de sua mulher, Divina (Neusa Maria Faro). O casal mora com os filhos Hélio (Erik Marmo), Dalila (Fernanda Machado), Nina (Tammy Di Calafiori) e Vitório (Malvino Salvador), e a rabugenta sogra de Osvaldo, Ofélia (NicetteBruno), que implica o tempo todo com o genro. Serena é recebida de braços abertos por Divina, mulher de bom coração, que não é nenhum prodígio de beleza, mas se acha linda. Seu marido concorda e provoca várias confusões por ciúmes da esposa.

Na pensão também moram o nordestino Alaor (Marcelo Barros), que vive correndo o risco de ser expulso por estar sempre desempregado; a cafona Terezinha (Andrea Avancini); o simplório Roberval (Rodrigo Phavanello), que é apaixonado por Dalila; e o orgulhoso Jorge (Marcelo Faria), que tenta ser elegante escondendo os remendos de suas roupas – o personagem entra por volta do capítulo 50. Alguns meses antes do fim da novela, o marido falecido de Ofélia reaparece, interpretado por Ankito, um dos grandes nomes da comédia brasileira nos anos 1950. Ofélia fazia todos acreditarem que ele havia morrido para não admitir que fora abandonada. O “falecido” traz ainda mais humor à novela.

 

8 – Dama de Sangue Azul



Em outro núcleo cômico da trama,  tem destaque a história de Olívia (Drica Moraes), esposa de Raul (Luigi Baricelli) e mãe de Mirella (Cecília Dassi) e Carlito (Renan Ribeiro). Após descobrir que o marido possui uma amante, ela se separa, vende suas joias e vai viver com os filhos em um sobradinho alugado, ao lado da pensão de Divina (Neusa Maria Faro). A ex-madame sai de uma vida de elegância para uma de pobreza, o suficiente para a vilã Cristina (Flávia Alessandra) interferir no namoro de sua filha Mirella com Felipe (Sidney Sampaio), o filho de Rafael (Eduardo Moscovis).

Carlito, o caçula mimado, perde a boa vida de antes, mas faz novos amigos, como Nina (Tammy Di Calafiori), a filha mais nova de Osvaldo (Fulvio Stefanini) e Divina, e Paulina (Pamella Rodrigues), filha de Abílio (Ronnie Marruda) e Clarice (Mariah da Penha), que também moram na vila da pensão. Olívia se apaixona por Vitório (Malvino Salvador), e os dois vivem um romance de idas e voltas, em cenas de muito humor, já que ela se considera uma “dama de sangue azul” e não pode assumir um caso com um pobretão. Depois de vender praticamente tudo o que tinha para sobreviver, inclusive boa parte de seus vestidos, Olívia pede socorro a Rafael, que a ajuda a montar um restaurante, onde Vitório é empregado como cozinheiro-chefe. Após muitas brigas, os dois terminam juntos.

 

9 – As influências espíritas 



        O misticismo está presente na novela não só nos fenômenos que ocorrem com Serena (Priscila Fantin), mas também através da personagem Alexandra (Nívea Stelmann), esposa do médico Eduardo (Ângelo Antônio). Ela sofre de esquizofrenia e chega a Roseiral acompanhada pela enfermeira Nair (Rosane Gofman), após receber alta do hospital onde estava internada. Com a orientação do terapeuta Julian (Felipe Camargo) e de sua assistente Sabina (Aisha Jambo), Alexandra descobre que seu problema é espiritual: a voz que a manda praticar agressões e suas premonições estão relacionadas à aproximação de espíritos. O tratamento com Julian ajuda Alexandra a voltar a ser feliz, o que salva seu casamento com Eduardo – antes de sua volta a Roseiral, o médico havia tido um envolvimento com Vera (Bia Seidl), a irmã de Rafael.

 

10 – Os atores que já morreram de Alma Gêmea  



        O Retorno de Alma Gêmea vai nos dar a oportunidade de rever o trabalho de grandes nomes que já nos deixaram:

Nicette Bruno – Ofélia

Umberto Magnani  -Elias

Lady Francisco  - Generosa

Ankito  - Falecido

Hilda Rebello – Filó

Carvalhinho  - Padre

Castro Gonzaga – Marcelino

Duce Nacaratti  - Feiticeira

Jorge Cherques – Ginecologista

Jorge Fernando (Que era Diretor e fez uma participação)  – Papai Noel

 

Veja Também :

Meus Persoangens Favoritos da Nicette Bruno 


Alma Gêmea (2005) 


Trilha Sonora Eterna  - Alma Gêmea (2005) 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela