Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Primeira versão de “Pecado Capital” entra na Globoplay nesta segunda

 


        Um clássico chega a Globoplay nesta segunda -feira (31.01)   - Pecado Capital , a primeira versão exibida em 1975, escrita  pela Janete Clair.

        Em 1975, a censura federal proibiu a primeira versão da novela Roque Santeiro de ir para o  ar  bem no dia da sua estreia. A Globo para tapar o buraco colocou um  compacto de Selva de Pedra (1972), e encomendou às pressas a Janete Clair uma nova sinopse. A Autora apresentou então Pecado Capital  , a história do taxista que acha esquecido no banco do seu carro uma grande quantia em dinheiro, fruto de um assalto. A Trama marcou um  novo rumo no estilo de Janete, que vinha sendo criticada devido suas tramas muito melodramáticas. Assim a Novela se tornou a melhor da autora segundo a própria crítica especializada. A  história    mostrava muito realismo  e inovava com uma  mocinha e galã bem diferentes dos costumeiros, nem tão ingênuos e românticos. 



        A novela começou e terminou com cenas que estão nos anais da teledramaturgia. No primeiro capitulo o assalto ao banco e dinheiro esquecido na carro de Carlão ( Francisco Cuoco ) , e no último  a antológica cena da morte, onde ele é assassinado com tiros em plena obra do metrô, com a mala de dinheiro nos braços , tendo  sua morte anunciada no mesmo jornal em que a manchete trazia a notícia do casamento de Lucinha ( Betty Faria ) e Salviano (Lima Duarte)  explicando a tragédia urbana que a autora desenvolveu durante a novela. O personagem do “galã” que agiu de má fé ficando com o dinheiro que não lhe pertencia, pagava com a própria morte.

        O Trio de protagonista com certeza contou muito para o grande sucesso da trama, Lima Duarte, Betty Faria e Francisco Cuoco viveram grandes papéis , com Salviano, Lucinha e Carlão respectivamente. O elenco  usado para Pecado Capital foi praticamente  todos   que estavam gravando Roque Santeiro.

        Relembre a trama :



        Motorista de táxi, José Carlos Moreno, o Carlão (Francisco Cuoco), noivo da bela operária Lucinha (Betty Faria), se vê diante de um dilema ético ao deparar com o dinheiro de um assalto que fora esquecido em uma mala em seu carro. A princípio, ele guarda o dinheiro, mas não resiste em usá-lo quando o pai, Raimundo (Gilberto Martinho), tem seus problemas de saúde agravados. Movido pela ambição, Carlão acaba se apossando do dinheiro: abre sua própria frota de táxi e ascende socialmente.



Carlão é influenciado por Eunice (Rosamaria Murtinho), uma mulher infeliz no casamento que foi envolvida no assalto e acabou se apaixonando por ele. A ascensão social de Carlão acompanha o fim de sua relação com Lucinha, que, contra a vontade dele, se tornou uma modelo renomada. Enquanto isso, Eunice é processada como cúmplice do assalto. O sentimento de culpa de Carlão, por ter ficado com o dinheiro que não lhe pertencia e por não ter inocentado Eunice, o leva a se casar com ela, mesmo amando Lucinha.



No outro lado da história ganha força o drama de Salviano Lisboa (Lima Duarte),  um milionário viúvo que, apesar de ser pai de seis filhos – Vitória (Theresa Amayo), Vicente (Luiz Armando Queiroz ), Vinícius (Marco Nanini), Vilma (Déborah Duarte), Virgílio (Lauro Góes)  e Válter (João Carlos Barroso)  , vive em completa solidão. Até conhecer Lucinha, então operária de sua fábrica, e lançá-la como modelo exclusiva das confecções de sua indústria têxtil, a Centauro. Longe de Carlão, Lucinha se envolve cada vez mais com Salviano, que, por sua vez, está completamente apaixonado por ela.

A entrada de Lucinha na vida de Salviano aciona uma série de conflitos com seus filhos, resistentes à união por não concordarem com a diferença de idade do casal e por acharem que Lucinha está apenas interessada no dinheiro da família. É quando Vilma tem acelerado seus problemas psicológicos, vítima de um trauma na infância. Ela acaba se casando com Nélio Porto Rico (Denis Carvalho), dono da agência que faz a publicidade das indústrias de seu pai. Nélio ajuda a impulsionar a carreira de modelo de Lucinha.

Relembre quem é quem na trama :



FRANCISCO CUOCO – Carlão (José Carlos Moreno)
BETTY FARIA – Lucinha (Maria Lúcia Batista / Lucy Jordan)
LIMA DUARTE – Salviano Lisboa
ROSAMARIA MURTINHO – Eunice
DENIS CARVALHO – Nélio Porto Rico
DÉBORA DUARTE – Vilma (Telma)
THERESA AMAYO – Vitória
LUIZ ARMANDO QUEIROZ – Vicente
LAURO GÓES – Virgílio
JOÃO CARLOS BARROSO – Válter
MARCO NANINI – Vinícius
EMILIANO QUEIROZ – Valdir
GILBERTO MARTINHO – Raimundo
LUTERO LUIZ – Marciano
LEINA KRESPI – Elizeth
ELIZÂNGELA – Emilene
ELZA GOMES – Bá
DARY REIS – Ernani
MILTON GONÇALVES – Dr. Percival Garcia
SANDRA BARSOTTI – Gigi
GERMANO FILHO – Orestes
ILVA NIÑO – Alzira
MALU ROCHA – Cibele
MARIA POMPEU – Djanira
NESTOR DE MONTEMAR – Rogê
IVAN CÂNDIDO – Orlando Coutinho
ALFREDO MURPHY – Sandoval
WALDIR MAIA – Zoca
LADY FRANCISCO – Rose
MOACYR DERIQUÉM – Ricardo
FÁBIO MÁSSIMO – Paulo Roberto
ANDRÉ VALLI – Claudius Lobato
HORTÊNCIA TAYER – Verinha
GLÓRIA LADANY – Aurora



e
ÁTILA VENTURA – Jaime
CARLOS DUVAL – Aguiar (ex-sócio de Salviano que lhe aplicou um golpe no passado)
CIDINHA MILAN – Maria de Lurdes (mulher de Jurandir que presta um depoimento)
DAISY MACHADO – Zilda (chefe na fábrica da Centauro)
DARCY DE SOUZA – empregada de Eunice
ELIAS SOARES – Dr. Machado
ÊNIO SANTOS – delegado
FERNANDO EIRAS – convidado em uma festa de Vicente que dá em cima de Lucinha
FERNANDO JOSÉ – Altino (homem com quem Salviano faz negócios)
GEORGIANA DE MORAES – Claudinha (amiga de Vilma)
GEYR MACEDO SOARES – Mr. Lindner (empresário que quer levar Lucinha para o exterior)
GILSON MOURA – Jurandir (comparsa de Miguel que cobra de Eunice o dinheiro do assalto)
HAYDÉE FERNANDES – Haydée
HÉLIO FERNANDO – Cesinha (amigo de Vilma)
HELOÍSA HELENA – Hortência (tia de Eunice)
HEMÍLCIO FRÓES – Dr. Noronha
ISOLDA CRESTA – Mafalda (falecida mulher de Salviano)
JOSÉ MARIA MONTEIRO – juiz no julgamento de Eunice
JOSÉ MARINHO – Noel
JUAN DANIEL – cantor de tango na boate que canta uma música a pedido de Salviano
LEDA BORBA – Judite
LUIZ FELIPE VASCONCELLOS – Lucas
MARIA HELENA PADER – enfermeira quando Raimundo é internado, no início
MÁRIO LAGO – Dr. Peres (advogado de Eunice)
MARY DANIEL – mulher do cantor de tango
MIRIAN PIRES – Nora (prima de Bá que a substitui na mansão dos Lisboa quando ela se afasta para fazer uma viagem)
NADIR FERNANDES – Dona Nadir (secretária de Salviano em seu escritório)
RUTH MARQUES – Júlia (empregada de Lucinha)

 

Veja Também:

Pecado Capital (1975) 


Trilha Sonora Eterna - Pecado Capital (1975) 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...