Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Primeira versão de “Pecado Capital” entra na Globoplay nesta segunda

 


        Um clássico chega a Globoplay nesta segunda -feira (31.01)   - Pecado Capital , a primeira versão exibida em 1975, escrita  pela Janete Clair.

        Em 1975, a censura federal proibiu a primeira versão da novela Roque Santeiro de ir para o  ar  bem no dia da sua estreia. A Globo para tapar o buraco colocou um  compacto de Selva de Pedra (1972), e encomendou às pressas a Janete Clair uma nova sinopse. A Autora apresentou então Pecado Capital  , a história do taxista que acha esquecido no banco do seu carro uma grande quantia em dinheiro, fruto de um assalto. A Trama marcou um  novo rumo no estilo de Janete, que vinha sendo criticada devido suas tramas muito melodramáticas. Assim a Novela se tornou a melhor da autora segundo a própria crítica especializada. A  história    mostrava muito realismo  e inovava com uma  mocinha e galã bem diferentes dos costumeiros, nem tão ingênuos e românticos. 



        A novela começou e terminou com cenas que estão nos anais da teledramaturgia. No primeiro capitulo o assalto ao banco e dinheiro esquecido na carro de Carlão ( Francisco Cuoco ) , e no último  a antológica cena da morte, onde ele é assassinado com tiros em plena obra do metrô, com a mala de dinheiro nos braços , tendo  sua morte anunciada no mesmo jornal em que a manchete trazia a notícia do casamento de Lucinha ( Betty Faria ) e Salviano (Lima Duarte)  explicando a tragédia urbana que a autora desenvolveu durante a novela. O personagem do “galã” que agiu de má fé ficando com o dinheiro que não lhe pertencia, pagava com a própria morte.

        O Trio de protagonista com certeza contou muito para o grande sucesso da trama, Lima Duarte, Betty Faria e Francisco Cuoco viveram grandes papéis , com Salviano, Lucinha e Carlão respectivamente. O elenco  usado para Pecado Capital foi praticamente  todos   que estavam gravando Roque Santeiro.

        Relembre a trama :



        Motorista de táxi, José Carlos Moreno, o Carlão (Francisco Cuoco), noivo da bela operária Lucinha (Betty Faria), se vê diante de um dilema ético ao deparar com o dinheiro de um assalto que fora esquecido em uma mala em seu carro. A princípio, ele guarda o dinheiro, mas não resiste em usá-lo quando o pai, Raimundo (Gilberto Martinho), tem seus problemas de saúde agravados. Movido pela ambição, Carlão acaba se apossando do dinheiro: abre sua própria frota de táxi e ascende socialmente.



Carlão é influenciado por Eunice (Rosamaria Murtinho), uma mulher infeliz no casamento que foi envolvida no assalto e acabou se apaixonando por ele. A ascensão social de Carlão acompanha o fim de sua relação com Lucinha, que, contra a vontade dele, se tornou uma modelo renomada. Enquanto isso, Eunice é processada como cúmplice do assalto. O sentimento de culpa de Carlão, por ter ficado com o dinheiro que não lhe pertencia e por não ter inocentado Eunice, o leva a se casar com ela, mesmo amando Lucinha.



No outro lado da história ganha força o drama de Salviano Lisboa (Lima Duarte),  um milionário viúvo que, apesar de ser pai de seis filhos – Vitória (Theresa Amayo), Vicente (Luiz Armando Queiroz ), Vinícius (Marco Nanini), Vilma (Déborah Duarte), Virgílio (Lauro Góes)  e Válter (João Carlos Barroso)  , vive em completa solidão. Até conhecer Lucinha, então operária de sua fábrica, e lançá-la como modelo exclusiva das confecções de sua indústria têxtil, a Centauro. Longe de Carlão, Lucinha se envolve cada vez mais com Salviano, que, por sua vez, está completamente apaixonado por ela.

A entrada de Lucinha na vida de Salviano aciona uma série de conflitos com seus filhos, resistentes à união por não concordarem com a diferença de idade do casal e por acharem que Lucinha está apenas interessada no dinheiro da família. É quando Vilma tem acelerado seus problemas psicológicos, vítima de um trauma na infância. Ela acaba se casando com Nélio Porto Rico (Denis Carvalho), dono da agência que faz a publicidade das indústrias de seu pai. Nélio ajuda a impulsionar a carreira de modelo de Lucinha.

Relembre quem é quem na trama :



FRANCISCO CUOCO – Carlão (José Carlos Moreno)
BETTY FARIA – Lucinha (Maria Lúcia Batista / Lucy Jordan)
LIMA DUARTE – Salviano Lisboa
ROSAMARIA MURTINHO – Eunice
DENIS CARVALHO – Nélio Porto Rico
DÉBORA DUARTE – Vilma (Telma)
THERESA AMAYO – Vitória
LUIZ ARMANDO QUEIROZ – Vicente
LAURO GÓES – Virgílio
JOÃO CARLOS BARROSO – Válter
MARCO NANINI – Vinícius
EMILIANO QUEIROZ – Valdir
GILBERTO MARTINHO – Raimundo
LUTERO LUIZ – Marciano
LEINA KRESPI – Elizeth
ELIZÂNGELA – Emilene
ELZA GOMES – Bá
DARY REIS – Ernani
MILTON GONÇALVES – Dr. Percival Garcia
SANDRA BARSOTTI – Gigi
GERMANO FILHO – Orestes
ILVA NIÑO – Alzira
MALU ROCHA – Cibele
MARIA POMPEU – Djanira
NESTOR DE MONTEMAR – Rogê
IVAN CÂNDIDO – Orlando Coutinho
ALFREDO MURPHY – Sandoval
WALDIR MAIA – Zoca
LADY FRANCISCO – Rose
MOACYR DERIQUÉM – Ricardo
FÁBIO MÁSSIMO – Paulo Roberto
ANDRÉ VALLI – Claudius Lobato
HORTÊNCIA TAYER – Verinha
GLÓRIA LADANY – Aurora



e
ÁTILA VENTURA – Jaime
CARLOS DUVAL – Aguiar (ex-sócio de Salviano que lhe aplicou um golpe no passado)
CIDINHA MILAN – Maria de Lurdes (mulher de Jurandir que presta um depoimento)
DAISY MACHADO – Zilda (chefe na fábrica da Centauro)
DARCY DE SOUZA – empregada de Eunice
ELIAS SOARES – Dr. Machado
ÊNIO SANTOS – delegado
FERNANDO EIRAS – convidado em uma festa de Vicente que dá em cima de Lucinha
FERNANDO JOSÉ – Altino (homem com quem Salviano faz negócios)
GEORGIANA DE MORAES – Claudinha (amiga de Vilma)
GEYR MACEDO SOARES – Mr. Lindner (empresário que quer levar Lucinha para o exterior)
GILSON MOURA – Jurandir (comparsa de Miguel que cobra de Eunice o dinheiro do assalto)
HAYDÉE FERNANDES – Haydée
HÉLIO FERNANDO – Cesinha (amigo de Vilma)
HELOÍSA HELENA – Hortência (tia de Eunice)
HEMÍLCIO FRÓES – Dr. Noronha
ISOLDA CRESTA – Mafalda (falecida mulher de Salviano)
JOSÉ MARIA MONTEIRO – juiz no julgamento de Eunice
JOSÉ MARINHO – Noel
JUAN DANIEL – cantor de tango na boate que canta uma música a pedido de Salviano
LEDA BORBA – Judite
LUIZ FELIPE VASCONCELLOS – Lucas
MARIA HELENA PADER – enfermeira quando Raimundo é internado, no início
MÁRIO LAGO – Dr. Peres (advogado de Eunice)
MARY DANIEL – mulher do cantor de tango
MIRIAN PIRES – Nora (prima de Bá que a substitui na mansão dos Lisboa quando ela se afasta para fazer uma viagem)
NADIR FERNANDES – Dona Nadir (secretária de Salviano em seu escritório)
RUTH MARQUES – Júlia (empregada de Lucinha)

 

Veja Também:

Pecado Capital (1975) 


Trilha Sonora Eterna - Pecado Capital (1975) 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela