Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Pecado Capital Nacional (1975)



        Na semana passada a Globoplay divulgou alguns títulos de tramas que irá disponibilizar em seu catálogo em 2021 e,  está entre eles o clássico da Janete ClairPecado Capital, a versão original de 1975, protagonizada por Betty Faria, Francisco Cuoco e Lima Duarte, que interpretaram personagens que definitivamente marcaram suas carreiras.

        Pecado Capital é um dos maiores sucessos do gênero, considerada pela crítica especializada a melhor das novelas da autora. Curiosamente a trama foi concebida  às pressas depois que a Censura Federal da época proibiu a exibição  de Roque Santeiro, do DiasGomes, no dia da sua estreia em 27 de agosto de 1975.  A Globo apresentou então um compacto de Selva de Pedra (1972) enquanto em menos de 2 meses, aproveitando elenco e produção de Roque Santeiro, Janete Clair desenvolveu Pecado Capital.

        A Autora apresentou  em Pecado Capital  a história do taxista que acha esquecido no banco do seu carro uma grande quantia em dinheiro, fruto de um assalto. A Trama marcou um  novo rumo no estilo de Janete, que vinha sendo criticada devido suas tramas muito melodramáticas. A novela   mostrou  muito realismo  e inovou  com uma  mocinha e galã bem diferentes dos costumeiros, nem tão ingênuos e românticos. 

        Para comemorar esse retorno da trama à plataforma de streaming o e10blog vai relembrar a também clássica trilha sonora  nacional da novela, que marcou aquela metade de década  setentista.  

        Faixas como o tema de abertura “Pecado Capital” na voz do Paulinho da Viola, virou marca registrada da trama, assim como os acordes de contrabaixo e  cuíca em  Melô da Cuíca”, gravado pelo  Grupo Azimuth,  que marcou o “estamos apresentando” e “Voltamos a Apresentar”, além dos momentos de suspense. Também vale destacar “Você Não Passa de Uma Mulher” com Martinho da Vila (a música mais tocadas nas rádios de 1975) e o clássico tango “El Dia em Que me Quieras” gravado por César Camargo Mariano sob o pseudônimo de Pablo Fernandes.

        Em 2001,  a Som Livre relançou a trilha sonora nacional de Pecado Capital , em Cd, na coleção “Campeões de Audiência”,  onde foram lançadas  20 trilhas nacionais de novelas campeãs de vendagem nunca antes lançadas em CD.

        Então por esse aperitivo já vimos  essa viagem pelo faixa a faixa  da trilha de Pecado Capital  Nacional ,  produzida pelo Guto Graça Melo,  vai ser mais que agradável, mais que inesquecível  . . .

 

“Moça”

Intérprete e Compositor: Wando



        Moça”,  composta e gravada pelo saudoso Wando,  abria a trilha. A música foi o tema da  sofrida Elizeth,  vivida pela Leina Krespi. Irmã de Carlão (Francisco Cuoco), ela foi expulsa de casa depois de decepcionar o pai e o irmão ao tentar viver uma “vida fácil”. Hoje canta em uma boate e observa o pai, que ainda ama muito, de longe,  no cais do porto onde ele  frequenta.

 

“Você Não Passa de uma Mulher”

Intérprete e Compositor : Martinho da Vila



        Betty Faria, quase não aceitou viver a Lucinha. A Atriz que estava no elenco de Roque Santeiro, e viveria a Porcina, não via com bons olhos a protagonista suburbana. Convencida por Daniel Filho, ela aceitou o papel e transformou a Lucinha em um dos seus  melhores momentos da tv. Na minha opinião a Lucinha só perde para Tieta. O Tema da personagem, o samba  Você Não Passa de uma Mulher”, do Martinho da Vila, casou perfeitamente com  o  seu perfil  e foi a música mais tocada nas rádios daquele ano.

 

“El Dia Em Que Me Quieras”

Intérprete: Pablo Hernandez y Sus Vocalistas

Compositor: Carlos Gardel e Alfredo Le Pera



        Com pseudônimo de Pablo Hernandez , César Camargo Mariano gravou o clássico tango  de Carlos Gardel  - “El Dia Em Que Me Quieras - especialmente para o tema de Salvino Lisboa, um dos protagonistas vivido pelo Lima Duarte.

 

Se Você Pensa”

Intérprete: Moraes Moreira

Compositores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos



        Moraes Moreira regravou o clássico  composto por Erasmo e Roberto Carlos  - “Se Você Pensa” -  que virou o tema da personagem Vilma, vivida pela Débora Duarte. O Perfil da Vilma era complexo,  com sintomas de esquizofrenia  e crises de agressividades abruptas e a Débora Duarte deu um show.

 

“Melô da Cuíca”

Intérprete: Azimuth

Compositores: José Roberto Bertrami e Alexandre Malheiros



        Essa faixa ficou marcante na trilha da novela sonorizando as vinhetas de intervalo e as sequências de suspense. Impossível ouvi-la e não lembrar imediatamente da trama.

 

“Pecado Capital”

Intérprete e Compositor: Paulinho da Viola



        Pecado Capital”,  o tema de abertura foi composto sob pressão e ficou pronto em 24 horas. A Escolha de um samba para a abertura foi a grande novidade da trilha. O Produtor musical Guto Graça Mello e o diretor Daniel Filho encomendaram músicas a três compositores, mas não tinha como não ser “Pecado Capital” do Paulinho da Viola.  A Faixa foi a única encomendada especialmente para a trilha.  Por conta de uma mudança de mecanismos  de produção de trilhas sonoras  da Globo. Antes, a norma era que as músicas das trilhas fossem compostas por encomenda para a novela. O Produtor Guto Graça Mello sempre bateu na tecla de trilhas mais comerciais, mas sempre fora voto vencido.  Porém ao ser convocado às pressas para  produzir a trilha  de Pecado Capital , e sem tempo para encomendas de músicas, fez o que sempre quisera, procurou nos catálogos das gravadoras  e assim nascia uma das primeiras trilhas nacionais sucesso de vendagem.

 

“Juventude Transviada”

Intérprete e Compositor: Luiz Melodia



        Carlão, o imortal personagem interpretado pelo Francisco Cuoco,  ganhou como tema “Juventude Transviada” , composta e interpretada por Luiz Melodia.  À pedido do diretor da trama, Janete escreveu uma cena em que incluía  a participação de Luiz Melodia. Na cena, Luiz e Carlão cantavam uma serenata para Lucinha, o grande amor de Carlão.

 

“Meu Perdão”

Intérprete: Beth Carvalho

Compositores: Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho



        Outro grande nome da trilha de Pecado Capital  foi a saudosa Beth Carvalho, que integrou a trilha  com a faixa “Meu Perdão”.

 

“Que Besteira”

Intérprete: João Donato

Compositores: Gilberto Gil e João Donato



        “Que Besteira”, do João Donato, foi o tema de Marciano, vivido pelo Lutero Luiz,  o grande amigo de Carlão. Trabalha em seu táxi durante a noite. Tem obsessão por assuntos referentes à vida extraterrestre e afirma já ter feito uma viagem a Marte num disco voador.

 

“O Boêmio”

Intérprete: Época de Ouro

Compositores: Catulo da Paixão Cearense e Anacleto de Medeiros



        Com tema geral entrou uma versão  instrumental de “O Boêmio” , interpretada pela banda Época de Ouro, dos compositores Catulo da Paixão Cearense e Anacleto de Medeiros.

 

 

“Makara”

Intérprete e Compositor : Márcio Montarroyos



        Carlão ganhou essa faixa também como tema – “Makara  uma composição e interpretação instrumental  do sempre espetacular Márcio Montarroyos.

 

“Não sei”

Intérprete: Sônia Santos

Compositor : Noca da Portela e Mauro Duarte



        Sônia Santos era a  aposta no samba da gravadora Som Livre, pegando carona no sucesso meteórico do ritmo na voz de Clara Nunes. A Cantora que já havia participado de outras trilhas de novelas como O Espigão (1974) e O Rebu (1974), lançou seu primeiro álbum em 1975, produzido por Guto Graça Mello, que logo pegou a faixa “Nada Sei” e a inseriu na trilha de Pecado Capital como tema de Raimundo,  o pai do Carlão , vivido pelo saudoso Gilberto Martinho.

 

“Beijo Partido”

Intérprete: Nana Caymmi

Compositor : Toninho Horta



        Eunice, a personagem da Rosamaria Murtinho, ganhou “Beijo Partido” como tema do seu drama na trama. Eunice, é a mulher que envolvida em um assalto com o amante, acaba esquecendo a bolsa de dólares no táxi do Carlão. No decorrer da  novela, depois de descobertas  sobre o assalto, ela casa-se com Carlão, mesmo sabendo que ele não a ama.


Veja Também: 

Pecado Capital (1975) 


 

Aberturas Inesquecíveis - Pecado Capital (1975) x Pecado Capital (1998)


Fonte:

Texto :  Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...