Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens que marcaram “Nos Tempos do Imperador”



        Nos Tempos do Imperador , dos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão , está chegando a sua reta final, e além de  ficar marcada pela primeira novela a voltar inédita depois das paralisações por causa da Pandemia , vai ser  lembrada por uma novela de altos e baixos  com identificação pontual junto ao grande público.

        O Equivoco do racismo inverso,  citado pela personagem Pillar da Gabriela Medvedovski    nas primeiras semanas , a falta de empatia com o romance de Pedro e Luísa, os protagonistas vividos pelo Selton Mello e a Mariana Ximenes, e depois a falta de química de um casal que prometia muito inicialmente,  Pillar e Samuel , os protagonistas jovens da Gabriela Medvedovski   e do Michel Gomes.  

        Com isso ganhou destaque os personagens coadjuvantes e os antagonistas,  esses sim que seguram a trama  - Como Alexandre Nero, perfeito desde o início como vilão Tonico, e agora na reta final o casal Nélio e Dolores, vividos pelo João Pedro Zappa e Dafhne Bozaski, que ganharam ares de casal protagonista.

        Claro que o fato de a novela já está totalmente gravada impediu que os autores pudesse mexer na trama conforme a recepção do público, o que certamente aconteceria e talvez   tivesse salvo a novela desse fraco desempenho. Vale lembrar que Novo Mundo, dos mesmos autores, também  sofreu no início para cativar o público, e só veio ter a merecida audiência  da sua metade em diante.

        Em nenhum momento o trabalho dos atores está sendo questionado, é obviamente cada um deles  se entregou de forma magistral a seus personagens,  porém  como essa entrega  é  mostrada e recebida pelo público e que  dar essa vasão de empatia e sucesso na  tela. O e10blog vai reverencia o trabalho de 10 desses atores que fizeram  de seus personagens um grande destaque na trama.

 

Imperatriz Tereza Cristina   / Letícia Sabatella



        Letícia Sabatella foi uma ótima surpresa em Nos Tempos do Imperador. Claro que e o talento  e profissionalismo da atriz sempre transforma qualquer personagem em sucesso, mas na trama das seis a atriz tinha  a difícil missão de viver a apagada Imperatriz Tereza Cristina, pouco falada nos livros de história ,  tendo  como  rival a bela Condessa de Barral vivida pela Mariana Ximenes. Porém a falta de empatia do público   com o  romance extraconjugal entre Luiza e Pedro (Selton Mello), fez o público se voltar para Tereza Cristina, e com esse holofote Letícia apresentou uma personagem magnetizante, que ganhou a empatia do público e vem brigando de igual para igual com Luísa pelo amor de Pedro.   Letícia Sabatella  vem fazendo  com a Imperatriz Tereza Cristina , o mesmo que a Letícia Collin fez com a Princesa Leopoldina  em Novo Mundo (2017). Veio comendo pelas  beiradas e apresentou   uma interpretação solar, clara mostrando que essas mulheres foram muita injustiçadas pela nossa história oficial.

 

Tonico Pereira / Alexandre Nero 



        Alexandre Nero  com o seu Tonico Pereira foi o responsável por carregar boa parte da trama nas costas, principalmente na parte inicial, quando o público se cansou dos protagonistas. Com seu vilão, alavancou os acontecimentos da trama e em muitos momentos foi usado com baluarte á corrupção com sequencias que representavam momentos atuais da nossas história – Como a  Lava Jato, por exemplo.  Alexandre Nero  em cena é sempre receita de sucesso, o ator desde suas estreia tem uma poder de transformar pequenos papeis em destaque , quem não lembra do verdureiro Vanderlei de AFavorita (2008),  imagina com um vilão nas mãos.

 

Dolores / Daphne Bozaski



        O Casal Dolores e Nélio, vividos pela Daphne Bozaski e João Pedro Zappa, começaram a ganhar destaque na trama e empatia do público com o romance nascido em meio as adversidades que os dois passavam sob o domínio de Tonico Pereira. Foi uma relação construída aos  poucos  e que seduziu o grande público que estava órfão de um casal pra torcer dentro da trama. A cada capítulo e nova cena, o talento da Daphne Bozaski já consagrada na temporada de  Viva a Diferença da Malhação (2017),   se comprovou  neste novo papel , um perfil totalmente diferente do que viveu na Malhação e na spin-off da série “AsFives”.

 

Nélio / João Pedro Zappa



        João Pedro Zappa foi uma grata surpresa em Nos Tempos do Imperador.  Em parceria com a Daphne Bozaski, ganhou brilho dentro da trama  e protagonizou uma das cenas de maior destaque na novela – O Duelo entre ele,  Tonico (Alexandre Nero) e Dolores (Daphne Bozaski) que   levou a trama ao Tropic Trends do Twitter  e  ganhou uma  legião de fãs do casal Nélio/Dolores ao delírio quando viram  Nélio ser jogado do precipício pelo vilão. Mas é claro que os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão , não cometeriam essa loucura de mata-lo e capítulos depois ele reapareceu agora com mais ainda sede de fazer justiça contra  o grande algoz da sua família. Apesar de ser creditado como uma revelação, João Pedro Zappa já tem mais de 15 anos de carreira, e na tv fez trabalhos no seriado Guerra e Paz (2008) e na novela Além do Tempo (2015), porém o Nélio realmente é seu primeiro trabalho de maior destaque  e,  em recentes entrevistas João Pedro disse que durante a Pandemia, sem trabalhos programados , fez até bicos de garçom para se manter. Muito bom ver o sucesso do seu personagem que certamente o  credenciará  a vários outros papéis.

       

Pilar / Gabriela Medvedovski



        Depois do sucesso em  Malhação  - Viva a Diferença (2017) e na série As Five,   Gabriela Medvedovski  ganhou a protagonista jovem da trama  - Pilar , a primeira médica brasileira. Inicialmente a personagem foi um dos destaques  da novela – em foco na sua luta para se livrar do casamento arranjado com Tonico (Alexandre Nero) e a vontade de fazer  o bem  em prol da medicina  ser reconhecida, porém o decorrer dos capítulos foi desastroso -  A química como Samuel (Michel Gomes), também se esvaiu, e a Pilar perdeu muita força dentro da trama. Eu acho que a Gabriela em nenhum momento pecou na interpretação, acho que esse declínio se deu realmente por causa do perfil  escrito,  e já com a trama toda gravada , ficou quase impossível mexer em alguns detalhes que pudessem dar mais fôlego a esse perfil. Gabriela merece todos os aplausos por sua primeira protagonistas em novelas , mas fica devendo uma personagem na qual seu talento possa ser totalmente explorado.

 

Luísa, a Condessa de Barral  / MarianaXimenes



        Mesmo sem ser retratada como uma vilã,  Luisa, a Condessa de Barral, vivida pela Mariana Ximenes  , acabou sendo posta assim quando o público rejeitou sua paixão e relação com Pedro II  (Selton Mello) e caiu de amores por Tereza Cristina,  a personagem da LetíciaSabatella. Este é outro caso em que o trabalho da atriz em nenhum momento foi criticado,  na verdade o perfil, muito bem interpretado, é que não foi aceito pela sociedade atual – Ver uma mulher sofrer para dar vasão ao amor de outra, fez com que o público “não comprasse” a  Luísa, fazendo crescer ainda mais o fandon “Pedro e Tereza”.  

 

Dom Pedro II / Selton Melo



        O Perfil  austero e apático de Pedro II, vivido pelo Selton Melo foi um dos principais  pontos citados pela pesquisa de opinião da Globo pela rejeição dele junto ao público. Interpretado de forma magistral, tecnicamente falando, faltou um pouco de humanismo inicialmente para o personagem, e talvez exatamente por isso o público tenha rejeitado seu romance extraconjungal e consequente total falta de respeito junto a esposa. É outro caso de um grande ator, que sabe o que fazer com qualquer tipo de personagem, mas que o perfil , sem possibilidades de mudanças , por causa da obra já totalmente fechada e gravada , tornou impossível certos ajustes que poderiam melhorar .  

 

Zayla / Heslaine Vieira



        Apresentada como a grande  vilã antagonista de Pilar,  Zayla  na metade da trama em diante tomou novos rumos e caminha para uma verdadeira redenção. Interpretada pela Heslaine Vieira, outra atriz que veio originada da temporada Viva a Diferença de Malhação (2017) e da série As Fives,  a perfil  foi criticado inicialmente por ser mais uma negra retratada como vilã dentro de uma trama, tendo uma protagonista branca como alvo. Coincidente, a personagem no decorrer da novela tomou outros rumos e vai terminar Nos Tempos do Imperador com o perdão do telespectador e o amor de Guebo (Maicon Rodrigues).

 

Lupita – Roberta Rodrigues



        Os núcleos cômicos de Nos Tempos do Imperador também tiveram seus destaques – Uma das primeiras a  brilhar   foi a Lupita , vivida pela Roberta Rodrigues. Escravizada por Borges (Daniel Dal Farra), é obrigada pelo senhor a denunciar os que fogem para a pequena África, lugar que recebe e protege os negros. Vende cocadas pela cidade  esbanjando simpatia e sua beleza, que conquista Batista (Ernani Moraes) , e passa a viver um triângulo amoroso hilário junto com sua esposa , Lota (Paula Cohen).  Uma personagem que prometia muito, Lupita vai finalizar a trama sem muito destaque, segunda  a  imprensa divulgou a atriz pegou Covid-19 na reta final das gravações no ano passado, e o final apoteótico prometido para a personagem acabou sendo  deixado de lado, ela não pode voltar mais para gravar. Mas o trabalho da Roberta Rodrigues , sempre impecável neste tipo de papel , vilã  - cômica – sensual , quem não lembra da Maria Vanúbia de Salve Jorge (2012), ficou marcado em Nos Tempos do Imperador.  

 

Lota / Paula Cohen



        Paula Cohen  foi uma atração a parte dentro de Nos Tempos do Imperador, já começando pela maquiagem e figurinos.  A personagem   roubava cada cena em que aparecia com suas trapalhadas na busca de um título e a amizade junto a família imperial. Na última semana, a personagem vai sofrer um grande susto    e sair do rumo ao saber da morte na guerra do seu preferido, o filho Bernardino (Gabriel Fluentes). A personagem em choque culpará Tonico Pereira e  diz que não descansará enquanto o grande vilão não pagar por todos os seus crimes. As sequencias  finais  da personagem  mostram um nova faceta  e dá luz ao talento da atriz seja no humor ou no drama.

Veja Também:

Despedida apoteótica da Joy 


Alexandre Nero 


Letícia Sabatella 


Fonte:

Texto : Evaldiano de  Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...